Governo quer 30 Mbps em todos os lares até 2020
Publicado em despacho no Diário da República, o Governo Português deu a conhecer a nova Agenda Digital.
Trata-se de uma agenda com forte compromisso público e privado, com objectivos e metas ambiciosas, no sentido de colocar Portugal como um dos países mais avançados da UE na Economia Digital. Este compromisso pretende promover o desenvolvimento da infraestrutura de banda larga de forma a permitir que, até 2020, todos os cidadãos possam ter acesso à banda larga de velocidade igual ou superior a 30 Mbps.
O Governo anuncia também que pretende promover o desenvolvimento da infraestrutura de banda larga, de forma a permitir que 50% dos agregados familiares possam ter acesso à Internet de banda larga de velocidade igual ou superior a 100 Mbps, até 2020.
Alem disso, é também objectivo criar as condições para que, até 2016, e face aos valores de 2011, seja possível um aumento em 50% do número de empresas a utilizar o comércio electrónico em Portugal. Valores ambiciosos para dinamizar um segmento em franco crescimento, em todo o mundo, e com alguma dificuldade em arrancar no nosso país.
Implícita está também a promoção da utilização dos serviços públicos online, permitindo simplificar muitos processos morosos que se arrastam nas repartições públicas quando usado o processo tradicional.
Todo este investimento tem também o objectivo de promover as tecnologias nacionais, estimulando á exportação das mesmas e levando a um aumento do emprego nesta área. Será uma meta ambiciosa com requisitos também eles severamente ambiciosos, isto porque em causa está um país onde existem realidades bem diferentes.
Considera que são metas muito ambiciosas ou acha que Portugal tem condições para atingir tais objectivos?
Homepage: despacho no Diário da República
Este artigo tem mais de um ano
Aposto que daqui a um ano vou ler qualquer coisa em como todos os lares já tem 30mbps mas ainda há pessoas a queixarem se no interior que a net atinge pouco mais de 1mbps
Não precisas de ir para o interior para isso acontecer.
Correto. Eu trabalho na PT e são inúmeros os casos que aparecem de pessoas com velocidades de acesso extremamente lentas, de várias zonas do país e não só do interior. Tenho pena de não lhes conseguir dar melhores velocidades, mas eu nas linhas físicas não posso fazer nada. Venha daí a fibra para todos, eu também gostava de a ter e ainda não tenho cobertura.
eu só tenho sapo adsl 4mb e tenho que me aguentar não há melhor.
nets portateis aqui não valem nada
e digo mais, por este serviço da PT, net 4Mbps e telefone pago cerca de 40€ e se fizer alguma chamada,ainda fica mais caro.
eu também tenho sapo adsl 4mb, e aqui aonde moro, nem chega 500kb :-\
Num centro urbano em Aveiro, com ADSL tinha 80Kbps. 🙂 Portanto temos muito que trabalhar!
Já experimentaram kanguru ou vodafone???
1Mbps?!?! Ainda hoje estive num local onde a net no maximo atingia 300kbps… e sim… é no interior!!
Moro na cidade, e nos prédios metem fibra ótica (Portugal Telecom)… nas vivendas, moradias e afins não metem… por isso não é preciso ir para o interior. Só por dizer que a aqui o ADSL por enquanto ainda vai chegando aos 16/ 18 Mbps (já chegou aos 20 Mbps… mas deixam degradar)… tem Zon Net por cabo… mas aquilo avaria constantemente (toda a gente que conheço, que tem tido net da Zon queixa-se sempre, ainda hoje em dia)… logo uma net que está sempre a falhar não pode contar… nem a porcaria da televisão conseguem que funcione sempre sem problemas, quanto mais a net. Em Leiria no tempo da Pluricanal, em anos talvez tenha avariado uma vez em que se ficou sem canais… na TvCabo (que entretanto comprou a pluricanal) era cosntantemente a falhar o sinal… qualidade? Óh! sim!
Tenho Net da Zon e estou 100% satisfeito.
Até agora foi a única empresa em que a velocidade real é igual à velocidade contratada.
+ 1
Esta apresentação fez-me lembrar o discurso do ministro da economia sobre os pasteis de Belém…. Que farturinha vem aí rssss!!!
Pouco mais de 1mbps? Conheço muitos casos onde nem dos 512kbps passa. No entanto já vi nessas zonas a fibra nos postes, no entanto ainda se encontra por activar, o que sugere que estará para breve o “upgrade”
Gostava era de saber quem vai financiar a brincadeira…
os mesmos de sempre (O Povo!)
E quem vai beneficiar com ela 😛
os mesmos de sempre (Os ISP!)
Isto só vai ser possivel porque a a UE vai enviar fundos para Portugal, agora o povo devia de abrir os olhos para saber como é que as empresas vão lucrar e se algo for ilegal denunciar.
que por acaso irão lucrar cobrando milhares aos portugueses por um serviço irrisório..
(Espera aí, isso já acontece hoje em dia!)
É bom que melhorem que eu aonde moro só tenho 4mbps.
E conheço quem só apanhe 300 e poucos kbps, ainda recentemente tive problemas com a minha infraestrutura foi preciso 1 mês e 9€ gastos em comunicações para o apoio técnico para se dirigirem ao repartidor e trocar um par que lá estava -.-
É uma boa notícia da parte do governo, mas não deixa de ser uma meta muito ambiciosa, contando que grande parte do país está remetido a uma rede de cobre obsoleta, que tem levado uns remendos com uns acessos adsl aqui e aculá.
Se considerarem que esses 30 mbps podem ser distribuídos via 4G /3G, ou seja, sem fios, a equação resolve-se com relativa facilidade, já um acesso com fios, será muito complicado a meu ver colocar uma grande parte do país a um mínimo de 30mbps, a menos que consigam vencer as leis da física e arranjar um sistema baseado em xdsl capaz de fornecer essa velocidade até 4/5km de uma central, sem degradação.
Poderiam, com o VDSL2 (cuja Portugal Telecom parece ter desenvolvido tecnologia para providenciar cerca de 100 Mbit/s até 4-5 km de distância da central).
Claro que o facto de dar 30 Mbit/s de velocidade de ligação no 4G não é a mesma coisa que ter 30 Mbit/s de largura de banda realmente disponível… porque a largura de banda vai dividindo até, em teoria, ficar à velocidade do caracol distribuída pelos clientes que se ligar à(s) antena(s)… porque não me parece que metam centenas/ milhares de antenas, cada uma com a sua ligação a uma linha de fibra óptica com capacidade total para acomodar cada cliente ligado a cada antena… para que todos possam navegar à máxima velocidade… isso nunca vai acontecer nos próximos tempos.
as maças já caiem das árvores há muito tempo, não foi o newton que as fez cair… xD
*caem
Caiem mesmo…
e a PT vai cumprir.
o diário da república está cheio de despachos e portarias por cumprir.
o inferno está cheio de boas intenções…mais uma…
Mas benefícios para a PT, também gostava de ter amigos importantes lol.
30 MB, muito bom…
– mas para ir ao youtube ?
– para ir ao email ?
– para ir ao facebook?
Digo isto no seguimento da restrição de uma noticia que dizia “governo quer aplicar sanções ao tráfego de internet…”
O youtube e o facebook consomem bastante banda larga…
Eu com uns miseros 1,5 MB de net, quando ligo o youtube tenho que desligar tudo o resto que acede à Internet, para conseguir ter um atraso de 3seg a cada 5 no youtube (nem as publicidades do youtube carregam à primeira xD)
Em relação ao post considero que é uma coisa que mais cedo ou mais tarde iria acontecer sem a intervenção do estado, todas as operadoras que querem ter mais clientes irão eventualmente fazer com que todas as pessoas o tenham.
Pois, por exemplo na minha zona a primeira que meter net mais rápida irá conseguir bastantes contratos (cerca de 30-40 residencias).
Os serviços de televisão e voz também precisam de largura de banda, e 30mbps ja permitiria ter mais televisões em casa, ou mais canais HD por exemplo
Claramente parece-me uma meta pouco ambiciosa, tendo em conta que faltam 7 anos para 2020. A esta distância muita tecnologia se vai modificar e o próprio mercado irá superar estas curtas metas sem intervenção de nenhum governo.
Quando desde 2010 tenho em casa 16Mbits e moro numa aldeia, o que são 30Mbits daqui a 7 anos.
E eu aposto que estás enganado! Pois há locais que nem uma ligação de 4 ainda conseguem ter…
O governo precisa de mais velocidade para as futuras ferramentas de vigilância nas nossas casas…
Então mas se as pessoas estiverem desempregadas como podem pagar 50€ ? Não comem, pagam a electricidade ?
Cada vez mais só verifico que este país e a Europa anda á deriva…. Em vez de criar e ter as bases para o emprego onde o resto vêm por acréscimo vamos nós contribuintes investir na PT ou outra qualquer (como foi o Sócrates com a fibra das escolas (PT muito benefeciada) e o FTTH (mais uma vez PT muito benefeciada)) para depois a PT ou outra qualquer cobrar valores que neste momento a maioria das pessoas não podem pagar…..
Mas já agora como o MIG refere, 30Mb para ir ao Facebook, youtube, sapo, gmail ? LOL
Só mesmo na tugalandia!
Para que é preciso uma net tão rápida para, tal como o mig escreveu ir ao youtube, mail e facebook? Se avançam com leis contra a pirataria não há necessidade de uma net tão rápida…
Creio que o meu pensamento vai de encontro aos posts de cima.
Querem 30 Mbps para quê?
Comércio electrónico? Não é necessário.
Todas as outras actividades comuns não necessitam de tanta largura de banda.
Agora, olhando para o futuro parece-me um numero bastante razoável os 30 Mbps, agora colocam-se duas questões:
Financiamento? Mais trabalhos para os boys?
O sector pode estar em crescimento e tudo mais, agora acho muito errado começarem sempre a casa pelo telhado.
Existem coisas mais importantes a serem resolvidas antes disto.
O governo devia-se era preocupar com outros assuntos. Matar a fome dos novos pobres por exemplo.
Existem coisas mais prioritárias que internet a 30Mbps em todo o lado.
Enfim
E o que é que uma coisa tem a ver com a outra ?
Como temos 10 problemas , mas um é com a pobreza não se resolve mais nenhum , nem que isso a médio prazo ajuda a combater essa mesma pobreza ?
Só águias aqui …
Abc
Neste momento parece-me mais importante resolver os problemas estruturais do pais, nomeadamente matar a fome a quem a tem / criar empregos do que este avanço tecnológico, ou não me digas que vais começar a comer kps?
Sem dinheiro não existe mercado, por muito que alarguem a cobertura.
E mais, num pais onde existe crianças a passar fome nas escolas, onde se vai a uma baixa Lisboeta e cada vez se vê mais pobreza, onde os postos do banco alimentar em algumas freguesias tem aumentos de 100% das pessoas carenciadas, fico completamente estupificado quando existe pessoas que ainda acham que a aposta neste tipo de infrastruturas é uma prioridade para o pais.
É uma alianação completa das prioridades, e da falta de noção do que o vizinho do lado pode estar a passar.
Mas quem é que disse que era uma prioridade ? Existe escalas de prioridades dentro dos Dec. Lei ?
E faço notar que é até 2020 ou seja em 7 anos … dizer que é uma prioridade parece-me abuso.
Abc
Diz-me uma coisa, achas mesmo que esta crise vai acabar quando? Este ano? No próximo?
A crise quer queiramos quer não vai-se prolongar por vários anos, a recuperação da mesma não é feita de um dia para a noite, nem a recuperação nem as infraestruturas que são necessárias implementar para este avanço tecnológico.
Agora é fazer contas e ver se uma coisa não sobrepõem a outra.
Seguindo esta lógica que eu te acabei de explicar, achas mesmo que os 30mbs são prioridades? (independentemente de serem fundos europeus, que no fundo deviam ser empregues no que os europeus estão mais carenciados)
E não é preciso escalas basta jogar com os números.
Eu tinha lido acho que foi no site da sapo que a UE queria 30Mbps até 2015 em todos os países.
Pelo que está no DR é 2020 a meta. Clica no link logo no início do post.
Esquece, já achei a noticia, era um previsão e não uma meta, na altura fiquei com essa ideia, não sei porquê.
http://bit.ly/ZTviKp
o que eu gostava de perceber é o que é que Portugal vai exportar por desenvolver infra-estrutura que em larga medida é comprada ao exterior – não digo que não há empresas tecnológicas em Portugal que irão beneficiar, mas a maioria do dinheiro a investir ficará no exterior.
Era preferível o governo preocupar-se em estabelecer metas para aumentar a competitividade portuguesa através de serviços, em vez de andar atrás das infra-estruturas que irão naturalmente desenvolver-se. Em termos de nfra-estrutura a única coisa que deveria preocupar o governo seria as condições mínimas para as zonas remotas do país.
Este (e todos os governos) deviam era resolver os problemas da TDT. Por outras palavras: obrigar a PT a cumprir. Isto é uma autêntica pouca vergonha!
Net a 30 megas em todo o País? Só não digo que é a utopia do século porque esta pertence ao (des)acordo ortográfico, ao afirmarem que a ortografia fica unificada esta Net a 30 megas fica em Nr dois.
Não sei se percebes te mas a PT é beneficiada em todo o lado, chama se amigos importantes. O TDT só em portugal é que foi esta vergonha, esses gajos só se enchem e nos chapéu.
Já para não falar que pensam que podem fazer o que querem até ir contra a constituição.
eles são uma minoria muito pequenina, e por demais patética,… fazem o que fazem porque a maioria consente
… os pobres não precisam dos ricos para nada…já os ricos…
Meta que apesar de muito pouco ambiciosa, irá ser difícil de cumprir.
Continuo a ter uns míseros 6Mbps (com sorte e em dias bons), morando a meia dúzia de Km da cidade de Torres Vedras. Se ligo a tv (consome cerca de 3Mbps), já pouco me resta para um pc.
Agora imagino locadidades mais distantes dos centros urbanos…
Boa noticia, mas como alguém já disse acima, a maioria das pessoas usa a internet para ir ao facebook e youtube e não precisa de tanta velocidade, faz-me lembrar os Smartphones muita gente tem mas nem sabe o que fazer com ele LOL.
A empresa dstelecom tem estado a trabalhar nesta área. Designa-se como um operador de operadores e tem como objetivo levar a fibra ao mundo rural. Obviamente que os custos deste projeto são elevados e que haverá financiamentos europeus, etc. Mas a iniciativa por parte de um privado é de louvar, dadas as limitações de mercado no interior do nosso país. E pelo facto de não ser uma operadora final a deter tal infraestrutura é também, na minha opinião, um aspeto positivo.
30Mbps para uma residência até pode parecer demais para uma utilização “legal” a internet, mas é preciso analisar o crescente número de equipamentos com acesso à internet que se encontram em nossas casas hoje em dia. Em minha casa são mais de 10… Depois há outros serviços que, sem estas velocidades, não podem ser oferecidos. Lembro ainda que há 10 anos fazia a festa com uma ligação de 512Mbps. Hoje, se quero simplesmente visitar umas páginas, com essa velocidade esperaria horas… Quanto maior for a largura de banda disponível, maior utilização faremos, assim tem mostrado a evolução tecnológica.
512 Mbps há 10 anos eras um campeão 🙂
E navegar a 512 kbps é mais que aceitável.
Até para ver vídeos serve.
Actualmente claro.
Obrigado pela correcção. Mas lá está, cada um tem as suas necessidades. Se para ti os 512Kbps chegam, para mim ficam muito aquém. É verdade que é possível fazer praticamente tudo, mas é preciso muita paciência…
Muita gente tá a dizer, “Querem 30 Mbps para quê? para ir ao facebook ou youtube?”, e porque não?
Então, para que querem carros? não podemos andar a pé? até fazia bem à saude, e à carteira.
Chama-se comodidade, não a querem, também não a questionem.
Então, para que existem os smartphones, tablets? já existiam laptops, e antes disso os desktops.
Razão! sem dúvida… mas…
Sou a favor de internet cada vez mais rápida e serviços cada vez melhores – até devia de ser 100MB…exemplo!
Mas o que eu digo é em relação a restrição de dl.
E sim poderíamos andar a pé… até podes comprar um bentley para andar em estrada de lama… ou comprar um barco para estar na garagem… (and go on)
chama-se principio da utilidade… teres um serviço que não podes/ou esta limitado a usar não faz sentido…
acho eu.
Desculpa, mas a tua analogia peca bastante.
Uma coisa é largura de banda, outra é velocidade de acesso, e ainda outra é estabilidade.
Uma ligação de 256 ou 512kbps serve perfeitamente para mails e facebooks e etc, desde que seja estável e rápida.
Esse tipo de consumo não requer grande largura de banda.
As pessoas pensam que por terem net a 100Mbps têm net mais rápida que por exemplo a 1 Mb o que não é de todo verdade.
Velocidade de acesso e largura de banda são duas coisas distintas.
A tua analogia seria portanto algo como comparar um carro a um camião, ou a um jipe.
Deve ser, na minha casa nos dias bons apanho 1Mbps, 20Mbps em aldeias como a minha?? Devia ser bonito devia
Tretas, nem entendo que tem isto a ver com desenvolvimento digital, mas cada um lá sabe.
Há 10 anos ou seja em 2003, ter uma ligação de 512kbps já era muito bom, hoje é insignificante. Em 2030 ou seja daqui por 17 anos ainda crêem que 30Mbps vá servir para alguma coisa atendendo à disponibilização de cada vez mais conteudos online sobretudo mais consumistas?
Vê-se claramente que este tipo de projectos é aprovado por que não tem visão.
Eu não preciso de 30… Bastava-me metade, mas estáveis. Nos dias bons tenho 4… Nos outros menos de um…
eu tenho 4Mbps(contratados, mas só chegam 3.5) e 1Mbps_up; ya, 4 para mim chega, teria era que ser constante… se eles melhorassem a infraestrutura é que era bom serviço. nos meios rurais, a qualidade da infraestrutura é horrível.
com os meus 4 megas consigo ter um download de quase 500Kbps mas se tenho que fazer uma ligação telefónica… esquece… a ligação n tem qualidade nenhuma. os 30Mbps serão uteis quando houver várias pessoas e vários serviços a depender da ligação.
e digo mais, isso do despacho no DR é mais lixo para encher chouriço… é claro que daqui a 7 anos todas as casas vão ter os 30Mbps. se não tivermos é porque ficamos parados no tempo. é o normal percurso da tecnologia. não é preciso um iluminado vir publicar algo em DR.
se eles pensassem era em retirar a taxa dos 10€ que tenho que pagar todos os meses na minha ligação ADSL, é que era bom
Boa tarde ,
Partilho da opinião de alguns dos nossos leitores que acham a meta dos 30 MBs um valor muito pouco ambicioso , não se trata de usar a web legalmente ou não , de facto trata-se dos conteúdos que cada vez mais nos chegam por esta via TV incluída , os standards da alta definição irão passar para o 4K e isso vai consumir uma largura de banda que nem 100 MBs resolve , este novo standard equivale a TVs com mais 4 x as linhas actuais vejam só o que não é necessário em termos de largura de banda , também é desejável que as operadoras não limitem o nr de boxs a 3 por residência e para isso é necessário de novo mais largura de banda , para uma casa que tenha crianças certamente que uma playstation ou outra consola não dispensará os jogos online e para isso é necessário mais largura de banda .
Numa casa de 4 pessoas é normal que cada um tenha o seu pc e todos vão estar ligados a WEB os novos telefones chamados de inteligentes se hoje abrangem só uma franja da sociedade irão certamente ser o standard num futuro muito próximo , os nossos electrodomésticos irão estar muito mais ligados a WEB o exemplo disso mesmo são as TVs inteligentes e cada vez vamos depender mais de largura de banda é como um sorvedouro de recursos , como escrevi atrás o consumo actual de uma box pode estar entre os 5/6 MB se estiver a visualizar-se um canal HD , mas atenção a maioria dos operadores só transmitem a 720p não a 1080p , com os novos conteúdos em 3D e com as novas normas full hd de 4K multipliquem por 4 o consumo e não sei se será suficiente , por isso embora solidário com quem só tem 1 Mega de velocidade considero muito pouco ou mesmo nada ambicioso esta meta agora proposta para daqui a 17 anos , hoje a WEB é um lugar aonde nos podemos informar das mais diversas formas , quem está no interior poderá num futuro próximo visionar filmes comodamente em sua casa graças a internet , poderá ter as suas assinaturas digitais de jornais , revistas ou pura e simplesmente ler as páginas gratuitas dos principais jornais que estão todos a migrar para o formato digital a WEB será o único meio das pessoas do interior não estarem marginalizadas e poderem beneficiar dos mesmos direitos como cidadãos de quem vive em grandes centros urbanos .
Resumindo falta de visão embora a partida possa parecer um valor inatingível para alguns , eu diria se chegarmos a 2030 só com 30 MBs então o interior foi esquecido como até aqui o tem sido .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Concordo contigo. Realmente gradualmente vai cada vez mais ser necessária maior largura de banda.
Mas actualmente é mais fácil “obrigar” as empresas, nos próximos 6/7 anos a fazer um investimento para passar de zonas a 1Mbps para os 30Mbps, do que “obrigar” para passar aos 100Mbps. Por sua vez, daqui a 10 anos, com uma rede praticamente total a suportar os 30Mbps, será mais fácil fazer a ponte para os 50Mbps… 100Mbps… ou mais. As coisas tem que ser feitas por fazes.
Uma coisa é certa, as principais inovações tecnológicas, que precisam de cada vez mais precisam de maior largura de banda, são desenvolvidas em países onde a largura de banda é bastante alta, como Coreia do Sul, Japão e EUA. E nesse sentido, principalmente os EUA, vão estar sempre mais a frente do que a Europa. Porque enquanto a Europa apenas a uns 10/12 anos é que começou a investir massivamente na Fibra, nos EUA, já tinha Fibra a uns 5/10 anos. Logo, enquanto na Europa começa-se a fazer instalações nos 100 ou 200 megas… nos EUA já são capazes de suportar o dobro ou mais.
Por isso… ainda temos muito muito muito para andar, mas eles estarão sempre mais a frente. Nesse sentido, acho que isto, já é melhor do que não haver nenhum decreto de lei, para aumento de velocidades.
Parece-me bastante bem!
Apesar de 30 Mbps ser, provavelmente, uma velocidade bastante lenta daqui a 7 anos, tal significará que pelo menos as infraestruturas já serão bem mais modernas do que as actualmente em vigor.
Isto nas cidades é muito bonito já que há fibra e que vai cumprindo (com dias maus) com as velocidades acordadas, mas fora das cidades, em muitos locais nem por cabo dá, tem de ser por satélite. Realmente já estava na altura de se chegarem à frente a obrigar a uma renovação das estruturas por esse pais fora!
Ola Pessoal,
Fartei me de ler os comentarios e achei que devia dizer algo.
Todos falam e dizem mal do governo PT ETC.
E fiquei com umas perguntas entaladas no goto.
1-Mas afinal quem votou neste governo? Ouvi dizer que foram democraticamente eleitos (acho q se chama maioria).
2- Se isto e uma democracia representativa entao nos e que defeniram esta politica da velocidades e nao so (o governo representa nos (a mim nao pq nao acredito nas democracias representativas como tal nao voto).
3- 1 mega nao e muito mais do que Zero? Imaginem 30 megas pode parecer pouco mas e muito mais do que zero.
4- Se nao concordam pq nao apresentao solucoes? Criticar e simples mas ja tentei pagar a renda com criticas e o meu senhorio nao aceitou disse me que nao resolve o problema.
Sugestao seria nao votar de todo,(nada de votos em branco ou nulos) isso da dinheiro aos partidos na mesma cada voto vale 3.8 euros).
Internet nao serve so para ver filmes no youtube ou usar o telemovel serve para,
Ensino a distancia, conferencias, prevencao rodoviaria e criminal. Rapido accesso a base de dados, medicina etc etc etc.
Devemos
Nao reeleger quem esta sobe suspeitas de usar os nosso dinheiros fraudulentamente (Isaltinos , Felgueiras, Pimenta machado, Valentim loureiro) etc etc etc.
Por isto tudo deixem la as criticas ao governo pq o governo somos nos …. nos e que somos os corruptos e enquanto nao entendermos isso a “internet” sera sempre lenta.
Venham la os 30 megas mas exigam ja de seguida uns 100megas e deixem la a PT ganhar uns trocos que e para isso que eles (empresas)existem.
Feliz ano novo.
Apresentar soluções a quem não as quer? Existem universidades em Portugal supostamente é lá que está o conhecimento e são pagas com o $ dos contribuintes, mas o Governo insiste em recorrer ao privado em busca de “conhecimento” e consultadoria. Portanto não há muito a fazer-se, uma vez que na mensagem não passa.
Eu moro a 5KM de Coimbra e actualmente tenho apenas ADSL a 4Mbps. Já tive a 8 e 6, a linha tem vindo a piorar e não há alternativa. No entanto a cerca de 1KM existe zon cabo e meo fibra.
No ano 2020 os portugueses terão net a 20mb e sem comida no prato….
concordo plenamente
E em 2020 isso chegará para alguma coisa? A ver vamos…
E de que forma o farão?
– 4G talvez o mais fácil, veremos a evolução das mensalidades
– fibra? demasiadas restrições para a fazer chegar a todos os lares
-cobre? se apanharem os ladrões de cobre antes agradecia!!!
A meta dos 100mb para 50% faz mais sentido mas terá de ser 50% dos que têm internet e não de todos os agregados.
Quanto ao uso que cada um dá à net ninguém tem a ver com isso, se é para o mail, para o facebook etc.
é pá… calma não façam isso, eu com o meu kanguru turbo, injecção directa (de €) 512Kbits (sim bits) já na redline(se apertar mais um bocado o router voa em dias de mau humor), batemos qualquer net óptica de 30MBs.
Só rir!!
ainda vocês se queixam de velocidades a 1 mega…
eu tenho net da Kanguru quase q tenho de estar no telhado para apanhar sinal…
e dizem vocês…
Mas podias ter outro serviço!!?
Podia, se a PT melhorasse a linha, sim porque o “PORTO PT” está sub-carregado e não aceita mais utilizadores, e os q la estão coitados..
mas esperem há mais, ainda existe a cabovisão o cabo passa a 20 metros da minha porta mas infelizmente não metem, porque não!! dizem eles…
de fato estou no interior, mas será motivo para viver numa ilha??
No dia em que a fibra estiver ao preco da adsl, mudo. Ate la, nao vale a pena para mim
30mbps em 2020?
e que tal ser 12mb até 2014?, já não era mau.
eu tinha 8mb sapo adsl até setembro, por adesões de mais clientes à linha fiquei com a net instavel e tive de descer para 6mb, agora tenho 2.4mb, espetacular.
emprego e comida que é bom –> zero!!
Resolves isso com um Dec. Lei ?
Se sim FORÇA 🙂
Abc
nao resolves com decreto lei, embora ache que devia existir um decreto lei contra o estabelecer de prioridades estúpidas para um pais que se esta a afundar, e em que a tendência será as famílias deixarem de ter net por não a poderem pagar! net 30 Mbps…pfff!!
O dec Lei não estabelece prioridade nenhuma. Apenas indica que daqui a 7 anos deve estar disponível. Sendo Portugal podes apontar para 14 no mínimo.
Abc
Que bom! Vamos ter internet do primeiro mundo, para disfarçar a nossa existência no terceiro.
Entretanto, aquilo em que realmente o governo deveria investir (segurança, educação, produtividade) fica metido mais uma vez na gaveta.
Temos Magalhães nas escolas, mas os alunos do interior (e não só) tilintam de frio.
“João Rodrigues”,dizes tu que”temos Magalhães nas escolas”?? 🙂 🙂 Se soubesses de quantos milhares não se sabem o paradeiro??Ou melhor,sabe-se,só que não se podem prender os paizinhos dos meninos e meninas que isso era um escândalo 🙂
As vezes fico espantado com os comentários que leio…
Uns dizem que deviam era arranjar mais emprego e comida, em vez de andarem a investir nestas coisas… Mas para haver emprego e comida, tem de haver empresas que dêem trabalho…
Nesse sentido, se as empresas vão ser obrigadas a fazer melhorias técnicas nas redes existentes e tem de realizar instalações de novas redes, durante os próximos anos, para que em 2020 tenham de atingir as metas exigidas, vão ter de contratar pessoal suficiente para conseguirem atingir esses objectivos. Portanto, de forma directa ou indirecta, poderá vir a criar emprego… vamos ver. Não digo que isto literalmente vai acontecer, mas num raciocínio lógico era o que devia acontecer.
No que toca a velocidades, ser muito ou ser pouco, é tudo muito subjectivo. Vai depender sempre do tipo de utilização que as pessoas vão dar. Para uns talvez profissionalmente 30Mbps é pouco, para outros não é preciso tanto, mas isso é uma questão de cada um. Logicamente que pessoas que não fazem muitos downloads ou uploads, e baseiam a sua utilização a ver alguns emails, fazer algumas pesquisas ou andar nas redes sociais, talvez não precisem de uma grande velocidade, mas isso é as suas escolhas, contratam mais ou menos velocidade, cada um sabe onde quer gastar o dinheiro.
Depois muitos dizem, que andam com a velocidade a 1Mbps, claro que hoje em dia, realmente não é lá grande velocidade, e concordo totalmente que deviam ter melhores velocidades. Mas também temos de ser realistas, em alguns casos o investimento necessário para um aumento significativo de velocidades não compensa para o numero de clientes previstos. A única forma são mesmo esses decretos de lei, pois actualmente o Internet não é considerado um serviço mínimo obrigatório, como é no caso do telefone e da electricidade. Com este decreto de lei, a Internet passa a ser considerado um serviço mínimo obrigatório, e isso irá obrigar as empresas a terem que o prestar.
Para quem diz que só nas grandes cidades ou centros urbanos é que tem grandes velocidades, engana-se bem. Eu moro em Odivelas, a 500metros de Lisboa. Tenho MEO numa velocidade de 6Mbps (o que logicamente comparados com outros é muito bom), mas tenho a esses 500metros, no concelho de Lisboa, prédios com Fibra… depois a uns 1000/1500metros, no conselho de Odivelas, volta haver fibra. Resumindo estou no meio de duas zonas com fibra… e eu estou numa ilha com ADSL. E é de destacar que tenho velocidade a 6Mbps, porque estou também a uns 500metros da central, e não tenho mais porque o cabo já é muito velho, imaginem os clientes que estiverem nesta “ilha” mais afastados da central… Por isso esse tipo de falhas a nível de velocidades não é só para o interior, na capital também as há.
Agora, andar sempre a criticar, também não leva a lado nenhum. Como aqui já foi dito… criticam, mas apresentar alternativas esta quieto.
“… Mas para haver emprego e comida, tem de haver empresas que dêem trabalho…”
os humanos são a única espécie do planeta que paga para viver
http://3.bp.blogspot.com/-pZpGfKDdQBc/Tzb2Dlo8mlI/AAAAAAAABb8/V5Sg2QXuEmU/s1600/I%2527M-A-PIECE-OF-PAPER.-I-CONTROL-YOUR-LIFE.jpg
Eu tenho 15MB MEO ADSL, e tenho 1.6MBps de download e +/-110KBps de Upload estáveis, não me posso queixar muito, moro a 500 metros de uma central em fibra, apesar de vir em cobre até minha casa, ainda a semana passada tive um problema externo, resolveram-me, ainda me meteram, filtro e router(TG784n) novo, ainda me passou a net de 15 para 16Mbps, não me queixo 🙂
Passar a 30 era muito melhor, mas com a cena da ANACOM e da PT ainda por resolver, não vejo o dia.
É importante referir que só por questões politicas Portugal tem enormes diferenças no acesso à Internet em função do local, é não é necessário ir para o interior para confirmar isso. É mesmo vergonhoso, 3º mundista. E é assim porque a PT e a sua subsidiária ANACOM assim ditam as regras e ainda nenhuma politica alterou a situação. Dizem é que por questões meramente comerciais que existem as chamadas “zonas” (melhor “dito”, portugueses de 1ª e de 2ª), quando na verdade deveria ser UNIVERSAL, Portugal é um país minúsculo se for comparado com muitos outros países em que todos tem as mesmas condições de acesso à Internet. Falar de 30 Mbits só pode ser piada.
Boa noite.
Eu li alguns posts e dá para verificar a indignação da população em relação ao serviço de internet (televisão e afins) que nos prestam, bem como o preço praticado. Já para não falar na publicidade enganosa, pois a cobertura de internet por cabo ou móvel não é nem sequer 90%, muito menos como eles dizem “o país todo”.
E em relação à PT, é sempre a mesma beneficiária (processo TDT entre outros).
Básica mente acho que está na hora da população mostrar a sua indignação em conjunto e não casos isolados. Eles só existem graças à população. Há que criar uma petição contra essas empresas, por falta de qualidade de serviço, cobertura, publicidade enganosa etc.
Cumpts.
+1
à que tirar o sono a essas criaturas
https://www.youtube.com/watch?v=N91XjQ94o6c
http://www.transparencia.pt/
O governo deve pensar que os Portugueses tem ordenados ao nível dos países nórdicos, e mesmo assim conseguimos ter a Internet mais cara que alguns desses países nórdicos.
O que eles deveriam era por a Internet a um preço mais acessível , nem todas as pessoas podem pagar 30 euros por mês para ter Internet , e os tarifários mais baixos tem muitos limites de utilização , em alguns casos a pessoa paga 20€ pela net ADSL e ainda tem que pagar assinatura de linha mais 15€ , por uma velocidades a 4 MB , há aqui uma desigualdade de acesso a Internet , mas preço que se paga em media ADSL é o mesmo ou ate mais elevado de quem tem Internet por fibra óptica , os fornecedores de Internet estão-se aproveitar desta desigualdade ganhando mais do que deviam , e quem paga são os Portugueses que têm uns dos ordenados mais baixos da União Europeia .
E em 2013 temos que pagar 35€ para ter 4mb e trafego ilimitado…
Atenção que o facto de haver Fibra ou não num prédio depende da autorização do condominio. Podes ter todos os prédios a tua volta com Fibra e o teu não, tal como aconteceu comigo, porque a iletrada da empresa de condominios decidiu que não queria autorizar a ‘caixa’ (PDO) que a PT queria por. Após muito malhar no condominio, lá se resolveu e tenho FTTH.
Anyway, aqui em Braga p.e., a Fibra já chega basicamente à cidade toda e muitos dos arredores. Conheço p.e. um colega com uma casa relativamente isolada nos arredores e tem Meo Fibra 100Mbit, tal como a sua zona toda de moradias.
Onde vivo (no interior do Alto Minho), pago 36€ por internet movel (limitada a 15gb) e infelizmente e a unica solução disponível. Estou ha anos a espera que a PT instale internet e ate agora nada. Tem que ter licença para passar alguns postes ate a casa, a cada par de meses contacto-os mas e sempre a mesma informação, ainda estão a espera de licença. Recentemente perderam/eliminaram o processo e tive de começar um de novo.
Muito embora a vontade do governo seja de louvar, nao me parece, de todo, realista.