PplWare Mobile

IBM 5.2Ghz – O Processador mais rápido do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. InfectedM says:

    conseguimos correr crysis em pleno??

  2. nuno-mc says:

    isso faz uma conta de 1+1 em quanto tempo? xD

    • murder_rabbit says:

      deve ser do tipo piscas os olhos mas quando vais começar a piscar os olhos a conta já esta mais que feita =2 percebeste é do tipo 100X mais rápido que a luz ou o super homem XDD

    • Luís says:

      Praí uns 1/52000000 segundos.

    • Rogério says:

      Faz em mais tempo que um processador mais baixo, com um pipeline mais baixo, lool, trata-se apenas de uma melhor resposta para grande volume de instruções simultâneas.

      • lmx says:

        duvido que demore mais tempo, tendo em conta que internamente este processador tem muito hardware implementado.
        e deve conserteza fazer uma operação na sua ALU muitíssimo mais rápido do que os demais procs abaixo da sua gama, alias será mesmo de esperar isso.
        De não esquecer que em cima dele vai rodar um SO, e mesmo sendo linux, este tem que ser bem rápido, alias supostamente é o mais rápido.
        Deve fazer uso e abuso de pipelines, e por isso mesmo deve ser só por si muito mais rápido, não existem latências na espera de info para processar, apenas a necessária.
        mas não percebi a tua resposta, poderias ser mais explicito?

        cmps

    • Diogo Silva says:

      É mais para dizer que enquanto piscas os olhos ele faz a conta 50.000 milhões de vezes…

      • lmx says:

        boas..
        não é 50.000 vezes mas sim 50.000 instruções, ou seja cada instrução pode demorar mais do que um ciclo de relogio que é o que normalmente acontece nos cisc, alias bem mais o normal 12-13 ciclos de relógio é o modelo classico criado para o opcode, não sei como está actualmente, por isso vou limitar a minha intervenção nesse sentido.
        mas não esquecer que se ele faz 50.000 milhões de instruções/sec quer dizer que internamente ele anda bastante mais rapido e consegue fazer 50.000 milhoes de productos acabados chamemos-lhe assim, pois uma instrução é precedida de muitas operações internas.

        cmps

  3. Guilherme de Sousa says:

    Já nao se via uma subida de frequencia significativa à uns tempos.
    Concerteza que isso se virá a reflectir no mercado de CPUs para PC’s.

    ————————————————

    “Este chip que permite os 5.2 GHZ para foi concebido para funcionar em máquinas com arquitectura X86, mas sim desenhado para correr em mainframes IBM e alguns sistemas baseados em Unix AIX.”

    Vitor, onde esta “(…) 5.2 GHZ para foi concebido (…)” creio que era para estar “(…) 5.2 GHZ *não* foi concebido (…)”

    ————————————————

    cumps!

    • Vítor M. says:

      Pois, tens toda a razão, faltou-me o não para fazer sentido.

      Obrigado pelo reparo.

    • Ruben Melo says:

      “Concerteza que isso se virá a reflectir no mercado de CPUs para PC’s. ”
      Penso que não, visto que o futuro é a Internet, passará a ser tudo(software) “online” e não irá exigir tanto do hardware da máquina. A nossa máquina servirá quase exclusivamente para abrir o browser, ou o Sistema Operativo já “é” o browser até.
      Já por isso é que qualquer dia, o Hardware começa a ser grátis.
      Acho sim, que irá fazer imenso jeito para uso empresarial e profissional, tipo servidores, etc.

      • slowmotion says:

        Ruben Melo – “Penso que não, visto que o futuro é a Internet, passará a ser tudo(software) “online” e não irá exigir tanto do hardware da máquina. A nossa máquina servirá quase exclusivamente para abrir o browser, ou o Sistema Operativo já “é” o browser até.”

        E já agora “online” as coisas correm onde? É tudo por magia? ssfsds

        E já que escrevo – Vítor M. – O que são Trasistors? Serão transistors uma das maiores invensões de sempre? E como se dispara 1.4 milhões de transistores? Com uma lógica TTL ou DTL ou mesmo DRL.

        hihihihi

        Cumps

        • Ruben Melo says:

          “Acho sim, que irá fazer imenso jeito para uso empresarial e profissional, tipo servidores, etc.”
          leste tudo ?

          A partir do momento em que temos um SO tipo Chrome o software deixa de correr no nosso pc. Ou pelo menos algum, não me aprofundei no assunto, ou seja, deixa-mos de precisar desse tipo de hardware de topo na nossa máquina. Já exprimentas-te ? 😉

        • lmx says:

          boas..
          não será certamente nenhuma dessa gama de transístores, como deves calcular isso é obsoleto para este e qualquer proc.
          isso é demasiado lento,tem demasiado consumo, andará algures por vmos, e bipolares claro mas não esse tipo de bipolares que referiste.é que os transístores tem muito que se lhe diga na comutação, saturando demoram muito tempo a voltar a abrir, e abertos demoram muito tempo a fechar, isso é devido as características do material,concepção,tecnologia usada mas também a velocidade de propagação dos electrões no meio que neste caso que falo,silício ou germânio.

          cmps

      • Miguel Ribeiro says:

        “A nossa máquina servirá quase exclusivamente para abrir o browser, ou o Sistema Operativo já “é” o browser até.”

        Dúvido que aconteça a não ser que façam IDEs e compiladores online… ou entao arranjem uma maneira inovadora de programar…

        O abrir o browser e “já está” acontece actualmente com os netbooks… um “comum mortal” actualmente só precisa do browser, senão vejamos:

        Office –> Google Docs
        Editor de imgs –> Photoshop Online
        Organizador de fotos –> Picasa Online

        há mais alguma coisa que seja “comum” (digo “comum” porque nao tenho nenhum editor nem organizador de fotos, mas geralmente as famílias costumam ter para guardar as fotos e porque fica bonito) nos PCs hoje em dia?

        • Ruben Melo says:

          Mas só estás a provar aquilo que referi.
          Hoje em dia, liga-mos o pc e das primeiras, senão a primeira coisa que fazemos é abrir o browser, e fazemos-lo várias vezes durante o dia.
          Já exprimentas-te o Chrome OS ?
          Programas como os que acabas-te de referir em cima, aprecem no “desktop”. E nada está instalado na nossa máquina, a não ser o próprio OS.
          E não tarda muito, será tudo assim.

          A programação evolui. No tempo dos romanos, algum dia eles imaginariam que fosse existir a tecnologia de hoje em dia ? claro que não. Estamos em constante evolução, quem aprende um Linguagem de Programação, aprende duas, três, quatro, quantas for preciso.

  4. Pedro M says:

    Devem estar a gozar -.-‘

    O meu Pentium Dual Core abafa isso aí na boa 😛

  5. NT says:

    Pois o pior é sempre o preço, mas se é para Bancos eles podem pagar :p

  6. a Friend® says:

    Ainda há pouco tempo andava-mos a falar sobre isto em que eu pensava que o processador numero 1 ainda continuava a IBM como lider… o Hugo Cura e o lmx actualizaram-me que era actualmente um AMD e puff… cá está a IBM de volta, tal como previa.

    Não sou fã desta empresa, mas no que toca a CPU’s sempre tiveram uns bulldozers de processamento. Bom exemplo disso são os PowerPC que perduram há anos.. deste os antigos Mac’s aos mais actuais que dão vida à Xbox360 e PS3…. entre outras máquinas bastante importantes.

    O ponto fraco da IBM, a nível de processadores sempre foi fazer-los em pequenas arquitecturas, por isso é que saltaram fora da Apple…porque nos portáteis começaram a esbarrar-se…processamento versus aquecimento versus dimensões… é mesmo o ponto fraco da IBM…. agora em Super Computadores a cantiga continua a ser outra…

    Correr Crysis.. a mítica questão:
    A resposta é não. O Crysis só irá correr com fluidez e performance quando aquele código for todo revisto e optimizado ao milimetro, e retirar muitos “bootlenecks” presentes…

    Cryengine 3 teve que tirar muitas features por causa disso…senão as consolas tavam tramadas… 😉

    • murder_rabbit says:

      para mim a ibm continua a ser melhor a diferença dos amd´s é que vem com overclock de origem ou pelo menos vinham ( a ideia era essa lol) o que para gammers é melhor mas a ibm é sem sobra de duvidas a rainha

    • Hugo Cura says:

      Atenção que não foi bem isso que se falou. Se bem me lembro, falámos que a milipeia, existente no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, é constituída por centena e tal de processadores AMD Opteron.
      Ora, um Opteron 275 @ 2.2GHz é da altura dos Conroe da Intel, coisa já bastante ultrapassada (esse Opteron) mesmo antes da série i.

      Simplesmente falámos que o supercomputador nacional é constituído por núcleos AMD.

      Provavelmente o próximo supercomputador virá munido de IBMs (??)

      • lmx says:

        boas..
        muitos supercomputadores continuarão a vir com procs AMD, no entanto já se sabe que a IBM tem grandes maquinas “la na garagem” 🙂 .
        São usados em maquinas dedicadas deles, claro para venderem, e não para coleccionar lol.
        Mas também não esqueçam que um processador depende do habitat onde se encontra para poder ou não realizar tarefas mais rápido que outro.
        Isso inclui velocidade de refrescamento da ram, ou freq de relógio, etc, velocidades barramento, controladores de memoria fora/dentro do proc, etc.
        Além disto ainda depende o software que corre e a que se destina,
        exemplo um proc risc MIPS é muito mais rápido que um ARM,ambos de baixo consumo, no entanto um proc ARM é melhor para aplicações multimédia e um MIPS para processamento, este ultimo possui o dobro dos registos internos do outro, 32.
        Só a titulo de curiosidade este MIPS é um proc 64 bits e pode e corre win ce, linux,etc,
        problemas como os SO’s são a 32 bits …não se tira partido do proc…

        cmps

      • lmx says:

        vai ser substituido em breve e deve quase de certeza trazer procs amd.

        cmps

    • a Friend® says:

      @Hugo Cura

      Se bem me recordo não falamos especificamente a nível nacional mas sim a nível mundial.

      http://www.top500.org/

      • lmx says:

        Boas..
        sim, é verdade recordo-me do post 🙂 , mas isto em nada tira prestigio aos procs AMD para servidores de alto débito.
        Os procs AMD são potentissimos, e para investigação, etc são os melhores na razão preço qualidade e a nivel de qualidade.
        Mas claro a ibm está sempre na crista da Onda no que toca não so a procs como bases de dados,etc.
        Este proc é mais um animal que a ibm mostrou ainda “na jaula”, realmente…as marcas não conseguem subir mais o frequencia dos procs vs consumo vs fiabilidade por isso voltaram a baixar a preq e criaram multiplos nucleos para consumir menos e poderem processar mais, e surge a ibm com uma freq de relogio abismal num proc que se destina a ter workloads brutais…como alguém dizia…”e esta hein..?!”
        será que é eco friendly…tendo em conta a gama onde se insere?eu duvido e isso será um retrocesso, agora usando menos procs…usa menos energia.Num mainfraime talvez o ganho esteja ai.
        Que grande maquina…gostava de por as “unhas” neste mainfraime, de preferência com unix-like claro 🙂 !!
        hummm, pode ser que ainda possa vir a por as mãos em um destes,mas o mais normal é …isso não acontecer 🙁 e além do mais a isso acontecer, não será tão potente, este deve ser o “Master” la do sitio…
        mas gostava…parabéns pelo artigo..!

        cmps

      • Hugo Cura says:

        Nem há um mês foi e parecia-me que tinha sido há uns 6 meses.
        Falámos aqui e foi discutido o supercomputador (aglomerado de processadores), e não o processador isolado 😛

        • a Friend® says:

          Podes crer.. por acaso quando comentaste fui logo confirmar a conversa e parecia que já tinha sido há bastante tempo! lol….

        • lmx says:

          boas..
          sim, falávamos de aglomerados de cpu’s, mas quer seja em aglomerados ou não a IBM é a empresa a não sei quantos anos a dominar de longe o mercado dos supercomputadores. quer com procs AMd quer com procs próprios.
          Este proc é enorme juntamente com o dissipador, é uma coisa dedicada, especifica, mas tem um poder brutal…eu curto estas cenas 🙂 .
          Mas o meu próximo desktop terá um grande AMD da gama dos servidores.
          vou derreter o guito :), mas para isso este tem que berrar primeiro, ou ficar diga-mos bastante desactualizado.

          cmps

    • Emannxx says:

      Em relação ao Crysis… sim acho que o eterno problema desse jogo são esses “bootlenecks” existentes.. agregados ao código “sujo”.

      Comparo-o ao Assassin’s Creed 2.. mas este está pior. A meu ver o Crysis ainda se safa, o AS2 está terrivelmente mau para uma “evolução” do anterior em que não foi alterado nada demais na engine, como dito pela equipa de desenvolvimento.

      Enfim…

    • Pikim@n says:

      Não quero estar a corrigir-te, mas qualquer processador dos zSeries, ou dos pSeries (PowerPC), continuam e vão continuar a dar cartas, prova disso tens o exemplo dos Unisys ES7000 com arquitectura Itanium, a tentar fazer frente aos pSeries, tens os HPUX com arquitectura Itanium a tentar fazer frente aos pSeries, e ninguem lhes chega aos calcanhares…. ninguem, a nata das arquitecturas, a nata dos processadores, a fina flor da engenharia.

      (Offtopic) A microsoft, a Citrix, a VMware, e outros, não “inventaram”, ou “criaram” o conceito de virtualização, tornaram foi, a tecnologia acessivel a todos, há decadas que a IBM disponibilização de Virtualização (com hardware emulado e com hardware nativo).

      Espero que ninguem se ofenda, ou leve a peito quilo que estou a dizer.

      Cumpts

      • a Friend® says:

        Sim mas era precisamente essa ideia que estava a tentar passar 😉

        E isso também vai precisamente de encontro com o debate que tivemos aqui (eu, lmx e hugo cura) 😀

        @lmx

        Em resposta ao comentário mais acima…isto num Unix-Like é “obrigatório”!!! 😀 ehehe….

  7. Tff says:

    Já ninguem quer saber dessas perguntas bastantes idiotas sobre se um processador corre crysis aliás se percebeces alguma coisa da materia terias percebido que um jogo nao depende apenas do processador…

    Em todo o caso esta e uma boa noticia e podera ser uma tecnologia que irá quebrar bastantes barreiras colocadas anteriormente ja que o clock e bastanate elevado.

    • murder_rabbit says:

      a mim interessa-me se corre crysis se-bem que isso não depende só do processador também depende e muito da placa gráfica e da RAM mas a de chegar o dia em que correra a 100% espero eu e mais uns quantos lol.
      P.S. agora vou me suicidar por causa deste comentário idiota e nerd de preferência numa foxcom na china assim sou noticia de jornais lol XD

    • lmx says:

      claro que isso nunca poderia correr crisys…é demasiado rápido para isso…

      cmps

  8. R00KIE says:

    Não será nanómetros em vez de nanômetros?

    nanómetro
    (nano- + metro)
    s. m.
    Fís. Unidade de medida de comprimento do Sistema Internacional equivalente a 10-9 de um metro [símbolo: nm].

    Fonte:http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=nan%u00f3metros

  9. murder_rabbit says:

    O Victor M. já agr sabes mais ou menos quanto custara um processador destes?

    • Pedro Pinto says:

      Deve ser uma “pipa” de massa 🙂

    • Hugo Cura says:

      Boa questão. Ainda não é sabido ao certo, mas li que poderá ir de centenas de milhar de dólares até mais de 1 milhão.

      • lmx says:

        WTF…
        virem essa boca para la que, eu ainda pensava por as unhas em um lol.
        epa centenas de milhares ainda vá que não va…hummm ja agora falavas no mainframe ou so no proc.
        Se for so o proc…podes levar a taça e a bicicleta, dificilmente porei as mãozinhas em um :), um milhão o proc???WTF…

        cmps

        • Hugo Cura says:

          hehe, aqui:

          “(…) its price is expected to be anywhere in the range of hundreds of thousands of dollars to over a million (…)”

          • lmx says:

            boas..
            agora imaginem o pior cenário.
            4 cores por proc 1 milhao.
            50.000 milhões de inst/segundo cada proc.
            imaginem uma maquina com dezenas e um sisena completo com centenas…
            Aonde é que isto vai parar…só o bill gates é que pode curtir e nós como é?!:) lol

            cmps

  10. pill says:

    quero u destes para monitorizar a segurança da minha casa 🙂

  11. niche says:

    E desta que surge o exterminador implacável xD

  12. Alexandre Alves says:

    Que bom … todos preocupam-se com o crysis e nem sabem verificar o tipo de arquitectura do processador em questão …
    O preço de 1 milhao será o sistema todo e não só o processador. O processador dependendo de estar isolado ou numa board juntamente com memória como é habitual pode chegar facilmente aos 50/100 mil euros.

    • lmx says:

      onde viste isso,
      a tua publicação está a aumentar consideravelmente as minhas hipóteses de por as unhas em um hehehe 😛 .

      cmps

    • murder_rabbit says:

      100 mil hum. já sei o que vou fazer aos trocos que tenho na carteira, depois de comprar o meu novo rolls royce phaton e de ir passar ferias ao burj al arab com o tio bill e o tio jobs. isso é que vai ser curtir só tenho é depois de achar uma utilidade para ele, talvez servir de pessa de decoração

  13. Felino Acabrito says:

    aposto que não consegue correr o fsx no máximo!

  14. point says:

    Ao ler alguns dos comentários, pergunto-me se esta gente alguma vez ouviu falar do que é uma mainframe, e para que tipo de processamento se destina….

  15. Ghost Rider says:

    A brincar um pouco….

    Isso calcula o número completo do π (pi)?

    [Como se tivesse fim…]

    • lmx says:

      isso não existe…
      assim como uma dizima infinite periodoca por exemplo 1/3, não tem fim , mas esta será mais facil reproduzir até a casa x , pois repete-se sempre, enquanto o pi não da…

      cmps

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.