Google revela especificações do Glass
O Projecto Glass está mesmo a avançar, embora tudo ainda muito incerto, face a uma aplicação prática e sustentável deste gadget. No entanto, a Google, juntamente com os primeiros detalhes da sua API para aplicações a desenvolver em torno do Glass, publicou uma lista de especificações técnicas para o dispositivo físico.
Por sinal bem generoso o que a Google tem para oferecer.
O Glass apresenta um ecrã com 640x360 de resolução, que a Google diz ser "equivalente a um ecrã de 25" visto a 2,5 metros de distância", vem equipado com uma câmara de 5 megapixels capaz de gravar vídeo a 720p e áudio que chega via transdutor de condução óssea.
Armazenamento generoso e ligação Cloud
O armazenamento será on-board, flash de 16GB, onde 12GB serão de facto utilizáveis e terá sincronização com o serviço Cloud da Google, presumivelmente o Google Drive. O Glass terá uma almofada de nariz ajustável e uma armação que poderá ser também ela ajustável a qualquer rosto, como refere a Google. Além disso, trará mais acessórios de outros tamanhos, como as almofadas de silicone do nariz, para que seja uma adaptação confortável a zonas do rosto.
A Bateria deverá durar um dia de "utilização normal"
Quanto à bateria, o Google afirma que o Glass irá durar até "um dia inteiro de uso normal", apesar de haverem determinadas aplicações, como a gravação de vídeo e Hangouts, que poderão consumir mais e ter um maior impacto na durabilidade da bateria.
Conectividade inteligente
Mesmo com a possibilidade de o Glass carregar via ficha micro USB, a Google recomenda a utilzação do carregador AC para uma "longa e próspera" vida. Com uma conectividade inteligente o Glass suporta Wi-Fi 802.11 b/g e é compatível com "qualquer telefone com Bluetooth", embora a funcionalidade possa variar. A lista de especificações também menciona uma aplicação que se chama "MyGlass" para telefones com Android 4.0.3 e superiores. Esta aplicação irá activar o suporte GPS e SMS.
Alguns desses detalhes irão ser conhecidos com mais detalhe quando o equipamento começar a ser usado fora do círculo de testers da Google e em breve já haverá muito mais informação. [via]
Homepage: Google Glass
Este artigo tem mais de um ano
Estou ancioso!!!!
Ansioso de ansiedade 🙂
Ainda esta mt verde estou a ver…
Não sei se vingará, até porque exige uma adaptação ‘humana’, física, o que não é provável e instantâneo, mas com um preço de 1500 euros, segundo se fala, mais difícil fica ser um produto para as massas.
Mas se a Google descobrir uma necessidade que o Glass colmate… aí… com suporte para mais SOs…
Vamos ver, será grande sucesso ou grande flop.
Já se ouviu falar em 500$..
Descobrir uma necessidade? Têm é que criar uma necessidade..
“Descobrir uma necessidade? Têm é que criar uma necessidade.”
Muito, mas muito bem observado 🙂
com esses preços é uma autêntica roubalheira por um dispositivo inferior a um simples smartphone de 150€ a 199€, ou menos…
Inferior em quê?
Isto não tem nada a ver com um smartphone. É uma coisa completamente diferente 🙂
Não podemos ir por aí, isto é um dispositivo diferente, tem o seu próprio mercado.
Essa adaptação ‘humana’ de que penso que falas por vezes surpreende.
Quantas são as pessoas que andam o dia inteiro de auricular bluetooth.
Eu pelo menos não esperava uma coisa dessas. Pode ser que qualquer dia ande ainda mais gente de Google Glass pelas ruas.
Uma questão que tenho é que não me parece que sejam “compatíveis” com os óculos normais, isto é, ou uma pessoa tem Google Glass ou usa óculos. Poderia haver uma versão que se adaptasse a óculos normais e assim passaria quase totalmente imperceptível.
Sim, embora que a visão é particularmente diferente em termos de “acessórios”, até por uma questão de atenção. Visto o Glass ser “apenas” para um dos olhos e termos necessidade de vermos com os dois, e podes fazer essa experiência, usa somente um e verás o quanto cansado não ficas, ainda mais quando usas apenas para algumas funções que são pouco necessárias, tais como fazer uma fotografia, um vídeo, mostrar um caminho ou abrir um app qualquer. O que não será de uso corrente… o que quero dizer é que é “um brinquedo” caro demais para um uso esporádico e sem uma forte razão.
Não estou a ver as pessoas no seu dia a dia a andar com isso no seu caminho para o trabalho a fotografar a rua, a fazer um vídeo enquanto vão de carro, a pedir para o Glass abrir uma app ou ligar uma música enquanto estás no teu trabalho, concentrado a focar “com os dois olhos” o serviço.
Falaste num auricular bluetooth, é diferente, a pessoa tem aquilo ali, não deixa de ouvir e quando necessita, recebe uma chamada, mas o nível de desconcentração é diferente, até porque a audição tem um nível de importãncia diferente da visão, no nosso dia a dia. Podes estar a ouvir música sem ouvir o som ou teu redor, andar pelas ruas, andar nos transportes púbicos… experimenta tapar os olhos e fazer isso.
São coisas diferentes e nos olhos… é como o 3D, não vinga porque… termos de colocar uns óculos para ver TV… hmmmm não sei!!!
Vamos ver, a ideia (assim numa escala futurista) tem o seu encanto, mas na prática!!!!
Na altura usavam-se argumentos semelhantes para o Ipad: não tinha mercado, não era prático, etc.
Percebo-te, mas hoje já fazes algumas tarefas só com um olho. Tirar um foto é muitas vezes feito só com um olho, e eu estar o dia todo a tirar fotos, não fico cansado da vista. Logicamente nada de exageros, mas isso é como tudo na vida.
Acho que estes óculos, não são certamente para andar com ele por tudo e por nada. A maioria das pessoas, também não vai para o trabalho com a sua maquina fotográfica.
Julgo ser um equipamento util para varias actividades, que qualquer um de nós pode fazer, tais como:
– Caminhadas/Corrida: uma forma simples e pratica de saber o percurso que fizemos, o caminho a seguir, etc.
– Viajem/Turista: uma forma rápida numa visita a um museu, ou cidade, obter informações dos locais onde estamos.
– Bicicleta: Uma boa maneira, de ter um sistema de GPS a nos orientar, bem como outras informações.
E talvez até pode vir a ser útil, para alguma profissões, tais como para quem trabalha no mundo do cinema/televisão/moda/fotografia. Mas pode ate ser útil a um agricultor, para de uma forma simples e rápida, detectar onde esta algum bicho no fruto/árvore que não devia estar.
Acho que até pode ser pratico em varias áreas, mas nada de exageros logicamente.
Logicamente, isto ainda esta muito verde, mas para amadurecer o projecto, tem que ser lançado, testado e ter um feedback mais geral. Só assim é que poderão surgir novas versões com melhores qualidades.
Exacto, nesse tipo de cenários, o que não favorece a utilização massiva e a propagação que o torne num dispositivo de grande consumo.
A não ser e como referes e bem, que depois de passar esta fase de indefinição do seu estado, possa haver algo de prático e essencial.
Viva Vitor
Se tiver tempo, gostaria de sugerir um anime japonês chamado Dennou Coil, o primeiro e o segundo episódio talvez possam explicar o impacto que um sistema destes pode vir a ter na sociedade.
Olá Pedro. Deve ser este o vídeo:
http://youtu.be/5rtxz1P2Ogw
Sim é uma das utilidades que me referia, especifica e sem propagação às massas, há segmentos que usarão este gadget sem dúvida, mas o que me refero e para “ser um sucesso” é ser tão banal como o usar um smartphone.
Mas sim, este é um bom exemplo.
Obrigado.
Lembrem-se que tudo o que foi pioneiro como telemóveis e portáteis e tal nunca foi logo usados pelas massas logo, tem de se dar tempo ao tempo.
Supostamente a Google já está a trabalhar com as principais marcas de lentes.
O preço já se falou que seria 500$
Parece que ninguém quer saber disso..seguram-se todos nos 1500$ para argumentarem.. 🙂
Aliás, 1500$ foi o que os “earlier users” tiveram de pagar (além de assinar um doc “non disclosure”) para ter acesso ao brinquedo…
$ – dollars
lol Se fossse Apple…
1500 euros?! Compro 3 já.melhor compro um para todos do Forum.Ponham-se em linha de espera
Se a necessidade não existir, a Google encarregar-se-á de a inventar.
Evidente..não é a primeira nem vai ser a última.
Depois qualquer um pode andar a gravar vídeos na rua sem o resto saber..um gigante big brother..
Daqui a pouco um gajo já nem pode mandar um pei** que aparece logo no youtube lol
Isso já acontece, podes estar a ser filmado na rua por quem quer que seja sem tu saberes…Não são precisos uns óculos da Goolge 🙂
verdade mas a um nível muito inferior..Actualmente consegues ver se tens uma câmera ou um telefone apontado na tua direção..com os óculos esse movimento não existe..podes cruzar-te com alguém e não fazes a ideia se estão a gravar ou não..
Se alguém quiser fazer realmente isso, não precisa de uns óculos de 1500$. Podes dizer que é mais fácil, para quem tem objectivo de fazer isso. Agora não vão ser estes óculos que vão provocar esta situação.
Depois, se tiveres um comportamento exemplar, qual é o problema de ser filmado? Quando entro numa loja, com sistema de vigilância de video, não me preocupe que me filme, não vou fazer nada de errado…
Porque falam todos nos 1500$ dos testers? e falram da possibilidade de custarem 500$ como já foi apontado.
Eu acho que a perda de privacidade é grande, mas pronto, cada um tem a sua opinião..
Se saltarmos para teorias da conspiração ainda pior, bem mais fácil controlar os passos de alguém com tal dispositivo do que andar de câmera em punho..
Um sistema de vigilância supostamente serve para tentar proteger os donos/funcionários da loja, não se pode comparar a isto.
Pessoalmente não tenho muito contra ser filmado na rua, mas compreendo que pode haver quem tenha, é perfeitamente normal.
e o que dizer dos oculos de sol com DVR incluido? essa questão da gravação é uma falsa questão… hoje em dia quem quiser gravar gasta 50 dolares e grava discretamente faz uma pesquisa por Sunglasses DVR e ficas com uma ideia do que existe!!!
Os meus comentários não têm aparecido por alguma razão em especial?
Telemovel…e tablet???
Não… óculos…
ninguem me tira da ideia que a google roubou a ideia do dragon ball…
http://thedaoofdragonball.com/wp-content/uploads/2013/01/vegeta-scouter-dbz-google-glass.jpg
Isto vai ser uma maravilha para FBIs e afins. Já estou a ver.
“O suspeito usa uns glass, pede ai ao departamento de informática que aceda a eles.”
“Chefe, já acedemos! O suspeito está neste momento a lavar as partes baixas e prepara-se para pernoitar na casa de um Sueca loira de 20 anos. É importante para o caso?”
“Claro que sim, deixa a gravar” 😀
LOOOL
O que me parece que irá limitar (muito) estas engenhocas é o estado actual da internet por 3G/4G, ou melhor os preços praticados para os míseros GB’s…imaginem estarmos a fazer o upload automático do que filmámos (a 720p) para a Drive e de repente – PUR!! 128 kbps..tom lá que é democrática 😉
Bem, vou voltar para casa e ligar isto à ficha para os óculos ficarem até depois de amanhã a acabar o upload eheheh.
On the other hand, pode ser que sirva para a Google apertar com os ISP’s móveis e estes baixarem os preços e com limites de DL/UP verdadeiramente ilimitados (que utopia esta hein!)
Estou totalmente de acordo, já hoje a utilização dos nossos smartphones fica limitada aos escassos e caros mb/s, dos pacotes de Internet móvel.
Cyber Bulling -> over 9000
…um gajo com receita médica de um oftalmologista pode usar isto para fazer copianço nos testes…
Mais um português no seu melhor…
Brutal, vamos ver se pega
Não acredito que custe mais de 1000€.
No Brasil dois problemas, estrutura e vc vai ser roubado com crtza..
eu quero um desse