Google remove projecto open-source após queixa
A Google foi obrigada a retirar o projecto open-source CoreAVC-for-Linux após ter sido alvo de uma queixa da empresa que desenvolve a versão comercial daquele codificador de vídeo, alegando uma violação da lei de direitos de autor DMCA.
A queixa da CoreCodec, empresa que comercializa o CoreAVC, codificador (codec) do formato H.264 para Windows, afirma que o projecto liderado pela Google CoreAVC-for-Linux efectuou «engenharia reversa sem permissão», noticia a "PC World".
O CoreAVC-for-Linux permite que algumas aplicações para Linux, como o leitor multimédia MPlayer, utilizem o codec CoreAVC.
De acordo com a página do projecto, a velocidade da reprodução de vídeo foi o principal motivo para implementar o suporte para CoreAVC em Linux.
O presidente e CEO da CoreCodec, Dan Marlin, escreveu no fórum de suporte da empresa que existem conversações para resolver esta questão e retomar o projecto CoreAVC-for-Linux.
Fonte: Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
Actualização da noticia
A Google já repôs o projecto depois de ter o aval da CoreCodec.
“http://tech.slashdot.org/article.pl?sid=08/05/06/0258216&from=rss”
“http://code.google.com/p/coreavc-for-linux/”
http://code.google.com/p/coreavc-for-linux/
Para quem precisa ainda da para sacar ^_^
Trambolhos …. não têm versão para linux e para funcionar é necessário ter um número de série, que para ser legal tem de ser adquirido, ou seja, ganhavam o dinheiro na mesma e não tinham de se preocupar a dar suporte pois oficialmente aquilo só trabalha no linux. A não ser que me esteja a escapar qualquer coisa estes tipos são um bocado burros.
A empresa em questão já pediu desculpa pelo sucedido e está a tratar de por o projecto novamente activo.
O principal problema da CoreCodec era que o projecto open source tivesse usado engenharia reversa ao seu produto. No entanto, tal não se verificou, já que o coreavc-for-linux apenas é um wrapper para permitir ao utilizador correr os binários do codec legalmente obtidos no Linux.