Há uma nova ajuda na luta contra o Ransomware
O Ransomware é uma praga dos tempos modernos. Afecta cada vez mais utilizadores, com efeitos sempre mais destrutivos, cifrando os dados dos utilizadores e apenas os trazendo de volta contra um pagamento.
Mas este problema tem agora um novo aliado. O site "No More Ransomware" quer dar a todos as ferramentas necessárias para se precaverem e, em caso de infecção, fornecer a ajuda para recuperarem os dados.
Este novo site é da responsabilidade de várias entidades que procuram lutar contra o Ransomware e para os seus efeitos nefastos. Criado pela Intel, Kaspersky Labs e Interpol, quer ajudar a libertar os dados dos utilizadores contra os atacantes.
A sua principal função é fornecer aos utilizadores informação sobre como se protegerem contra o Ransomware e quais as medidas a tomar para evitarem este problema. Mas para além de ter esta informação mais "genérica", o site tem ainda duas ferramentas essenciais.
A primeira é uma lista de aplicações que conseguem quebrar a cifra aplicada aos ficheiros, para assim conseguir trazer de volta os dados dos utilizadores. Por agora é possível ter acesso a ferramentas que combatem o Ransomware de várias famílias: CoinVault, Rannoh, AutoIt, Fury, Crybola, Cryakl, CryptXXX (v1 e v2), Rakhni, Agent.iih, Aura, Pletor, Rotor, Lamer, Lortok, Cryptokluchen e Democry.
A segunda ferramenta ajuda os utilizadores a identificarem o Ransomware que os atacou e assim aponta-os para a ferramenta que podem usar para recuperar os dados. O Crypto Sheriff permite que sejam enviados 2 ficheiros cifrados e a mensagem de resgate, conseguindo depois identificar o problema.
O Crypto Sheriff Não é ainda uma ferramenta, mas com o tempo deverá evoluir para ser ainda melhor, capaz de identificar mais variantes de Ransomware e ajudar os utilizadores.
O site No More Ransomware é o primeiro passo dado para ajudar os utilizadores a conseguirem evitar este problema que cada vez mais afecta utilizadores e organizações, levando-os a perder dados ou a ter de pagar para lhes conseguirem aceder. Mesmo que não estejam em apuros, o No More Ransomware merece uma visita, para que saibam como se proteger.
Este artigo tem mais de um ano
O que era mesmo preciso é formação de “como não ser idiota e ignorante” obrigatória para todos os funcionários e colaboradores das empresas.
Agora com a legislação até 2018 sobre gdpr até quero ver…
+1
Tenho um tijolo encriptado com o Cerber…
Não é meu, está estacionado em casa, à espera que apareça um solução.
https://www.youtube.com/watch?v=xJM7rywenfE
Ve se ajuda
está na altura dos gajos que fazem o ransomware fazerem tambem seguros contra o ransomware…………….
Free virus-fighting utilities (tools) http://support.kaspersky.ru/viruses/utility
http://support.kaspersky.com/viruses/utility
E o RANSOMWARE é distribuído na sua maioria, de que forma?