Grupo Auto Sueco migra plataforma móvel para Windows Phone
Todos nós sabemos que os dispositivos móveis vieram para ficar ... basta olhar para o lado quando nos encontramos no café, nos transportes, ... para ver que em todo o lado há um Smartphone, um Tablet, ...
Recentemente foi feita uma revelação algo inesperada na qual o Grupo Auto-Sueco se vai tornar na primeira empresa nacional, a fazer a migração da quase totalidade do seu sistema móvel.
No entanto, a escolha do Windows Phone em detrimento do Android, por exemplo pode causar alguma estranheza.
A Microsoft Portugal anuncia que a Auto Sueco iniciou um processo de migração de quase toda a sua plataforma móvel para Windows Phone. Trata-se da primeira empresa, a nível nacional, a fazer a migração do seu sistema na totalidade, passando todos os colaboradores da empresa a dispor, a partir de agora, de alguns dos mais recentes dispositivos móveis com Windows Phone, de que são exemplo o Nokia Lumia 800 e o Nokia Lumia 610.
Com esta migração, haverá, ainda, uma total integração com o Microsoft Exchange e o acesso à internet, disponibilizando assim a todos os colaboradores ferramentas de colaboração que permitem e potenciam uma maior produtividade, já que os mesmos têm acesso mobile a todos os conteúdos e informação da empresa, independentemente da sua localização geográfica.
Esta opção por Windows Phone representa para o Grupo Auto-Sueco uma previsível redução de custos, já que permitirá uma optimização da produtividade de todos os colaboradores, através do acesso generalizado a e-mail numa plataforma homogénea, a integração de plataformas internas agregadas de valor superior, bem como a redução de custos relativos à manutenção e suporte, graças à normalização das plataformas móveis.
De acordo com José Meneses, Director de Sistemas de Informação, do Grupo Auto Sueco, “há já algum tempo que sentíamos a necessidade de dotar os nossos colaboradores com equipamentos móveis assentes numa plataforma fiável, com integração fácil e natural com os nossos sistemas de correio, Intranet e de comunicação colaborativa (MS Lync). Era também nossa ambição que a plataforma escolhida permitisse que esses mesmos colaboradores pudessem usar o mesmo terminal móvel para as suas actividades pessoais integrando pois facilmente com ligações à Internet, redes sociais e mesmo de lazer. Da avaliação que fizemos apenas a plataforma Windows Phone nos poderia garantir todos estes objectivos mantendo os elevados padrões de segurança por nós exigidos”.
O processo de migração que se iniciou em Junho ficará concluído em Outubro.
Eis o Poder da Mobilidade ...
Este artigo tem mais de um ano
cof… cof…cheira-me que essa “redução de custos” virá em detrimento de uma parceria com a microsoft em troca de apoios (verbas) como acontece em muitas situações. Ou então estarei enganado (o que duvido).
Tive até á data, um telemóvel Android, uso presentemente o iOS, e agora adquiri um Nokia com Windows Phone.
Para o que estes gajos querem, decididamente, o WP é um excelente sistema operativo! Mas mesmo bom, pelo menos o meu Nokia, é espetacular a tratar de Chamadas, SMS, MMS, E-mail e IM’s que eu uso, Facebook Chat, se bem que o Google Talk, só com app’s extras.
Contudo, é limitado em termos do que é possível fazer com uma app, tal e qual o iOS.
E nem tem as “app’s da moda” como o iOS, se bem que tem uma colecção de app’s já boa que chegue e sobre para a maioria das pessoas. As app’s prórpias da Nokia também são de excelente qualidade, todas.
O browser é francamente bom até, para “internet explorer” 🙂
Mas se fosse hoje, ia para um Galaxy Nexus (apesar de custar o dobro do que me custou o meu tlm).
Ora aí está “nem tem as “app’s da moda””… logo um ponto a favor de “apenas a plataforma Windows Phone nos poderia garantir todos estes objectivos mantendo os elevados padrões de segurança por nós exigidos”
Estranheza?Então porquê? Não me digam que ou é Android ou nada?
Até parece uma aposta razoável, considerando que a MS está em vias de uniformizar as suas plataformas. E provavelmente com uma infra-estrutura já existente baseada em MS (Windows cliente, Windows Server, AD, Exchange, etc, etc.) faz todo o sentido.
Só será um pouco precoce a adopção dos telemóveis, já que nenhum receberá o WP8.
+1
Grantido o WP8 no nokia Lumia 900
A ver vamos se a Microsoft não acaba com o Window Mobile durante os próximos meses e eles ficam sem plataforma mobile. É mais provável isso acontecer do que se fosse com Android ou iOS. Mas eles lá sabem, ou não, onde se estão a meter.
Esse comentário não tem pés nem cabeça Nuno. O Windows *Phone* está a ganhar um impulso sempre crescente e a integração com a plataforma existente numa empresa nunca será comprometida, mesmo se o suporte subitamente acabasse. De resto, e pelas noticias que temos visto, parece que é o SO Mobile mais seguro de momento…
mais seguro!!!! Ainda nem está no mercado e já dizem que é o mais seguro!
Na instalação de qualquer windows, desde a versão 98, tb diz que é mais seguro que o anterior… enfim, não vamos ser hipócritas.
Olha que ainda à dias saiu uma notícia de um alguém ter descoberto uma forma de ataque por certificados e o Windows Phone 7.5 foi o único que se safou. Tanto o Android como o iOS foram atacados. Portanto, se calhar nem temos de esperar pelo 8 para dizer que o Windows Phone é um dos sistemas mais seguros.
Tem graça, a M$ também teve problemas com certificados (http://goo.gl/DywF5)!!!
Agora que o WP8 tb vai ter um store market unificado, achas que vale apena falar em segurança em ambientes M$?
Todas sabemos que volta e meia temos que formatar “windows machines”, todos sabemos que em pouco tempo somos contaminados com maleware… nomeadamente em ambientes M$, mas o que é certo é que mesmo assim não admitimos, pq?
Porque tentamos defender a nossa marca, mesmo que seja a pior coisa do mundo. Nada é seguro, mas existem empresas que levam a segurança como prioridade, assim como existem produtos que são mais seguros que outros, mas nada é seguro a 100%.
Não sei se reparaste mas falei sobre Windows Phone! Não se devem misturar as coisas pq até ao momento são coisas completamente distintas.
Quando o Windows 8 chegar e o Windows Phone 8, como ambos usam o mesmo kernel as coisas já são diferentes!
Mas como o Windows 8 tem tido boas reviews em segurança isso só pode ser bom para o Windows Phone.
“After a week of rampant hacking at the Black Hat and DEF CON security conferences in Las Vegas, one operating system escaped unscathed: Microsoft’s upcoming Windows 8. Yes, Windows 8 – you read that right. It is looking like Microsoft’s creation will be the most secure desktop OS out there – and perhaps the most secure mobile OS, too.
Read more: http://www.itproportal.com/2012/07/31/will-windows-8-be-the-most-secure-os-in-town/#ixzz22xZjYErT“
Achas mesmo que isso vai acontecer? Francamente…
A Microsoft já acabou com o Windows Mobile há mais de 2 anos.
Andas distraído!
Uma aposta de futuro portanto, parece-me que finalmente a Microsoft está a apostar nos cavalos correctos.
Engraçado, quando calha a opções da microsoft é só teorias da conspiração…
Concordo contigo a 100%!!!
Muitos dão opiniões e nem conhecem o sistema WP7, no entanto só porque é Microsoft é mau… Eu tive um SE Xperia X10 Android 2.3, neste momento uso um Nokia Lumia 800 e para os “MEUS” critérios (“que não apps da moda”) jamais voltarei ao Android.
PS: Não falo do iPhone, porque nunca tive nenhum…
Grande comparação, um saiu em 2009 e o Nokia saiu em Outubro de 2011!!!
Pq é que não comparas com o Samsung Galaxy S II (que saiu em Fevereiro de 2011), coloca no GSM Arena e mesmo tendo saido 9 meses antes, em tudo tem melhores características.
Não percebo, estes comentários…
Eu também não percebo o teu. Ele está a falar do Sistema Operativo e não do Hardware. Para além disso, o Lumia que ele tem não tem hardware assim tão recente para ser comparado sequer a um Galaxy S II. Mas pronto… Sinceramente, experimentem… Mandar postas de pescada é fácil.
O Windows Phone dá uma óptima experiência de utilização aos utilizadores, e era isso que ele estava a referir…
Muito bem, então queres tu dizer que a comparação entre um Android 2.3 (DEZ 2010) com um Windows Phone 7.5 Mango (SET 2011 no mercado) é uma comparação válida, quando em OUT 2011 saiu o Android 4.0.
E esse sim deveria servir de comparação.
“O Windows Phone dá uma óptima experiência de utilização aos utilizadores, e era isso que ele estava a referir…” e os outros Android e IOS não dão, são apenas brinquedos que as empresas optam por incluir nos seus equipamentos, mesmo tratando-se de equipamentos de vanguarda, como é o caso da “NASA chooses Android to power satellites in space”: http://goo.gl/rUkiX
Muito bem, estou a gostar.
A Nasa escolhe para eles o que bem lhes entende. Eu não sou a Nasa! 😉
E eu preciso de um telemóvel não de um vaivém espacial! Que o Android é versátil ninguém está a discutir isso. É, e é o mais versátil SO móvel actual sem dúvida. Mas quando compras um telemóvel que vantagem te dá para ti saber que o SO pode correr em televisões ou até instalares no portão automático de tua casa??? Nenhuma!
Quanto ao iOS eu não comentei portanto não sabes sequer a minha opinião.
Disse sim, que o Windows Phone oferece uma boa experiência ponto final. Nunca usei o Sony Ericsson falado em cima, mas sei e tu também certamente que o Android pode ser um pouco lento e tem alguma lag para o utilizador.
Ainda não testei a versão JB (houveram melhorias), mas a realidade é que o JB não vai chegar à grande maioria dos Androids que existem por aí…
Se quiseres faço-te um desenho!!!
Sim, já comparei com o um Galaxy SII e continuo com a mesma opinião…. Qual foi a parte dos “MEUS” critérios que não entendeste?
Cumprimentos.
Pelos vistos, nenhum. Pois para telefonar e receber mensagens não necessitas de um smartphone. Já agora, quais são os “TEUS” critérios , que não apps da moda?
Se migra de plataforma móvel, qual era a anterior? Ou a notícia deveria ser “Grupo Auto Sueco implementa solução de plataforma móvel acente em Windows Phone”?
Pelos vistos não estão a falar do WP8, pois os modelos lumia que apresentam não irão suportar tal sistema. Sendo eles um WP7.x, presumo que seja muito limitado em relação à concorrência. Por isso, isto é apenas marketing…
Pessoalmente não me choca nada esta decisão. Em ambiente empresarial sem dúvida que o Windows Phone e Blackberry são as melhores opções. Android (com muita pena minha) e IOS são opções viradas mais para o publico em geral.
Não me surpreenderia de ver mais empresas de grande dimensão a tomarem o mesmo tipo de decisão.
Absolutamente de acordo contigo.
Francamente não vejo nada de grande admiração.
Tenho PDA tanto empresarial como pessoal , ambas com sistema operativo da Microssoft e que, embora uma delas já com 5 anos de bons serviços a manterem-se.
Cá no grupo existem mais duas mais modestas mas tambem com Windows e nunca nos deixaram ficar mal em sincronizações,mail,etc.
Satisfeito portanto e sem necessidade de grande preocupação.
Com dois meses temos uma experiencia com uma Samsung que cumpre mesmo nas sincronizações com outlook ( abençoado KIES, senão…), só a imposição de abrir uma conta no Google chateou.
Agora lá o divertimento de APP’s para isto, APP’ para aquilo ,a maior parte de ícones que andam para ali a passear e chatear…só interessa a quem vê nisso o objectivo único, portanto…
Não me admira nada, falando em termos de desenvolvimento o windows phone corre aplicaçoes desenvolvidas em .net, se a empresa em questão tiver de adaptar para a plataforma móvel uma aplicação em C#.net(por exemplo) é praticamente directo, para Android é mais complicado, para IOS é muito trabalhoso. Por isso cada caso é um caso e a conversa de que isto é melhor que aquilo depende muito.
Conheço bem as pessoas em questão neste processo. Muitos “chefes” andavam a brincar com blackberrys loong time ago mas a empresa sempre apostou nas plataformas made in Microsoft desde que abandonou a IBM. Era previsível. Pena que apostem em novas plataformas e esqueçam quem lhes deu o pão que tem para comer…
Eu continuo a achar que a aposta em sistemas MS é um erro, dinheiro gasto em SO em detrimento do equipamento…
Com alguma facilidade consegue-se os mesmos resultados com o Android/Linux, muitas vezes é mesmo por comodismo e “lobisismo”…
Dizer que os sistemas MS são mais seguros é de que nasceu ontem para a informática… desde que me conheço que vi a MS sempre a encher peito e desde sempre que me lembro de andar a limpar comps aterrados de Malware…
Com o linux, nem sequer tenho anti-vírus e não sinto necessidade para tal…