Hyper-V 3.0 estará disponível no Windows 8 64 bits
Está por horas a apresentação da primeira versão do Windows 8. Esta apresentação trará para os programadores as novidades que têm vindo a público. Apesar desta apresentação pública, a Microsoft não se escusou de apresentar mais algumas novidades do que será o seu futuro sistema operativo.
A última novidade que veio a público nos últimos dias é a inclusão do Hyper-V nas versões de 64 bits do Windows 8. Esta novidade é mais uma das que fará as delicias de todos os que decidirem actualizar o seu Windows para esta nova versão.
Esta funcionalidade foi pensada para que os utilizadores do Windows 8 possam testar aplicações ou outras funções em ambientes controlados, sem que tenham por isso de estar a disponibilizar novo hardware e dispositivos de rede. Foi esta a ideia principal que levou os engenheiros da Microsoft a incorporar o Hyper-V no Windows 8.
O motor de virtualização a ser usado no novo sistema operativo da Microsoft é o que equipa já o Windows 2008 R2.
A razão para a disponibilização deste motor apenas no Windows 8 prende-se com a necessidade que o motor do Hyper-V de usar as extensões SLAT que os novos processadores de 64 bits disponibilizam.
Esta versão do Hyper-V terá a novidade de poder utilizar as placas de rede sem fios que os computadores tenham instaladas. Conseguem assim aumentar a capacidade de utilização do hardware instalado e disponibilizar alguma redundância se assim o entenderem.
A ideia da disponibilização desta virtualização no Windows 8 não assenta na vontade de passar a usar este sistema operativo como uma alternativa ao server da Microsoft, mas sim dotar este de novas e fundamentais ferramentas a todos os que trabalham com este tipo de sistemas.
Vejam no vídeo abaixo a forma de instalar o Hyper-V no Windows 8, bem como a criação de máquinas virtuais e a sua utilização.
Esta é apenas mais uma das muitas funcionalidades que o novo sistema operativo da Microsoft tem para nos oferecer. Pelo que já pudemos ver, o Windows 8 promete muito e parece estar já a cumprir tudo o que é esperado.
Será um sistema operativo moderno e dotado das ferramentas fundamentais para os utilizadores mais exigentes. Esperemos então pela apresentação do Windows 8 à comunidade de programadores e vejamos que outras novidades vão ainda apresentar.
Artigos relacionados
- Windows 8 – Novidades na interface de cópia de ficheiros
- Windows 8 para tablets começa a tomar forma
- Windows 8 – Mais algumas novidades no explorador de ficheiros
- Windows 8 – Vai ser possível montar ISO’s e VHD’s
Este artigo tem mais de um ano
boas… mas afinal quando e que sairá qualquer coisinha para testarmos isto? xD desculpem lá a minha ignorância…
pelo que ouvi dizer amanha ou passando
espero que seja verdade sambem estou em pulgas para lhe por as mãos
porreiro…. =D também estou bastante curioso com este novo SO. Se bem que às tantas as expectativas são elevadas e depois vai ser alta banhada… a ver vamos.
Amanhã poderás ter as duvidas desfeitas…
Aguardo ansiosamente pela apresentação deste S.O.
Espero que a MS tenha apostado forte na evolução do seu sistema operativo, para além de uma “simples” cara lavada.
Abraço.
lololol, sim claro… Windows Vista v2, here we go.
Se seguir a ordem com que a MS nos tem presenteado ao longo dos seus lançamentos vai ser mais um flop. Que eu me lembre:
Win98 – Bom
Windows Me – Flop
Win XP – Bom
Win Vista – Flop
Windows 7 – Bom
Windows 8 – ?
Vamos ver se é desta que quebram o enguiço.
Bem…todos temos direito a ter uma opinião e que deve ser respeitada.Mas considerar o Vista um flop??Em minha(modesta) opinião o Vista só foi um flop para quem fez um upgrad do SO em PCs que não tinham a configuração de hardware necessária para o rodar!!Que é um SO que “exige” muito da “máquina” eu concordo…mas é um ótimo SO!!
…mas o Windows Vista foi considerado o pior software do ano em que foi lançado. ATENÇÃO: nao foi considerado o pior S.O. ! Foi considerado o pior “conjunto de bits e bytes” que formam um qualquer programa.
O Vista não só é mau, como desilude. NUNCA o Vista chegou aos calcanhares do XP !
Quanto à questão do hardware que menciona, não é incomum eu encontrar o oposto daquilo que refere. Máquinas com o Vista que corre ‘bem’, ficam ainda melhor com QUALQUER OUTRO S.O. .
cumprimentos cordiais
DFG
Penso que a Microsoft não vai cometer o mesmo erro que cometeu na passagem do XP para o Vista. Deve de aproveitar o Windows 7 que na minha opinião é tão bom quanto o XP ou ainda melhor e melhora-lo, adicionando novas funcionalidade.
Se o Windows 8 for um flop, adeus Microsoft…
Por aqui Celso?
Concordo cntg. Também acho que se o W8 der para o torto a Microsoft também vira treta…
Aguardemos por novidades…
Falta aí o Windows 95, antes do 98, que para a altura também era bem bom, e antes do 95, o Windows 3.11 (mais conhecido na sua variante “for Workgroups”) que também era bem bom, incomparavelmente melhor que o 3.1 (não era por acaso que a própria Microsoft comparava sempre o 95 com o 3.1 e nunca com o 3.11).
E falta ainda o Windows 2000, algures entre o Me e o XP, que também era bem bom. Aliás, faltam aí todos os Windows NT, mas esses só são bons desde o 3.51.
Na verdade, os únicos falhanços foram o Me e o Vista e mesmo esses há gente que jura que são a melhor coisa depois do o pão de forma às fatias.
@Tavares ,
Desculpa , bom SO o vista ???? ….. deve ter sido por isso que quando comprei 2 portáteis da HP de 17” que vinham com o vista estava desesperado que os 2 anos de garantia passassem , o Vista foi uma desgraça no inicio , melhorou um pouco com o pack 1 , mas nunca foi um bom SO , aliás na história da Microsoft penso que foi o SO que mais rapidamente foi substituído , problemas com os periféricos eram aos pontapés , nunca eu tinha visto tantas etiquetas vermelhas nos periféricos a avisar para não ligar o cabo usb sem primeiro instalar as drives e mesmo assim uma Hp PHOTOSMART que eu comprei com as drives próprias para Vista nunca funcionou em condições mesmo após a HP por 3 vezes ter lançado novas versões de software , hoje esses portáteis estão com Linux e a funcionarem em condições meu caro .
Cumprimentos
Serva
“deve ter sido por isso que quando comprei 2 portáteis da HP de 17” que vinham com o vista estava desesperado que os 2 anos de garantia passassem”
Não percebi essa. Nenhuma marca dá garantia ao SOfazia os cd de recovery e usavas. Se tivesses problemas metias com estava e mandavas para a garantia.
E esperas-te dois anos para que? O que tem o software haver com a garantia?
Uma HP PhotoSmart? Está aí o problema.
Os drivers da HP eram notoriamente maus, miseravelmente maus. Ou vê a coisa assim: onde é que já se viu os drivers duma impressora terem quase 700MB de tamanho?
E a parte mesmo gira era quando a impressora do nada deixava de funcionar e a única solução era reinstalar os drivers.
Deve ser por isso que tenho a minha impressora HP encostada a um canto e quando preciso de imprimir alguma coisa (que é raro) uso a Epson do meu pai.
Ah é, esqueci-me de dizer que o laptop do meu pai, em que a impressora Epson funciona às mil maravilhas, é um Toshiba com quase 5 anos que ainda tem o Vista de origem (com os updates em dia, claro).
Desculpa la pessoal, a falar mal do Vista???
Eu ligava la o meu bacalhau e dizia logo que ainda não estava demolhado suficiente, por isso para mim foi o melhor OS que houve na vida do MS.
😀
Que engraçado , então eu fazia os DVDS e não CDs caros de recuperação e depois se o PORTATIL MORRESSE , ia instalar aonde a porcaria dos DVDs .
E fica sabendo que a garantia implica não mudares de sistema operativo OK .
Quanto a quem defende o Windows Vista só deve andar enganado neste mundo tecnologico .
Serva
Ah e esquecia-me de dizer uma coisa , então o problema era das drives da HP , pois ….. deves ter razão ….. também a minha esteve encostada mas foi a trabalhar com linux e ainda hoje trabalha .
Serva
Agora que estava a ler melhor , aonde é que foste inventar os 700 MB , as drives tinham pouco mais de 200 Mb , mas não eram só drives incluíam como opção programas para o tratamento de imagem que instalavas se quisesses , percebo que sabes o que estás a dizer sem dúvida .
Serva
Eu penso que esse Hyper-V built-in seria para substituir o Xp-Mode (a princípio) mas é mais abrangente. Depois, tem a funcionalidade de “montar” uma imagem VHD como dispositivo de armazenamento. Acho que essas funcionalidades abrem espaço para um terceira: A opção de “abrir com uma VM genérica” uma imagem VHD e já levantar uma VM prontinha, pois o sistema criaria uma máquina virtual padrão genérica no que tem no VHD. Se vc tem a VM desligada e quer copiar/salvar uma do disco virtual, basta montar o VHD como dispositivo de armazenamento Drag’n’drop no que quer e desmontar o volume.
Que tal?