Google Instant – Novidades e melhorias
Uma das maiores preocupações que a Google tem quando coloca os seus produtos disponíveis na Internet, para além da sua qualidade, é a sua usabilidade. São realizados testes de usabilidade durante a criação dos produtos e, mesmo depois destes lançados, são feitos testes periódicos. Esta é uma das principais razões para as alterações que a Google introduz com alguma frequência.
Como resultado desse esforço foi apresentado há dias o Google Instant. Esta fantástica novidade, que veio trazer para a realidade o conceito de pesquisa instantânea, foi agora melhorada com a introdução de algumas novidades
Como puderam constatar através do vídeo apresentado, passam a poder comandar as pesquisas (quase) apenas com recurso ao teclado. Esta nova navegabilidade vem dar ainda mais usabilidade ao motor de pesquisa da Google.
Passámos a poder dispensar, quase na íntegra, da utilização do rato. Basta usarmos o teclado para escrevermos o que pretendemos pesquisar, usamos as setas para escolhermos o termo se o Google Instant adivinhar, o Enter para efectivar a pesquisa e depois navegamos pelos resultados utilizando novamente as setas. Tudo sem retirar as mãos do teclado.
Estas novidades que a Google e outras empresas têm apresentado no passado recente levantam questões muito interessantes. Como serão as interfaces que os utilizadores vão ter de usar no futuro, para interagir com os conteúdos da Web? Vamos estar sempre presos aos browsers ou vão surgir outras interfaces mais imersivas e com maiores níveis de realidade?
Neste momento, e segundo o que a Google veio propor com a disponibilização do Instant e esta novidade, estamos a abandonar o rato e concentrar-nos de novo no teclado. Alguns podem considerar um retrocesso, mas muitos outros interpretam como um regresso às origens.
Cada vez mais estão a surgir equipamentos com acesso à Internet e nem em todos os caso é viável ter um teclado para interagir. As próprias interfaces dos serviços web estão a mudar para se adaptarem a essas novas realidades, mas e para quando o início da adaptação dos periféricos? Já imaginaram usar controlos remotos idênticos aos que as consolas de jogos estão a usar agora (wii remote, ps move, etc) para navegar na Web?
A pergunta de hoje, e aproveitando o vídeo da novidade que a Google nos trouxe para o Instant é: Como vão mudar as interfaces de interacção entre os utilizadores e a Internet?
Artigos relacionados:
Homepage: Google Instant
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
Para quem não sabe ontem ficou disponivel o encurtador de URL do Google (Google URL Shortener).
http://goo.gl
E já agora aqui fica uma dica, depois de terem o link encortado se acrescentarem ao final EXplo: http://goo.gl/OSPZ e depois voltarem ao http://goo.gl e acrescentarem ao final . qr vai ficar assim (http://goo.gl/OSPZ.qr) vão obter um código QR do link.
A google preocupa-se tanto com o aspecto e ainda ninguém se lembrou de tirar o botão search no instant mode. É que não faz falta! Uso o instant e com o hábito, ainda clico no botão…pra nada!
… afinal, sempre serve para pesquisar palavras irreconheciveis, mas estou convencido que a tendência é para desaparecee.
Quando é que chega ao Google Portugal?
A vida é um ciclo, em que sem dar-mos por isso, estamos sempre a voltar ao inicio…
A diferença é que sempre que voltamos às origens tornamos tudo ainda melhor, mais evoluido…
Por mim trabalhava-se o teclado, e criava-se um touchpad multigesture para Windows…
Isto é lógico, repara-se, hoje em dia até os autocarros tem Wi-fi… não faz sentido eu andar com o meu portátil lá dentro e com o rato atrás… Não há necessidade, usa-se a tecnologia do kinect, o multitouch no touchpad, o ecra tactil, etc, mas devia-se abandonar a necessidade do rato 😀
Concordo, mas acho que deveria ser um touchpad que permitisse uma utilização mais rápida. Eu gosto muito de “mexer” no PC com o touchpad no entanto quando estou, por exemplo, a editar imagens no Photoshop não dispenso o bom e velho mouse pois tenho a sensação que perco muito tempo a arrastar o ponteiro com o touchpad.