Google lançou o primeiro guia oficial do Google Glass
O Google Glass tem estado nas bocas do mundo desde que foi apresentado. O gadget revolucionário da Google promete trazer para o nosso dia-a-dia a integração com a Internet e com os nossos contacto directamente para os nossos olhos, de forma literal.
As primeiras versões já chegaram aos primeiros utilizadores e começam a surgir muitas informações interessantes sobre este equipamento excepcional.
A Google lançou agora um vídeo onde explica os primeiros passos de utilização do Google Glass.
Ainda falta mais de um ano para que a Google coloque o Google Glass à vende de forma aberta e para todos, mas os primeiros utilizadores, os pioneiros que mereceram recebê-los segundo a Google, já estão a usar o Glass e a ver o que ele pode trazer de benéfico e de integração.
Mas a Google pretende que o Glass seja uma memória permanente e que os potenciais utilizadores o queiram ter. Para isso começou a apresentar um vídeo de explicação de como usar o Google Glass.
Será com certeza apenas o primeiro vídeo de muitos que a Google apresentará e que mostrarão a formas simples e directa de usar o Google Glass. É também uma excelente forma de promover e publicitar este gadget!
Este vídeo mostra os princípios básicos de utilização do Google Glass. Podemos ver como se acede às funções mais básicas e como se retira ou coloca no modo de espera.
Podemos ver também como se acede uma fotografia com o Glass e como a enviamos para os nossos contactos do Google Plus.
É curiosa a forma como podemos controlar o Glass, recorrendo à superficie de de toque que está disponível na haste lateral.
E para todos os que achavam que o Glass era demasiado estático e pouco adaptável, é possível ver que o ecrã se ajusta de forma simples ao nosso olho, ficando sempre na forma mais correcta possível.
Ficou também provado que a interação entre os utilizadores e o Glass poderá ser feita com gestos, evitado assim que tenhamos de estar a interagir por voz, o que pode ser complicado em determinadas situações.
Algo que é lógico e que todos achávamos que seria uma verdade é a não intrusão do Google Glass. Este equipamento não está constantemente a debitar a e a apresentar informação no seu ecrã. É possível colocar o Glass em modo de espera e apenas o trazer para utilização quando for realmente necessário.
O Google Glass está para ficar e para ser um sucesso, mas será que a Google o consegue massificar ou será mais um produto para apenas um conjunto de utilizadores mais ferrenhos da tecnologia e que gostam de tecnologia?
Esta pergunta apenas o tempo poderá responder. Ainda falta algum tempo para o podermos comprar, mas as opiniões até agora são consensuais. O Google Glass é um equipamento único e que consegue transformar o nosso dia-a-dia.
Será que a Google o consegue massificar ou será mais um produto para apenas um conjunto de utilizadores mais ferrenhos da tecnologia e que gostam de tecnologia?
Homepage: Google Glass
Este artigo tem mais de um ano
dica nº1 – não seja atropelado
alguém já viu esse vídeo? (é piada). Mas ilustra bem o que penso
https://www.youtube.com/watch?v=4_X6EyqXa2s
E não te esqueças, daqui a alguns anos estamos todos assim devido à maravilhosa invenção da google.
http://www.optiface.pt/imag/olho/estrabismo.jpg
E quem não conseguir focar os olhos ao perto?
O ecrã parece estar mesmo perto dos olhos, eu estava aqui a experimentar focar um dedo a essa distancia e não tive muito sucesso…
Boa questão… por acaso tentei o mesmo e o dedo não fica lá muito focado. Mas temos de ver que o nosso dedo é opaco, não deixa passar luz, no caso daquele ecrã é meio transparente, deixando passar luz, isso deverá ajudar no foco do olho.
Qualquer das formas, acredito que isso deverá ser um problema mais que resolvido por parte da Google. A nível ergonómico, deve estar mais que testado e os problemas deste equipamento de certeza não serão nesse sentido. Logicamente certamente existira espaço para melhor nesse campo, mas acho que as questões ergonómicas estarão bem resolvidas. Pois, essa foi a parte mais trabalhada pela Google.
Nunca usei nenhum, mas supostamente aquilo não é para focar ao perto, senão vias um ecrã minúsculo. De certeza que está feito de maneira a que foques “lá ao fundo” e pareça claro.
Sinceramente não vejo qual a utilidade que isto possa ter.
Uma pessoa para usar isto, nao pode estar em movimento porque não dá jeito para o touch.
Pode sempre ser daqueles “maluquinhos” a falar sozinho na rua (como há hoje por causa dos auriculares).
Acho isto mais hype e “eu é que sou fix” do que outra coisa.
O menu dos oculos é tudo muito bonito e tal, mas é um video em que põe aquilo em maior escala, provavelmente muitas pessoas não se irão adaptar a ter aquela coisa pequena sempre à frente do olho
Isto não faz mal aos olhos?
Tão mal como olhares constantemente para um telemóvel, heh.
Quando apareceu o primeiro carro… ou primeiro avião… também muitos diziam que aquilo era algo que não iria durar muito e que fazia mal a tudo e mais alguma coisa…
LINDO!
Faz mal é à carteira Carlos.
Penso que esta tecnologia funcionará, e de forma brilhante, como visualizador de realidade aumentada, em movimento. E não para partilhar fotos no FB ou G+. Para isso uso o tlm ou tablet!!
Sim concordo.
Para GPS no carro é excelente e aumenta em muito a segurança. Claro que se for apenas para isso a relação utilidade/preço é mázinha. Para ver SMS, mails e FB também é útil. E se estivermos a trabalhar no pc com os óculos postos evita distracções a abrir FB mails e afins.
Enfim é esperar para ver
“O Google Glass está para ficar e para ser um sucesso”
Descontando o “hype” não vejo como possa ser um sucesso de vendas. Para algumas actividades pontuais talvez. Parece-me uma “desnecessidade” como o Chromebook.
A lógica é a mesma: usar apenas web app (e mais os clics nas hastes dos óculos).
o cepticismo que vejo em relação a isto é mais ou menos o mesmo que via em 2010 antes d’”o pisa papeis do iPad” 🙂
O Google Glass nunca dará um pisa papeis tão bom e com tanto estilo :D!
Penso que seja para usar com um olho biónico, pois com os
problemas actuais existentes com os olhos, só poderá contribuir para cada vez mais piorar a visão.
Isto digo eu que não sou oftalmologista !
Boas… e já alguém viu quanto é que este pequeno “brinquedo” irá custar? é que para fazer tanta coisa a malta vai ter de abrir os cordões à bolsa e não vai ser pouco…
Ninguém sabe, logo continua a espera e depois logo vez se é cara ou não.
Actualmente custa 1.500 dólares. Há quem preveja que desça para os 1.000 dólares.