Help Flash: Já disponível em Portugal (mas não substitui o triângulo)
Lembram-se do Help Flash que falámos aqui? Em Espanha este dispositivo irá substituir o triângulo de sinalização em 2024, mas em Portugal a lei ainda não permite.
Várias lojas passaram a comercializar, recentemente, o Help Flash. Saiba quanto custa...
O dispositivo Help Flash é uma importante adição para o incremento da segurança rodoviária e, sobretudo para as situações em que, por avaria ou acidente, se torna fundamental que os outros utentes via tenham o máximo de visibilidade sobre a presença de pessoas e bens na rodovia. Este dispositivo luminoso de segurança viu, em Espanha, a sua eficácia reconhecida e é já, legalmente, uma alternativa ao tradicional triângulo de sinalização.
O dispositivo luminoso de segurança Help Flash utiliza um potente LED, visível a um quilómetro de distância e em qualquer direção (360º), que permite alertar os restantes utilizadores da via da presença de um potencial perigo. Através de uma fixação magnética, o Help Flash pode ser colocado em qualquer superfície metálica e ativado de forma automática, uma funcionalidade que está devidamente patenteada e que é especialmente útil em caso de acidente. Caso assim o deseje, o utilizador também pode optar pela ativação manual.
Um dos principais atributos do dispositivo luminoso Help Flash é que o condutor não tem necessidade de abandonar o veículo, em caso de paragem, avaria ou acidente, sem primeiro alertar os restantes utentes da via de que algo atípico ou potencialmente perigoso estará a ocorrer. Este ato, aparentemente tão simples, pode ajudar a salvar vidas. Não se esqueça que, ao abandonar o veículo para colocar o obrigatório triângulo de sinalização, pode estar a representar um perigo para si e para os outros
Em Portugal, em caso de sinistro ou paragem na estrada, o condutor deve sinalizar a sua presença e o perigo através dos seguintes meios:
- Colocando um triângulo de pré-sinalização e usando o colete retrorrefletor enquanto estiver fora do veículo.
- O sinal deve ser colocado perpendicularmente em relação ao pavimento e ao eixo da faixa de rodagem, a uma distância nunca inferior a 30 m da retaguarda do veículo ou da carga a sinalizar e por forma a ficar bem visível a uma distância de, pelo menos, 100 m, devendo observar-se especial atenção em locais de visibilidade reduzida.
- Utilizando luzes de advertência sempre que o veículo representar um perigo.
A legislação portuguesa, à semelhança da espanhola, não impede a colocação de um dispositivo luminoso amarelo no exterior do veículo imobilizado e, por isso, o Help Flash é uma solução possível, cómoda e, acima de tudo, segura.
No nosso país, o dispositivo custa entre 20 a 25 euros.
Este artigo tem mais de um ano
mais uns quantos preocupados no negocio
Com pilha de 9V para durar apenas 2,5h? E porque não pensaram antes em baterias de lítio, reutilizáveis?
A intensidade dos LEDs parece medíocre se comparado com os simples 4 piscas LED de um automóvel atual.
E como é que um dispositivo destes substitui um triângulo na sua plenitude, se não consegue sinalizar antecipadamente os utentes da via da presença de um veículo parado após uma curva sem qualquer visibilidade? Afinal, isso o triângulo faz!
Já estou como o Cesar II e acrescento: um lobby!
Uma sugestão: além do led poderiam projectar uma luz para o céu à lá Batman 🙂
Assim seriam vistos à distância mesmo a seguir a uma curva…
Isso era de valor,
e o reboque aparecer sem ser preciso telefonar a pedir um.
Quem és tu?
I´m reboque!
LOL!! QMARIR (Quase Morri A RIR) com essa 🙂
Será que dá para mineralizar?