Greenpeace: iPhone liberta substâncias tóxicas!
No relatório chamado de "Ligação perdida: os químicos perigosos do iPhone", o grupo revela que testou 18 componentes do iPhone da Apple que revelaram substâncias perigosas como conhecidos em inglês como BFR, e PVC.
Junto à detalhada autópsia publicada no site da organização, pesquisadores da Greenpeace afirmam que componentes plásticos nos cabos do iPhone são classificados na Europa como "tóxicos para reprodução".
A Greenpeace descobriu também que a bateria do iPhone é soldada, o que dificulta a separação do componente para sua reciclagem.
"Ao que parece a Apple ainda está longe de liderar a fabricação de electrónicos verdes como os seus rivais, Nokia, que já vende telemóveis sem PVC", ironizou Zeina Alhajj, activista da Greenpeace International, fazendo a referência à promessa feita por Steve Jobs em Maio.
Na ocasião, o fundador e CEO da Apple publicou uma carta aberta no site da empresa prometendo produtos mais verdes após a Apple ficar na última posição do ranking das empresas de TI que menos respeitam o meio ambiente elaborada pela Greenpeace.
Além dos componentes tóxicos, a organização criticou também a falta de políticas para reciclagem dos dispositivos, o que faz com que até 10 milhões de iPhones vendidos em 2007 "tenham um destino incerto" ou se juntem "às montanhas de lixo electrónico despejado na Ásia".
Fonte: PcWorld
Este artigo tem mais de um ano
“A Greenpeace descobriu também que a bateria do iPhone é soldada, o que dificulta a separação do componente para sua reciclagem.”
Que fixe… quando a bateria tiver a ficar “viciada” podemos sempre comprar um iPhone novo ou pagar um grande balurdio para a “Assistência Apple” o fazer por nós… epah… inda dizem que a HP e Acer suckx…! LoL… o MAC e o iPod podem ser mt bons… mas de resto… ai ai…
PS: A bateria do iPod também não é destacável… e eu já tou tramado com o meu…! enfim… Big Corps suck big tim€!!!
Pois, as guerras entre a Greenpeace e a Apple já são velhas. Tem que ver com a campanha “Green my Apple” http://www.cio.com/article/26175/Greenpeace_Responds_to_MacExpo_Ejection
O que eu me parece, lendo o texto original da Greenpeace, como outros já salientaram é que não houve qualquer comparativo. Pegaram num iPhone e mandaram-no analizar num laboratório. Não se percebe aonde foram buscar a informação sobre as outras marcas. Sobre a bateria, a Greenpeace descobriu o que já tinha sido divulgado.
http://www.greenpeace.org/international/news/iPhone-test-hazardous-toxic-chemicals151007
OFF TOPIC
Andava há que tempos à procura das especificaçõs e do preço do ASUS Eee PC, um “sub-notebook”: 315 euros (IVA incluído), o modelo de 4GB. Bastante mais barato que o iPhone e sem custos de assinatura.
http://www.reghardware.co.uk/2007/10/16/asus_launches_eee_pc/
Realmente ganho cada vez mais repudio pelo iPhone… principalmente por não perceber o fascinio que introduz ás pessoas 😐
——————————
sounatural.com
Para além de ser um telemóvel de há dois anos pintado com uma interface gráfica engraçada (e inovadora por sinal) ainda se dá ao luxo de poluir mais que os seus companheiros de mercado…
Quanto à questão da bateria, não seria de esperar outra coisa da Apple: sempre foi assim. “Ai queres mudar alguma coisa no teu equipamento? PAGA pelos nossos serviços!”
A moda dos telemóveis já foi o que foi e agora com estes lançamentos “inovadores” realmente não vejo o fascínio por este tipo de coisas. Eu telemóveis só ando com ele mesmo quando tenho que andar… agora iPhones iPods e afins… vivo bem sem eles 🙂
é por isso que nunca comprei nada da apple nem tenciono… burlado? não obrigado. existem alternativas mais baratas e melhores.
Há um aspecto do post que está profundamente errado. Fala-se de telemóveis (quando não se fez nenhum comparativo entre telemóveis) e depois põe-se o gráfico do verde para o vermelho – relativo a todos os produtos fabricados pela respectiva empresa, incluindo computadores. O engano aumenta quando no topo está a Nokia que, que eu saiba só produz telemóveis. Escrevo isto porque me parece que esse engano começa a aparecer nos comentários.
Leiam lá este artigo de Steve Jobs (escrito em Maio, o artigo da Greepeace do gráfico vermelho-verde é de Agosto) na parte do arsénico e mercúrio. Torna-se óbvio que quem não fabricar LCDs é menos poluente (a Apple fabrica e a Nokia não). http://www.apple.com/hotnews/agreenerapple/
O gajo da greenpeace devia era ser preso, é um gajo a desejar ter um e ele a ter o “prazer” de desmontar e destruir o iphone. Lol.
A Nokia tambem produz monitores… mas não os vende ao publico… a Acer, HP, Asus, Toshiba, entre outros, produzem telemoveis…. por isso tem logica que apareçam no gráfico…
Era bom ter toda a informação. A Greenpeace já veio afirmar que o iPhone respeita a legislação mais apertada (a Europeia).
http://www.macnoticias.net/?q=node/2675
Por outro lado as baterias já não “viciam” têm ciclos limitados.
Mas é de ter atenção que por cá o iPhone terá (por força da Lei) 2 anos de garantia. Assim se dentro desses 2 anos a bateria “acabar” será substituída gratuitamente.
E já agora o Título é errado. O iPhone não liberta nada. Pode ter é componentes que contêm substancias mais ou menos tóxicas.