PplWare Mobile

Governo russo editou dados sobre o voo MH17 na Wikipédia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. newJ says:

    Sim, e depois? Não têm o direito de contrariar outra informação lá colocada? Quem é que sabe qual é a correta? Ha mais indicios para um lado, mas como dizem ainda não é certo..

    • luislelis says:

      Estas a falar a serio? Parece-te aceitavel? E se a pagina fosse tua, como reagirias? Portugal deveria seguir o mesmo caminho?

      • José says:

        Não me diga que é daqueles que acreditam em fadas! E no reescrever a História quando esta não convém! Não se esqueça dos factos! Facto. Os ro-russos têm apoio total e inequívoco do governo russo! Facto. Os russos ocuparam ilegalmente território de outro país! Facto os pro-russos já abateram uma seria de aeronaves! Facto, os ucranianos não têm grande necessidade em abater aivões visto que os pro-russos não os têm. Facto, os pro-russo logo após o abate fizeram saber que ninguém poderia sobrevoar esse espaço! Facto, após o choque que provocaram na comunidade internacional rapidamente acusaram o governo ucraniano com o apoio covarde e imperialista dos russos que ainda sonham em conquistas ao modo do séculos XVIII e XIX. Facto, os russos horas antes tinham “fechado” esse corredor! Outro facto, muito esquecidos, os russos com os tiques ainda do império comunista, gostam muito de limpar a imagem, fazem a porcaria e depois limpam para mostrar o quão civilizados são! Nisso, ao contrário dos Norte-americanos, são peritos, e caso exista alguém que levante uma questão tem que sempre um “acidente” inexplicável. O que me admira é haver gente que defende um governo e política como a russa! Deve ser alguém com tiques de mandão e que gosta de meter-se na vida dos outros! Há muito disso neste belo país à beira-mar.

        • José says:

          Desculpem alguns erros, mas o corrector do meu i-pad por vezes, tem vida própria.

        • jp says:

          José… creio que eu vivo num planeta totalmente diferente do teu. Vou ver os factos do meu planeta…
          O avião foi abatido em zona da ucrania controlada pelos rebeldes (no dicionário de outros é terroristas, uma vez que apenas muda de nome se os apoiamos ou não, porque as desgraças finais são iguais)- facto
          Não se sabe quem foi que disparou o míssil. facto
          Ouve conversas interceptadas, mas ninguém tem a certeza da veracidade das mesmas. facto.
          Aquele corredor não estava a ser utilizado desde o conflito a não ser agora, sendo que as agencias ocidentais depressa se apressaram a dizer que continuavam a usar o corredor normalmente. facto
          A guerra ou o mau estar entre a ucrania e a russia foi causada devido à ingerência dos EUA e UE na governação do anterior governo. facto
          A russia depressa se apressou a defender uma zona sua estratégica, tal como os EUA fizeram com a republica checa, bem como com vários países do médio oriente. facto
          Os EUA há vários anos que pretendem colocar uma barreira de misseis nos países de leste que fazem fronteira com a russia, com a desculpa de que ficam em situação privilegiada para proteger a Europa caso haja um ataque do Irão aos paises europeus (?! esta pra mim é o best de todas as desculpas)facto
          A russia está a tentar controlar o que lhe resta ainda da sua autonomia. facto
          A russia já não mete medo a ninguém por causa das alianças militares que existe. facto
          Os eua apoiaram e forneceram armamento aos rebeldes (ou terroristas, sei lá) da siria e nunca mais ninguém se lembrou dessa questão. facto
          Queres quantos mais factos que envolvem os EUA nas maiores da confusões no meu planeta????
          Não apoio uma parte nem a outra, mas as verdades devem ser lembradas como elas aconteceram e não como querem que a história seja lembrada.
          Já agora… alguém sabe do Laden???? fora outros… por que não te calas!!!! (rei espanhol para o ditador sul americano quando ele abriu a boca e falou demais….)

          • Rui says:

            JP, o facto de seres comunista, não deve interferir no teu discernimento. Então diz-me lá um conflito que envolva os americanos e que também não envolva os russos do outro lado da barricada?
            Os Russos não metem medo a ninguém? Claro que não, tirando o facto de “apenas” terem 5.000 aviões de combate, dezenas de milhares de carros de combate, misseis intercontinentais nucleares, submarinos nucleares, um exército mais numeroso que quase todos os outros países da europa juntos….. Tirando isso, ninguém tem medo deles!

            Jp, chegas a ser ridículo, daqui a pouco estás a dizer que foram os americanos a abater o avião! Não são santos nenhuns, muito pelo contrário, mas não deites areia para os olhos.

          • Rui says:

            Outro pormenor que te falha, o corredor aéreo estava encerrado para altitudes a baixo dos 10.000 metros apenas!

          • Bruno Coimbra says:

            Mas que raio tem os USA a ver com o lançamento do míssil??? Tudo bem q n são santos e gostam mt de se meter na vida dos outros, mas neste caso eles n são para aqui chamados portanto os seus factos nada acrescentaram ao facto de um avião civil com 295 passageiros ter sido abatido por um míssil disparado por forças pró-russas (q todos sabemos são protegidos e financiados pelos russos)

          • lmx says:

            Completamente de acordo…

            Os EUA assasinam presidentes de paises, raptam cidadãos em paises extrangeiros, sem consentimento de ninguém, espiam as minhas conversas e os meus dados sem me perguntarem se podem ou não. matam indiscriminadamente pelo mundo inteiro…

            Roubam tecnologia ao mundo inteiro, e muita da mesma é roubada á europa, coisa que começaram a fazer na altura da II guerra mundial…são do pioriu!!

            Sim existem gravações…o problema é que sendo que estas gravações foram disponoblizadas pelo governo ukraniano…provam uma coisa…foram propositadamente falsificadas, pois a metadata das mesmas diz que os ficheiros foram criados dia 16…ou seja um dia depois do ataque ao avião…

            O que só por si, prova inequivocamente

          • Rui says:

            Jp, quando falas em interferências ocidentais na Ucrãnia…. Lembras-te do antigo presidente Viktor Yushchenko que foi atacado no rosto e o incapacitou para fazer a campanha eleitoral? Foi o próprio quem acusou os russos de lhe fazerem tal ataque……

            http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Viktor_Yushchenko

          • lmx says:

            O que so por si prova inequivocamente que foi o governo Ukraniano que abateu a Aeronave para acusar os Russo, e favorecer a desculpa aos Americanos suficiente para Aplicar mais sanções aos Russos…

            Está tudo provado!!!

            Mais os russos detectaram um sistema de defesa ukraniano anti aereo naquela zona, pela assinatura de radiação emitida eles até são capazes de dizer qual o tipo de equipamento…

            Já a 10 anos atrás a Ukrania tinha assasinado muita gentinha em um outro avião comercial…

            Estou a ver que eles de 10 em 10 anos, gostam de brincar aos misseis contra civis…isso demonstra bem o que estes nazis são capazes…

          • lmx says:

            Rui, você está a chamar nomes e a colocar letreiros nas pessoas??

            Olhe que você sendo NAZI, se calhar não lhe fica bem…já pensou??

            É que os Europeus, especialmente os Russos sofreram muito com gente desse tipo…inclusivé com estes nazis ukranianos…

          • Rui says:

            Lmx e Jp, o camarada Putin vai nomeá-los para condecorações de máximo nível, pelos serviços que vocês prestam pelas brilhantes propagandas que passam a favor da mãe Rússia!

            Agora mais a sério, aconselho a passarem por um oftalmologista e verem como evoluem essas cataratas!

            Lmx, a tua acusação nem merece comentários, simplesmente triste!

          • lmx says:

            tristes são os rotulos que colocas deliberadamente nas pessoas…

            só utilizei o teu mecanismo contra ti mesmo…
            se é triste , então tens que rever a tua atitude…

            Não Rui, tu é que vais ser condecorado pelo teu amigo Obomba, e pelo reich ukraniano…

          • ze says:

            @lmx

            Disseste que a metadata das gravações foi alterada a mando do governo ucraniano.

            Conclusão, o governo terá de despedir os informáticos que contratou por incompetência. Qualquer informático de 3ª categoria sabe que ficheiros de dados têm sempre metadata associada e eles não sabem isso.

            As evidências apontam numa direção, mas tu e muitos como tu continuam a tentar contrariar o que não pode ser contrariado.

            fazes-me lembrar um amigo que nas manifestações em Kiev viu uma bandeira com a suástica e logo apelidou toda aquela gente de NAZI. É que os NAZI gostam muito de eleições…

            Ao contrário de ti e outros, coloco americanos, russos e alguns europeus no mesmo saco. Aqui não há bons nem maus. Há interesses! O resto é paisagem.

          • lmx says:

            sim a metadata diz que as gravações foram realizadas dia 16…

            “As evidências apontam numa direção, mas tu e muitos como tu continuam a tentar contrariar o que não pode ser contrariado.”

            Bom, eu não quero contrariar nada, se a ideia for apoiar uma parte, como se fosse um clube de futebol, ai sim, poderíamos falar em apoio…mas o caso aqui é por o dedo na ferida, porque as provas todas elas apontam para que tenha sido a Ucrania a fazer isto…

            1º Arranjaram provas falsas de conversações telefónicas.

            que país inocente precisaria disto?
            É que mal se abate um avião e saltam a correr a dizer que foi a Russia ou os rebeldes??estranho não??
            E avaliar primeiro que algum dos seus militares fez borrada da grossa não?

            2º á altitude que o avião foi abatido…iso só é possivel com tecnologia de ponta…que os rebeldes não teem, mas que a Ucrania tem e no local, como a Russia já provou pelas assinaturas de radiação que existem na zona…

            Mas porque cargas de agua, iria a Rússia ter que ser a culpada, logo a cabeça…da M***rda que os Ucranianos fazem??
            A Russia ja lhes deu mais de 200 mil milhões de euros,e eles não querem devolver nem um chavo, pior …nem a m**rda do gás querem pagar…

            Eu tenho que pagar todos os meses ao banco a casa onde moro, o carro, e os pedidos de resgates que este governo tanto se apressou a fazer…mas os ukranianos querem tudo de borla…

            Eu não entende porque é que a Russia tem que ser culpabilizada…parece que as pessoas sofreram um AVC colectivo e deixaram de pensar…

            A Russia não é santa, em muitos aspectos coloco-os no mesmo saco onde coloco a Europa e os EUA, mas em muitos outros NÂO os posso incluir, porque se eles não cometem tais atrocidades, não devem ser julgados como se teoricamente tivessem cometido…eles até podiam ser capazes de cometer, mas como não cometeram não os julgo por algo que não fizeram e essa é a grande diferença…

            As pessoas/Paises devem ser julgados pelos seus actos, e não porque “secalhar, num futuro quem sabe poderiam cometer”…isso para mim não existe

            O que me choca é a dualidade de critérios…uns a massacrar povos e são uns Heróis(EUA), outros a viver pacatamente as suas vidas,e são logo acusados(RUSSIA)…enfim.

          • Nuno Vieira says:

            @Rui
            Podias-me me explicar o que têm a ver o comunismo com a Russia? Que eu saiba neste momento o país tem um governo de direita.

          • Nuno Vieira says:

            @ze
            Foi através de eleições que o Hitler chegou ao poder.

          • ze says:

            @nunes

            Claro que o Hitler chegou ao poder com eleições. E depois de chegar ao poder, quantas eleições marcou?

            O que passou na Ucrânia, foi ligeiramente diferente. Houve um assalto ao poder, tal como em Portugal há 40 anos, e logo de seguida marcaram-se eleições.
            Isso os NAZIs não fazem.

            Não tentem embrulhar tudo em defesa dos cumunas ou semelhantes. Metam uma coisa na cabeça, americanos, russos e alguns europeus (ingleses, franceses, etc) são tudo farinha do mesmo saco. Os interesses são todos os mesmos (rublos, dolares, euros, libras, etc).
            A forma como chegam lá é que se vai tornando um pouco diferente com os tempos. De resto, deixem-se de ingenuidades.
            O mundo não é a preto e branco como acreditam os pró-russos ou pró-EUA. É cinzento e bem cinzento.

          • Manuel says:

            Correcção: ex-rei de Espanha.

            Se falamos de factos devemos de ser RIGOROSOS!!!

          • Roubado says:

            JP estou plenament de acordo consigo.

        • Paulo Ferreira says:

          Se analisarmos as coisas um pouco a frio, também poderemos chegar à conclusão que esta situação é muito conveniente para Ucrânia/UE/USA para manobrar a opinião mundial contra os pro-russos/Rússia. Aliás, digamos que está a acontecer isso mesmo. Parece-me plausível e em linha com a forma de actuar de um determinado país (USA)para “justificar” as suas acções de ingerência nas políticas mundiais.

          No entanto, na minha opinião pessoal, cheira-me que alguém fez m***a, mas não de forma intencional. Se foram os pro-russos ou Ucranianos, duvido que alguma vez chegaremos a saber.

          • lmx says:

            Completamente.

            Já muitos se andam a preparar para voltar a carga com as Sanções…principalmente os EUA.

            Ao mesmo tempo a Rússia cada vez mais esta de costas voltadas para a Europa…pudera…

            Entrega daqui a 20 anos a maioria dos seus Recursos a china com os acordos que assinou recentemente…mais de 400 mil milhões de euros…e isto só em gás…depois vem a parte militar…

            A Europa, essa cada vez com menos gás, petróleo e não tem , pedras preciosas nem velas…

            É esta Europa burra que os Europeus querem…

            Devido ás sanções, o gaz Russo vai passar a deixar de ser comercializado em Dollars(isto é a unica coisa boa…mas má para os EUA), a Russia está a criar um sistema bancaria para os países membros do Brics…

            E da mesma forma que existe a NATO, será criada uma organização para os Paises membros do BRICS…

            Ou seja mais dia menos dia temos a WWIII, isto porque a NATO não vai suportar ordens do BRICS, e vice versa…vai correr mal.

            E de quem é a Culpa?basicamente Europa e EUA!

      • newJ says:

        @luislelis, wikipedia não é um canal de notícias, é sim um espaço de artigos que podem ser editados e corrigidos, eu aqui não estou a tirar partido por ninguém, mas agora imagina; alguém escrevia uma calúnia tua e tu podias apaga-la ou esita-la, o que farias?

  2. Rui says:

    Factos indesmentíveis:
    O avião foi atingido em pleno ar, por um míssil, a 10.000m de altitude;
    O avião foi abatido em território controlado pelos rebeldes pró-russos;
    Os rebeldes pró-russos não têem aviões, logo os Ucrãnianos iam deslocar mísseis terra-ar para abater pássaros?
    Os rebeldes já abateram vários aviões da força aérea Ucraniana;
    Imediatamente a seguir ao atentado cobarde, os rebeldes pró-russos gabaram-se na internet que tinham abatido mais um avião militar ucraniano, para uma hora a seguir virem desmentir tudo, quando perceberam o erro;
    Os aviões civis têem um transponder que imediatamente é reconhecido em qualquer sistema militar ou civil de quase todos os países…. Os rebeldes têem um radar que detecta aviões apenas;
    Os rebeldes têem vários sistemas de mísseis buk, fabricados pelos russos e distribuídos aos rebeldes, e que alcansam pelo menos altitudes de 18.000 metros.

    Agora como dizia o outro, é fazer as contas!

    Já agora, porque é que os rebeldes não deixam ninguém chegar perto dos destroços? E para que é que têem as caixas negras do avião?

    • luislelis says:

      Ate prova em contrario, 33% possibilidades para cada um dos lados.
      Russus dizem “por razoes umanitarias”.
      Ucrania para se defender dos Russus.
      Pro-russus para se defenderem dos ucranianos.
      Mas o pricipal tem sido deixado na penumbra.
      Porque nao estava interdito o espaco aerio numa zona de guerra ?

      • Rui says:

        Já pareces a justiça portuguesa a falar! Nesse caso a venda sobre os olhos fica-te bem. Não sei se deste conta, mas os rebeldes pró-russos, liderados por um ex-comandante da FSB (antiga KGB), apoderaram-se do local e das caixas negras!

        Neste momento só os apoiantes da Rússia é que ainda não têem certezas de nada, todas as outras pessoas de pensamento livre, sejam elas de esquerda ou da direita, já perceberam que foram os rebeldes pró-russos que abateram o avião!

        E o mais grave é a forma como tentam esconder o caso e como deixam ao abandono os corpos dos infelizes que morreram se culpa nenhuma.

        Mas este caso demonstra bem a percepção que sempre tive dos Russos, simplesmente pessoas em quem não se pode confiar, só para não dizer mais nada!

        • Manuel AA says:

          Ora aqui está um pensamento inteligente, sério, imparcial e muito democrático. Não é preciso nenhum inquérito o Rui já tirou as conclusões todas. Viva o pensamento livre!
          A propósito porque é que o exército ucraniano tinha os sistema Buk activos na zona de conflito? Estavam activos para quê? Um pouco de decência, pudor e já agora alguma gota de massa cinzenta, bem que mesmo quando é escasso é sempre precioso.

          • Rui says:

            Manel? Já viste no mapa onde fica a Ucrãnia e mais concretamente a região controlada pelos terroristas? Já reparaste que a região controlada pelos rebeldes faz fronteira com a Rússia? E sabias também que a Rússia está a fornecer armamento, mantimentos e terroristas para combaterem o exército Ucraniano? Sabias que só há um país no mundo que produz os sistemas de mísseis buk e que por acaso é a Rússia?

            Não sou imparcial, por acaso tu és?

            Passa bem e informa-te melhor!

          • lmx says:

            Os pro-Russos não são os terroristas…tens que te cultivar Rui…

            Os pró Russos são os verdadeiros donos daquelas terras , e por isso estão a denfender aquilo que é seu…que a força a Ukrania quer tomar…

            So porque a 23 anos atrás um bebado ukraniano, kuntou terras que não tinham nada a ver todas no mesmo pais(ukrania), mas isso não quer dizer que os povos que la vivem tenham que ser escravos dos Ukranianos…

            Logo estas enganado, os Terroristas são os Ukranianos que tentam usurpar os terrenos aos VERDADEIROS donos!!

          • Rui says:

            Lmx, tu é que chamas nazi a tudo e todos, incluindo o governo Ucraniano. É que não sei se sabes, mas houve eleições livre na Ucrãnia ainda este ano!

            Agora se fores ver a Rússia…. Entre a presidência e o governo, à quantos anos está Putin no poder? Sabes? Já vai no 4 mandato (2 como presidente, depois um como 1 ministro e agora novamente presidente)! Vai ver o que o democrata Putin faz a quem o critica!

          • lmx says:

            chamas eleições livres aquilo Rui??

            Aquilo foi um acto de circo…

            O Governo foi derrubado, montes de gente morta em kiev, a seguir as melicias nazi a cometer atrocidades por todo o lado, acordos assinados debaixo da mesa a pressa com os EUA, e um terrorista que não foi eleito!

            Umas eleições á lei da bala, onde de tanto aterorizarem a população não foi possivel a mesma tomar decisões ajuizadas…

            chamas a isso Eleições democráticas??hahaha deixa me rir…

          • Nuno Vieira says:

            @lmx
            Acho que mais vale estender a bandeira branca e desistir de fazer ver a razão ao Rui. Ele já tem a sua opinião moldada por aquilo que viu na nossa comunicação social, que pelos vistos para ele é totalmente isenta.

            Pelos visto o governo Ucraniano são uns santinhos, é como o governo de Israel. E que estranho, ambos apoiados pelos EUA.

          • lmx says:

            É bem verdade Nuno.. heheh

            aind por cima quando se sabe que dois aviões de combate ukranianos escoltaram o avião…até este desaparecer do radar…

            ainda por cima quando o individuo que trabalha na torre de control que observou tudo, e que é espanhol, de nome Carlos, desapareceu misteriosamente, mas não sem antes reportar tudo no tweeter…mas a conta dele já foi desligada…estranho não…este deu com a lingua nos dentes ja foi desta para melhor…

            A CIA não brinca em serviço…

            está aqui um excerto da coisa:
            http://rt.com/op-edge/174088-was-it-putin-missile/

            cmps

          • lmx says:

            os tweets do operador Aereo misteriosamente desaparecido… :

            http://rt.com/op-edge/174088-was-it-putin-missile/

            estes Americanos da treta não brincam em serviço mesmo…

          • Rui says:

            Lmx, santa paciência!

            Para ti a informação livre e independente é a que colocas aqui com links de uma TV Russa? A sério? Isso diz muito da veracidade de tudo o que afirmas.

            Já agora, se foram os Ucrãnianos a abater o avião, explica lá como foi possível a cauda virada para a Ucrãnia esta intacta e a frente virada para a Rússia pura e simplesmente desapareceu? E já agora, porque será que os terroristas pro-russos cercaram imediatamente os destroços, ficaram com as caixas negras e retiraram corpos?

            Tem juízo e mente menos.

          • Nuno Vieira says:

            @Rui
            Por ser uma publicação Russa é logo posta de lado. Mas se for uma publicação Americana ai já é outra história.

            Mas se fossem os Ucranianos a circundar o local do desastre e a controlarem as caixas negras aí não havia problema. Só consegues perceber um ponto de vista, que é aquele propagado pelos EUA. E depois ainda dizes que as outras pessoas não têm pensamento livre.

          • lmx says:

            Continuas a patinar Rui…

            Pelo menos lê os artigos…

            “ETN statement: The information in this article is independently confirmed and based on the statement of one airline controller and other tweets received.”

          • lmx says:

            aqui está um link de uma tv publica , que embora seja Russa, opera nos EUA…

            percebes-te, os jornalistas são muitos deles Americanos, e é uma forma excelente de verificares a podridão que vai naquela américa…

            Até os políticos americanos, já andam a perseguir esta estação de tv…

            O Outro artigo não é da RT, e existem muitos por essa net fora, são do conhecimento publico…

            há e olha que eu saiba o Espanhol, ainda não deu a costa…pergunta aos teus amigos nazis, talvez eles saibam onde ele esta…enterrado.

        • Nuno Vieira says:

          Ou seja, para ti as pessoas que não têm a certeza qual dos lados cometeu este crime é que não têm pensamento livre e são apoiantes da Rússia.

          Se fossem apoiantes da Russia, faria sentido ter já formado uma opinião de quem é o culpado.

          Deixa me dar-te uma informação. As pessoas que estão a engolir o que as noticias lhes fornecem, sejam eles em favor do governo Ucraniano, ou em favor dos separatistas é que não têm pensamento livre. Aceitam aquilo que lêem como verdade absoluta.

    • lmx says:

      “Já agora, porque é que os rebeldes não deixam ninguém chegar perto dos destroços? E para que é que têem as caixas negras do avião?”

      Ho rui tu fazes-me rir…

      se o Avião caiu em solo pro-Russo querias que as “caixas negras” estivessem onde??

      Deus nos acuda…

      • Rui says:

        Ainda não percebeste que as caixas negras não estão junto dos destroços? E quem é que as tem se como afirmas, é uma zona controlada pelos terroristas?

        Já percebi, para ti foram os americanos a abater o avião!

        • lmx says:

          pá neste momento continuo a achar que foram os ucranianos os culpados, mas tento em conta a informação que vai surgindo…já existem 2 hipotses…

          Claro que a CIA está envolvida e disso não tenhas duvidas, até o operador da torre de controle se questionou, por estarem lá autoridades ucranianas e agentes estrangeiros.

          A primeiro, a que já existia e uma nova talvez muito mais provável…

          Quem sabe os rebeldes não deitaram a unha a um sistema destes ucraniano, os Ucranianos perceberem(já vários aviões de combate ucranianos tinham sido abatidos…) e para entrar com Aviões nesta zona usaram o Avião civil como escudo…bingo!

          Sendo que a rota do Avião foi deliberadamente alterada, foi escoltado, por dois caças ucranianos, e obrigado a baixar a altitude para os 10000 metros…maior probabilidade de ser abatido a menos altitude??

          Já se começa a desenhar um puzzle…

  3. Benchmark do iPhone 5 says:

    Há uma guerra. Uma das partes, o governo ucraniano ou afins, escreve a primeira frase citada: “foi abatido por terroristas do auto-proclamado …”

    A seguir os russos ou afins alteram para “foi abatido por soldados ucranianos.

    Grande coisa. Estão a fazer na Wikipédia o que fazem nos meios de comunicação social. Calha que a Wikipédia também é um meio de comunicacacão social, com a particularidade de poder ser editado por todas as partes. Em temas políticos, em caso de conflito, não é fiável.

    • ze says:

      Este pessoal não sabe que, em tempos de conflito, é difícil saber a verdade dos factos. TODAS AS PARTES, sejam elas quais forem, injetam na comunicação social mentiras e meias verdades para ficar com a razão. Sempre foi assim e sempre será.
      Depois há sempre aqueles que acreditam no meio de comunicação da sua preferência. Tudo o resto são mentiras para eles.

  4. Tiago says:

    Eu não preciso ir ao local do acidente para dizer com toda a certeza a 1000% que foi a Russia “Travestida” de terroristas.

  5. FOAD says:

    Sem querer entrar muito em política, ignora-se ou despreza-se que o atual presidente da Rússia é um dos homens mais perigosos do mundo. Espero que o mundo não venha a ter que sofrer no dia em que este senhor se sinta encurralado.

    • lmx says:

      pois concordo que pode vir a ser perigoso…

      É que a Russia sozinha detém muito mais de 70% das armas nucleares mundiais…pelo que não me parece muito inteligente ir tentar assustar os Russos nas suas vidinhas pacatas…é que eles podem se chatear de repente…e depois…depois já era tarde, não só para eles como para todo o planeta terra…

      Ou achavas que ias a Rússia afundar os Russos e vinhas para casa armado em criminoso de guerra americano…tipo de óculos de sol, armado em grande machoman…como vemos nos filmes??

      Na vida real…as coisas são a sério, não são filmes…
      Há muita coisa que se ignora e que despreza no mundo actual…

      Tu dizes que se ignora que a Rússia pode ser perigosa…

      Mas ignora-se que a América >>É<< perigosa e que anda a matar e a fazer guerras por esse mundo fora…ou segundo a tua lógica não nos deveríamos preocupar com quem faz mal??

      Ou segundo a tua lógica os maus da fita devem se deixar livremente para que possam fazer mal, MAS , os possíveis, futuros, sei la mais o que …maus da fita, esses como podem vir a fazer mal, esses é que vamos castigar??

      Qual a ideia?

      Castigar os inocentes e premiar os culpados?

      • FOAD says:

        Eu não disse que a Rússia pode ser perigosa. Eu disse que o presidente da Rússia É um dos homens mais perigosos do mundo. Quanto às armas nucleares, há grupos terroristas mais perigosos sem armas nucleares, do que nações não democráticas com esse armamento.
        O resto de tuas afirmações são extrapolações.

        • lmx says:

          São extrapolações baseadas no teu comentário…

          Qualquer presidente de uma potencia mundial é Perigoso…mas isso não é novidade nenhuma.

          Eu não sei o que tu entendes por Democrático…

          A América não é um País Democrático!

          A Rússia por exemplo é muito mais democrática do que a América…
          alguma vez vistes os presidentes Americanos serem eleitos directamente pelo povo??

          Alguma vez viste referendos na América…pois…

          Quanto a grupos “terroristas”, olha a América chama-lhes exércitos privados, e eles ganham fortunas com estes exércitos a fazer guerra pelo mundo inteiro…ao ponto de até já a Rússia querer entrar no negócio também…

          Os Russos já estão a criar legislação para que possa ser possível a Existência na Rússia de exércitos privados, vulgo “terroristas”, tal como a América teem com os Blackwater(que estão agora na Ukrania a matar inocentes) por exemplo…

          • Rui says:

            Lmx ganha juízo! A Rússia é muito mais democrata? Tens de cortar na vodka! Olha, pq é que Abramovich e outros milionários fugiram da Rússia e nunca mais voltaram? Kasparov antigo campeão de xadrez (foi preso só por criticar Putin). O que dizes só compreendo que tenhas despejado um litro de vodka, caso contrário nem vale a pena continuar a dar-te ouvidos.

            A Rússia mais democrata! Hahahahahaha

          • FOAD says:

            A Rússia mais democrática que a América? Estás a falar da Venezuela?
            A minha definição de Democracia é igual a de todos é um regime um pouco mais livre que outros, mas também não é o meu preferido.
            Pelos teus comentários já vi que és anti-EUA. Não conheço nenhum país que não tenha as “mãos limpas” mas se és europeu, hoje és mais livre porque muitos que chamas terroristas, deixaram o seu sangue nas Guerras.
            O fundamentalismo é perigoso, nasce com a ignorância e vai aumentando com a conspiração.

          • lmx says:

            Rui,

            O Abramovich fugiu, porque roubou até dizer chega e a justiça se o apanha lá mete-o na prisão…o mesmo com muitos outros oligarcas Russos…

            Muitos outros criminosos, que se achavam intocáveis já bateram com os custassos na choldra…

            O kasparov pensava que lá porque jogava chadrez era o maior da “aldeia dele”…ja foi varias vezes apanhado a receber luvas da CIA, e a sair do quartel general deles nos EUA…esse é um traidor á Pátria…

            Esse nunca mais volta a Rússia, garanto-te…os Russo não esquecem facilmente quem os trai!A venda de informação que põe em causa a segurança de um País é um crime grave em qualquer País…na Rússia é o expoente máximo no que toca a criminalidade…

            FOAD

            sim a Russia é mais democratica que os EUA…nos EUA aquilo que as pessoas pensam não interessa na Russia o presidente é eleito pelo povo..teem é ciclos mais longos na qual se podem manter presidentes, mas são Eleitos pelo povo…nos EUA NÂO nsão eleitos pelo povo…no final quem decide são sempre os mesmos…

            Os Russos teem referendos a Séculos, alias uma das coisas da federação Russa er mesmo os referendus, onde o povo tinha o puder de decidir o que queria…

            Eu acho que confundes aquilo que existiu na Russia…um comunismo, ou algo parecido…com uma ditadura que vivemos em Portugal durante muitos anos…

            Esse é o problema, é que as pessoas confundem duas coisas que não teem nada a ver.

            Eu não sou Anti nada, mas se uma coisa está errada, está errada.Não ponho paninhos quentes e não sou conivente com ela.

            Se os EUA quiserem mudar a minha opinião, podem fazê-lo…

            deixem de matar e aterrorizar tanta gente por esse mundo fora, montem um Sistema Democrático, onde o povo possa ter o direito de decidir o que querem no seu País…e uma das coisas muito importantes…deixem de roubar tecnologia e de espiar toda a gente no mundo…é que eu não lhes dei permissões para me espiarem, no entanto constantemente me faltam ao respeito a mim e a todos vocês…

      • Paulo Ferreira says:

        Lmx, não sei onde é que foste desenterrar esse valor de 70%, completamente descabido da realidade.

        http://www.ploughshares.org/world-nuclear-stockpile-report

        • lmx says:

          Esse números são números tipo…oficiais..

          A Rússia tinha-se proposto a destruir mais de 10000 ogivas nucleares, mas duvido muito que eles o tenham feito..e agora de certeza que não o vão fazer…

          No entanto a maioria foi destruída, se eles foram burros ao ponto de confiar nos EUA, e as destruir, então nesse caso o mundo todo junto talvez tenha o mesmo numero de bombas que a Russia tem sozinha, mesmo assim não deixará de ser 50%…

          Nem os números estão correctos para os EUA, nem para a Rússia…são números aproximados…aquilo que os países querem que se saiba.

          Eu acho que deveriam ser todos, mesmo todas destruídas…

          O problema é que as bombas atómicas também são factor de estabilidade, porque toda a gente sabe que não pode atacar a Rússia e assim não há guerra…

          Quando um País não tem bombas atómicas corre um grande rico de ser invadido…

          • Rui says:

            Olha e foste investigar também que os EUA financiaram a destruição das ogivas e deram muitos milhares de milhões de euros aos Russos, só para não haver a desintegração do exército para as armas nucleares não caírem em mãos terroristas? Vai lá pesquisar!

          • lmx says:

            Sim os EUA assustados pelo facto de os Russos poderem vender as ogivas nucleares a Países terceiros, dificultando dessa forma a futura invasão desses países pelos EUA(por forma a lhes puderem roubar os Recursos naturais), patrocinou a destruição ou conversão do urânio e plutónio de muitos milhares de ogivas…

            Mas não foi porque é um povo amigo, foi porque um País com uma coisa destas nas mãos é menos vulnerável aos ataques americanos…ou seja os EUA no fundo ajudaram-se a si mesmos…

            Já viste as jogadas de bastidores que este mundo teem?

            Se não estivermos atentos, ás vezes pudemos pensar que determinado pais é amigo e na pratica…isso não existe.

            Mas, sim foram eles que patrocinaram.

            Da mesma forma que a Rússia e os EUA também patrocinaram o desmantelamento do Arsenal Atómico Ucraniano, que era o Maior do mundo salvo erro na altura, e que dado o estado de conservação…era um perigo tremendo para a Europa e para a Rússia…e para os EUA…pois se as ogivas fossem vendidas a países, que os EUA invadem era muito mau para eles…

  6. JFMoreira says:

    Algo de muito estranho se passou com este voo.

    http ://observador. pt/2014/07/18/queda-mh17-mata-mais-de-uma-centena-de-investigadores-que-procuravam-cura-da-sida/

    “Queda do MH17 mata mais de uma centena de investigadores que procuravam a cura da SIDA”

    No meio daquela “mais de uma centena”, estava o ex-presidente da Associação Internacional da SIDA e um dos investigadores que liderava a comunidade científica na pesquisa do vírus da SIDA.

    Porque raio aquele avião carregado de gente tão importante foi sobrevoar um dos países mais perigosos do mundo?

    Teoria da Conspiração à vista? “Não acredito em bruxas, mas elas existem”.

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Em regra as teorias da conspiração são fraquitas. Mas assim de repente não me lembro de nenhuma mais fraca do que essa.

    • lmx says:

      essa é uma boa questão…perderam-se mais de cem anos de pesquisa…é o que vai demorar a formar um grupo de conhecimento que chegue até onde estes chegaram…

      industrias farmacêuticas não interessadas na cura, envolvidas nisto??
      epa..que é estranho la isso é, mas…

      Este voo era mesmo uma bomba…considerando o tipo e distribuições de pessoas por país que viajavam nele…era um alvo muito apetecido…e todos nós sabemos que a Ukrania já a 10 anos abateu também um Avião de passageiros, nas mesmas circunstancias…

      Mas pior do que isso é mesmo conseguir perceber o que raio vai na cabeça de alguém que “gere a coisa” de meter os cientistas todos no mesmo Avião???
      Se o avião caem morrem todos!!…puff

      Nos servidores a malta distribui-os por diversas zonas do Pais/Mundo, para que em caso de catástrofe continuemos a ter parte se não a totalidade do serviço…

      Não entendo estes gestores da treta…

      Pior , mandar passar um Avião num pais em guerra??
      Qual terá sido a ideia?
      ver se os ucranianos tinham sistemas de defesa Aérea na zona??se eram capazes de os usar ou não??

      Mas isso já nos sabíamos que eram porque a 10 anos usaram-nos num Avião civil??!!esquisito mesmo…

  7. Tiago says:

    O cenário e as fotos são horriveis. Só imagino como foi a situação…

  8. Poet says:

    Mais uma prova de que não se pode acreditar em tudo o que se lê na internet…
    Mas uma coisa é certa, se os Russos acreditam tanto na autodeterminação das populações e apoiam os Pró-Russos porque raio eles não dão a independência à Chechénia? Já agora, porque chamam “rebeldes” e não aceitam que lhes chamem e “terroristas” aos que procuram independência de uma parte do território da Ucrânia e chama “terroristas” aos que querem a independência da Chechénia?
    Como há gente que não acredita que foram os pró-russos que abateram o avião, tendo eles até gabado disso nos primeiros momentos antes de se aperceberem que fizeram borrada?
    Os americanos não são nenhuns santos, mas os Russos podem ter certeza que são iguais ou piores…

    • Rui says:

      Ora nem mais. Por esses motivos e outros ainda, gostaria que a Europa tivesse um exército único que abrange todos os países da UE, para evitarmos a humilhação de criticarmos algumas vezes os americanos, mas vamos sempre a correr pedir-lhes ajuda para nos defender, até em conflitos dentro da Europa (caso dos balcãs, etc), só porque os iluminados europeus acham que gastar dinheiro na nossa defesa é um desperdício!

    • lmx says:

      os pro-Russos, ou o que lhes queiram chamar(eles são russo por natureza), não se gabaram de abater um avião civil…alias eles nem teem tecnologia para isso…

      Se eles a tivessem, a Ukrania nem punha mais os pés nas suas terras…

      Essa gravação é FALSA, já se identificou que ela foi criada dia 16, ou seja depois do ataque ao avião!!

      E foi criada pela ukrania, que da mesma forma que a 10 anos atrás(quando abateu um outro avião civil), não quer assumir responsabilidades…

      Quem está involvido??epa talvez a CIA americana saiba, sendo que são eles que estão no terreno com grupos de “soldados” dos exércitos privados Americanos…chamados de BlackWater, aqueles que andam pelo mundo inteiro a causar terror em todo o lado…agora em solo dos pró-Russos…

      Há espera, alguém ignore esta parte que não era para dizer…fugiu-me a verdade para as mãos e acabou por sair..

      Os próRussso foram juntos a outros povos há 23 anos atrás, mas eles não queriam, assim como o povo da crimeia, também não queriam, foi a força..

      Agora os Ukranianos querem ser seus donos, claro que os próRussos, tentar defender as suas vidas, costumes e tradições, como é óbvio…

      A Russia não os apoia, e isso é mesmo, o que me desilude mais…é mesmo a falta de apoio que este povo está a ter …mais de meio milhão já está a se refugiar na Russia, em campos de refugiados…abandonaram as suas terras para fugir ao terror ucraniano.

      Isto acaba por provar que as entidades internacionais, não querem saber do que está certo ou errado…eles simplesmente são um centro de branqueamento para os crimes que se cometem aos olhos de todos…

      Também prova que a Russia, aceitou o povo da Crimeia de volta, mas não fez um esforço para defender os fracos e oprimidos das zonas de lugansk e Donesk…

      Ai sim poderiam ganhar o respeito de todos os povos…mas ficaram-se como sempre..

      • Rui says:

        Mas o que ganhas com tantas mentiras que dizes?

        Também és financiado pelos Russos como o PCP?

        • lmx says:

          Não digo mentiras!

          posso falhar alguma data ou algum valor numérico, mas o que digo é baseado em muita coisa que leio, por esse mundo foram verificada diversas vezes em diferentes locais, para não cair no erro que vocês caem…que leem os jornais do Murdoch e pensam que estão a dizer verdades…

          Não sou financiado por nenhum partido, mas sou a favor da verdade!

          Talvez essa seja mesmo a grande diferença entre nós…é que eu não tenho clube…
          olho para as coisas de forma neutra e depois com base nos meus valores tomo decisões..

        • Nuno Vieira says:

          Lol, um pais de direita financiar um partido de esquerda. Se ainda fosse financiado pelo partido comunista russo ainda podia acreditar.

          Vê mas é se tiras a cabeça do buraco, ou vê se deixas de ser financiado para aí pelo PSD ou CDS.

      • ze says:

        Ainda não me respondeste a uma questão. Afinal os informáticos do governo ucraniano são mesmo assim tão maus? Não saberão mesmo da existência da metadata? Eu que me considero um informático fraquinho sei que ela existe. Serão ainda mais fracos que eu?

        • ervilhoid says:

          @ze isso são pormenores, no 11 setembro quem atestou que um avião caiu na pensilvania devia ser despedido, então ele não sabe que quando um avião cai fica destroços por todo o lado??? no entanto apenas um descampado a largar fumo foi o que se viu… já para não falar de outras coisas do 11 de setembro

          No MH17 quem tem a ganhar com isto?? os russos não são de certeza, e essa de abater por engano…. a mim não convence.

          Estou mais convencido que foi o lado ucraniano, se teve ajuda ou não, não sei mas deve ter, porque os Usa prontamente com moralismos e acusações defenderam os ucranianos e atacaram os russos.

          Esta politica externa dos USA mete nojo, não têm moral para nada, no entanto acham-se donos do mundo..

          • lmx says:

            aparentemente sim concordo contigo,

            mas já começam a surgir teorias suportadas por dados de um controlador Aéreo desaparecido, em que a Ucrânia pode ter usado o avião civil como escudo par poder infiltrar 2 aviões de combate dentro das republicas de Lugansk e Donetsk, ou pode ela mesma ter emcaminhado o Avião para aquele sitiu e abatido o mesmo de seguida…

            Porque ao que parece o Avião foi obrigado a seguir aquela rota escoltado por dois caças…

            Vamos aguardar que a verdade talvez se torne publica…

  9. perguntador says:

    Para quem terá alguma dúvida, acaba de ser distribuída informação em como as autoridades russas interditaram o voo sobre aquela área cerca de 2 horas antes…..
    Que se saiba é um espaço soberano de outro país.
    Aquela rota não é só usada pela malaysian, também pela Lufthansa, e pela Klm , portanto não são companhias de beira de esquina.
    Só estas 3 companhias das 7 que operam na mesma rota fazem cerca de 15 voos em cada 24 horas.
    Estas rotas não são decididas aleatoriamente pelos humores dos pilotos.
    Estes voos fazem-se a 33.000 pés ( mais de 10000 metros ) ainda em ascensão para os cerca de 34 a 35.000 pés.
    O armamento que fez isto não é detido por qualquer “movimento” seja ele classificado com outros nomes.
    Exige tecnologia e veículos de apoio com radares específicos que não está ao alcance de qualquer.
    além disso qualquer avião civil tem em pleno um transponder em total funcionamento que o identifica com matrícula, companhia, partida, destino , altitude naquele ponto, velocidade, ou seja o chamado “tracking” que nós uasmos nos nossos computadores para o nosso simples uso ….. e não é usado por uma entidade militar…
    Estes mísseis são guiados por informação eletrónica e não visualmente pelos rastos de condensação que nós vemos cá de baixo ou outro tipo de informação que não específica destes sistemas.
    Logo, que tem isto nas mãos sabe ou deverá saber do que está e controlar ou pior mais criminoso é quem pôs o “brinquedo” à disposição desta gente.
    Porque será que foram retirados cerca de 30 corpos do local e atrasado o acesso ao mesmo com uso se grande quantidade de tiroteio?
    Porque será que as caixas negras ao fim de cerca de 6 horas portanto sem mais ninguém de autoridade civil aeronáutica ter acesso ao local, foram retiradas e diz-se enviadas para autoridades russas.
    Repare-se que uma das zonas do avião que resta quase intacta sem arder, é precisamente a cauda onde ficam alojadas as caixas negras ( por acaso laranja vivo ) no 777 bem como na generalidade dos aviões civis.
    Por dados cruzados de satélite já se apurou de onde saíu o míssil que deixa um grande rasto para fazer os mais de 15 kilómetros no mínimo até ao avião, tendo em atenção que usa uma trajétoria ascendente a praticamente 60 graus de inclinação.
    Não vejo onde estejam as dúvidas dos “mandantes” visto que os que carregaram no botão estiveram a reportar a oficiais russo e a receberem ordens para irem ao local de queda verificar, e que estes dizem claramente que por “erro” abateram um avião civil.
    Alguem terá ainda alguma dúvida que o putin não tem mais uma vez as mão com sangue?

    • Gaia says:

      relativamente ao culpado acho q quem sabe pensar mesmo minimamente- já chegou ao conclusão. foram os terroristas pró-russos com apoio direto do filho da p..a do putin. segundo a ultimas noticias andam agora a retirar os restos do avião e levam embora p esconder as provas. só não percebo para que e q “roubaram” 38 corpos das vitimas???

      • Rui says:

        Devido aos vestígios que o rebentamento do míssil provoca e que não deixa dúvidas aos investigadores, por isso desapareceram os corpos, ou melhor, profanação de cadáveres. O míssil não explode ao embater no alvo, este tipo de míssil explode quando detecta que está muito próximo do alvo, para provocar o máximo de danos!

        Quanto às evidências tens toda a razão, só algumas almas “imparciais” que por aqui populam é que daqui a pouco atrevem-se a inverter os factos e ainda os vamos ver a afirmar que foram os americanos a abater o avião!

      • lmx says:

        epa vocês não veem filmes a mais…

        Agora já é o senhor Putin que sair de pijama de noite e vai roubar corpos…tipo filme de terror…

        epá deixem la a televisão xiii xD

    • Rui says:

      Sabes que os fanáticos russos não olham para esses factos, para eles tem de ser tudo mentira!

    • lmx says:

      isso das caixas é mentira…

      A Rússia RECUSOU ir buscar as caixas negras, e disse que quem tem essa responsabilidade são as entidades internacionais devidamente mandatadas para o facto!!

      Pensas que eles eram parvos ao ponto de irem aceitar as caixas para que depois alguém viesse com teorias, dizer que foram eles não??…puff os russo não seriam nunca parvos a esse ponto…
      nem que tivessem bebido demasiada vodka!!

      O que se sabe é que, as provas ucranianas foram forjadas, sabe-se que a ucraniana mentiu porque disse que não tinha nenhum sistema de defesa aéreo na zona, e já se sabe que TINHAM!!

      Aconteceu o mesmo, da mesma forma, a 10 anos atrás, quando eles abateram outro avião civil…e só depois da comunidade internacional lhes esfregarem com as provas na “testa”, e que eles lá admitiram com muito muito esforço que tinham sido eles!

      Aquilo que os Russos dizem é que na continua monitorização do espaço Aéreo Ucraniano, do seu lado da fronteira, detectaram já diversas vezes assinaturas de radiação que comprova que a Ukrania tem la dispositivos de defesa Aérea…

      e se os tem lá…pelos vistos foram usados!!

      • Gaia says:

        a Ucrânia tem misseis, ate porque é dos maiores produtores de todo o tipo das armas do mundo inteiro, incluindo tanques, aviões, navios, misseis, ate satélites! so q como os terroristas não tinham aviões- não havia necessidade de ter armas dessas no local, era inseguro, e por isso foram todas retiradas p outras partes do pais. foi anunciado isso muito antes dessa tragedia.

        • lmx says:

          Eu sei que a Ucrânia é uma enorme potencia e que fabrica de tudo…
          especialmente as zonas pró Russas…

          OS movimentos de defesa não teem este tipo de armamento, nem pouco mais ou menos, e não teem aviação…pelo que não percebo porque é que a Ucrania utiliza estas coisas lá…

          Porque hoje sabe-se que eles teem estes dispositovos nessas zonas, a Russia já disse que recebe radiação vinda destes locais , com uma assinatura referente a sistemas de radares militares, etc, deste tipo de armas anti-aereas…

          Os próprios EUA mesmo estando do outro lado do mundo(brincadeira, porque eles participam na guerra), até sabem os locais de onde os misseis foram lançados…

          • Rui says:

            Tudo o que afirmas baseiam-se apenas em relatos Russos.

            Já agora quem é que fabrica o sistema de mísseis Buk? Ainda vais afirmar que são os americanos……

          • lmx says:

            aparentemente o sistema usado é de fabrico Russo, não sei se a Ucrania também participa no consórcio, mas a Russia é o País de fabrico, isto se não foi abatido por outra coisa…

            A Rússia diz que recebe radiação emitida de um dispositivo que deve ser de fabrico russo…a não ser que os EUA já andem a vender a grande armamento a uns e a outros…não me admirava nada…

          • lmx says:

            Rui não são relatos Russos,

            são relatos de um controlador Aéreo Espanhol que trabalhava(trabalhava porque a esta hora está morto certamente) na Torre de controle na Ucrânia.

            Queres melhor fonte de dados fidedignos que um controlador aéreo que apesar do seu sistema de radares não permitir gravar os dados do míssil disparado, tem os dados gravados de toda a movimentação do Avião Civil e dos caças a volta dele…??

            E assistiu a tudo??Ele até relata que foi o Ministro do interior que deu a ordem de abate…e que o ministro da defesa não sabia de nada, relata que foram pressionados para contar outra versão dos factos, relata que lhes foram tirados os telefones, etc..

            Até relata que alguns militares estavam furiosos com outros e que lhes disseram…”mas o que é que vocês fizeram!!??”

    • Daniel says:

      Dos cometários que vi aqui este pareceu-me o mais equilibrado.
      Quando vi a noticia na TV a primeira coisa que me ocorreu foi que só pederia ter sido ou a Russia ou Ucrania a disparar, uma vez que este sistema de missil terra-ar não é um qualquer RPG ou SAM Igla portatil (equivalente ao Stinger americano) que qualquer comabatente analfabeto pode transportar ás costas!
      Só para se ter uma ideia do que é uma bateria SA-11 BUK vejam a sua descrição e imagens neste link:
      http://en.wikipedia.org/wiki/Buk_missile_system
      Chamo a atenção para o segunte:

      “The Buk is a mobile, radar-guided surface to air missile (SAM) missile system with all four main components — acquisition & targeting radars, a command element, missile launchers, and a logistics element — mounted on tracked vehicles. This allows the system to move with other military forces and relocate to make it a more difficult target to find than a fixed SAM system.

      The acquisition radar component (several variants have differing capabilities) allows the system to identify, track and target selected targets.
      The command component is intended to discern “friendly” military aircraft from foes (IFF), prioritize multiple targets, and pass radar targeting information to the missile launchers.
      The missile launcher component can carry a variety of missiles (as listed below) and may be able to engage more than one target simultaneously.
      The logistics component carries additional (reload) missiles and provides other supplies and parts for the system and the operators. ”

      Só a unidade TELAR responsvél pela aquisição de alvos são necessários 4 operadores altamente treinados, que nem por sombras podem ser o padeiro, o homem do talho, o canalizador da câmara municipal e o senhor do lixo que se juntaram a uns meses ao movimento separatista contra a Ucrania!!!
      Isto para não mensionar toda a restante equipa equipa de operção, logistica e de manutenção necessária para prepar e colocar o sistema utilizavél.

      Resumindo, a ter sido o movimento separatista lançar o missil, das 2 uma 1, ou tiveram intervenção/ajuda directa de quem sabia o que fazia e apoia a sua causa… tipo alguem que os suporta… tipo alguém que simpatiza com a causa, dou uma pista, não é a Ucrania!!
      Ou de repente temos um movimento guerrelheiro dos sonhos que qualquer despota tirano adoraria ter nas suas fileiras. Em que civis autodidatas se tornam em experts em como manusear um dos sistemas de armas mais complexos e eficientes alguma vez construidos… que alias não é tecnologia de ponta… o sistema SA-11 BUK data do inico dos anos 70 do século passado… tecnologia com mais de 40 anos portanto!

      Primeiro:
      Seja lá quem tenha sido, parece-me que desta vez não podem culpar o Pinto da Costa!

      Segundo:
      Entre Ucraniaos, Separatisitas e Russos, venha o diabo e escolha.

      Terceiro:
      Culpados secalhar nem daqui a 100 anos vamos saber quem foi, uma vez que os separatistas apressaram a vedar o aceeso aos destroços bem como mexer e recolher os mesmos o que por si só evidencia que querem esconder alguma coisa!

      Quarto:
      Quase 300 pessoas morreram sem terem rigorasamente nada a ver com o assunto, graças a esta “brincadeira” morreram pessoas que trabalhavam na luta comntra a SIDA, provavélmente vamos assistir a um revés neste campo nos próximos tempos!

      Quinto:
      Morreram mais de 50 crianças… sem cometários aqui!!

      Sexto e ultimo:
      Da maneira que estou a ver estes acontecimentos, nos ultimos anos o mundo tornou-se num sitio tremedamente perigoso para se viver, sempre foi, mas agora o problema aumentou exponecialmente porque por uma lado temos lideres mundiais fracos e subjogados a lobbies e interesses pouco calros de um lado e do outro gente parva e sem escruplos que parece não ter problemas e disparar e perguntar depois.

      Acho que daqui a pouco tempo a pergunta não vai ser quem deitou a baixo avião, mas será:
      “Onde é que posso comprar uma bateria de missies SA-11 BUK para montar no meu quintal para me defender a mim e a minha familia???!!”

  10. rmcrys says:

    Factos:

    1) é que se foram os ucranianos, näo foi de propósito, estäo em guerra, há que apurar responsabilidades de quem ordenou o disparo e cadeia, e näo há nada a fazer que näo seja lamentar;

    2) se foram os pro-russos (eles säo uma extensäo dos russos já que säo 100% PAGOS e apoiados por eles, aliás, os pro-russos säo ucraniados a soldo por dinheiro a lutar pelos russos) tem que ser criminalizados e cadeia (ucrania ou UE). Além disso, já nada haver com o aviäo: os dirigentes russos säo uns assassinos, e o próprio presidente já pertenceu à unidade secreta, em servico de assassino. Säo pessoas frias, calculistas, que só pensam em guerra e dinheiro. O valor humano para eles é zero

    3) o problema foram os idiotas da transportadora aerea que para poupar uns cobres e näo se desviarem “um par de Kms”, foram a “direito” (ainda que permitido e autorizado, qualquer tipo tem que ser um PALHACO para näo admitir o alto risco da rota!

    E claro, faleceram centenas de pessoas: 80 criancas, 100 pesquisadores da cura da SIDA, etc e curiosamente……ninguém se parece importar muito com isso!!!

    Pelos vistos teria que ser um aviäo americano para a comunidade internacional se mexer!!! Inacreditavel…

    • Anonimo says:

      Tinha imensa piada haver um americano a bordo. Aí a conversa era outra e os EUA já nao falavam tao calmamente.

      O que me deixa mais triste não são as pessoas que morreram( tenho pena claro), mas sim as pessoas serem investigadoras contra a SIDA.. Dedicam 100% do seu tempo para descobrir a cura para esta doença que destrói e mata tantas vidas no mundo moderno

      • rmcrys says:

        A questão é que os EUA não têm nada haver com o assunto: agora mais que nunca tem a EU que tomar medidas “a sério” contra a Rússia.

        Mas como sempre a Europa nestes assuntos sempre foi cobardolas, e como os governantes europeus, sobretudo os próximos da Rússia como Alemanha, Áustria, Hungria, etc pensam “dinheiro pedido com o fecho do gás russo vs. Dinheiro perdido com 300 tipos ainda por cima estrangeiros…. hummm OK que se lixem os 300 tipos” então está na cara qual a resposta europeia.

        Mas claro, se os americanos dissessem “Ei EU, lixaram americanos por isso toca a lixar a Rússia”, aí sim a EU para não ficar mal e como deve aos EUA a vitória nas graves guerras, faria algo. MUITO TRISTE é ver que a EU por nós cidadãos europeus faz muito pouco.

        • lmx says:

          A EU não deve nada aos EUA…

          já foi tudo pago e pago vezes sem conta…
          Os EUA não nos ajudaram tanto como se julga…

          Eles vieram no fundo roubar tecnologia a Alemanha…repara que mal eles souberam que os Russos tinham exterminado os NAZIS e que já marchavam para Berlim, prontamente lançaram o primeiro batalho de soldados em Berlin, para controlar o espólio, e só depois é que ajudaram no que estava da guerra…

          A WWII estava no final…

          já com meia dúzia de gatos pingados de um lado e do outro…foi quando os EUA apareceram…

        • Nuno Vieira says:

          Parece que te esqueceste que o país mais importante na 2ª guerra mundial foi a União Soviética, e não a América.

          • lmx says:

            Completamente!!

          • Rui says:

            Tens razão. Até 1941, quando a Rússia apoiava a Alemanha de Hitler, os aliados viram a coisa muito negra. Mas quando Hitler decidiu invadir a Rússia, obviamente a Rússia mudou para o lado dos aliados e consequentemente desiquilibrou a guerra a partir daí!

            Até 1941 a Rússia tinha pactos secretos com a Alemanha e Japão, vão lá investigar e neguem mais uma vez a história!

          • Nuno Vieira says:

            @Rui
            Deixa lá de ser mentiroso que é feio. A União Soviética não era aliada da Alemanha. Tinha um pacto de não agressão que é bem diferente. Pacto este que foi assinado antes da invasão da Polónia e da guerra ter começado. Na altura o Reino Unido também tinha um pacto de não agressão com a Alemanha. A Alemanha tentou trazer a União Soviética para o Eixo, mas como as conversações falharam a Alemanha decidiu invadir a União Soviética.

            É verdade que a União Soviética apenas interveio quando foi invadida em 1941. Mas também não foi exactamente o mesmo que o EUA fizeram? Estes só entraram na guerra também em 1941 depois do ataque a Pearl Harbor.

          • lmx says:

            Sim tinha de não agressão!

            Tentou ter mais que isso, mas não chegaram a acordo, por isso só teve de não agressão…

            no entanto a União Soviética aprendeu a lição!
            Mas quem iniciou a WWII foi a França e a Inglaterra, não foi a Alemanha…

            Também sabias disso??

          • Rui says:

            Tens razão lmx, quem começou a II Guerra Mundial foi a França e a Inglaterra! Que chatice os dois países declararam guerra à Alemanha só porque o Hitler invadiu a Polónia e dividiu a Polónia com os Russos!

            Realmente não havia necessidade. Os franceses e ingleses precipitaram-se com tão pouco!

          • lmx says:

            Os Alemães invadiram a Polónia para conquistar a parte que lhes foi roubada na 1ª guerra mundial…e ainda hoje não a teem, a Polónia continua a usurpar essa parte Alemã…e no fundo foi por causa da Polónia que esta treta toda se deu!!!

            A Russia juntou-se mais tarde…

            A França e a Inglaterra pensaram que era Favas contadas, não sabiam que a Alemanha operava com o Japão e a Itália…

            se não tinham estado quietinhos, e metiam o rabinho entre as pernas.

            Mas que é um facto é!!
            A Alemanha queria recuperar o seu terreno, se os Franceses e Ingleses não se tivessem metido, eles tinham recuperado os seus terrenos e tinham ido a vida deles…

            Logo França e Inglaterra foram as culpadas da WWII, porque isto depois já se sabe, os Países começam a tomar posições, e uns apoiam os outros e quando deres por ela tens todos a porrada com todos…

          • José Simões says:

            Nem pensar. A 2a guerra não foi só combatida na Europa.

    • lmx says:

      Concordo com quase tudo, mas o teu ponto 2 denota uma falta de conhecimento incrivel sobre como a ukrania for formada, quem vive lá e porquê…

      O teu ponto 2)…é miserável…

      no resto foste brilhante!

      Os PŕoRussos são mais de 8 milhões de pessoas, que vibem a mais de 1000 anos naquela Zona e que são Russos, VIVEM NAS SUAS TERRAS!!!

      O problema é que a 23 anos atrás um bebado Ukraniano juntou-os juntamente com outros povos como a crimeia, e os NAZIS Russo, todos num pais…

      Agora os NAZIS caçam os próRussos e tornam-os escravos deles…porque quem trabalha mesmo naquele pais é o povo próRusso, são eles que geram a maioria da riqueza do pais, para os NAZIS ikranianos “torrarem”…

      Claro que eles com a autonomia que tinham, como é normal nas federações, fizeram um referendo , tal como na Crimeia, e tornaram-se independentes…

      O problema é que a Ukrania quer as suas terras, e por isso invade aqueles terrotórios(sim invadem porque eles já não fazem parte da Ukrania), para os recuperarem e para obrigarem os Russos a falar outra lingua, para lhes roubarem os recursos no subsolo, etc…

      Como podes chamar a um povo com mais de 8 milhões de pessoas(imagina a população de Portugal), soldados russo pagos pelo governo russo????????????????????
      Isso é capaz de dizer muito acerca dos teus padrões a nível de princípios e valores humanos!!

      Todos os Povos teem direito a ser livres, o tempo dos NAZIS Alemães e a raça suprema já deveriam ter acabado!!

      E que este povo esta a sofrer o mesmo que os Judeus Sofreram na II guerra mundial…no fundo ainda é pior , porque os Judeus estavam ilegalmente na Alemanha, mas este povo está LEGALMENTE NAS SUAS TERRAS HÁ MAIS DE 1000 ANOS!!!

      • Rui says:

        És tão mentiroso. Na crimeia os terroristas russos fizeram uma limpeza étnica inclusiva aos tártaros, esses sim o povo de origem.

        A tua mentira é tão grande que pode ser comprovado pelo facto do líder terrorista ser um antigo líder da FSB, ex KGB.

        • EXP001 says:

          Não será que querias dizer os dentistas ?
          E que vai la muita gente para eliminar o tartaro dos dentes. E eles ja eliminaram muitos tartaros

        • lmx says:

          O presidente pode ser quem quiser e eu não tenho nada com isso, nem tu, até podia ser sapateiro, como o Lula da Silva no Brasil.

          A questão é que um povo na sua terra deve ser Rei e Senhor!

          E se eles querem ser independentes do resto qual o problema??

          A ukrania não quer ser independente da Russia??
          Enquanto a Russia lá meteu em 23 anos mais de 200 mil milhões de euros foram amigos, agora que a Rússia está farta de la meter dinheiro, querem deixar de ser amigos…mas pronto ok, se querem ser Europeus, também devem ter o direito de escolha…

          A questão está mesmo ai!

          Querem ter uma coisa que não querem dar a outro povo…

          Ou seja acusam a Rússia, mas depois fazem muito mas muito pior aos pró-Russos!!!

          Que raio de gente é esta??

          Estas farto de me chamar mentiroso, quando na prática o único que vejo por aqui és tu!!

          cultiva-te primeiro, se não fazes figura de parvo:
          http://en.wikipedia.org/wiki/Crimean_Campaign

          http://en.wikipedia.org/wiki/Siege_of_Sevastopol_%281941%E2%80%931942%29

          Mas ja encontrei informação mais valiosa por ai…

          enjoy

        • lmx says:

          mentiroso és tu!!

          A União Sovietica deportou muitos tártaros, mas eles eram uma minoria em 1940..

          deverias te informar melhor para depois não dizeres asneiras, e pior ainda chamares mentirosos aos outros…

          http://www.academia.edu/4836303/The_False_Charges_of_Treason_Against_the_Crimean_Tatars

          “This same report, however, notes that Crimean Tatars constituted only 218,000 out of the 1,126,800people in Crimea in April 1940”

          enjoy

      • Gaia says:

        ESTAS ENGANADO!!! eu nasci na Ucrânia- união soviética na altura, e sei perfeitamente como as coisas são! há 1000 anos a trás a russia nem existia, essas terras faziam parte da Kyivskaiy Rus, com capital-Kyiv (Kiev em russo), que não tem nada a ver com a russia!
        trata-se NÂO da população “normal” daquela região, mas SIM dos algumas centenas dos bandidos, com o antigo presidente ianucovich a frente, q andaram a roubar TUDO a torto e direito e q agora querem construir o próprio reino!

        • lmx says:

          Desculpa, mas parece não saberes nada mesmo…

          Este povo são mais de 8 milhões de pessoas, que vivem nas suas terras por DIREITO, desde sempre , que se saiba há mais de 1000 anos!!

          eles não teem culpa que o bêbado do kruschev os tenha junto a outros povos num pais a 23 anos atrás!!

          O problema é que eles estão a ser perseguidos pelos pró-Europeus!!

          Como podes confundir todo um povo, mais de 8 milhões de pessoas, com …”centenas de bandidos”??

          E dizeres que és ucraniano??

          Só há uma resposta…apoias portanto a facção de provoca o terror naquelas zonas, ou seja facção ukraniana pro-Europa vulgo nazis…

          Só mais de meio milhão de refugiados já estão em campos de refugiados na Rússia preparados para o efeito relativamente perto da fronteira.

          Um povo só pode ganhar o respeito dos outros SE se der ao respeito, e se respeitar igualmente os outros caso contrario nunca será respeitado!

          Pode ser temido, mas respeitado nunca!

          E sim os traços do NAZISMO nesta facção são muito fortes ainda…o que não admira, depois da WWII muitos nazis refugiaram-se precisamente na Ukrania…

          Dizes que os próRussos Roubaram, mas o que sei é que a grande maioria do producto interno bruto daquele pais e construido com o suor deles, e quem o gasta é a facção pró-Europeia…

          não ponhas o presidente yanucovich, no meio disto…ele foi uma mau presidente, apenas porque não consegui ter mãos nos nazis que destruíram o País…no final ainda teve que fugir dos próEuropeus vulgo nazis, para proteger a sua vida e a vida dos seus filhos…uma vergonha!

          Tirando isto e a extravagancia de gastos permitida no País, ele não era um mau presidente…o problema é que para lidar com criminosos na pior espécie, é preciso ser pior do que eles, coisa que ele não era…

  11. delaorden says:

    A impressão que tenho é que quando vejo esses separatistas pró Rússia, na cena do crime, e a de que não tinham o que fazer na hora e derrubaram um Boeing. Passam um imagem de marginais criminosos, aliás, a mesma que tenho do Putin. E se a Europa ficar esperando somente por sanções dos USA e não começar a tomar atitudes, logo logo será alvo de um ataque desse mafioso chamado Putin.

    • Rui says:

      Essa é a realidade da europa, cada um a olhar e a assobiar para o lado, porque ninguém na europa tem coragem de fazer frente aos russos!

    • rmcrys says:

      A Europa nunca funcionou como um (ao contrário dos EUA que são uma EU unida) e os líderes europeus APENAS e somente pensam a nível monetário. Os EUA se se metem com eles reagem, percam ou ganhem mas defendem a dignidade. A Europa se for para ganhar dinheiro une-se, se não… saltam todos do barco. Acham mesmo que a Alemanha, França, etc ajudariam monetariamente qualquer outro país se não ganhassem (com juros elevadíssimos) dinheiro?

      Eu vivo parte do tempo na Alemanha e os alemães até entre eles é cada um por si no dia a dia. A Alemanha so com medo de perjudicar as empresas não mexia palha nem que tivessem sido 300 alemães … Merkel “oh Putin, isso não se faz… da próxima vez tenta ser mais discreto e vê lá se são de outros países, sim? Va da la um pouco da tua vodka e muito do teu gás natural”

      • nothing to says:

        Vejo que aqui ha muita gente desejosa de uma guerra nuclear, vocês esquecem-se que a russo tem muitas ogivas nucleares e como o putin é não me admirava nada que ele as usasse caso se sentisse encurralado ou numa guerra contra o ocidente quase todo. Eu não sei quanto a vocês, mas eu dispenso bem essas coisas… Se todos os países fossem como a Suíça quanto a guerras estaríamos num mundo melhor, eles querem é paz e sossego mas infelizmente aparece sempre uns governantes sem nada na cabeça e a custa disso ja morreram muitas pessoas inocentes..

        • perguntador says:

          Acerca da Suíça, parece estar completamente alheado do que aquilo é.
          Armamento aéreo do mais moderno que há e em quantidade é coisa que não falta na Suíça.
          Claro que os distraídos ou não informados poderão dizer uma asneirada destas porque eles não o mostram.
          Basta olhar para a imensidão de aeródromos com aspecto completamente inocente mas que ao lado têm pequenos acesso a hangares cavados em montanhas, autenticas cidades com vários níveis e aparcamento de esquadrilhas inteiras.
          Os F16 que equipam por exemplo a Holanda, Bélgica ou Portugal entre outros na Nato são meninos do coro perto do equipamento que eles têm.
          Por acaso desconhece que todos os anos os jovens e menos jovens, até cerca de 45 anos têm que fazer um período no ano exercícios nas forças armadas da Suiça?
          Lamentavelmente comenta o que desconhece.

        • lmx says:

          Claro que se a Russia se sentir mesmo Ameaçada despeja todo o arsenal que tem na Europa e América!!!

          Quem são os inimigos Russo no momento…pois claro EUA e EU…onde querias que eles despejassem tudo o arsenal que teem??

          Alias o Putin já ameaçou os EUA, que se colocarem misseis na Ucraniana o caso vai ficar serio de verdade, e já os ameaçou que se a Rússia for atacada…a Rússia não irá usar armamento convencional…será tudo Atómico!!

          Portanto deste ponto de vista, já todos estão bem informados, e se a vontade agora que

          Ironic mode on:
          não existem outros problemas no mundo para resolver
          ironic mode off:

          for atacar o povo Russo…claro que já sabemos o que nos espera, e não há desculpas!

          A Russia já está encostada as cordas há muitos anos, e já não consegue Recuar mais…agora se alguém suficientemente lunático e criminoso quiser tentar , depois que não se queixe…

          Se a Rússia for atacada, a China juntasse-á de imediato a Rússia,Irão,Brazil,Venezuela, assim como outros países do sul da América,Índia, etc…

          Acham que a EUA+Europa+Japão(que a china destruirá de imediato)numa WWIII, pode ganhar uma guerra contra este conjunto de senhores??

          pensem lá bem…

          • Rui says:

            Tu fazes cada filme! Podes fazer uma longa-metragem com esses dados!

            Já agora, quando vai ser a III guerra mundial?

          • lmx says:

            Não é um filem , é a realidade!!E é do dominio publico…

            isso ninguém sabe, quando vai ser …a Russia ja a impediu pelo menos 3 vezes, sendo a primeira, o conflito devido aos misseis em cuba…a ultima foi agora, sim..

            Porque nos meios militares já se especulava muito das diversas posições que os Países estavam a tomar, e mais uma vez a Russia teve o bom senso que mais ninguém parece ter…

            A Europa já provocou 2 guerras mundiais, e tenho em crer que ainda vai conseguir a 3ª, mas com uma diferença, esta será nuclear, será portanto a ultima!

  12. Manuel AA says:

    quando se fala deve-se saber do que se fala.quando o ocidente apoiava Saddam Hussein contra o Irão, fornecendo-lhe nomeadamente armas químicas, Um avião Airbus das linhas aéraeas iranianas foi abatido por um míssil disparado no estreito de Ormuz pelo USS Vincennes. Morreram 299 pessoas e 16 tripulantes. O ocidente pouco se comoveu com esse “acidente”. Reagan e Bush pai, presidente e vice-presidente dos EUA, negaram durante meses o acontecimento. A Unita, foi armada pelos EUA com lança-roquetes Stinger que pode ser trensportada e accionada por um só homem. Era considerada arma estratégica, nem todos os países da NATO,Portugal por exemplo a ele tinham acesso. Vários aviões foram abatidos. Já agora, na altura a União Soviética estava no Afegnistão. Os EUA inventaram, subsidiaram e armaram um grupo de combstentes pela liberdade: chamados talibãs, já ouviram falar? também esses foram equipados com lança roquetes Stinger que atingiram helicópteros e aviões soviéticos. A União Soviética saiu desse país, desintegrou-se. Os cambatentes pela liberdade os talib~s espalharam-se pelo mundo graças aos amigos norte-americanos. Em 2005 o exército ucraniano abateu um Tupolev 154 que voava de Novasibirsik para Telavive. O governo ucraniano, na altura liderado por Júlia Timoschenko negou durante meses ter provocado o acidente. Desde 1973 foram abatidos 40 aviões comercia. Por Israel, um avião líbio que viaja de Tripoli para o Cairo e se tinha perdido sobre o Suez por causa de uma tempestade e ter os radares avariados. Pela União Soviética um avião das linhas aéreas coreanas que se desviou da rota e violou por duas vezes o espaço aéreo e militar na Sibéria. Na Somália um avião bielorusso. No Zimbavué dois aviões da então Air Rodhesia pelos gueriilheiros africanos. Na República Democrática do Congo pelos seus vizinhos da República do Congo. O mundo da aviação civil é um lugar perigoso mesmo quando não se sobrevoam territórios em guerra. Já agora antes de lavrarem conclusões definitivas, deveriam interrogar-se porque é que o exército ucraniano tinha o sistema Buk activado se os separatistas não têm aviação. porque é que o avião mudou de rota por indicação dos controladores aéreos ucranianos. Interrogações que alguma imprensa ocidental mais independente,menos estipendiada, já começa a fazer. Leiam alguns jornais ingleses, não os do Murdoch, evidentemente. Deixem-se de plantar teorias. É mais lúcido ter interrogações, se não ainda continuam a acreditar nos mapas que Colin Powell desdobrou afanosamente num Conselho de Segurança da ONU, mostrando as fábricas de armas de destruição maciça que existiam no Iraque que nunca foram encontradas no terreno. Já se esqueceram desse número circense? Desintoxiquem-se!!!

    • Poet says:

      Tantos erros históricos no teu texto. A URSS desintegrou-se muito, mas mesmo muito depois de sair do Afeganistão e lembra-te que a URSS era uma união de vários países e não um país, por isso desintegrou-se.
      Agora, acho incrível justificar os erros dos pró-russos e russos com erros de outras nações. Tanto condeno americanos como condeno russo e neste aspecto os russos tem é que estar calados…
      E lembra-te que na guerra fria existiram em ambos os lados, os americanos apoiavam o Iraque e os Russos o Irão (ainda opoiam), e noutros conflitos foi igual… incluíndo ex-colónias nossas aonde os Soviéticos meteram o bedelho e apoiavam e apoiaram algumas forças…

      • Paulo Ferreira says:

        Aparentemente quem precisa de rever os factos históricos és tu. A URSS começou a retirar do Afeganistão em meados de 1988 e a dissolução da URSS ocorreu entre 19 de Janeiro de 1990 e 31 de Dezembro de 1991. Aliás, uma das causas que levaram ao desmembramento da URSS foi o descontentamento generalizado provocado pelas baixas sofridas e o falhanço total na campanha no Afeganistão.

      • EXP001 says:

        “A URSS desintegrou-se muito, mas mesmo muito depois de sair do Afeganistão”

        A Retirada das forças de combate soviéticas do Afeganistão começou em 15 de maio de 1988.

        O fim definitivo da URSS foi oficializado em 21 de dezembro de 1991.

        Coisa de 3 anos.

    • lmx says:

      Uma resposta inteligente a do Manuel AA…

      Parabéns

      tiro-lhe o chapéu…

    • Rui says:

      Manel, a estrela de Estaline é tua. O Putin vai beijar-te.

      Já agora conta lá quem defendia Khadafi, quem invadiu o Afeganistão, Geórgia, Ucrãnia, quem defendeu os Sérvios de Milosevic, o Irão, os corruptos de Angola no poder, etc, etc

      • EXP001 says:

        Bem que recebeu muito dinheirinho do kadafi foi o Nicolas Sarkozy ate esta a ser investigado em França.

        Quem invadiu o Afeganistao em 2001 foram os eua

        Foi a georgia que invadiu a abcasia e a ossetia

        Não sabia que a ucrania foi invadida

        Esses corruptos de angola que refere agora estao a dar-se muito bem com o governo e compadres ca do nosso Portugal.
        Compraram o bpn limpinho por 40 milhoes e agora ainda lhes vamos pagar 100 milhoes por isso. Sao donos de 20% do bpi, sao donos da zon agora nos.

        Em relacao aos comunistas, tenho a dizer-lhe que o nosso querido lider ppc (coelho) vendeu ao pcc (partido comunista chines) a edp a ren a cgd e mais umas coisas

        • Rui says:

          EXP?
          Antes dos EUA irem parar ao Afeganistão, já lá tinham andado os Russos. Não sei se viste o atentado de 11 de Setembro de 2001 nos EUA e em consequência disso os EUA invadiram o país que treinou os terroristas…

          Como é? A abcásia e a Ossétia não fazem parte da Geórgia? Então que países é que reconhecem a independência dessas regiões?

          A Ucrãnia que ficou sem a Crimeia pela força e tem o leste do país ocupado por forças Russas e Pró-Russas não foi invadido?

          a NOS é dos Angolanos? Se o Belmiro descobre ainda lhe dá um ataque! Os Angolanos tinham uma participação relevante na ZON, mas obviamente na fusão com a optimus, essa participação dilui-se.

          Como é? A CGD foi vendida? Quando? Quem comprou?

          Quanto às vendas e negócios da China é a única coisa que te dou razão (excepto a CGD que ainda pertence 100% ao estado, deves estar a confundir com a Fidelidade que pertencia à CGD).

          Tens de te informar melhor antes de argumentares, principalmente dados financeiros 🙂

          • EXP001 says:

            Não lhe apeteceu falar do Nicolas Sarkozy

            “os EUA invadiram o país”
            vê como me deu razão ? 😉

            Ossétia do Sul
            “independente de facto da Geórgia desde a sua declaração de independência como República da Ossétia do Sul, durante o conflito osseto-georgiano no início da década de 1990.” fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Oss%C3%A9tia_do_Sul

            Abecásia
            “república autônoma de jure no norte da Geórgia que pleiteia independência, tendo-a declarado após a guerra civil em 1992-1993”
            fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Abec%C3%A1sia

            Crimeia
            Era uma republica com grande autonomia e que em eleições livres e democraticas declarou independencia apos mais de 90% sa populacao assim ter votado

            Pois o Belmiro coitadinho não sabia de nada senão não negociava com os tais corruptos que voçê diz

            Isabel dos Santos, a maior accionista da operadora de Cabo, com 28,8%, e Paulo Azevedo, dono da Optimus, consideram que o negócio permitirá “maior eficiência e rentabilidade”

            fonte http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/isabel-dos-santos-compra-optimus

            “deves estar a confundir com a Fidelidade que pertencia à CGD”
            vê como novamente me da razão ? pertencia a cgd e venderam esta parte (eu nao disse que tinham vendido 100%)

            a tambem se esqueceu do bpi que os nossos compadres negociaram com esses corruptos

          • lmx says:

            “A Ucrãnia que ficou sem a Crimeia pela força e tem o leste do país ocupado por forças Russas e Pró-Russas não foi invadido?”

            A ukrania não ficou sem a Crimea, a ukrania, usurpou a crimea a 23 anos atrás e agora foi restituída…

            E não foi pela força , mas sim por um referendum ao povo da crimea..

            são coisas diferentes!!

            Não a ukrania não tem o leste do Pais invadido…ela própria é que esta a invadir duas republicas!

            A Ukranian está a ocupar uma zona que foi integrada no pais formado á 23 anos atrás, mas que devido a atitudes nazis, este povo tornou-se independente por vontade própria, da mesma forma que o povo da crimeia, portanto não!

            A ukranina é que está a invadir as republicas de Lugansk e Donetsk!

          • Rui says:

            A Ucrãnia está a invadir repúblicas?

            Lmx, o teu conceito de República é o mesmo dos estudantes de Coimbra a morarem em prédios históricos?

    • Sérgio Rodrigues says:

      Parabéns, a melhor resposta que li até agora. É tão bom ver pessoas inteligentes que apresentam fatos, e não suposições. Um abraço.

  13. José Ramos says:

    Por respeito às perto de 300 vidas perdidas a publicação inicial não deveria ter feito aquelas afirmações ainda não completamente provadas e sobretudo usando adjectivos tendenciosos numa zona que todos sabemos está em guerra. Obviamente que a edição Russa foi no sentido de responder “à letra”, ou seja, devolvendo a acusação o acusador. As companhias aéreas devem ser prudentes mudando as rotas sempre que tenham de sobrevoar espaço aéreo de países com conflitos armados no solo como é o caso deste e não apenas depois da “casa arrombada”. A vida dos ocupantes das aeronaves sempre em primeiro lugar.

  14. ervilhoid says:

    Enquanto isto morrem centenas de palestinianos…

    Quanto a este caso, não me admirava nada que qualquer uma das 3 partes o tivesse feito, sendo que a Rússia era a que menos ganhava com isto…

    Já agora abater por engano é um pouco estranho, até pareço eu que num concurso de colombofilia vejo um ponto preto no ar e digo ” ai vem uma” no entanto alguém com experiência diz ” é uma rola” , e quando é um pombo identificam a cor como número de anilha, mas para mim continua a ser um ponto preto..

    Conclusão ou os pro russos eram muito nabos ou…

    • Poet says:

      Pelos twitters iniciais deles (os pró-russos) foram realmente nabos…

      • lmx says:

        pois isso não sei…

        o que se sabe que as conversações telefónicas que a ucrania lançou ….eram falsas, e foram gravadas dia 16…

        E também é sabido que a Ucrânia abateu a 10 anos também um avião comercial e não queria assumir responsabilidades…embora que este ponto apenas possa ser considerado um indicio…

        Mas as gravações falsas…acho que nas entrelinhas dizem muito…

        • EXP001 says:

          Creio que gostara passou quase desprecebido 😉 Não não falei em censura 😉

          http://informacaoincorrecta.blogspot.pt/2014/07/edward-snowden-as-novas-revelacoes.html

          • lmx says:

            Obrigado EXP001 pela partilha.

            Isto é algo que me preocupa muito…

            vejo um futuro sombrio, para aquele continente que a pouco tempo atrás orgulhosamente se intitulava de ultimo bastião da democracia…

            A Rússia pelo menos já vai obrigar a que os serviços disponibilizados no Pais tenham la os datacenters…

            A Comissão Europeia propôs o mesmo aqui ha um mês, ou coisa que o valha…mas os EUA já vieram dizer que era proibido fazer isso…exacto tiveram a lata de vir dizer que era proibido…

            Deve ser porque dessa forma limitamos a forma como podem cometer crimes…

            Ainda não se viu uma resposta da Europa a essas afirmações da pior espécie…

            Entretanto a Alemanha nas investigações que teem feito, já prendeu alguns endividuos, que passavam informação aos EUA, e 1 deles foi expulso do Pais…mas isto é muito pouco…é preciso muito mais…

          • Rui says:

            Nesses aspecto a Rússia é muito superior aos americanos, quando foge um espião da Rússia ele é morto antes de contar os segredos, como aconteceu com um antigo espião exilado na Inglaterra e envenenado com polónio!

          • lmx says:

            A Rússia no passado era implacável e não permitia traidores a pátria.

            Actualmente está mais calma, repara que o kasparov já esteve na Rússia e só foi preso uns dias…e eles sabem que ele trabalha para a CIA…

            Se fosse antigamente, já era 😀

            OS EUA são iguais…repara o snowden…só está vivo porque se refugiou na Rússia, foi perseguido em Taiwan salvo erro, acabou por ficar na Rússia, porque não conseguiu segurança para continuar…

            E ele diz que a vida dele na Rússia é tranquila, que sai a rua e as pessoas reconhecen-no(porque ele não fala bem Russo ainda 😀 ) e apertam-lhe a mão.

            E diz que os agentes que o seguem lhe dão espaço suficiente para que ele possa estar em segurança, mas que possa ter privacidade…é um luxo!

            isso também eu queria, uma espécie de segurança privada discreta, mas que actua se for necessário defender.

  15. jsvtrlvrslv says:

    Primeiro voo da aeronave segundo a informação na Wikipédia:
    17 de julho de 1997
    Data do acidente:
    17 de julho de 2014

    Não é curioso? 17 anos após, dia 17… :-S
    Em relação ao resto, não tenho nenhuma opinião formalizada.

    • Glink says:

      Gosto mais deste tipo de curiosidades 🙂

      quando as conversas ai a cima acho que as pessoas deviam ver menos TVs…

      este incidente é uma False Flag, assim como o Lusitania, entre outros…

      a Bolsa esta a dar os sinais e o Sistema a ir cos porcos, e uma guerra vinha mesmo a calhar para manter tudo na mesma…

      • lmx says:

        completamente…

        • EXP001 says:

          Que é um False Flag Attack tambem me cheira que sim. É demasiado conveniente e com muitas pontas soltas este caso. Lembrei-me que quando o Kennedy era presidente lhe pruposeram fazer explodir um avião de passageiros para incriminar Cuba.
          Começar uma guerra não sei. O que sei é que esta a ser feito um tratado de livre comercio entre a UE e os eua pela calada (pois é não nos contam nada disso) e que com esta historia das sancoes que os eua nos querem impor contra a Russia iremos perder o imenso mercado Russo e ainda perderemos o fornecimento de gaz. Ou seja perdemos um mercado importante e ficamos refens a nivel de energia com os quais vamos assinar o tal tratado de comercio. Os eua estão a ir ao charco e querem transformar a Europa na america do sul

          • lmx says:

            Também me parece que seja False Flag, ainda por cima quando já sabemos que o Avião foi desviado da rota por dois aviões de combate Ukranianos…

            E que foi obrigado a baixar de altitude para os 30 mil pés salvo erro…

            A historia da guerra, foi discutida entre EUA e Rússia, em que o Obama sondou o Putin, e propulha-lhe uma guerra convencional…o Putin, disse que se a Integridade da Russia estiver em causa…é tudo Nuclear…pelo que a guerra para já está em suspenso.

            Mas os EUA teem provocado o mais que podem, desde navios de guerra as portas da Russia, et, etc,etc…

            Os Russos parecem aquele pai preocupado que tenta gerir as coisas em relação aos filhos mais rebeldes(EUA)..espero que consigam manter a calma, porque de outra forma será mau para todos no mundo…

            OS EUA procuram uma guerra desesperadamente, os Americanos teem uma divida de cerca de 70 mil dollars por cabeça, salvo erro a segunda ou 3ª maior do mundo…e é sempre a afundar, os Países ja se começam a aperceber que o Dollar não tem valor e é só papel impresso…

            A Russia vai começar a trocar gaz/petroleo com a Europa em Euros e com a china em yans, é uma facada muito grande, esta a ser pensado um sistema monetário de respeito, onde o dollar não entra, além de muitas outras coisas…

            Se uma guerra mundial não acontecer a América afundará rápido…

            Agora vamos é ver se eles conseguem a tal guerra…e a conseguirem, se a ganham…

            Eu tenho impressão que de forma alguma a podem ganhar, até porque a quantidade de Países que apoiam a Rússia neste momento, não dão grandes hipotses…

            A grande Esperança para os EUA é que a Rússia vacile e mais uma vez recue…mas ela já não tem para onde recuar mais…não vai portanto recuar…se não pode.

            Vamos aguardar…

  16. Sérgio Rodrigues says:

    Muito importante mesmo uma informação na wiki…
    No que isso vai fazer diferença?
    Qualquer lado pode ter disparado aquele míssil.

  17. anonymous OPO says:

    Lamento de vos informar, mas penso que ambos os lados possam estar enrrrados.
    Pode nem ter sido os Russos, nem Américanos, nem os Ucrânianos.
    Vivemos numa era em que a informação é partilhada de uma forma víral, mas mesmo essa informação sendo bem manipulada, pode influenciar e controlar as pessoas para o lado que mais lhe for conveniente.
    Não se esqueçam que não existe só um grupo de pró-russos e pró-EU, existe várias facções umas mais e outras menos radicais. Não se esqueçam que existem organizações mais poderosas que algumas nações. Não se esqueçam do poder da NSA que nem o próprio governo dos USA os controla.
    A opinião publica é facilmente manipulavel. Pensem por vós mesmos e não por eles.

    • Manuel says:

      Excelente!!

      Grande teoria da conspiração!!!

      Atrás desse peseudonimo até parece uma coisa à séria… LOL.

      Já agora, não tens uma teoria para que o Euromilhões não me bata à porta, isto apesar de eu não jogar???

      hehehehe, está tudo louco!!!

  18. Rui says:

    Para os pró-Russos aqui em Portugal, expliquem lá como é que a Região de Donetsk, Ucrânia que é controlada pelos terroristas pró-russos, conseguem explicar o facto do avião ter caído a mais de 60km (Grabovo) depois da cidade de Donetsk (controlada pelos terroristas) e já perto da fronteira da Rússia (cerca de 30km da fronteira com a Rússia)?

    Expliquem lá esse fenómeno dos Ucranianos dispararem um míssil que percorreu mais de 100km dentro da região controlada pelos rebeldes, quando os buk só atingem no máximo 45km!??!?!?!?

    Vão ver no google hearth e meçam as distãncias: Donetsk (capital da região controlada pelos rebeldes), Grabovo (local da queda do avião) e a fronteira da Rússia.

  19. Manuel AA says:

    Já agora para esta gente intoxicada com a desinformação uma última nota para se ver quem nesta guerra de informação e contra informação fala verdade.
    O dinamarquês Kai Wittrop. que chefia a delegação de inspectores da OSCE que está a recolher dados e informação na cidade de Lugansk declarou no relatório dessa missão que inspeccionaram bairros que foram bombardeados pelas forças governamentais ucranianas, constatando que são zonas civis onde não existem defesas ou instalações militares dos separatistas. Segundo dados que a OSCE recolheu foram mortos 250 civis e feridos mais de 700.
    NOTA: Lugansk foi recuperada aos separatistas pelo governo ucraniano. O governo ucraniano sempre afirmou e continua a afirmar que não bombardeou zonas civis ou só as bombardeou porque existiam lá defesas ou instalações militares
    dos separatistas. Tudo isso é agora desmentido pela OSCE.
    Por cá ainda não foi notícia , como é óbvio, para alegria do Rui & Companhia. Mas já foi publicada, timidamente publicada, pelo menos no Guardian, The Independent, Le Monde e EL Pais.
    Tenham vergonha do que escrevem sem saber do que falam. Tenham vergonha em propalar mentiras.~
    Continuo censurado? há dois comentários que foram publicados e , entretanto desapareceram.

    • lmx says:

      ora nem mais..

      isso é o que eu já me tinha apercebido…os pró-europeus são do pioriu…não sei mesmo se é boa ideia telos na Europa…

      Os massacres que eles já foram capazes de fazer em Odessa, Lugansk, e por ai fora…terrivel…

      As pessoas saem a Rua e caminham por cima de corpos de homens, mulheres e crianças, é incrivel, são mesmo uns animais…

      Uma coisa ainda era lutar contra militares, outra bem diferente é mesmo tentar exterminar 8 milhões de pessoas…é pior que o genocídio dos Judeus aquilo…

  20. Benchmark do iPhone 5 says:

    Para acabar com a discussão eu vou dizer como as coisas se passaram. Contou-me um tipo de uma agência, que não vou revelar por razões de segurança (a minha, claro está).

    Então é assim. Os separatistas pró-russos andavam a abater aviões e helicópteros ucranianos (é factual, podem confirmar.

    Um agente americano disse a um das secretas da Ucrânia: “Por que é que vocês não fingem que é um avião vosso que está a voar quando for um russo? Os gajos abatem-no e os russos ficam pior que lixados com eles”. Convém esclarecer que os russos tinham entregue os mísseis aos rebeldes pró-russos para abaterem aviões ucranianos e não os deles, obviamente. Convém também esclarecer que naquela zona toda a gente escuta o que diz a outra e até o que as tropas escrevem no Twitter e outras redes sociais.

    E assim foi. Os ucranianos puseram-se à espera de um avião russo – que não apareceu. Horas antes Putin tinha interditado aquele espaço aéreo. Deve ter sabido de alguma coisa. Até que por fim um dos ucranianos disse: “Bem, vamos fingir com um avião qualquer que vai dar ao mesmo”. E Assim foi, disseram na rádio: “O nosso avião que segue de Oeste para Leste, está agora a sobrevoar território dos rebeldes e a filmar tudo para os podermos atacar”. Como se sabe, os pró-russos dispararam mesmo.

    • lmx says:

      pois…essa cena até faz algum sentido…

      O problema é que nas imagens de satelite é demonstrado que os PróRussos não tinham nenhum sistema destes…e agora como ficamos??

      Acontece que a seguir ao bombardeamento a Ucrania deslocou um sistema destes para solo próRusso…também esta tudo explicado nas imagens de satélite…

      Agora é que são mesmo elas…

      e o controlador aéreo que assistiu a tudo e reportou tudo no tweeter dizendo que o avião foi escoltado por dois caças ucranianos, obrigado a baixar de altitude e a mudar de rota, e que foi o ministro do interior que deua ordem de abate, ja deu a costa??
      pois…nem nunca mais vai aparecer…talvez as ossadas um dia, quem sabe…

  21. Igor Andrusenko says:

    Propaganda!!!

  22. Rui says:

    Mais factos novos.

    A Rússia ordenou aos seus bobbys amestrados para entregarem as caixas negras à Malásia!
    O governo Holandês exigiu à Rússia (não foi à Ucrãnia nem aos terroristas pró-russos) autorização para investigar a queda do avião.
    Estão previstas mais sanções económicas à Rússia e os países com maior vontade de imporem as sanções são os atingidos pelas mortes, nomeadamente a Holanda, Inglaterra e Australia e só não foram aprovadas mais sanções porque a Alemanha não deixa (era uma chatice não poderem vender mais BMW, Mercedes, Rolls Royces, Bentleys, etc).

    Cada vez mais a Rússia está a ser encostada à parede! Porque será? Se não tivesse responsabilidade no abate do avião, estes países não fariam tal coisa.

    Mas claro está que os russófilos vão desnegar e com delírios que encontrarem na internet.

    Um ponto que quero que fique claro, eu defendo o meu país, Portugal, os outros que se F…….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.