Governo vai perdoar penas e multas a jovens! Saiba porquê…
É algo inédito em Portugal! O Conselho de Ministros aprovou hoje, por via eletrónica, a proposta de lei que estabelece perdão de penas e amnistia de infrações praticadas por jovens. Saiba qual a razão desta proposta de lei.
Jornada Mundial da Juventude é o motivo para perdoar penas e multas a jovens
A Jornada Mundial da Juventude é motivo para a decisão tomada pelo Governo. Esta nova medida vai aplicar-se a pessoas entre 16 e 30 anos que tenham cometido infrações ou estejam a cumprir penas. Mas como em tudo há exceções.
O diploma estabelece um perdão de um ano a todas as penas de prisão até oito anos, sendo adicionalmente fixado um regime de amnistia que compreende as contraordenações cujo limite máximo de coima aplicável não exceda €1.000 e as infrações penais cuja pena não seja superior a um ano de prisão ou a 120 dias de pena de multa.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, a Proposta de Lei compreende ainda exceções ao perdão e amnistia, não beneficiando, nomeadamente, quem tiver praticado crimes de homicídio, de infanticídio, de violência doméstica, de maus-tratos, de ofensa à integridade de física grave, de mutilação genital feminina, de ofensa à integridade física qualificada, de casamento forçado, de sequestro, contra a liberdade e autodeterminação sexual, de extorsão, de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, de tráfico de influência, de branqueamento ou de corrupção.
Estão abrangidas pela presente lei, a submeter à Assembleia da República, as infrações praticadas até 19 de junho de 2023 por pessoas que tenham entre 16 e 30 anos de idade.
As medidas de clemência propostas, focadas nos jovens, têm lugar no quadro da realização em Portugal da Jornada Mundial da Juventude, que contará com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco, cujo testemunho de vida e de pontificado está fortemente marcado pela exortação da reinserção social das pessoas em conflito com a lei penal.
Este artigo tem mais de um ano
E que tal darem-lhes uma comenda e um lugar no governo?
Currículo já têm!
E as vitimas? “Ganham” alguma coisa com a visita deste senhor? Ou apenas saberem que as pessoas condenadas pelos crimes que foram vitimas recebem algum tipo de perdão já é “presente” bom o suficiente?… Neste país as vitimas contam zero… Na pandemia também soltaram vários, a taxa de reincidência desses indevidos devia ser noticia, e mais falado publicamente. Alguns deles foram apanhados a cometer um crime menos de 18 horas depois de terem sido soltos. Sua santidade devia visitar mais vezes os países com grande tradição católica, pois parece que cá e lá existem muitos senhores acusados de uns crimes “menores” que lhes dava muito jeito o santo perdão.
Muito bem visto… Concordo na Totalidade.
No meio disso soltam algum político amigo preso por corrupção…
As vítimas dão a outra face
Façam a jornada dos políticos para ilibar os corruptos!
É desta que o crime compensa?
Excelente, vão soltar mais carteiristas para palmarem as carteiras aos betinhos de igreja
Vergonha! Tributar a igreja é que está quieto
Esta é boa, nos mesmos tipos de crime pessoas com mais de 30 anos têm de cumprir pena.
Pois, é isso mesmo! A Amnistia deveria abranger todos os cidadãos, numa perspetiva de equidade na Justiça.
Por favor, alguém que tome conta deste país que isto está mesmo a saque!
Portugal sem crime/corrupção deixa de funcionar para os donos disto tudo que desprezam a democracia!
Olá Porco….
E devolvem-nos os pontos?
O que uma religião faz…
O os ateus, judeus, bolsistas, ortodoxos…. Esses também tem perdão???
Ou são só os batizados?
Inacreditável.
Eu bem digo que este país enquanto forem tugas a votar em tugas não vai a lado nenhum.
Tem que ser gente de fora a mandar nisto.
Infelizmente esta é a verdade…
Na minha opinião, o problema não é os tugas votarem em tugas, mas sim votarem com a barriga (o c*) em vez do cérebro.
Quando aparece um político que lhes diz as verdades, os tugas não votam nele, e preferem votar nos vendedores de banha da cobra.
Isso é um problema do ser humano, gosta de ouvir as mentiras, aquilo que é bonito. A verdade custa a ouvir…
Claro que não votam. A maioria são relativamente inteligentes.
Politica é muito mais do que falar e ser populista, aliás, há cerca de 100 anos tivemos uma má experiência com a brincadeira do populismo e pessoas que “diziam as verdades”.
Hugo, que má experiência foi essa?
Se se está a referir ao aparecimento do Salazar, como é óbvio deve saber que a república estava uma bandalheira total.
Completamente arruinada e ingovernável para não dizer falida.
A de agora está pior…
Bruno, lá está, são tugas.
Facilmente enganados e manipuláveis.
Acabou de descrever um tuga na perfeição.
Ileteracia e ausência de capacidade analítica só podem dar neste resultado.
O PM já é de fora
PM , não é de fora não.
Em breve quem será de fora é vc.
Esse que diz que é de fora já era o delfim do filósofo Socrático.
Já cá anda há muito tempo a destruir Portugal.
Bem, passar a mão no pelo de criminosos e delinquentes e dizer-lhes que não serão castigados é corrente com a forma de educar da maioria dos pais atualmente… Sociedade p0bre de espírito…
Coerente, e não corrente
Inédito seria a justiça funcionar e responsabilizar quem se porta mal na sociedade e não perdoar tudo e todos por estupidezes que fazem.
Mais uns anos e perdem o controlo de tudo por decisões destas
Inédito seria a justiça funcionar e responsabilizar quem se porta mal na sociedade e não perdoar tudo e todos por estupidezes que fazem.
Mais uns anos e perdem o controlo de tudo por decisões destas
Perdão de um ano de pena para penas até oito anos e excluindo crimes especialmente graves, a pessoas entre os 16 e os 30 anos. Acho que o pessoal devia estagiar um mesito na choldra para saber o que custa, e quanto deve estar agradecido e aproveitar quem for abrangido.
Quanto a visitas de papas haver amnistias ou perdões de pena, não é inédito – aconteceu em 3 visitas de 1976, 1982 e 1991. O último perdão de penas, por causa da COVID-19, foi de 2 anos.
De lá para cá a população prisional aumentou 1000 pessoas, grande parte jovens.
https://rr.sapo.pt/noticia/religiao/2023/04/09/instituicao-catolica-pede-amnistia-para-reclusos-por-ocasiao-da-jmj/326579/
Preparem-se, que o pior está para vir. Quando este governo sair ou cair, irão ver o buraco nas contas públicas.
O governo apesar de apregoar superávits vai deixar um buraco maior que o do Sócrates, e depois toca a apertar o cinto, mas desta vez o apertar será muito pior, por causa da enorme instabilidade política e militar a nível internacional.
BCE, BM e afins, irão fazer-nos manguitos quando lhes formos novamente bater á porta de mão estendida.
E se isso não se verificar, vens cá retratar-te publicamente todos os dias durante um ano e dizer “Malta, afinal estava errado!”
Não estou nem para aí virado, mas acho que seria justo… 😛
Fantástico !!
Com políticos de “terceiro mundo” só pode haver políticas que promovam o roubo e a corrupção.
Mas vamos ser realistas, não é o que está já a acontecer desde que o bando Costa & Companhia entrou para o governo?
Que eu saiba neste país só é criminoso quem não paga impostos, já que só nestes casos é que os tribunais fazem alguma coisa .. e rapidamente.
Quanto às vitimas … façam justiça pelas próprias mãos ou encomendem o serviço a alguém até aos 30 anos …
WTF MAS QUE SENTIDO ISTO TEM? A MINHA RELIGIÃO NÃO É A FAVOR DISTO!
Com este constante baixar de calças do estado perante a igreja, só me admiro dos números apresentados sobre abusos não serem maiores
Já agora malta, vamos pedir o perdão às multas, excesso de velocidade, álcool a mais, não se pode beber um bagaço que dá logo multa, amnistia de insolvências, multas incompreensíveis da AT e do cancro da sociedade, a Segurança Social.
Isto e vergonhoso para um Papa ou foi pressionado para fazer isto ? Duvido, isto e mesmo o mal em accao , para desmoralizar a moral da vida e dar a entender aos jovens que isto pode ser o inicio de uma bela carreira promissora de pratica de crimes que ja sabem que de futuro terao um perdao. Belo exemplo de moral e bons costumes sr Papa do diabo.. Eu ja suspeitava deste Papa, a mascara sempre cai com o tempo para toda a gente. Estes politicos conseguem ganhar pelo cansaco.
É uma vergonha… Simplesmente deplorável este governo
Os jovens que vão ser perdoados, melhoraram enquanto pessoas para merecer o perdão? Ou isto é uma medida avulsa “porque sim”?
Totalmente a favor de perdoar penas e multas, sejam jovens ou não, desde que tal aconteça por mérito de um melhoramento da personalidade da pessoa.
Isso seria bonito se resultasse, mas duvido que muitos deles nao continuem com esse comportamento. Se em casa nao lhes dao educacao esta tudo dito nao e ? E provavelmente ate os pais sao dessa linhagem. Obviamente que havera excepcoes mas acredito que sao uma infima minoria. Isto esta tudo ao contrario e cada vez pior. Estamos a dar um belo exemplo as pessoas e para se tornarem criminosas sera um futuro com canudo garantido. Se isto nao e satanico nao sei o que seja.
Porque não lhes dar já uma reforma de 2500€ ?
😉
Mas até é um prémio jeitoso, e talvez a maior parte volte apostar no mesmo jogo …
Super justo para com todos outros ” infratores “… e para com as vitimas e cumpridores …
Talvez os advogados também não gostem muito até porque agora estão a sentir no corpo aquilo que até aqui pouco ou nada lhes dizia respeito ( as inconstitucionalidades, atentado às liberdades, garantias, direitos ) que se tem assistido … mas já o outro dizia ” o mal do teu vizinho vem-te pelo caminho … ”
É bem !
😉
Se cometeram crimes é porque houve vitimas.
Na próxima visita do papa, os jovens já sabem o que podem fazer….
Uma vergonha!
ja que nao aceita imagens, vai o MEME descrito.
descriminar por raça, sexo, etc…… DRAKE NÃO QUER VER
descriminar por idade …. DRAKE APROVA
“Sua Santidade o Papa”? O governo comporta-se como se ainda estivéssemos na Idade Média e Portugal fosse um vassalo do Vaticano. Somos um país laico, por amor de deus! O governo é uma vergonha, mas pelo menos podia abster-se do beija-mão papal!
Já estamos a 1 de abril?