Google prepara tablet com Chrome OS
Em conjunto com a Verizon e a HTC, a Google pretende penetrar no mundo das tablets actualmente dominado pelo iPad da Apple. Irá ser um lançamento agressivo e se se confirmarem todos os rumores, então iremos ter uma tablet que promete e muito. Já esperávamos uma tablet da Google, mas se ainda havia duvidas sobre se iria ser com Android OS ou Chrome OS, ficam agora desfeitas. Esperemos então para ver o que esse sistema operativo tem para oferecer, e fica a questão de como se comportará numa tablet.
Depois do pouco sucesso que a Google teve ao entrar para o mundo dos smarphones, a gigante de Mountain View tenta agora outra abordagem mais agressiva no que toca à sua Tablet. Para começar, vai ser lançada dia 26 de Novembro (Black Friday), o dia mais famoso nos Estados Unidos no que toca às compras.
Para produzir esta tablet, foi chamada a HTC, a mesma empresa que produziu o Nexus One e a marca mais famosa de smartphones Android, e como esta tablet vai ter uma grande componente online, já estão a ser criados planos com a Verizon, e que, dizem os rumores, vão ser bastante competitivos.
Quanto às características, ainda pouco se sabe, mas as que circulam pela internet são as seguintes:
- Resolução 1280x720 (16x9, widescreen, mais rectangular que o ipad que é 4x3);
- 2Gb de memória RAM;
- Chip NVidia’s Tegra 2 que permitirá reprodução HD e gráficos potentes;
- Disco SSD 32GB mas memória expansível via cartões SD;
- GPS;
- Câmara;
- Bluetooth;
Enquanto estas características deixam água na boca a qualquer um, acho que falta aqui algo muito importante: o preço.
Enquanto alguns afirmam que poderá rondar os $100, eu não consigo aceitar um preço tão baixo para um produto desses. Só com um plano de dados a um preço absurdo se justifica esse preço, mas não creio que a Google tome esse caminho.
Por outro lado, nós aqui do outro lado do Atlântico, vamos ficar à espera alguns meses, pois tal como o Nexus One, acredito que a tablet saia apenas para um restrito grupo de países, se não somente para os EUA.
Fonte: Download Squad
Este artigo tem mais de um ano
humm, segundo o engadget isso foi dado como rumor (ante-ontem)
e que pelos vistos só sairá lá para o fim de 2011
http://www.engadget.com/2010/08/18/chrome-os-tablets-coming-from-google-and-verizon-on-black-friday/
Pois, com Android um tablet fica sempre um iPad (de segunda) – um smartphone grande.
Por outro lado, um tablet com um sistema operativo convencional (Windows, MacOS, Linux) nāo tem a agilidade para correr as pequenas app para smartphone e para o multitouch que tem o iOS e o Android. Se o Chrome conseguir combinar o melhor dos dois tipos de SO é uma aposta ganha (se o hardware corresponder).
true
E o iPad não é um iPhone grande?? a Google esta a seguir o mesmo que a Apple, apanhar num produto e aumentar o tamanho..
Para quem não sabe, a primeira coisa a ser desenvolvida pela Apple foi o iPad e não o iPhone. Embora comercialmente foram apresentados de forma inversa. O iPhone é que é um mini iPad.
às vezes dá jeito ler melhor os comentários dos outros. o que “aver” disse, é exactamente o oposto. lançam um novo SO exactamente para não ser só uma mudança de tamanho.
O ChromeOS está logo à partida bastante limitado quando comparado com o Android ou o iOS e de certeza que tem muito pouco em comum com o Windows ou Linux.
O sistema é o browser, todas as aplicações rodam no browser, a ênfase é ter tudo na rede (embora seja possível guardar coisas localmente), o que altera bastante o paradigma de utilização.
Isto significa que as aplicações há partida não terão o mesmo potencial que uma aplicação nativa (em termos de performance), e para minimizar isso a Google criou o NativeClient, mas essa tecnologia ainda está na infância e a sua aplicação não é trivial.
O ChromeOS não é um sistema tão versátil e capaz como o Android
An”Pois, com Android um tablet fica sempre um iPad (de segunda)”
Depende do ponto de vista, eu que uso muitos serviços da Google, um iPad é um Android de segunda (ou de terceira) 😉
Portanto, o iPad não corre os serviços da Google é isso? 😉
É óbvio que algum entusiasta nerd inventou essas características.
Parece-me um pouco prematuro dizer que a Google escolheu o ChromeOS preterindo o Android, principalmente quando ainda estamos na fase de rumores e existem igualmente rumores que indicam que a Google anda envolvida no Tablet da Motorola com Android.
http://www.electronista.com/articles/10/08/19/moto.tablet.co.designed.with.google.for.android.3/
Se for por esse preço o Ipad “morre”.
Claro está, cá em Portugal com ivas+impostos+taxas governamentais= vai ficar ao preço de um Ipad ou mais caro…mas também, não sabemos quanto custa um Ipad em Portugal?!
Cá sonharemos com material deste em terras lusas.
Mesmo assim é uma boa novidade!
ja se encontra disponivel o Chrome os? se o instalar, dá pa instalar o office por exemplo?
desculpem o off.topic
Mas qual office?
Ai santa ignorância.
Não te esqueças que o Chrome OS é linux, portanto se queres cenas que só dão no Windows tens que usar Wine para dar.
@Tiago Sá
Achas mesmo bem essa resposta?
@Filipe
Não vai dar para instalar o Office da Microsoft, mas vais poder usar o Google Docs, ou seja, o office do Google.
tks 😉
Não estou a ver a conseguires ter o Wine a funcionar no ChromeOS (pelo menos sem um grande hack), e ainda menos (impossível mesmo) num tablet com processador ARM. Se querem correr aplicações do Windows terão mais sorte usando um “Remote Desktop” ou “Desktop Virtualization” – quando aparecer alguma coisa compativel com o ChromeOS
no jolicloud (os tipo chrome os ) usas wine na boa mas sim android > chrome os para tablets
Jolicloud é baseado no Ubuntu, e não é para processadores ARM.
Os processadores ARM não conseguem ler os binários compilados de um processador dito “vulgar” x86 😉
Posso não ter usado as melhores palavras mas o Wine para que possa correr (e isto só num processador x86) terás que fazer um hack no sistema… a segurança montada, o interface, não permitem que corra outras aplicações para além do “Browser” que passou a ser o centro de tudo!
Caro a Friend®
O Ubuntu também tem “builds” para ARM. Parte de um acordo entre a ARM e a Canonical de Nov/2008.
@ racpxt
O Jolicloud só existe para processadores x86.
De qualquer maneira o Wine só existe para processadores x86. Para correr software escrito para processadores diferentes é necessário um emulador, coisa que o Wine não é de forma bastante clara :)!
Não sei se alguém já reparou mas o ChromeOS é WebBased…Logo as aplicações deverão ser Online.
Para o Office tens o GoogleDocs.
As aplicações estarão instaladas num servidor próprio, mas como estão na cloud, o utilizador terá acesso instantaneamente com uma conta google. É +/- isso?
Isto promete e pessoalmente espero que eles continuem a dar. Acho em termos do que vem no artigo que isto sera mais interessante que o outro tablet que por ai anda. Se der para ligar USB e cartoes de memoria so por isso valera a pena. Por outro lado teremos de ver o sistema operativo. Se funcionar correctamente acho que os amantes de tablets devem dar uma chance a isto em vez do outro tablet mediatico que todos querem ter por ser de uma marca famosa e que da status.
Como estou nas tintas para tablets acho que isto so serve para deitar dinheiro ao chao e cai que nem uma luva ao marketing das empresas que produzem estas desnecessidades.
Hummm tenho um feeling que há alguns Mac lovers por aqui …. Esperemos que seja uma boa máquina e que haja muitas mais com mais OS…
boas..
eu vou esperar pelo tablet do Ubuntu..
cmps
Não sei porque falam tanto no Android.
Quando a Melhor escolha é Chrome OS ou Linux, para um tablet deste genero.
A Google certamente não quer algo tão limitado.
Quer ir mais alem.
Não queiram comparar o Chrome OS ao Android.
Porque o Chrome OS é um verdadeiro SO.
A mim quer parecer que nunca o viste a frente…
O CrhomeOS seria sem qualquer margem de duvida uma má escolha para um tablet nesta altura do campeonato.
Necessitarias de ter constante acesso a Internet e isso nem sempre é possível, isto para além dos custos que isso teria.
Linux sem margem para duvidas, no entanto o sistema operativo teria de ser totalmente adaptado…já vimos por ai exemplos com Windows7 e os comentários foram conclusivos.
Quer queiram quer não, os melhores sistemas operativos para operar num tablet neste momento são iPhoneOS e Android.
“Chrome OS é um verdadeiro SO”??
O Chrome OS é a coisa mais parecida com um “Thin Client” que anda por aí! Não é suposto correr aplicações guardadas localmente (embora deva fazer cache), desencoraja guardar dados localmente, é tudo para correr pela Web! Um sistema tão dependente da rede para poder funcionar não será a coisa mais versátil que se pode ter, nesse aspecto o Android é sem dúvida melhor e de maior confiança para o consumidor comum!
Aquilo que o Android precisa é um interface adaptado ao formato do tablet!
Adam da Notion Ink isso é que vai ser, mas continua atrasado.
Incrível aqui no pplware nunca terem falado nele.
Em vários comentários há diferentes concepções do que será o Chrome OS.
Por acaso ainda me lembro das páginas e páginas que se escreveram sobre o iPad antes do seu lançamento. Toda a gente (não me lembro de haver excepções) diziam que vinha com um MacOS simplificado – e saiu-lhe o iPhone OS.
Agora fala-se no Chrome OS, a correr em máquinas baratinhas – visto que todo o processamento é efectuado na “cloud”, só é preciso um browser. Pode ser que sim, pode ser que não. O que o Google diz é que esta(rá) preparado para correr tanto em pequenos netbooks como em desktops de topo. E não vai tirar proveito da capacidade de processamento destes computadores ? O processamento é só efectuado na “cloud” ? Tenho dúvidas. O que não é, nem faz sentido nenhum, é um duplicado do Android.
O que o Google disse ao anunciar o Chrome OS há um ano. A partir daí pouco se sabe.
http://googleblog.blogspot.com/2009/07/introducing-google-chrome-os.html
Para mim faz total sentido apostarem no Chrome OS, se formos a ver este SO foi desenvolvido para produtos deste género (netbooks ou dispositivos portáteis com ecrã mais reduzido). O Chrome OS não necessita de uma ligação à net para funcionar, embora sem uma ligação grande parte das vantagens dos serviços encontram-se limitadas.
O “conceito da cloud” está interessante para um dispositivo deste género. É algo que facilmente estará conectado à net, podemos sofrer um roubo ou perder o dispositivo sem ter tanta preocupação com os dados ou até mesmo facilitar a “sincronização” com o computador principal.
Quanto ao facto de não apostarem no Android, reforço que faz sentido. O Chrome OS será um sistema mais robusto e poderoso. A compatibilidade com aplicações para o Android acho que não será um problema.
Resta agora saber o preço com que será lançado, mas não acredito que seja um produto de baixo custo pelas características de hardware. Irá contar muito o plano de dados implementado e com o poder da Google, poderão negociar um plano muito atractivo com as operadoras.
Falta mencionar outro pormenor relevante, o SSD. Com a rapidez do Chrome OS deverá ser um dispositivo de instant boot com um fluidez tremenda (inclusive a correr aplicações instaladas – não necessita de só correr aplicações na cloud)
é obvio que é inventado. entao se tem chromeOS ia ter 32gb num ssd? nao faz sentido nenhum
Chrome OS = ubuntu = Debian = GNU/linux
Chrome OS é Linux e tem algumas coisas do ubuntu
eu tenho um desse
nos meus sonhos!!