PplWare Mobile

Como criar um servidor DHCP numa bridge usando um MikroTik


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago Santos says:

    Boa tarde,

    Tenho a seguinte situação em minha casa, routher da sapo adsl (fraquissimo) na sala onde foi instalado e quero ter internet na maxima força no meu quarto (actualmente tenho a minima possivel). Usando o metodo descrito conseguiria atingir o meu objectivo, estou correcto?

    Sou um bocadinho leigo no networking 😛

    Obrigado
    Tiago Santos

    • Tiago J. P. Dias says:

      Boas Tiago,

      Eu estava na mesma situação que tu e o que fiz foi adquirir um router Linksys WRT54G (15€ @ RadioPopular) e enfiar-lhe o firmware dd-wrt.

      Depois basta seguires o tutorial do dd-wrt para fazeres um “Repeater Bridge”

      http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Repeater_Bridge#Linksys

      É uma solução “barata” e funcionou como o esperado.

      Espero ter ajudado.

      • Tiago Santos says:

        Antes de mais obrigado por toda a ajuda disponibilizada 🙂

        Vou seguir as tuas instruções pois 15€ é um investimento aceitavel.

        Depois deixo aqui feedback.
        Cumprimentos,
        Tiago Santos

    • André Pires says:

      Boas Tiago

      Penso que estás enganado.

      O que poderás fazer é, com um router tipo este usado no tutorial, configurar-lo a fazer a função de NAT (Network address comunication) que, na pratica, é parecido com o que faz o equipamento falado pelo Tiago Dias. Terias de configurar um cliente DHCP, um servidor DHCP e ainda a configuração do NAT que faria a ligação entre a rede criada pelo teu router da sapo e a rede privada que ias criar.

      • Ricardo Silva says:

        Estão ambos errados.
        Não precisa de NAT nenhum até porque isso já ele tem.
        O IP publico esta na WAN do router SAPO e a rede interna esta com NAT.
        O que ele precisa é que algo que se “agarre” ao wireless dele e o repita. Tal como sugerido já por outro utilizador.
        DHCP é o router sapo que faz.

        • André Pires says:

          Certo o teu comentário. Mas pelo que sei, corrijam-me se tiver enganado, a minha solução iria funcionar. Pode ser é arrojada demais para a situação.

    • Angelo Pingo says:

      Boas Tiago,

      Pelo que entendi o problema é que o sinal da rede Wireless chega ao seu quarto com pouco sinal, ou seja, tem uma velocidade reduzida comparado quando esta perto do router.
      Se é este o problema, a solução é simples. Comprar um AP (access point) com uma antena mais potente. Eu aconselho Ubiquiti AirRouter, é fácil de configurar e é muito completo e bom. A antena depende de onde fisicamente precisa de sinal, pode ser melhor uma Omni-Direccionais ou uma direcional.

      Cumps, APingo.

  2. Bruno says:

    Muito bom este tutorial, especialmente para quem está em cadeiras de Redes! Bom trabalho!

  3. Wagner says:

    Estou criando a bridge, porém tenho dois servidores de dhcp, um para cada interface. No exemplo acima é para um único servidor, quando tentei colocar a bridge aqui, ela também só funcionou para um servidor. Gostaria de saber como faço para que funcione com dois servidores dhcp.

  4. Vitor Chedas says:

    Bom dia, estou a criar no mikrotik rb2011 2 wan hotspot +pppoe, a configuração das wans tudo bem, quando vou criar o hotspot o processo é transparente o problema que tenho é que não me abre a pagina do hotspot podes ajudar-me com este problema

  5. Angelo Pingo says:

    Boas, já viste na documentação se fizeste tudo bem?
    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:IP/Hotspot

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.