PplWare Mobile

Inteligência Artificial já sabe quem vai ser o grande vencedor do Mundial 2018


Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

  1. Jorge Ribeiro says:

    Ou seja depois de tantos estudos chegou a conclusão que a futura seleção a ganhar o mundial foi preparada pelo Lopetegui que abandonou a equipa 2 dias antes do mundial. É impressão minha ou essa inteligência não é muito inteligente.

    • Orlando Teixeira says:

      O problema é que a inteligência das máquinas é um algoritmo, e todos sabemos que o algoritmo não tem inteligência, é um mero acaso

      • Hugo says:

        A IA não são simples algoritmos, embora ainda haja um longo caminho a percorrer no seu desenvolvimento. Se um algoritmo se altera a si próprio em função da informação recolhida já pode ser considerado IA, embora, como dás a entender, esta aprendizagem esteja ainda muito limitada à programação base.
        Em relação ao mero acaso nunca saberemos. Teríamos de repetir o mundial várias vezes para percebermos se as probabilidades apresentadas fazem ou não sentido.
        Para além disso, somando todas as probabilidades da coluna “ser campeão” ainda sobram +/- 10% para qualquer outra equipa participante, pelo que nenhum resultado do mundial poderá contraria este “palpite” 🙂

    • joao says:

      é assim agora chamam inteligencia artificial a tudo..ate meras estatisticas e correlacao de dados.
      qualquer dia ja chamam inteligencia artificial aos semaforos que ligam e desligam de X em X segundos…

      • Vítor M. says:

        Mas olha que já há 😉 e com bom sucesso.

      • Hugo says:

        Bonito bonito era explicares à malta a definição de AI e em que medida estes valores não podem ser considerados como tal.

        • Pedro says:

          Um dia a estatística vai ser vista como é na realidade a mais pura das mentiras….

          • Hugo says:

            É uma ciência exacta Pedro. Não há NADA a desmentir.
            Agora o facto de uma selecção ter 1% de probabilidade de ser campeã não invalidade de forma alguma o facto de isso acontecer.
            Este post apenas refere o “palpite” da IA, tal como o palpite do polvo ou do Zé Da Esquina.

        • Pedro says:

          Hugo , só podes não saber o que é a estatística não leves a mal mas chamar ciência a estatística está mais para fanáticos do que para pessoas racional,quem te disse que a estatística é uma ciência onde ouviste isso?

          • Hugo says:

            Estatística é matemática. Parece-me efectivamente que alguém não sabe do que fala, e claramente não sou eu.
            E que tal em vez de falares à toa argumentares em defesa da tua afirmação: “estatística vai ser vista como é na realidade a mais pura das mentiras”?

          • Hugo says:

            Aliás, não foi a melhor comparação. O que quero dizer é que a estatística apresenta, neste post em particular, uma série de previsões baseadas em probabilidades matemáticas. Nunca disse que o facto de uma equipa ser preferida por 98% signifique que seja vencedora.
            O que realmente gostava era que mostrasses em que medida as estatísticas não são de confiança e porquê.

          • Pedro says:

            Hugo a estatística não é real ,estás a ser fanático religioso a matemática não é realidade ela exprime parte da realidade é um código de linguagem uma interpretação,achar que ela é real e simplesmente não saber o que é a realidade ou como os humanos vêm a mesma e ser básico ser limitado a sua área de conhecimento é achar que ela define o real ,no fundo não é mais do que fanatismo científico ou melhor um degradação da dimensão humana.e a estatística em si ainda é pior ela não define nada nem da qualquer realidade ela só cria o que queremos dela a estatística é uma mentira do real só isso …um tentativa ridícula dos fanáticos racional tentarem reduzir a realidade caótica a números ,pura ilusão.

          • Hugo says:

            Fanático? Eu tenho a mentalidade aberta aos teus argumentos, embora inexistentes até agora. Tu és o fanático aqui.
            Como é que a estatística não vale de nada? Se te apresentarem valores que comprovem um elevado risco de investimento num determinado sector isso não vale de nada? Que uma grande percentagem de nós morrerá de cancro ou que muito provavelmente um ser humano não sobreviverá à queda de um avião. Isto está tudo errado? Só porque sim? Explica-me porquê.
            Explica-me por favor o que é a realidade então.
            Se estás assim tão certo do que dizes deve haver uma epxlicação fácil e óbvia.
            Moeda ao ar tem 50% probabilidade para cada uma das faces…isto está errado?
            Atenção que eu, e o artigo, estamos a falar em probabilidades. Nunca disse que a estatística é certa ou representa a realidade. Caso queiras ir por aí aconselho-te a reler os comentários.

          • Pedro says:

            Senhor Hugo a estatística não é nada de nada , só aquilo que tu queres ver , não existe qualquer válida na estatística ela define o nada o não concreto , não vais querer que esteja aqui explicar porque a estatística não é real perde 5 minutos da tua vida e procurar eu passeia anos a estudar e trabalhar com estatística tu podes perder 5 minutos.

          • Hugo says:

            Eu não defendo que a estatística defina a realidade, apenas que serve de “guia” com base de fundamento credível, ainda que possa falhar.
            É só isto.

          • Pedro says:

            Hugo mas a estatística não terá só alguma validade em sistemas fechados se que existem sistemas fechados na realidade.

          • Hugo says:

            Não afunilemos o tema.
            A conversa partiu do facto de dizeres que as estatísticas são puras mentiras e eu aguardo a teoria que prove que a longo prazo a probabilidade de sair cara ou coroa no lançamento de uma moeda não é 50/50. É simples.
            Considera o lançamento à beira mar, num dia de vento e trovoada, o que quiseres, mas ou desenvolves ou damos a conversa por encerrada por falta de argumentos.

        • Ben says:

          Uma cadeia de IF’s (ou Se’s) não faz do sistema uma AI a meu ver, contudo não sou especialista. Um exemplo seria uma implementação dos perceptrons de multicamadas aliado a um algoritmo de correção de erro moderno, e optimizado.

          O mais importante que apreendi no estudo das redes, é que estas são tão boas quanto à informação que lá entra. Mas no fundo é apenas uma matriz de valores (com propositos diferentes: peso de ligações, posição para o valor de um ‘neurónio’, limiares de ativação), que é estimulada através de valores de entrada, e que através do algoritmos de aprendizagem, que após vários ciclos de aprendizagem, TENTAM emular a função que dá origem aos valores de saída esperados.

          Daí o nome de IA, ninguem diz como, ele decide mediante os inputs e outputs de treino (e a sua arquitectura) como se ira comportar/processar dados.

          Posto isto, com uma decision tree, regressão de poisson e etc, estás a dizer ao sistema o que fazer, como fazer, e quando fazer…

          OBS: Como é que eles fizeram o sistema levar em conta os parametros emocionais (o filho esta doente, descobriu que é corno, falhou penaltis, bateram-lhe em alcochete, etc etc) ???

          PS: Posso estar totalmente errado, e se estiver agradeço a quem nos esclarecer a todos 🙂

      • Pedro says:

        A i a nova religião de muitos ,para eles nada mais existe , estamos numa época de ilusão.

  2. paulo says:

    As hipóteses de vencer a competição são de apenas 2.5%

  3. Nelson Costa says:

    A ver vamos

  4. Helder says:

    “Portugal tem uma hipótese grande de chegar aos quartos de final, mas não deverá passar daí, segundo este estudo. As hipóteses de vencer a competição são de apenas 7,3%.”

    Correcção: 7,3% é a probabilidade de Portugal chegar à final. A máquina diz que temos apenas 2,5% de sermos campeões.

    Fixe, fixe, era colocar estas máquinas a apostar no Placard!

  5. Soueu says:

    Errado:a probabilidade de Portugal ganhar é de 2.5% e não 7.3%como diz o artigo. A não ser que a tabela de probabilidades esteja errada…

  6. Ricardo Gomes says:

    Está tudo errado…porque Portugal é que vai a Final 😉

  7. jaugusto says:

    Argentina e Brasil são as únicas equipas sul americanas: pib do país se calhar!! (Viva a Suiça) Belgica/França/Eng com um treinadores muito básicos…
    Ronaldo 12 – Neymar 9 (golos)

  8. Gomes says:

    Estatística e fácil fazer agora, querer prevê o futuro e de mais kkk. Sei que a copa do Mundo é uma caixinha de surpresas mas, acho que Brasil e França são favoritos. Agora Portugal não vai muito longe pois depende muito do CR7…..

  9. MElisa Alexandrino says:

    Final: Alemanha-Brasil
    > 3°lugar: Portugal (ganhará à Espanha nas
    grandes penalidades).

  10. Ricardo Gomes says:

    Estou muito confiante que Portugal vai a final 😉

  11. Paulo F. says:

    Estou curioso se a mesma inteligência artificial daria Portugal como campeão europeu em 2016…

  12. miguel says:

    portugal ganhar o mundial e dificil mas sonhar nao custa
    mas se ficar em primeiro do grupo acredito que va longe.

  13. Asdrubal says:

    É mais uma prova de como a inteligência artificial falha redondamente. É óbvio que quem vai ganhar é Portugal. 😉

  14. Belmiro says:

    Material para arranjar notícias. A IA calcula o que a programam para fazer, se a IA não consegue adivinhar o que a biologia dos jogadores e o cérebro deles planeia fazer, e tendo em conta a relva, tempo, etc, está IA manda umas postas de pescada como qualquer um.

    • Pedro says:

      No fundo é só mais uma ilusão vendida aos alienados.

      • Hugo says:

        Continuas mergulhado na tua ignorância estou a ver.
        São probabilidades. Não é o futuro representado numa tabela.
        Alienados são os que lêem este tipo de notícias e não percebem isso.

        • Pedro says:

          O senhor é que é ignorância é pessoa afinal acha que a realidade de resumo a numeração ,eu sei que é estatística devo ter trabalhado com ela mais que tu , não estas e habituado a pessoas com pensamento crítico e que sabem do que falam….

          • Hugo says:

            Continuas a apregoar sabedoria sem um único argumento.
            Continuo a aguardar argumentos válidos.

            Eu:”São probabilidades. Não é o futuro representado numa tabela.”
            Tu:”afinal acha que a realidade de resumo a numeração”
            Se isto não é ignorância não sei o que será.
            Não digo que não percebas do assunto, mas Português está claramente fraco.

          • Pedro says:

            Mesmo gostaria de te fazer compreender como foste condicionado no teu pensamento, gostaria de saber o que tem a ver o código de linguagem humano com inteligência ,e probabilidades são um flasidade intelectual a estatística é utilizada como tentativa de reduzir a realidade caótica a algo mais simples para os básicos das engenharias que não têm desenvolvido o pensamento abstrato e por isso não tem capacidade de compreensão da realidade como ela é ,um mistério.

  15. Victor Marques says:

    Inteligência artificial? O que é isso? Maneira de falar ou de escrever pouco inteligente.

  16. José Luís O. Vieira says:

    Calma minha gente , apenas ganhámos á Espanha, se tivesse sido ao campeão do ultimo mundial… épá eu ainda nem dizia nada mas… devo confessar não dava um tostão furado á selecção que venceu o ultimo europeu, no entanto ela ganhou. Europeu não é mundial, mas ao lembrar-me do jogo com a espanha devo dizer, se for para fazer o mesmo durante todo os jogos, mais vale virem já para casa pois apenas um ou dois jogadores fizeram alguma coisa e mesmo assim não para ganhar, mas para não perder. CR7 só há um se os outros ficarem á espera que a banana caia da bananeira (é o mesmo que descansar á sombra da bananeira) não vamos a lado nenhum. Portugal ontem, Portugal hoje, Portugal amanhã, Portugal SEMPRE. Fiquem bem.

  17. lmx says:

    2.5% para ganhar?
    Está no papo!
    Precisávamos de 1% temos 2.5, está feito…
    A França?loool até os comemos.

    Agora olhando para a tabela…esse computador, fez a analise básica pelo custo das equipas..
    A Equipa de Portugal é a 8ª mais cara do mundo se forem a ver as posições das outras…
    Parece estar alinhado com o custo das equipas, e não com a possibilidade de ganhar..

    Mas no Euro 2016 Portugal também não era a equipa mais cara da Europa, e ganhou!

    Isso é tudo numeros..
    Vejam a tabela de estimativas do GDP IMF per capita de 2017
    China 21 trillions
    Eu 20 trillioẽs
    USA 17 trillioes

    Agora dá
    China 25 trillioes
    USA 21 trillioes
    E pois..
    Russia 4.1 trillioes e acima da Alemanha…que segundo a listagem para este ano, perdeu o quinto lugar para a Russia.
    India com perto de 10 trillioes(estava acom 7 o ano passado)

    Estes numeros variam de ano para ano…era suposto estarmos no verão…e afinal isto parece inverno.

  18. paulo says:

    o artigo ja foi alterado porque estava
    ‘As hipóteses de ganhar a competição são de apenas 7,3%’

  19. paulo says:

    estava ganhar ou vencer!

  20. Luis Santos says:

    O 1º e 0 2º do grupo A vão jogar com os 2º e 1º do grupo B, ou seja, ou calha-nos a Rússia ou o Uruguai.
    sem inteligência artificial existem mais de 50% de probabilidades de se chegar aos Quartos de Final onde as coisas se podem complicar com os do grupo C (França, Autrália, Perú ou Dinamarca) os os do Grupo D (Argentina, Islândia, Croácia e Nigéria). Depois logo se vê.

  21. Flavio Amaral says:

    Portugal vai vencer!
    E muita gente k esta aki a comentar nao merece a nacionalidade do seu país.
    É tudo por agora

  22. Rui says:

    Portugal vai ganhar…a IA, é desprovida de sentimentos , portanto é desprovida de vontade , de crença , de fé de esperança. Olhemos para Cristiano Ronaldo, a vontade é energia , o querer e o fazer acontecer é energia …tudo é energia, hoje o México venceu a Alemanha, ontem a Islândia travou a Argentina , e o Peru não ganhou porque não era para eles. A IA como explica a vitória do Irão frente à melhor equipa Africana . A IA vale o que vale. Quero ver ela ser implementada em todos os sectores de actividade…do Jornalismo à função Pública. Da agricultura à Pesca , no final seremos todos desempregados , sendo desempregados não haverá como comprar, portanto não haverá nada para produzir …a lógica da IA é exactamente igual à da clonagem , muita conversa e pouco efeito prático.

  23. CataRená says:

    Oh asério não me acredito a Espanha pode ser forte mas nós também sabemos jogar e se vencemos o Euro2016 também vamos com certeza ir á final do mundial 2018

  24. Sidney Darck says:

    Olá a todos sou portugues e em relação a quem ganhará o mundial e que dizem que vai ser a Espanha porque tal inteligência artificial previu isso, eu não concordo com isso é sabem porque? Porque a uma coisa que se chama factor humano que tem a ver principalmente com a disposição de cada jogador para cada jogo e o que passa na cabeça de cada um em cada jogo. Eu vou dizer algu mas nao é por eu ser portugues que o direi mas vocês sabem como identifico portugal? Identifico com uma série de anime chamada de dragonball, em que o Cristiano Ronaldo é o songoku do futebol e os restantes colegas são todos também super guerreiros! E para quem não sabe como funciona a força dos super guerreiros do anime, eu vou explicar: a força dos super guerreiros vem com a raiva de lhes estarem sempre a dizer que tem outros mais fortes que eles, eles têm a possibilidade de por o seu nível de poder como vem lhes aptece, deixando o adversário mais confiante para que exista ali uma boa hipótese de luta, evitando assim de ser avaliado pelo seu adversário. Ah i já agora lembram-se como é o songoku? Considerado um lutador de classe baixa pelos seus e que começou muito por baixo porque consideravao que ele não seria talentoso para a luta e no entanto nunca deixou de lutar e de acreditar que poderia lutar por aqueles que em sua vida veio a conhecer e que com o tempo se tornou seu amigo e isso lhe dava mais força, para combater mais e melhor levando assim a sua primeira transformação, um super guerreiro, ou como muitos perferem um super sayajin,um nível que dificilmente um guerreiro conseguiria atingir porque isso além de vir da raiva tinha que vir do coração e mais tarde atingiu níveis completamente novos que nenhum antepassado seu tinha conseguido antes , com o tempo quando pessoas que supostamente eram de classe superiores e que virão tal façanha, nem queriam acreditar que com muito trabalho e dedicaçao um guerreiro muito fraco poderia se tornar melhor que um guerreiro de elite. Se vocês pensarem um pouco o cristiano Ronaldo tem essas parecenças, com songoku,vocês sabem da sua historia?
    Vou contar o mais importante:cristiano Ronaldo nasceu na ilha da Madeira, começou a jogar numa equipa de futebol para a sua idade, e logo virão que ele tinha algum talento para o futebol mas que em relação a a jogadores de outras equipas aquem ele se defrontava nem era assim muito o seu talento, mas ele decidiu lutar contra isso ele já de muito novo já tinha a consciência que se travalhasse muito ele ia conseguir por concluir seu objectivo que era ser o melhor de sua equipa, Então ele com o passar dos anos foi mudando de equipa para se tornar ainda melhor, e em cada equipa que em que ele tinha estado já se destacando dos seus colegas recebendo assim o prémio de melhor marcador e jogador do seu escalão, até que um dia foi parar au Sporting, que era uma equipa que lhe poderia abrir imensas portas para a sua vida, E assim foi mais uma vez ele lutou e continuou a subir na carreira e a tornar-se mais forte passando assim pelo man.united e chegando au real Madrid, e como se isso não bastasse tornando se o melhor jogador do mundo por várias vezes e em 2016 conseguindo também ajudar Portugal a ser campeão da europa, Mas respondam-me a uma coisa senhores críticos e senhora inteligência artificial, achão mesmo que cristiano ronaldo, que ele só se vai ficar por ajudar Portugal a ser só campeão da europa? O super guerreiro do futebol nunca vai parar emquanto estiver no ativo até conquistar o seu trono levando Portugal a campeão do mundo. Por isso se algum dia isto chegar aus olhos de Cristiano Ronaldo e a todos os seus companheiros da seleção portuguesa, gostaria de lhes dizer que vocês são todos super guerreiros e que sigão o vosso lider ( Cristiano songoku Ronaldo) porque no vosso coração vocês tem o poder de lutar contra todas a estatísticas e contra todos os limites que vos querem impor e lembrem se que um jogo de futebol só termina quando o árbitro apita para o fim do jogo e que as lendas vivem para sempre. Levem Portugal há final e que serão sempre relembrados como a seleção de super guerreiros que forão campeões da Europa em 2016 e novamente campeões mas desta vez do mundo em 2018.
    Juntos somos imbatíveis
    Peço desculpa por alguns erros na escrita que isto possa conter

  25. Paulo says:

    Imagino que resultado teria dado para Portugal este estudo antes do europeu 🙂

    • Hugo says:

      É um facto que Portugal não era favorito. Daí isto serem probabilidades.
      Ainda assim, a longo prazo, assumindo múltiplas repetições do euro 2016, muito provavelmente o número de vitórias convergiria para valores semelhantes.
      Isto é como a moeda ao ar, 50% probabilidade cada uma das face, no entanto dez lançamentos e os resultados poderão ser 100% “coroa”, o que é TOTALMENTE falso. As probabilidades estão erradas? Não necessariamente.

  26. Rafael says:

    Isto de IA não tem nada. No máximo estamos a falar de mineração de dados, assumindo que o volume de dados é grande pois se não o for, não passa de simples estatística.

  27. Redin says:

    Se for o mesmo algoritmo que previu a última eleição americana, …

  28. Angelina says:

    Que fail a Alemanha já foi

  29. Rui says:

    E agora foi o 1º dessa lista (Espanha) a ir de vela nos oitavos de final.

  30. David Martins says:

    Agora vamos ver se vai sair Croatia vs França xD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.