Google Maps enfrenta um problema severo que cresce a cada dia
Há um crescente problema no serviço Google Maps, o advento das falsas listagens de negócios, serviços e atividades diversas. O seu propósito varia, mas entre si, partilham uma mesma premissa, a veiculação de informação falsa. São vários milhões de falsas listagens com o intuito de enganar o utilizador.
Assim, da próxima vez que estiver à procura, por exemplo, de um sapateiro através do Maps, tenha cuidado!
De acordo com uma recente peça da imprensa internacional, o Google Maps está pejado de falsas listagens de negócios, serviços e atividades. Pessoas que se fazem passar por empresas e que criam listagens fictícias com informações erradas ou enganadoras. Um número que aumenta todos os meses neste serviço.
As falsas promessa do Google Maps
O problema consiste na crescente abundância de instituições falsas, empreendimentos fictícios, ou serviços inexistentes. Na prática, temos desde estabelecimentos com números falsos, moradas erradas, a imagens e descrições que não correspondem à realidade daquilo que é divulgado na plataforma.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, a estimativa chega aos 11 milhões de publicações erróneas. Além disso, as áreas de atividade e formato variam, mas concentram-se no fornecimento de serviços como, por exemplo, de reparações e outras áreas de atividade a que poderemos recorrer em caso de emergência.
Google Maps is filled with fake business listings. That's a problem for just about everyone but Google. https://t.co/886IWXGFVs
— The Wall Street Journal (@WSJ) June 21, 2019
Em si, o problema consiste não só na perda de credibilidade do Google Maps, mas também nas possíveis consequências pessoais. Imagine-se, por exemplo, um cenário de emergência em que necessitamos dos serviços de um canalizador face a uma qualquer problemática na nossa residência e o tempo urge.
Vários milhões de falsas listagens no Google Maps
Portanto, agora que o problema está identificado importa apurar as suas causas. Afinal de contas, porque é que alguém se dá ao trabalho, muitas vezes bastante completo, de criar um perfil falso para uma empresa? Ou uma listagem errónea para um restaurante, ou algo mais simples como colocar um número de telefone errado?
A resposta, de acordo com a fonte, é bastante simples. Trata-se da natureza humana e na concorrência entre as atividades empresariais. Aliás, existem inúmeros motivos, mas acabam por se resumir ao desejo de minar a concorrência, denegrindo a sua credibilidade junto dos atuais e potenciais consumidores.
O pior de tudo? É algo muito simples de se fazer. Criando um perfil falso, mas convincente para um restaurante, por exemplo. Aí, podemos até copiar completamente as imagens e grande parte das informações do seu perfil legítimo. Contudo, e aí reside o busílis da questão, muda-se o número de telefone e/ou a morada.
Agora, imagine um cliente que quer efetuar uma marcação nesse mesmo restaurante. Ao mesmo tempo, imagine-se o cenário em que um turista se dirige até à morada declarada e se depara com qualquer outro estabelecimento, ou uma simples residência. Estão assim semeados os ingredientes para a insatisfação.
Os perigos da informação falsa e das burlas
Este cenário pode ser replicado e adaptado com várias nuances. Aliás, de acordo com a fonte, há outra tendência em crescendo no Google Maps. Imaginemos duas oficinas de reparação automóvel, a declarada no Google Maps (fictícia) e a real com o qual o cliente se deparará ao chegar ao local listado.
É dito que muitas vezes os clientes acabam por ter que pagar quase o dobro no final da reparação do veículo, a título de exemplo. Ao propósito, note-se que o Google Maps permite a publicação da lista de serviços, respetivos preços, ou das ementas no caso dos restaurantes. Algo que não passou despercebido a alguns donos.
Imagine, por exemplo, que lhe cobram uma quantia exorbitante face ao declarado no Maps. Agora, o natural instinto será, entre outros cursos de ação, deixar uma crítica que reflita isso mesmo. Ora, foi descoberto que alguns estabelecimentos, sem nome declarado in loco, assumem a identidade de um serviço real no Maps.
No final, o ator legítimo receberia uma avaliação negativa, minando a sua credibilidade. Ao mesmo tempo, o ator ilegítimo lucraria duplamente. Em primeiro lugar com a maquia cobrada e, além disso, pelo dano causado à reputação de uma empresa rival. Ainda que possa parecer surreal, é uma realidade bastante comum.
A Google já está a combater o problema no Google Maps
Ao propósito, no ano passado a Google afirmou ter eliminado mais de 3 milhões de listagens falsas no seu serviço. Além disso, afirma ter desativado mais de 150 mil contas e perfis utilizadas para estes fins. Já, mais recentemente e à luz das descobertas feitas, a tecnológica já veio a público reconhecer o sucedido.
O problema existe, mas a Google afirma que o seu sistema interno de deteção já é capaz de reconhecer automaticamente cerca de 85% destes falsos estabelecimentos ou serviços. Há ainda a crescente denúncia por parte dos utilizadores, com mais de 250 mil perfis denunciados e em seguida removidos pela Google.
Todos os meses o Maps é utilizado por mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo e todos os dias nós, e os nossos utilizadores, trabalham como uma comunidade para melhorar o serviço para todos. Afirmações de Ehan Russell, diretor de produto do Google Maps. Sabemos que uma minoria continuará a tentar enganar os demais e que existirá sempre trabalho a ser feito. No entanto, estamos sempre empenhados em melhorar as nossas soluções, acrescenta Russell.
Uma luta constante
A Google deu ainda a saber que reforçará os mecanismos de verificação. Sobretudo para as atividades e serviços de emergência, desde os reboques a canalizadores. Atividades que, por vezes, procuramos face a uma emergência e que nos coloca em risco de ser vítima deste tipo de burlas ou engodos.
Por fim, vemos também que este problema é catalisado pela simplicidade de listar um novo negócio. É gratuito, qualquer um pode criar uma conta e a verificação da mesma pode ser feita por email, ou por SMS. Desse modo, torna-se simples para uma mente mal intencionada tirar proveito desta plataforma.
Alguma vez se deparou com um estabelecimento falso a partir do Google Maps?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google (blog)
Neste artigo: Google, Google Maps, problema
Eu tenho a solução para isso. Mas não a vou dar de borla.
Então dá-a grátis.
Dumb guy being dumb 🙂
Comece a pagar-se e a atribuir a receita obtida a instituições de caráter social.
Pagar para utilizar o Maps, ou para se registar como empresa / estabelecimento?
Registar empresa / estabelecimento
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Só mesmo em emergências é que alguém vai procurar ao maps e ver as fotos. Ainda há poucos dias estive em Roma, procurei por um restaurante próximo do hotel, tinha 12 disponíveis. Ao passar na rua, notei de os 2, quase ao lado do hotel, estavam duplicados com nomes diferentes e preços diferentes. Óbvio que consultei a carta de preços antes de entrar num deles.
A nível de canalizadores, ninguém vai andar de carro a ir à loja… porque 99% dos canalizadores não tem loja. 😀 Tem o contacto telefónico que estará junto a uma loja de algum material de construção ou de sanitários. 😀
E mais acrescento aos exemplos citados(infelizes)….se o carro ou a habitual mota se avariar eu tenho os respectivos “medicos” para eles e mais….tenho um telele que me permite fazer uma chamada para a assistencia em viagem…e…mais…ainda esta incluido o transporte gratuito até ao destino.
Peço desculpa pela apreciação critica mas,….com os exemplos citados….no comments.
E essa da oficina é anedota porque se o carro esta “meio avariado”permite pedir orçamento no minimo estimativo,se ficou apeado vai de reboque pela assistencia em viagem para a marca ou para oficina nossa conhecida e…pede orçamento…..
enfim….
É estranho isso porque para registrar a empresa no google maps eles pedem n coisas, pedem ate comprovante de endereço com o nome da empresa, e so depois de ereceber a correspondencia fisica do google e digitar o codigo que se entra nela, no google maps.
Sei porque tem algumas empresas que ajudei a postar e foi assim mesmo sendo nivel 55 no google maps
A Internet ou os smartphones não têm de servir para tudo…
E, existe uma coisa chamada “Páginas Amarelas” e também outra que são os guias turísticos – que são muito mais fiáveis.
Para saber de localizações específicas e outras informações,
Interpelem as pessoas na rua (ou, em alternativa, nos cafés) e perguntem-lhes – que é da maneira que não deverão obter informações falsas ou enganosas.
(Os nossos antepassados conseguiram safar-se bem com este método. E, eu até já dei uma vez uma boa dica a um casal de turistas mais velhos, sobre onde comprar o melhor pão, que não vem em nenhum “Google Maps”.)
À parte dos guias turísticos, sabem qual é a maneira mais simples, prática e fiável de avaliar externamente um restaurante, que não se localize num sítio central? É pela quantidade de clientes que tem lá dentro.
Páginas amarelas
Parece que estou a ver um filme do star trek dos anos 80 quando alguém fala nas páginas amarelas contra um Google Maps.
Feito o meu anterior comentário – e respondendo, mais-ou-menos, à pergunta que é feita no final do artigo,
Posso partilhar algo que já aconteceu a quem me é próximo.
Estava, há muito poucos anos, um casal de férias na capital do turismo portuguesa, que decidiu ir jantar a um restaurante à beira-mar, tendo para isso usado o Google Maps para obter o número de telefone do restaurante em causa e fazer uma reserva antecipada.
Chega a hora do jantar e chega o casal a este restaurante… e o que acontece? Não tinha sido feita reserva alguma.
A explicação? Foi-lhes dito por quem trabalhava no restaurante que esta situação já durava a algum tempo e que o que se passava era que, alguém tinha colocado um número de telemóvel falso no Google Maps e “divertia-se”(?) a aceitar reservas em nome do restaurante, que depois se revelavam falsas.
Se era alguém da concorrência ou não, não ficou quem me é próximo a saber…
(O que valeu, foi que os responsáveis pelo restaurante mostraram-se compreensivos, ou acharam-se parcialmente culpados, e resolveram a situação. Mas, não deixou de ser uma situação chata e mais um prova de que não se pode confiar em tudo o que se vê ou lê na Internet, ou mesmo no Google.)
Também há informações desatualizadas por parte do próprio Google Maps, pois aqui na minha rua pelo Google Maps há um mercadinho com fotos ainda de 2011 que já foi demolido e construído casas no lugar.
Essa e toda a informação no Google Maps pode ser corrigida ou eliminada. Basta clicar no pin informativo e escolher “Sugerir alteração”. Pode eliminar ou editar toda a informação (nome, categoria, número de contato, morada, etc).
Admito que ver e ler estes comentários no google e fictícias negócios nas mapas é único momento de “fun” a abrir Google. O resto do serviço é triste, antigo, de moda de anos 90.
Acho isto estranho. Eu tenho negócio listado, e para aparecer tive de confirmar a morada a através de um código que recebia por correio
Essa e toda a informação no Google Maps pode ser corrigida ou eliminada. Basta clicar no pin informativo e escolher “Sugerir alteração”. Pode eliminar ou editar toda a informação (nome, categoria, número de contato, morada, etc).
Semelhante ao tipo que conseguiu colocar o seu barracão como Top 1 de restaurantes em Londres, sem nunca ter servido uma refeicão a quem quer que fosse.
https://www.vice.com/en_uk/article/434gqw/i-made-my-shed-the-top-rated-restaurant-on-tripadvisor
Já tinha apertado para isso mas os fãs do GoogleMaps não acreditaram.
a melhor solução é saber como funciona o Google My Business e estar sempre atento
Por isso que criei um workshop para os pequenos negócios.