Grécia: Satélites mostram a devastação causada pelos incêndios florestais
Além da pandemia por COVID-19, com o verão chegam também os incêndios. Portugal é normalmente notícia pelos enormes incêndios, mas este ano parece estar tudo mais calmo comparativamente a outros anos.
Em sentido oposto, na Grécia, os incêndios florestais deste ano são já considerados a maior catástrofe ecológica a que o país assistiu em décadas. As imagens de satélite mostram a enorme devastação.
Copernicus: Programa de Observação da Terra da União Europeia
De acordo com números recentes, 50.910 hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo na Grécia. Há centenas de bombeiros a combater os incêndios, assim como meios aéreos que já vieram de outros países. Para complicar tudo, a Grécia enfrenta um dos piores meses de agosto, com as temperaturas a ultrapassarem os 40ºC em algumas regiões do país.
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Imagens obtidas pelo satélite Copernicus, que mostram claramente a devastação da Grécia em apenas 10 dias. O Programa Copernicus da ESA, que conta com os satélites Sentinel-3 A e B, está a monitorizar fogos e incêndios em todo o mundo.
Na página Web de suporte do projeto, é referido que...
Estas imagens, adquiridas por um dos satélites Copernicus Sentinel-2 em 1 de agosto e 11 de agosto de 2021, oferecerm uma visão da área queimada resultante do devastador incêndio florestal que atingiu a ilha grega de Evia
De acordo com os dados do módulo de mapeamento rápido do Serviço de Gestão de Emergências Copernicus (CEMS), 50.910 ha de vegetação foram destruídos pelo incêndio que eclodiu no dia 4 de agosto.
Os incêndios florestais são constantemente registados pelos satélites. O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos europeus. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).
Este artigo tem mais de um ano
Andam os gajos do “verde”,” ambiente” eco/tretas/lobbies do fogo e companhia limitada a largar fogo em vários países ou a manipular tristes de fraco pensamento e depois espalham sempre a narrativa das alterações climáticas. De vez em quando lá apanham um em flagrante, mas não falam muito disso. Quem paga, são sempre os mesmos.
Tu tens problemas cognitivos sérios.
Isso para o Rui Miguel não existe, problemas cognitivos apareceram através de uma narrativa!
Coitado do planeta que vais deixar para os teus filhos…
Tens razao. Concordo. Alteracoes climaticas a onde? Quer na Grecia, quer na Turquia e na Argelia, referiram que os incendios foram o resultado de mao criminosa.
Enquanto não os puserem a arder num pinheiro,(os criminosos) vai ser vira o disco e toca o mesmo,excesso de direitos e liberdade,não acontecia antes,agora é coisa normal,pobre planeta,não aguenta tanto mal…
Os incendiários sempre existiram, não é de agora que existem pessoas “malucas” pelo fogo. Se o castigo é suficiente? Nunca é pouco ou muito. Se fosse suficiente, quando tínhamos pena de morte, devia de ser um paraíso pois os criminosos deviam de estar cheios de medo…ou então não.
A solução passa mais fiscalização/monitorização das florestas.
na ditadura nem era preciso vigilância que nada ardia
Nem (ardiam) as mentes das pessoas, porque bastava um pensamento em voz alta contra a própria (ditadura) que as pessoas iam passar umas férias em peniche a levar no lombo… adoro as pessoas saudosistas do tempo da ditadura (que fique claro, estou a ser irónico), como se naquele tempo TUDO fosse melhor do que é agora!!!
Assustador, no minimo…
Nenhum comentário da ativista mirim, Gretha?