PplWare Mobile

Guru da tecnologia lança rasgados elogios ao ‘Magalhães’

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pois…
    Se ele estivesse noutra parte do mundo iria dizer, certamente, a mesma coisa.
    Interessa-me imenso a opinião desse senhor quando provavelmente foi visitar o nosso Primeiro Gatuno… Perdão, Ministro, e onde provavelmente se está a comportar como um papagaio, onde só repete aquilo que lhe mandaram.
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    • viperbruno says:

      100% de acordo

    • jr says:

      também 100% de acordo

    • jr says:

      Antes de aprender a andar é preciso aprender a gatinhar. Os miúdos ainda não sabem ler mas já têm computadores. E quem os ensina? Os pais? Esses, como não têm dinheiro penhoram o Magalhães como vi ontem nas notícias. Ao menos serve para alguma coisa nesta altura de crise. Este negócio do Magalhães … O que queria dizer é que o Magalhães é um negócio. Bem hajam.

      • marlene says:

        E não é gatuno o senhor da loja de Penhoras que o revende a 125 ou 175€? “in Metro 20/04/2009”

        Há uns anos atrás quando começaram a leccionar informática nas escolas todos berravam pela falta de computadores. Agora que o acesso aos computadores está muito mais facilitado berram porque há quem se aproveite da situação.

        Conclusão: Todos berram e ninguém tem razão.

      • Frigo says:

        Teoria fantástica. Se não sabem ler não lhes mostra-mos letras, porque, não sabem ler! Então vão ficar analfabetos. Se calhar têm de começar por algum lado.
        E se se habituarem a escrever mais no pc melhor. Quem me dera ter mais rapidez a teclar, muito tempo poupado a fazer trabalhos.

        E o caso da suposta revenda que se saiba foi um caso isolado explorado ao máximo pela porcaria de media que temos. É como se diz a política do bota-a-baixo. Não há inteligência para reconhecer o que está bem. Uma pala para o dizer mal.

        E é assim que estamos neste país de aziados com o Sócrates. Se soubessem criticar reconhecendo o que de bem foi feito, mas não. Assim perdem todo o crédito, porque se não há capacidade para julgar o bem, o mal que estão a julgar deixa de ter valor.

  2. Morbus says:

    Até admira… 😛

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

    • Five_Points says:

      Pois,
      Vamos ter algumas escolas com tectos a a desabar…
      Vamos ver algumas crianças com cobertores dentro das salas de aulas
      talvez, mesmo com guarda-chuvas….
      Mas, com um magalhães em cima da sua secretária….
      Enfim são opções….

      • marlene says:

        Já deixei a escola há uns anos e já nesse tempo era assim não existiam nem condições nem computadores.

        Agora o governo fecha escolas pequenas e sem condições e agrupa várias numa nova e com excelentes condições e o que é que as pessoas fazem?

        Criticam!

        Não se pode agradar a todos!

    • Edgar Sousa says:

      Não acredito… o Morbus não foi o primeiro a comentar 😛

  3. CientistaMaluco says:

    Só quem gosta mesmo de criticar por criticar é que não vê as enormes vantagens que as nossas crianças têm ao nível das TI em relação aos outros países. Agora podem não dar valor, mas daqui a 10 anos quando virem que as crianças de agora vão perceber bastante de informática (graças ao contacto precoce com computadores) vão dizer: “Epa o Socrates era um gatuno mas de vez em quando até sabia o que fazia”.

    Cumprimentos

    • maximilan says:

      É ISSO MESMO!

      A minha filha tem um. Posso apontar inúmeras criticas ao Sócrates, mas esta do Magalhães não aponto! Tomem juízo e não digam mal de tudo o que se faz neste pais! Sejam patriotas!

    • Luís Santos says:

      Sim, as crianças daqui a 10 anos vão dominar as tecnologias de informação, mas vão descobrir que não tiveram infância.

      Estamos numa época em que o tempo que os pais dedicam aos putos já é pouco, e ainda se adoptam medidas destas que distanciam as crianças de actividades sociais, substituindo-as pelo computador.

      Claro que o equilíbrio também pode ser encontrado com o contributo dos pais, que devem fomentar esse tipo de actividades e dedicar tempo aos filhos, mas continuo a achar que estamos a confrontar as crianças com os computadores muito precocemente.

      • maximilan says:

        Mas Luís, desculpa mas isso é misturar Alhos com Bugalhos.

        Se as crianças não tem infância e se os pais não tempo para elas é culpa dos pais, não é certamente das TI ou do Magalhães.

        Não vamos misturar as coisas.

        Concordo com ultimo paragrafo tirando a parte dos precocemente.

      • Diogo.AOS says:

        Concordo plenamente. As TI são uma mais valia. Os pais têm uma das maiores influências nas vidas dos seus filhos até uma certa idade, e até essa idade é que eles têm de aprender que não pode ser só computador. Há que encontrar um equilíbrio mas têm de ser os pais a incentivar isso desde o principio e não deixar os miúdos fazerem o que querem e bem lhes apetece.

  4. Tomos says:

    Parece-me uma apreciação importante, relevante mas de alguma forma teórica. É real que o que o governo português tentou fazer(e em minha opinião está a conseguir) é que todos tenham acesso às novas tecnologias, ou melhor disponibilizar as ferramentas, agora têm os velhos do restelo de se mentalizar que estas são realmente as nossas necessidades, e que se já neste momento, já se faz tudo também por computador, daqui a uns anos só se faz tudo por computador, pois este é o futuro que já estamos a viver no presente.

  5. marlene says:

    Já começaram os comentários negativos…

    Não dá para pensarem apenas nos benefícios e não em quem os facilitou?

  6. Daniel says:

    Concordo aqui com o cientista maluco, a nivel de TI o nosso P.M. podia ter sido muito pior. Ele apostou muito nas TI, pena é tudo o resto. O magalhães até pode não ser perfeito, mas duvido que se ele tivesse perdido as eleições, o governo PSD teria posto as crianças de hoje em dia tão perto das TI.

    So para esclarecer, não sou simpatizante de nenhum partido de momento. Mas ha que reconhecer coisas que até podem ser boas sejam ou não de acordo com o resto.

    (Desculpem a falta de pontuaçao, sou um preguiçoso de primeira 🙂 )

  7. ZeX says:

    Se não me extorquíssem 50%, anualmente, para todas essas “Magalhadas” nada sobrando desse roubo legalizado excepto a certeza absoluta de que me irão extorquir, a curto prazo, mais e mais e mais, também eu dizia bem dele.

    • maximilan says:

      50% é para o Magalhães? Cristo!

    • Tomos says:

      O problema é que esses 50% que dizes (que na prática são 36% de impostos que pagas) seriam à mesma cobrados com ou sem “Magalhadas”. A questão está se caso não fossem para estas coisas, iriam para onde ??? irias sentir-te muito mais feliz se apoiassem a agricultura ??? mas então ai deixava de ir para os computadores Magalhães para ir para a Pick-up do Magalhães (que como sabes qualquer bom agricultor quando recebe um apoio compra 1º uma Pickup e só depois é que investe em tractores, isto para não dizer que nunca pensa em investir num seguro de colheita, pois assim ainda consegue sacar mais uns dinheiros quando vier uma chuva fora de prazo)….
      Este pelo menos é um programa que nos catapulta para as TI’s como nenhum outro pais … se 50% dos nossos míudos tiver acesso e rentabilizar o uso dos computadores seremos dentro de 10 a 15 anos um país que se sabe mexer e que de alguma forma está adaptado ao “presente” da altura …
      Estou em Espanha neste momento e o maior problema deles (alem do desemprego) é a Educação, isto porque durante anos se fecharam em casulo e não quizeram apostar na globalização cultural (linguas estrangeiras é uma coisa que falta muito por aqui), na minha opinião, eles têm muita capacidade criativa, muita capacidade argumentativa, mas depois não o conseguem transmitir para alem fronteiras. Com projectos como o Magalhães estás não só a motivar os jovens a mexerem em PC’s … estás a abrir-lhes novos horizontes, a fazer com que eles vivam num mundo mais global.
      ——————————————–
      http://www.pedro-figueiredo.com/blog

      • ZeX says:

        Tomos says:
        “O problema é que esses 50% que dizes (que na prática são 36% de impostos que pagas) seriam à mesma cobrados com ou sem “Magalhadas””

        Tem toda a razão caro Tomos. Tirando o pequeno desconto que faz à carga fiscal portuguesas esquecendo as taxas, taxinhas e taxonas que, acumuladas, fazem a carga fiscal chegar aos 50%, apesar do Estado gastar 60%. (São os tais 2 milhões de euros/hora de divida e que alguém há de pagar futuramente nem que seja empenhando os Magalhães ou o que sobrar deles.)

        O Querido Líder não faz mais do que a sua obrigação constitucional “oferecendo” electrodomésticos a granel.

        Quem falha aqui é a Dell que não resolve o problema da “justiça” bloqueada e ineficaz, a Microsoft que não responde ao aumento da criminalidade contra pessoas e bens, a Apple que nunca mais mete as mãos à obra para controlar o deficit orçamental e o da balança de transacções correntes já para não falar da Asus que, apesar das garantias exaustivamente asseguradas e repetidas em campanhas eleitorais, continua a descurar o Serviço Nacional de Saúde que gasta sempre mais e mais fazendo menos e menos. Etc., etc..

        Bem haja o Querido Líder! 🙂

  8. Samuel Gomes says:

    Digamos que não estava a espera, de qualquer maneira a introdução do magalhães, como todo o projecto e.escolas foi bastante inovador e aplaudido por vários paises da UE e à que dar o mérito a quem o merece, neste caso o nosso P. Ministro, mas por outro lado, numa visão mais alargada, e fazendo contas, damos 100 de mérito ao Socrates, mas tiramos 200, quem diz 200 diz 500 e fica obviamente negativo, é como está neste momento…

    Faz uma bem, espeta logo com 2 ou 3 borradas em cima, não ha nada a fazer neste caso…

    Cumprimentos

  9. SP™® says:

    Este Don Tapscott já deve ter recebido uma chamada do socras (que deve ter sido apresentado durante as ferias no algarve… lol)para dizer umas quantas palavras em benefício do magalhães… Afinal não é todos os dias que se vê um guru da tecnologia a falar bem do magalhães…

    À GANDA socras….

    Abraço

    http://www.torrentpremium.blogspot.com/

  10. Alk says:

    Lol… Só tenho mesmo isto a dizer…

  11. Frigo says:

    esta critica oposição do bota-a-baixo sem argumentos só espelha onde este país está. por muitos comentários que aí andam ainda escrevia-mos em ardósias.

    inteligente é aquele que sabe reconhecer os defeitos mas também as virtudes. e inteligência é o que falta a muita gente por este país.
    felizmente ainda se lei-em comentários sensatos.

    • jr says:

      Lendo o seu comentário percebo porquê tantos erros ortográficos

      • Frigo says:

        por acaso tem, mas nada de significativo.
        Não tenho problema em admitir que dou erros, burro é quem acha que não os dá.
        Mas se os dou não é graças aos computadores, é graças a mau ensino e culpa pessoal. O computador tem todas as letras e caracteres para se escrever correctamente.

        Mas isso não é o que está em discussão.

  12. Nuno A. says:

    Tanto se critica o Magalhães que me leva a pensar que se a vizinha Espanha fizesse exactamente o mesmo que se fez cá em Portugal, os velhos do Restelo iriam dizer coisas do género: “Só em Portugal é que não se faz nada, sempre tudo na mesma, só a Espanha investe na Educação!”. Mas como há sempre a vontade de criticar ninguém acha a actividade, o fazer qualquer coisa positivo! Só digo isto: lol!
    Mais a mais o Magalhães não é assim um computador tão mau, peca sim no sistema de refrigeração, quanto ao resto, que me dera ter um assim quando era puto…

    • Luís Santos says:

      A ideia não é má, só está mal implementada.
      E desfasada do tempo e da idade em que as crianças deveriam tomar contacto com um PC, especialmente para fins tão sérios.

      • maximilan says:

        Porque diz isso? É especialista no assunto?

      • Luís Santos says:

        Especialista em que assunto?
        A minha especialidade é numa área da informática.
        Mas o que vejo, através de familiares e amigos que são professores ou que têm filhos na “idade do Magalhães”, é que o sistema de ensino não está preparado para fazer render a ideia. Ou seja, não há uma infraestrutura de suporte adequada às aulas em suporte informático.

        Ou os professores não têm grandes conhecimentos de informática, ou não têm forma de adequar o seu método de ensino à intrusão de um computador (ou vários!) na sua sala de aulas, ou as restantes frramentas de apoio são insuficientes, etc…

  13. vitormachado says:

    “isto é uma pais de bananas, governado por sacanas” – Alguém disse isto num fórum da TSF e é sem duvida uma das mais adequadas frases ao momento. O projecto Magalhães é mesmo a cara do Sr. Eng. Sócrates, a palhaçada total, o verdadeiro negócio Intel para entrar no mercado sul americano e nós somos a ponte e os investidores. Mas ninguém se apercebe disso, deste jogo de interesses em redor de um projecto social roubado pela Intel. Enfim … é este o pais que temos e o povo que somos.

    Viva o Magalhães. E os putos é que vão sofrer daqui a 15 anos quando o governo estiver completamente ingovernável.Quero ver se a TI os vai safar da falta de cultura geral, motivação e sentido de responsabilidade.

    • Ricardo says:

      Completamente de acordo com o teu último parágrafo.

      De que lhes interessa saber escrever rápido no PC (para fazer trabalhos mais rapidamente), se depois dão erros ortográficos? Porque em vez de andarem a aprender a ler e a escrever, tão a aprender a brincar com um computador.

    • maximilan says:

      Se fosse AMD faria diferença?

      Não me importo que os meus impostos sejam aplicados nisto! Importo me é que sejam aplicadas noutras parvoíces que se fazem por ai.

      Se calhar daqui a 15 anos quando estes dinossauros morrerem serão os putos de agora que sabem o que é TI é que ponham isto a andar.

      Não vás por ai, o mal do nosso pais não é o Magalhães.

      • vitormachado says:

        Estás no direito de questionar todos os meus argumentos contra estes programa do governo. Mas, nenhum deles me fará mudar de opinião. Era completamente dispensável este projecto, pelo menos nos parâmetros que este foi apresentado. Não funciona, não está a funcionar e não irá funcionar desta forma.

        -Quem acompanha os miúdos em casa na utilização do mesmo?
        -Quem acompanha os miúdos na escola na utilização do mesmo?
        -Que formação tem essas pessoas, profissionais (na área delas) para resolver questões técnicas e afins?
        -A moral quando estas crianças se aperceberem que este Magalhães de Português só tem o nome?
        -Que foi um projecto “roubado”. Que a empresa que procede à assemblagem não cumpre com as obrigações fiscais?

        São esses os valores que lhes vamos transmitir? Não sou conservador, mas na minha óptica há valores que devem ser respeitados ainda. E coisa que este governo transparece é que tudo se faz a qualquer jeito… deixa-me realmente preocupado.

        Republica Portuguesa das Bananas. E viva o pseudo 25 Abril já que estamos a chegar à data.

      • maximilian says:

        Vitor, voltamos ao mesmo: Misturar alhos com bogalhos.

        Uma coisa é a educação dos miudos pelos pais e professores, outra é o Magalhães.

        Foi um projecto roubado? Não, foi copiado! A empresa não pága as obrigações fiscais? A culpa é dos miudos? É minha? Não quero saber, quem tem de tratar disso que trate, alem do mais não fales sem conhecimento da situação.

        Quem acompanha em casa os miudos? OS PAIS! Não sabem acompanhar? Não são bons pais!

        Quem acompanha na escola? Os professores! Não sabem ensinar? Não são professores!

        A moral? Eles querem lá saber disso! Nem eu quero e tenho 40 anos!

        Valores? Que entendes disso? Os teus valores são certamente diferentes dos meus e cada um tem os seus e uma coisa te garanto, prefiro ter uma filha viciada em Magalhães do em drogas!

        Quanto ao 25 de abril, ai estamos de acordo!

      • Luís Santos says:

        Bem, comparar o Magalhães a drogas talvez seja ir um pouco longe demais, mas sou obrigado a concordar com o Vítor Machado. A ideia está mal implementada, mal propagandeada (anda aí um tal de Sócrates a fazer campanha pelo mundo fora alegando que esta ideia é portuguesa e a fazer-nos passar por parvos) e não vai dar os frutos esperados.

        maximilian: não acho que seja misturar alhos com bugalhos porque o ensino, o Magalhães e os pais são todos aspectos da educação dos miúdos. E andam (ou deviam andar) todos de mãos dadas.
        Em relação aos pais serem competentes ou não, pouco se pode fazer. Mas em relação ao Magalhães e à estrutra de ensino em que ele se insere, pode e deve fazer-se muito mais, e melhor. A mim não me chega esse argumento de “se os professores não sabem ensinar, não são professores”. Ok, não são professores. Então arranjem-se professores dignos desse nome. Senão estamos a ser o típico “tuga” que fica preso ao passado, criticando mas sem tomar uma atitude para contrariar o que está errado.
        E digo mais: se a implementação do Magalhães tem falhas, corrijam-se. Não compactuem com este nosso primeiro-ministro que lançou a ideia e que agora se sentou à sombra da bananeira com a sua coroa de louros, a colher os frutos. É, também, da resposnabilidade dele fazer com que a ideia seja correctamente implementada e que se adeque à nossa realidade e à das nossas crianças.

  14. Canelas says:

    O homem está a gozar. Só pode!!!

  15. jr says:

    Muitas pessoas aprenderam a ler nas ardósias e nem por isso deixaram de ser alguém. Mas sabem ler e escrever sem precisar de correctores automáticos. Sabem fazer as contas no café sem precisarem de máquinas de calcular. Algumas até conseguem telefonar sem usarem telemóvel. Não sou contra as tecnologias mas cada coisa a seu tempo. Mas o problema aqui é que o Magalhães é para crianças que precisam que alguém as ensine e não é um computador que o vai fazer. Principalmente um com erros, que não pode ser levado para a escola ou lá ficar com medo dos roubos, que os professores e pais não conhecem,…

    • maximilan says:

      Jr: Não estamos no tempo das tecnologias? Engraçado tenho ideia que sim!

      O computador tem erros sim como tudo neste mundo, nada é perfeito, mas mal seria se não fossem corrigidos.

      O Magalhães não ensina. É uma ferramenta de trabalho. Agora se é mal utilizada ou se é roubada isso são outros problemas, mas certamente esse problema não se chama Magalhães.

      Se os professores e pais não conhecem eles é que estão mal. Por haver tanta aversão às tecnologias é porque ainda há gente que não entende o potencial.

      • jr says:

        O meu trabalho é no meio da tecnologia mas não é por isso que concordo com o Magalhães. O comentário do Sr. Luís Santos (a seguir) reforça a ideia.

      • maximilan says:

        O comentário do Luís Santos reforça a SUA ideia.

      • Luís Santos says:

        maximilian: acho que era isso que o jr queria dizer 🙂
        Mas não concorda que ninguém nasce ensinado? Os pais devem ter todo o interesse em apoiar os seus filhos mas isso não significa que passem automaticamente a perceber um pouco de informática, certo? E quem é que ensina os pais? Percebe porque eu digo que a ideia está mal implementada? Era como começar a vender carros e não haver escolas de condução.

    • Pedro says:

      obviamente que não, mas hoje, muitas delas queixam-se que são despedidas para serem substituídas por pessoas com menos experiência mas que surpresa das surpresas, sabem mexer em computadores, queixam-se que ganham 600€ e tem colegas a ganhar 2000, porque, surpresa das surpresas, sabem mexer em computadores, etc

      Hoje em dia, para seres alguém, não podes ser um analfabeto informático, e isso é cada vez mais evidente, em todas as áreas, sem excepção.

      Infelizmente, é típico do tuga, a politica do bota abaixo, contra tudo o que é feito cá (coisas boas e más) e do lambe botas a tudo o que é feito lá fora (coisas boas e más). mas quando essas coisas (boas e más) são implementadas cá, passam imediatamente a ser más (sendo boas ou más).

      Para além de quando alguém tenta fazer alguma coisa boa, há invariavelmente, greves (e sempre em vésperas de feriados, pontes, etc, deve ser coincidência…)

      Anyway, se os meus impostos são para pagar este tipo de iniciativas, a meu ver estão a ser bem aplicados.

      Obviamente que este meu comentário é um pouco exagerado em algumas coisas 😛

      • Pedro says:

        já agora, para os que dizem que as crianças devem ter, acima de tudo, uma infância, concordo plenamente, mas hoje em dia, principalmente nas cidades, isso é cada vez mais, impossível, simplesmente porque os pais não tem tempo (e muitos são maus pais)

        se eu tivesse um filho, obviamente que tentaria ao máximo, passar o máximo de tempo possivel com ele, e se ele for bem educado, também o ia querer em vez de querer ficar a ver televisão ou ao PC.

        mas no tempo que não pudesse estar com ele, preferia mil vezes que ele estivesse com um magalhães na mão, e aprender (sim, aprende-se muito com a brincar com um computador, e a descobrir coisas novas apenas por curiosidade, principalmente quando se tem 6,7,8,… anos.) do que em frente à televisão a ver morangadas…

  16. Luís Santos says:

    A César o que é de César: as crianças precisam, antes de mais, de ter uma infância. De aprender, antes de tudo o resto, a brincar.
    Há tempo para tudo, e não concordo que se meta a carroça à frente dos bois desta forma.

    Primeiro devia haver uma introdução ao mundo da informática leccionada por alguém com mais experiência do que um professor primário que, com todo o direito, carece das ferramentas pedagógicas necessárias para formar crianças de tão tenra idade numa área tão específica. E só depois a introdução dos computadores nas aulas de forma regular deveria ocorrer.

    O que se vê por aí são professores que desesperam e que perdem tempo a tentar vocacionar as suas aulas e o seu método de ensino para o contexto da informática. E também faltam salas de aula com os meios auxiliares devidos.

    Ensinem primeiro o “B-A BA” aos miúdos e deixem as “Sócratices” para mais tarde.

    • maximilan says:

      A infância das crianças depende do controlo dos pais, não dos professores ou do magalhães.

      A maior parte das crianças de hoje em dia não precisam de introdução à informática. Já nascem no meio dela e rápidamente se adaptam. A minha filha tem 8 anos e desde os 6 que tem um PC só para ela. É impressionante que nunca tem problemas no PC. Eu sou técnico de informática e nunca a “iniciei” em informática, ela aprendeu sozinha. Chama-se evolução.

      • Luís Santos says:

        Sim, eu também tive o meu primeiro computador (Spectrum) com cerca de 10 anos e, apesar de na altura uma pessoa praticamente só poder jogar – tirando uns toques muito rudimentares no BASIC – serviu para me iniciar na informática, onde também aprendi tudo sozinho e “limei as arestas” com algumas formações.

        Não obstante, era frequente andar na rua a jogar à sirumba ou a perder-me de bicicleta na serra de Sintra, deixando o computador ocupar o seu lugar devido, e não mais que isso.

        Lá está: tudo com conta, peso e medida.

      • maximilan says:

        Luis, os tempos são outros.

        Hoje em dia a tecnologia está por todo o lado. Há algo errado nisso?

        Alem do mais considero que sou um bom pai porque aplico pesos e medidas. Não vale a pena culpar o Magalhães ou o Sócrates por isso. Se não há pesos e medidas a culpa é dos pais!

      • jr says:

        Será que a sua filha realmente não tem problemas no PC? Também tenho filhas e sempre existiu computador em casa desde que nasceram mas quando têm problemas ajudo-as porque senão muitas vezes resolvem-nos mal. Na escola a disciplina de informática é insuficiente, básica demais. O problema não é terem computador mas sim o apoio que lhes dão. O Magalhães é um negócio atabalhoado. Acho que para fazer mal é melhor não fazer.

      • maximilian says:

        Luís. Garanto que a minha filha não tem problemas no pc e as duvidas que ocasionalmente aparecem eu explico e ela percebe e não me pergunta mais. Ela não tem aulas de informática.

        Mas pronto isso varia de criança para criança, etc, isso não é para ser aqui discutido. O que eu acho é que para muitas crianças e pais foi bom porque puderam dar aos filhos um PC por preço muito baixo. Eu vi a alegria nos olhos de várias crianças quando receberam o seu Magalhães incluindo os da minha. Isso é mau?

        O que fala é que O Magalhães é um negócio atabalhoado. Acha que para fazer mal é melhor não fazer. Pois eu acho que tem que se fazer, se é mal feito ou não, é outro problema.

        Trata-se de ter sido feito algo. Os contornos do negócio, deixo para as autoridades resolverem, se não resolvem, não é certamente culpa minha.

      • Luís Santos says:

        maximilian: a alegria que vejo nos olhos das crianças que têm ou que estão prestes a ter um Magalhães deve-se, geralmente, ao facto de associarem os computadores a jogos e a brincadeira. Não vejo muitas crianças a dizr “fixe, vou ter um Magalhães, agora posso aprender melhor Matemática e Português!”.
        Concordo que a culpa do tal desequilíbrio seja, também, os pais. Mas também há muita culpa para o projecto do Magalhães que, repito, tem falhas graves na implementação. Não vamos mandar areia para os olhos de ninguém.
        A tecnologia é boa e bem-vinda. Eu próprio sou um ávido consumidor dela e não a dispenso. E, apesar de no meu tempo não haver o Magalhães, eu também comecei a ter contacto com a informática de uma forma mal acompanhada (sozinho, entenda-se). E, portanto, acabei por sentir mais tarde a necessidade de consolidar esses conhecimentos com formação adequada. E o mesmo se vai passar com as crianças desta “era do Magalhães” que se consciencializarem disso.

  17. Malamen says:

    Tanta dor de cotovelo… Hahahahaha

  18. Guilherme de Sousa says:

    se tivesse feito referencia a esta iniciativa fora deste contexto, ficaria bastante contente..

    agora vamos la pensar bem, perguntando lhe sobre o q acha desta iniciativa ele alguma vez iria fazer uma critica negativa? seria politicamente incorrecto e todos nos sabemos como estas coisas funcionam..

    se o comentario tivesse sido feito numa revista por ex, sem este tipo de envolvencia, entao ai a historia seria outra.

    nao critico, mas tambem nao aplaudo de pé,

    cumps

  19. minis says:

    A educação vai piorar se os miúdos usam a net aprendem logo a escrever com k que nem existe na língua portuguesa eu raramente escrevo mas apanho ás vezes o mania e lá vai. O wordpress tem correcção automática mas ninguém se lembra dela. Alguém me pode explicar também porque é preciso o tgv de Lisboa ao porto e a auto-estrada que vai ficar paralela a ip4 em trás-os-montes.

    No meu unico ponto de vista é que a diferença entre ricos e pobres vai se notar cada vez mais pois a ip4 e o tgv sao baratos para os ricos(melhor dizendo sao para eles).

    Bem se dizem que os muito ricos em têm contas sem lá onde e que estão como a receber o salário mínimo. Nao contribuem para a segurança social, recebem reformas milionarias nao do estado mas dos bancos…despedem trabalhadores…lixam o dinheiro das poupanças das pessoas (bpn, bpp) pela retrete abaixo … quem safa este problema é o zé povinho que parece que também está a encerrar.

    Saber que 2 milhões de portugueses vivem no limiar da pobreza é triste.

    São factos.

    @vitor põe o css que tinhas no outro tema para a resolução 640 pró meu 701 que dá uma coça ao iphone a navegar na net, menos na bateria que deve ficar ela por ela. Obrigado

    • José says:

      Grande parte dos miudos antes de utilizar a net, utilizam os telemóveis e tanto quanto sei, já escrevem as sms com “K”. Será então isso um motivo para criticar a utilização dos telemóveis?
      Em relação ao TGV e ao alargamento da A4 até Bragança, o TGV penso que podia esperar um bocado, pois não vem na melhor altura.
      No entanto o alargamento da A4 a Trás-os-Montes, já deveria ter sido feito à muito tempo.
      Talvez seja por isso que o interior Transmontano se encontre tão subdesenvolvido em relação ao resto do país.
      Porque razão gastar dinheiro para acabar com uma das estradas que mais pessoas mata em Portugal?
      Porque isso é só para os ricos?

      Cumps

  20. Ricardo says:

    Se axam que é bom os vossos filhos terem o magalhães comprem o magalhaes! Agora o governo n tem nada que dar magalhaes! tem de garantir um ordenado digno, mais emprego para poderes comprar o magalhaes! o dever do governo é compor as escolas, fazer escolas novas n é dar magalhaes, pa cambada de ignorantes deste pais k ganham uma mijeta ao fim do mês andarem contentes e votarem nele outra vez, e n é por ter-mos o magalhaes k vamos ter um futuro melhor, pk assim nem seker existe o futuro para nós.

    • jr says:

      Concordo plenamente. É melhor as crianças comerem correctamente, não é só salsichas, atum e ovos, ou terem Magalhães?

    • Pedro says:

      não, não tem que garantir um ordenado digno a pessoas que tem a quarta classe, ou o 9º ano, e não sabem usar um computador, nem querem aprender a fazê-lo, e quando os patrões lhes oferecem formações, não as aproveitam, e ainda choram..

      Porque os outros, que tem o 12º ano, ou licenciaturas (em cursos decentes, e adaptados à realidade portuguesa, naturalmente), que se esforçam para aprender e trabalhar cada vez melhor e mais eficazmente, na sua grande maioria, até não ganham mal (se calhar ganham menos que noutros países europeus, mas ganham mais do que os de muitos mais países ditos desenvolvidos por esse mundo fora).

  21. António says:

    Realmente os Portugueses, são um povo fantástico.
    É preso por ter cão e preso por não ter…
    Exigem, e querem tudo de borla. Se é de borla não pagam impostos, logo não podem nem devem exigir.
    De borla na Italia dantes dizia-se “a portuguese”, por aqui já se pode ver o que o Português quer…
    É o bota-abaixo!!!
    Os Pais é quem tem que dar educação…

    • Joratis says:

      Aliás, é um país regido pelos média (tvi) e pelos que têm posses, e quando se mexe nesses infelizes que estão bem na vida, cai tudo em cima do governo… Não é de agora, não é do PS… Sempre foi assim.

  22. Joratis says:

    É só teorias da conspiração… Se há falta é porque há falta, se há é porque há… Não venham dizer que um computador dá menos cultura às criancinhas porque é simplesmente uma mentira. Têm medo que se torne numa sociedade pouco interactiva fisicamente? Eduquem… São país para quê? Não é para deixar os filhinhos na escola e esperar que cresçam sozinhos… Eduquem em casa e não apenas na escola…
    É a mesma coisa com o acordo ortográfico, “ui que complicação, vamos perder a essência do português…”. Se gosto do acordo? Pah prefiro escrever “correcto”, mas pensem bem se não facilita e MUITO as coisas? Ainda bem que não temos uma língua morta…

    Teorias e mais teorias…

    • jr says:

      Como é que pais com a 4ª classe ou até analfabetos vão ensinar os filhos a mexer no computador? Se calhar é melhor serem os professores a ensinarem. E sabem fazê-lo?

      • maximilian says:

        Mas o que é que isso tem a ver com a iniciativa de dar o Magalhães? Não tem nada a ver! Alem do mais as crianças desenrrascam-se, pergunto aos outros, leem, etc. Não tem nada a ver!

  23. velf says:

    lamentaável ver por aqui tantos “velhos do restelo”…certamente daqui a uns anos serão os mesmos a dizer que foi uma excelente medida deste governo.

    • vitormachado says:

      Velhos do restelo não, Pessoas conscientes das verdadeiras razões.

      Não se trata de uma questão de modernidade ou não. As vezes tratam o pais como se fosse um clube de futebol. o Que importa é a cor não?

      Só lamento, muito provávelmente, será tarde quando este povo abrir os olhos. O estádo tem de dar tudo, é magalhães, é rendimento minino, é rendas ou casas. Mas tem todos Plasmas em casa, 3 telemoveis, Dvds aos caixotes e afins … e Muita merda na cabeça também é importante! Sim merda, merda
      s. f.
      1. Pleb. Excremento humano ou de outros animais.
      2. Matérias fecais, dejectos.
      3. Porcaria, sujidade.
      4. Fig. Coisa reles, sem utilidade.
      s. m.
      5. Indivíduo covarde, amoral, sem dignidade.
      interj.
      6. Designativo de repulsão. (http://www.priberam.pt/DLPO/)

  24. Anocas says:

    Muitos miúdos até têm Magalhães mas ficam na dúvida se têm jantar todos os dias em casa. Porque pequeno-almoço e almoço na escola, sabem que têm com toda a certeza!
    Magalhães, os putos têm e também a certeza que passam frio nas salas de aula ou fazem sauna conforme a época do ano!
    Magalhães todos podem ter, mas cadernos e livros é mais difícil…
    Todos podem ter Magalhães mas alguns não têm escolas perto de casa. Têm que andar Km até à mais próxima, em transportes da era do Matusalém!
    Magalhães não faltam, faltam é os professores e técnicos nas escolas para apoiarem os miúdos com necessidades educativas e/ou sociais!
    O Magalhães até era bem-vindo se não viesse esconder tantas misérias e carências dos miúdos e das escolas.
    Metade do investimento neste negócio se fosse aplicado e investido nas instalações escolares; materiais e equipamentos de salas de aula, apoio aos alunos a nível social e emocional contratando técnicos, psicólogos e professores do ensino especial em número suficiente; as crianças teriam muito mais gosto em aprender e estar nas escola!
    Pena o Magalhães só parecer uma lancheira e não oferecer o jantar às barriguinhas daqueles sorrisos desdentados que entram nas salas de aula todos os dias!!

    • Vítor M. says:

      Ora bem, não lhes dês peixe, ensina-os a pescar

      Acho que pode ajudar a estas conclusões que escreveu.

      • jr says:

        Ensinar é a palavra chave. Que importa dar a ferramenta se não se ensina a utilizar? É só para ficar bem na fotografia?

      • Jorge Rodrigues says:

        100% de acordo..

        No meu entender não vale a pena ter o que quer que seja se não se sabe utilizar de forma minimamente correcta. e como a Anocas disse há infelizmente muitas crianças que não têm jantar ou muitas outras coisas que se consideram básicas para o seu bem estar e desenvolvimento.

      • J.C says:

        Entao e se derem Peixe e ensinarem a pescar ao mesmo tempo? É que assim eles sabem se gostam do peixe que vão pescar antes de o pescar. Chama-se a isso nao perder tempo em generos alimenticios sem interesse particularmente assinalável.

        Qual era o assunto mesmo? 🙂

    • maximilian says:

      Ia responder, mas depois mudei de ideias, então novamente achei que devia responder. E é assim:

      Concordo e considero que há prioridades mais importantes que o Magalhães, não há qualquer duvida disso para ninguem, penso eu. Mas, mais vale um Magalhães na mão do que nada! Entende?

      • Luís Santos says:

        Neste caso, ter o Magalhães implica não ter uma série de coisas mais importantes que o Magalhães, como disse a Anocas.
        Pegavam no dinheiro que “estoiraram” em milhares de portáteis e davam condições básicas a muitas crianças que precisam mais disso do que de um computador.

    • Luís Santos says:

      Anocas assino por baixo.
      A ideia não só está mal implementada como foi usada pelos motivos errados.

  25. PT Lyon says:

    Será que não há um único argumento contra a iniciativa Magalhães que venha de uma mente minimamente racional e imparcial?

    Cambada de atrasados que não sabem discutir um assunto dentro das fronteiras do mesmo, analisar e opinar sem se deixar levar por ódios e preconceitos (ou estima política).

    Vitor, todas essas perguntas são completamente secundárias, eu diria irrelevantes, a longo prazo, quando estamos a falar das vantagens ou desvantagens deste programa em termos geracionais e culturais. Não que não sejam atendíveis ou que não tenham razão de ser. Mas são irrelevantes daqui a 10, 15 anos quando virmos os resultados.

    Sem infância?! Poupem-me… Há aqui gente que se deve sentir ultrapassada ou demasiado velha para isto, mas descansem. Basta a vontade de aprender para nos actualizarmos. Agora se ficam no século passado para sempre, o problema vai ser vosso.

    Se o método é errado ou poderia ser melhor, deve-se fazer pressão para mudar. Para ir melhorando, pois poucas iniciativas desta natureza acertam á primeira. Agora pôr em causa a própria iniciativa… pff

    PS: A crítica não é para todos os que argumentaram contra o Magalhães. Apenas para quem o fez estupidamente. Vejam se o gorro vos serve…

  26. ruindade says:

    pela maior parte dos comentários acima, o Sócrates devia era distribuir e de borla, cérebros…

  27. Carlos says:

    Deve ser a primeira vez que aqui coloco um comentário… Mas apenas o faço não por achar que a minha opinião é particularmente válida, mas por pensar que esta medida tinha que ser feita.

    A introdução das TI aos mais pequenos era inevitável. Todos nós já presenciámos um grande número de miudos que nem idade têm para frequentar o ensino básico a “brincar” com telemóveis melhor que os pais, a brincar com os “pseudocomputadores” pedagógicos que se compram nos supermercados com meia dúzia de Euros que têm traduções muito erradas e adaptações fora do contexto Português.

    Posto isto, porque não estaria eu de acordo com uma iniciativa que – em teoria – é muito boa?!

    Ora vejamos alguns dos objectivos (que eu reconheço sem nunca ter brincado com um Magalhães):
    – facultar jogos educativos adaptados à realidade Portuguesa;
    – facultar conteúdos de uma forma uniforme a um grande número de miudos;
    – fomentar o uso de TI nas famílias

    Já se os objectivos foram conseguidos, é outra história…

    Como os meus pais dizem: “nada faz mal se não for em excesso”. É óbvio que as crianças necessitam de tempo para brincar! As suas competências sociais dependem disso mesmo: das bricadeiras e da interacção com outras crianças.

    Mas será assim tão mau substituir as consolas de jogos portáteis que na sua grande maioria têm jogos violentos (que são as que os miudos preferem) pelo Magalhães?!

    Eu penso que não!

    • jr says:

      Vi um brincadeira de Carnaval sobre o Magalhães censurada. Mas afinal o Magalhães não dá para ir à internet e até jogar jogos violentos? Quais são os pais que sabem pôr o controlo parental a funcionar?

      • carlos says:

        Para ir à internet e pesquisar por conteúdos menos próprios, as crianças já têm que ter um domínio sobre os motores de pesquisa.

        É claro que os pais, que não sabem colocar o controlo parental a funcionar, têm outras formas de educar os seus filhos.

        O “mau” não vem apenas da internet… Lembro-me bem, que eu quando miudo, aprendi muitas “malandrices” com os amigos mais velhos da rua! Neste aspecto, não existe controlo parental que nos valha, a não ser isolar as crianças em casa, sem acesso algum ao mundo exterior a não ser que devidamente acompanhadas por um adulto. Isto não é crescer, nem tão pouco educar!

        Se uma criança tiver a ncção do que é certo ou errado, e for devidamente acompanda pelos pais, não vejo qual o problema!

        Sem abusos, com acompanhamento em casa, não vejo qual o mal! (conheço casos de pais sem conhecimentos em informática que acompanham os filhos e sabem o que andam a fazer).

        Carlos

      • maximilian says:

        Exactamente Carlos.

    • Luís Santos says:

      Carlos, disseste bem: é uma iniciativa que, em teoria, é muito boa. Nunca pus isso em questão.
      O problema é que, na prática, falha. E falha não por estar mal pensada, mas por estar mal implementada. Só isso.
      De tal forma assim é que, em muitos casos, para se tentar usar o Magalhães na sala de aula acaba por se perder tempo necessário para leccionar a matéria. E isto não é bom para as crianças.

  28. Muito bom mesmo, elogio ao que é nosso!

  29. À medida que as eleições se aproximam vejo cada vez mais almas tristes a defender o Sócrates.
    Hão-de ser pessoas egoístas, que vendo que a vida lhes corre bem estão bem a c***r para todos os outros.
    Só porque conseguiu trocar de carro este ano ou porque a prestação do palacete baixou já acham que o Sócrates é melhor que o D. Sebastião.
    O pior cego é aquele que não quer ver, e lembrem-se que com um Governo como este hoje estão bem mas amanhã podem andar a comer côdea. Se a tiverem.
    Peço desculpa, como sabem costumo até ser correcto nos meus comentários mas metem-me nojo estes burgueses maricas que só olham para os próprios umbigos.
    É por isto que não pode haver abstenção e o voto em branco não é opção.
    Votem nas alternativas e votem em massa.
    A porcaria que está mal tem de ser mudada.
    _________________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

    • Jorge Rodrigues says:

      Concordo mas grande parte do “Povo” gosta de ser enganada e com força. é por isso que eu estou numa de sair do país, duvido que se consiga mudar a mentalidade de 5 ou 6 milhões de pessoas.

    • Frigo says:

      já que ofende quem está a favor da medida sinto-me no direito de lhe fazer o mesmo se me apetecer,a viso já.
      sou estudante universitário, fiquei sem bolsa este ano, os meus pais têm ordenados baixos, que vão chegando para me ter a mim e à minha irmã na univ, comida e medicamentos. não sobra muito. há piores de certeza, mas não me sinto burguês de modo algum.

      será assim tão difícil ver as partes boas, que as houve, deste governo? tem as suas más sem dúvida, mas diga-me qual o último governo melhor? da história e do que leio muita gente não se deve recordar. E de bom quero dizer realmente bom para o país numa perspectiva a longo prazo. Não é como o sr Cavaco que foi grande criador de empregos da chacha em cargos públicos para depois pagar-mos a factura, e bem elevada, no futuro.

      e já que é um iluminado diga lá aqui ao burguês maricas nojento egoísta triste e cego (xiça!) quais as alternativas de quem se possa esperar algo melhor? Não é mudar só por embirrar com este, diga-me razões!

    • maximilian says:

      Defender o Magalhães é defender o Socrates, ou é defender uma boa iniciativa?

      Se te mete nojo os comentários aqui não os leias, ou então toma algo para o estomago. Não li em lado algum, até ao momento, nenhum defensor do Magalhães estar aqui a defender o Socrates, tanto que o titulo deste tema é “Guru da tecnologia lança rasgados elogios ao ‘Magalhães’” não ao Socrates, deviamos estar a discutir essa iniciativa e não o Socrates. Só para que fique claro eu não sou PS e tãopouco defendo o Socrates, mas sei distinguir uma boa iniciativa de uma má iniciativa e esta é uma boa iniciativa!

  30. UKN says:

    Se me pagarem o mesmo que pagam a esse mister eu tb vou la dizer bem do magalhães do sócrates e que o freeport nunca existiu …

    o pessoal que acha bem ter o magalhães é porque o compra a 50€ … não era melhor o governo financiar a compra de livros escolares por exemplo ?!

    De que servem os magalhães aos putos se não se aplicarem nas matemáticas, físicas e afins !? não é por saberem mexer num powerpoint ou word que os vai fazer face à concorrência.

    Não é uma medida má, as outras todas é que foram horriveis … ou viram algum governo a ter manifestações de professores como o fócrates !?

    Dêm rebuçados aos tansos para os distrair … depois admirem-se …

  31. João Campos says:

    Enfim, tudo o que é minimamente razoavel de se dizer já foi dito. Só vou acrescentar (sem querer faltar ao respeito a ninguém “com idade para ser meu pai”), os ditos “velhos do restelo”, realmente deram muito a este país, olhem como isto está… A mesma coisa se aplica aos tradicionais métodos de ensino.

    Não discordo o sacana que o Sócrates é, as desigualdades absurdas deste país, a maneira como somos tratados por quem têm mais, mas, em relação ao ensino, quem disser com as TI isto mudou bastante (e pode continuar a mudar, dai a excelência da ideia do Magalhães e do e-escolas), bem, ou é cego, ou não quer ver.

    De que interessa ter livros se os putos não se interessam por eles? De que interessa as matemáticas se o método de ensino se está a tornar obsoleto? Se o Magalhães pode ajudar? CLARO QUE PODE. Só tem competividade futura quem tem acesso à informação, e quem tem acesso a um computador com internet, tem acesso à informação. Saber usá-la, isso já é outra coisa, que faz parte de outras medidas a serem tomadas, mas não pelos pais, mas sim pelas escolas, com a utilização e a leccionação das TIC desde bem cedo.

  32. João says:

    Desculpem mas… “gurus” pagos para dizer o que queremos… enfim!

  33. Miguel says:

    “quando os mais novos crescem a utilizar a tecnologia isso afecta o desenvolvimento cerebral de formas muito positivas”…..Ou não.

  34. Henrique says:

    Quando era puto queria ir jogar a bola, ser como o figo e impressionar as raparigas. Hoje não vale apena, engato pelo msn ou hi5 que é bem mais fácil, como sorte levo logo um strip na flor da idade.
    Bem, agora a sério,é de louvar que a implatação das TI tenha sido tão eficiente e bem conseguida, agora não sejamos bloqueados e abestraidos, isto é em parte uma pura jogada de markting, principalmente porque a o uso da tecnologia, mesmo o mais básico, da a sensação de inteligência, criando uma sensação geral que estamos todos mais inteligentes. Pois bem, não é o magalhães que me vai ensinar a fazer calculos estequiometricos, ou a fazer o pino em ginástica. É possivel que ajude, graças a motivação que a tecnologia vai criar, mas a tentação do uso e abuso é ainda maior. O pior ainda é que actualmente muitos dos pais, por não terem conhecimento dos verdadeiros perigos do computador, não previnem e educam as crianças nesse sentido. O problema aqui é a falta de educação do utilizador, que vai resultar em obesidade nacional, ignorância prática e na minha opinião uma profunda divisão entre a natureza e o ser humano…

    • maximilian says:

      Mas quantas crianças irão tirar bom proveito dessa TI? Claro que há abusos, mas muitas crianças irão tirar bom partido das TI e isso não tem nada de mal, antes pelo contrário, o resto é responsabilidade dos pais!

  35. Nuno A. says:

    Eu acho que se devem isolar as crianças numa bolha! Nada de “coisinhas” más! E também devem ser dadas palestras sobre tudo o que é mau e bom! Acreditem, elas aprendem! Aprender por si mesmo é coisa do passado, temos de evoluir. Magalhães? É mau! Porquê? Porque mete as crianças à procura sozinhas! Eu defendo que deve ser tudo barrado! E já agora inventem um lápis que escreva no ecrã a azul que assim fica tudo controlado! 😀 lol, eu rio-mte!

  36. aver says:

    Uma coisa é certa. O “guru” é honesto. Disse exactamente aquilo em que acredita. Basta ver a bibliografia dele.

    Agora o Magalhães chega para nos tirar da cepa torta ? Claro que não chega. Mas também sou dos que acha que traz mais oportunidades do que ameaças.

  37. Tekku says:

    O Magalhães é muito bom para as crianças na minha opinião, elas vão absorver o conhecimento que obtêm com o portátil e aquilo que muitos dos engenheiros viram na sua infância a aparecer como os spectrums e tal e hoje em dia fizeram os portáteis e os PDA’s essas crianças devido há oportunidade que têm vão ter enormes oportunidades de futuro.

    Cumprimentos

  38. Tekku says:

    Concordo com todas as ideias dele, é mais fácil aprendermos sozinhos do que com alguém a nos ensinar. Vejo por mim, É me mais fácil ás vezes tentar procurar a informação que pretendo adquirir para aprender determinada coisa do que tar a ouvir um professor durante duas horas seguidas a falar sobre esse mesmo tema e eu sair da aula e ficar O.o

    Depois também se as crianças forem habituadas a usar o computador como ferramenta de trabalho e diversão e de exploração vão ter mais interesse na mesma do que em ir para uma aula em que o professor está a falar e a desenhar no quadro durante montes de tempo.

    Cumprimentos e desculpem pelos dois posts seguidos :p

  39. CD says:

    Com estas ”postagens” dá para ver o quanto o país ainda se mantém parado no tempo, muitos velhos do Restelo.
    Já Darwin foi bastante criticado por falar muito à frente, e quem diz Darwin diz muitos outros que ousaram ver mais além, sempre criticados e denegridos e alguns decapitados, mas a história não reza sobre quem decapitou mas sim quem foi decapitado.

  40. José Fonseca says:

    O Magalhães é uma boa iniciativa, mas a sua correcta utilização precisa de ser bem acompanhada pelos professores e, principalmente, pelos pais.
    Será que todos os intervenientes neste processo estarão devidamente informados?
    Eu aproveito esta iniciativa e com as minhas filhas eu tenciono fazer a parte que me compete.

  41. Rodrigues says:

    “Desabafos em condensado”
    Está na moda dizer mal do Socrates. Quem não disser mal do Socrates não é boa gente. Quando andei a estudar (sim naquele tempo era estudar) era fixe ser do contra tal com agora. Havia a PIDE, era um risco mas como estudante tinha que ser … e era do contra. Mas atenção que era do contra … a ditadura. Outros tempos outras modas ditadura democracia … coitado do Socrates e dos S.rs Professores também coitadinhos agora até têm de ser avaliados, culpa do Socrates (eu sou a todo o minuto … e trabalho + de 8h por dia) culpa do Socrates. Quero crer que se não fosse o Socrates nem havia esta m*** de crise mundial. Isto é tudo culpa dele. Faz não faz fez vai fazer devia ter feito, se fez e por azar do Socrates fez bem … não devia ter sido assim.
    Mas afinal onde é que vocês têm andado desde o 25 de Abril de 1974 data a partir da qual (salvo raras excepçôes) nós povo andamos a alimentar um rol de maus políticos, maus e corruptos. Sim desde o 25 de Abril de 74 qual foi o bom politico? o Larocas? o Álvaro? o Freita? o amigo Vasco? o Durão? Porra que não se arranja nenhum.
    Agora bons foram o Vasco da Gama, o Marquês de Pombal. o D. Dinis, o Afonso de Albuquerque e claro o MAGALHÃES tanto hoje como a muitos anos. Estou ser uma seca? Chamem o Otelo e todos já para o Campo pequeno …….
    Raio de Socrates se não fosses tu isto era um paraíso a beira mar plantado … onde é que eu já ouvi isto?!

  42. João says:

    Bem…

    Existe certamente alguns que beneficiam, de alguma forma, em “andar de blog em blog” a defender de forma quase fanática , tudo o que o sor “engenheiro” diz/escreve/manda dizer/manda fazer…

    Certamente ganham alguma coisa com isso….

    Voltando à questão em si, os Magalhães, vão salvar o país da crise profunda para que caminha? Não… Os Magalhães tornam as crianças mais inteligentes e ajuda-os a tirarem melhores notas?! NÃO (basta ter algum contacto com a realidade escolar para perceber isso)! Os Magalhães vão fazer com que esta criançada no futuro se transforme em autênticos “crâneos” !? Duvido !!! Os Magalhães são portugueses ? Não… Os Magalhães foram usados como bandeira de marketing deste governo? Sem dúvida !!! Porque é que existem muitos encarregados de educação que não tem Magalhães? Porque simplesmente não querem! Acham que um computador de nada serve, se não for usado para fins educativos, com acompanhamento quer em casa quer na escola!!(E por o não quererem , tem que o justificar preenchendo inquéritos ridículos, que servirão não se sabe bem para quê…) Os Magalhães tem o melhor software do género? Tenho as minhas dúvidas… Este senhor que fez este comentário merece algum crédito? Merece, merece o mesmo crédito que , caso eu estivesse no lugar do mesmo daria, embora pensasse exactamente o contrário, chama-se a isso ser “politicamente correcto”, até porque como temos visto nos últimos tempos, só em tom de brincadeira, quem não o faz, sujeita-se ás consequências… “Quem se mete com o PS…LEVA!”

    E muito mais haveria a dizer, num debate mais sério e com argumentos sérios e válidos quer positivos quer negativos… Mas sem dúvida os Negativos e a forma como este assunto foi tratado pelo governo, supera de longe os aspectos positivos…

    PS: Sou da área das Tecnologias da Informação… E não, não tive um computador aos 6 anos,(apenas necessitei de facto de computador no secundário) e não sinto que isso tivesse influenciado minimamente, quer o meu crescimento intelectual, quer o meu percurso (ainda pequeno) profissional…

    Cumps…

  43. Almeno Rocha says:

    Quando leio os comentários só me apetece dizer: Que se *#&%=+ todos…
    Uns só dizem mal porque nunca estão bem e se calhar nada fazem por este nosso país…
    Outros só dizem bem porque tiveram direito aos tachinhos do costume…
    Façam mais pelo país e falem menos, que esse é o grande mal deste PORTUGAL…
    E quanto ao Magalhães, melhor seria criar condiçoes nas escolas para aí sim os alunos serem formados nas novas tecnologias. Porque com a treta do Magalhaes ninguem se engane, nem todos o teem pois era uma opção. Os professores não sabem o que fazer nas salas de aulas e não podem descriminar quem não tem. Os pais, uns não sabem outros não teem tempo e então os miudos ocupam o seu tempo com jogos em vez de estudar…
    E agora ate a PT tem umas meninas que nem falam Brasileiro nem Espanhol (não descobri que lingua era aquela) a ligar para casa dos pais que teem o Magalhães para tentar vender Internet. Que raio, como conseguiram os numeros de “telemovel”…
    Vamos fazer mais por este país, eu estou disponivel para isso, não quero tachos apenas trabalhar e ganhar o meu dinheiro para educar os meus filhos…
    Tenho dito…

  44. HikariKyubi says:

    A mania do povo deste país é ser do contra “porque *os outros* não mudam nada”.
    E antes de o pessoal se queixar de escolas que desabam, e que tal levantarem os cús do sofá e elegerem os políticos cujas propostas reflectem os vossos interesses em vez de ser “no outro partido porque este que cá está agora só fez merda”?
    Porque quem não vota só tem direito a calar o bico até votar. Porque é através do voto que se declara uma posição. Ou se vota em alguém porque aprovam as ideias ou então vota-se em branco…
    Uma das culpas do estado deste país é essa atitude do “não voto porque dá trabalho/estou contra todos/tive a dormir durante 3 dias.”
    E quem disser que não tem um parafuso a menos. E é .

  45. Kekes says:

    Eu so digo, so existe o preconceito Magalhaes por ter sido quem foi que o lanço, eu axo uma campanha fantastica assim como o e-escolas e essas companhas do genero, GENTE DEIXEM-SE DE QUIXAR, e usem o magalahes, o resto é paleio.

    http://www.kunamiquefala.com

  46. ElComandante says:

    Concordo com ele em vários pontos.
    Tenho um primo bastante próximo que está agora no 1º ano e de facto é espantoso o à vontade que ele tem com os computadores, e isto já não é de agora, pois ele desde muito cedo entrou em contacto com o mundo dos computadores (em parte “culpa” minha). É certo que não faz nada de extraordinário, mas para quem ainda nem ler sabe muito bem consegue meter os jogos que quer (sim, porque actualmente o computador serve só para isso), sabe ligar o messenger e ver os contactos que os pais têm online, ver os mails, encerrar devidamente o computador…Opá, não é nada de relevante para nós, mas na idade dele eu pessoalmente mal sabia o que era um computador, e são apenas 12 anos de diferença, não chega sequer a ser uma geração.

    Em relação ao Magalhães propriamente dito, acho que está a ser subaproveitado pela maioria dos professores/escolas. O autor do comentário falou dos alunos a levarem o Magalhães para a escola e usarem-no para aprender…Agora eu questiono-me onde é que as escolas do interior têm uma rede wi-fi devidamente configurada para o efeito, bem como professores com tacto suficiente para aproveitarem devidamente esta tecnologia.

    Uma coisa é certa, nozes temos aos montes, agora falta é saber se há dentes suficientes para as comer…

  47. vitormachado says:

    @maximilian

    Em 102 comentários cerca de 20 são teus. Deves estar a receber pouquinho com o projecto do fantástico Magalhães.

    Disse, digo e voltarei a dizer “Era completamente dispensável este projecto, pelo menos nos parâmetros que este foi apresentado. Não funciona, não está a funcionar e não irá funcionar desta forma.”

    É pena que se consigam abstrair do âmbito em que o Magalhães está integrado para pensar no físico e no ilusório.

    Quanto ao não saber o que digo, o projecto original tinha muitas alterações a nível de inter-face que estão comprovadas, como benéficas e adequadas às crianças, sabe-se muito bem que este tradicional sistema de janelas não é o mais correcto. Sabe-se que o sistema o operativo inicial não era Windows Linux ou outro qualquer igual aos mesmos. Sabe-se que o cuidado gráfico foi pensado para TODAS as crianças do Mundo conseguirem interpretar o computador sem saber Ler e se serem ocidentais. Se calhar quem não sabe o que diz aqui não sou eu!

    Tenho apenas 25 anos e preso muito a dignidade, é um dos valores que mais me orgulha e “jamé” me venderia por uma copia, por um negócio deste forro, completa irresponsabilidade apoiar tal ideia tresloucada. Copiar é roubar algo que pertence a alguém.

    • maximilan says:

      @Vitor,

      Se leste os meus 20 comentários, também leste que eu não defendo o Socrates nem PS, nem partido nenhum (não acredito nos politicos). Apenas o que tentei argumentar é, que uma coisa é uma iniciativa (magalhães), outra coisa é o governo, os professores, os pais, educação, formação, etc.

      Considero que esse teu comentário sobre eu estar a receber algo com o magalhães é triste, desnecessário e absolutamente fora do contexto.

      Sei muito bem que o governo aproveitou o magalhães para a propaganda, apesar de não o ter referido antes.

      Argumentei algures que considero que existem coisas mais importantes onde investir, mas entre nada se fazer e o magalhães, acho que é preferivel o magalhães.

      Também argumentei algures que o que se devia debater aqui era o que Guru da tecnologia escreveu sobre o projecto magalhães e não sobre politica, no entanto até se falou no 25 de Abril… se isto continuar vamos às descobertas e ao D. Afonso Henriques…

      Quanto ao teu argumento do interface, é completamente descabido, fala com crianças ou vê como elas usam aquilo e depois vem argumentar, pois tal como referes, podes não saber o que dizes. Tenho uma filha com 8 anos e ela apenas me perguntou porque não conseguia ir ao site gamesgames.com, o resto não me perguntou nadinha e usa-o com todo o à vontade. Também já vi outras crianças a utilizarem no sem qualquer problema de maior.

      E agora quanto ao teu ultimo parágrafo, estou de acordo e até me revejo nele, a diferença é que tenho 40 anos, talvez tenha mais experiência de vida do que tu e passei por situações e alterações na sociedade que tu nunca irás passar, talvez por isso veja as coisas de outro modo, mas isso não é para discutir aqui.

      Seja como for percebi que és inteligente e se tens esses valores como afirmas, estás no bom caminho e com o tempo eventualmente vais entender melhor o que eu escrevi nas minhas 20 mensagens e separar os alhos dos bugalhos.

  48. Luís Santos says:

    Algumas ideias que, penso, se podem considerar factos:

    -estamos na geração “morangos com açúcar”
    -todos os putos têm ou querem ter PC’s e consolas
    -para a maioria desses putos, PC é sinónimo de jogos, net e redes sociais
    -gastou-se muito dinheiro no projecto Magalhães
    -há muitas escolas com falta de condições básicas
    -há muitas escolas com falta de (bons) professores
    -antes de disseminarem os Magalhães deviam investir na melhoria das condições de ensino e acesso a material didáctico
    -dão-se Magalhães quando muitos pais mal têm dinheiro para viver decentemente
    -há muitos professores que não têm, nem têm que ter, formação em informática
    -há muitos pais que não têm, nem têm que ter, formação em informática

    Eu continuo a dizer: a ideia é boa, mas está mal implementada.
    Primeiro aprendam a gatinhar e só depois a andar.
    Para bom entendedor, meia palavra basta…

  49. Ricardo Almeida says:

    Já o Steve Ballmer tinha dito o mesmo.

    Sinceramente acho o “Magalhães” uma óptima medida. As pessoas é que nunca estão contentes com nada.

    O certo é que antes do “Magalhães”, haviam muitas outras prioridades na educação em Portugal. De qualquer das formas, o Governo pouco teve de investir neste programa por isso, aceita-se.

    A minha afilhada hoje tem um computador graças a estas medidas. Se assim não fosse, só quando tivesse 14 ou 15 anos é que iria ter.

  50. Ricardo Almeida says:

    Caro Luís Santos,

    “há muitos professores que não têm, nem têm que ter, formação em informática”

    Como em qualquer outra área, as pessoas têm de se actualizar. Os professores não são excepção. A menos que queiram ficar com os métodos adoptados há 30 anos atrás.

    Acho que as pessoas devem tentar sempre melhorar as metodologias que usam no trabalho. Pelo menos, eu penso assim. Senão, ficam para trás.

    A isto, chamamos progresso.

    • Luís Santos says:

      Sim, mas… como é que fazem isso? Pagam a formação com o seu dinheiro? E em que tempo? Primeiro aprendem uns e depois os outros? E onde é que aprendem? Quem os certifica? Lá está… ideia mal implementada.

      • Ricardo Almeida says:

        Não parece assim tão difícil. Não estamos a falar em nenhuma formação demasiado complexa. Há, inclusive, várias entidades que dão formações básicas gratuitamente.

        Já aprendi tanto ou mais na minha área desde que tirei o curso, do que durante o curso em si.

        Mas compreendo o ponto de vista que defende. Começamos a casa pelo telhado, sem bases sustentadas, sem acudir a muitas outras questões que são prioritárias no sistema de ensino.

  51. maximilan says:

    As outras mensagens desapareceram, mas ainda bem…

  52. camarao says:

    Os míudos sabem usar computadores mas não sabem pensar. Sim, avançou-se imenso. Até há uns quantos que já escrevem aqui nos comentários do pplware. Usam um computador, mas falta-lhes o resto – a inteligência e o saber articular ideias. Detalhes.

    A sorte dos nossos governantes é que o voto continua a ser uma cruzinha dentro de um quadrado ao lado de um boneco. Se fosse uma pergunta do tipo das que se fazem na escola:
    “Em que partido vai votar? Justifique a sua resposta.”, tenho a certeza de que o número de votos nulos aumentaria exponencialmente. Assim, é tipo clube de futebol: votamos num partido, porque diz que é de esquerda e o tipo que está à frente é um chico-esperto. E se ele arranja uns tipos que dizem que o Magalhães é bom, a malta acredita.
    Mas o que eu acho mais piada, é que todos os anos aparecem uns papás a queixarem-se que os meninos andam com as mochilas com muitos livros, mas agora o Magalhães é leve que nem uma pena. Acho piada a isso, e às salas de informática do secundário e de algumas Universidades públicas.

  53. CD says:

    Quem está contra a implementação deste projecto acho que deveria ler as ”postagens” que fizeram durante estes dias e lembrar do que escreveram daqui a 10 ou 15 anos, penso que iriam ficar com a ideia das opiniões erradas com que estavam nos dias de hoje, continuo a dizer que continuamos a ter muita gente neste país que não consegue ver para além das ”4 paredes” que estão rodeados o que é pena.

    Lembrem-se que o futuro é já amanhã e não daqui a 50 anos, por isso se plantar-mos as árvores hoje com certeza que não será amanhã que teremos os frutos, mas também não serão precisos 50 anos.

    Agora para quem se acredita em milagres e no pai natal, acreditam que se tomam medidas hoje e amanhã ao acordarmos é tudo um mar de rosas, se não o é a culpa é de alguém e como portugueses que somos é fácil continuar a dizer que a culpa é de todos em geral e de ninguém em particular e que é preferível não fazer nada se no dia seguinte tudo continuar na mesma.

    Um bem haja a todos os velhos do Restelo e até amanhã.

  54. Henrique says:

    Só é pena é que apenas quem não é Português, que dê valor a algumas coisas nossas. Bom Português tem que falar mal de tudo. É triste…

    Esse investimento a médio/longo prazo foi uma das melhores coisas feitas nos último anos em Portugal, a meu ver.

  55. Henrique Oliveira says:

    Falam falam falam, mas digam-me uma coisa: quem disse que o dinheiro dos magalhães vieram dos impostos? lol Falam sem saber o minimo, e depois fazem-se passar por tolos.

  56. GM says:

    Uma coisa ele disse bem “correctamente utilizado”, o que não acontece e nunca aconteceu.

    O magalhães (nos moldes actuais) não funciona, os professores têm uma enorme resistência à sua utilização e as crianças apenas o usam para jogar e ir ao facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.