Google e Facebook vítimas de phishing e perdem 100 milhões
Cada vez mais estamos alertados para estarmos atentos a esquemas de phishing, sabendo reconhecer os sinais óbvios destas tentativas de roubo de dinheiro. É, no entanto, normal que exista quem caia nestas farsas.
O que não se esperava é que dois gigantes da tecnologia caíssem como um qualquer incauto. A Google e o Facebook foram vítimas de phishing e perderam em 2 anos mais de 100 milhões de dólares.
Esta história veio a público em março deste ano e começou por ser anónima e apenas referia que Evaldas Rimasauskas, um Lituano de 48 anos, teria entre 2013 e 2015 enganado duas empresas do ramo da tecnologia. Com a sua prisão este esquema teria terminado e o caso estaria a ser resolvido pela justiça.
Mas uma investigação da revista Fortune acabou por descobrir quem são estas duas empresas e revelou que se tratava da Google e do Facebook. Ao todo, e no período de dois anos foram mais de 100 milhões de dólares que foram roubados.
O esquema era simples e passou por Rimasauskas conseguir convencer os gestores dos dois gigantes que trabalhava para um fabricante de equipamento eletrónico de Taiwan. Roubando endereços de email, facturas e contratos conseguiu convencer que estava a ser fornecido equipamento, e receber pagamentos pelos mesmos.
Os documentos que foram libertados pelo tribunal não referiam quais eram as empresas, mas descreviam que estas estavam associadas a serviços de Internet e a social media online e em rede. A investigação da Fortune acabou por revelar que estas duas empresas eram a Google e o Facebook.
Em declarações, tanto a Google com o Facebook confirmaram ter ser sido vítimas deste esquema, mas revelaram que todo o dinheiro que tinha sido enviado para Evaldas Rimasauskas terá sido recuperado, não revelando no entanto os valores em causa.
Evaldas Rimasauskas tem agora à sua frente um processo em tribunal que poderá custar-lhe até 20 anos de prisão por cada uma das acusações de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de identidade.
Via: Fortune
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Estou na duvida, é 100 mil ou 100 milhões de dólares ?
Algo nao bate certo.
Ontem vi a mesma noticia e falava em MILHÕES.
100 milhões sim. Gracias… 😉
Isto é phishing? Não me parece
“Roubando endereços de email, facturas e contratos conseguiu convencer que estava a ser fornecido equipamento, e receber pagamentos pelos mesmos.”
“acto de enviar um e-mail a alguém, alegando falsamente ser uma entidade credível, como uma empresa ou organização, numa tentativa de fazer a vítima entregar informações pessoais que serão utilizadas para fins indesejáveis”
Ok… Got it
Peanuts…
Isto é phishing? Não me parece, é BURLA.
Supostamente, os “cranios da informatica”, tem residencia em silicon valey e por todos os EUA, isto é só mesmo nos filmes.
Os Russos, e países de leste da sua antiga\actual esfera de influencia, mexem bem na “massa”, influenciam eleições, manipulam cotações de acções (caso do ataque ao autocarro do Borussia), manipulam resultados e apostas desportivas, e PASME-SE, dão o golpe do Baú aos todos poderosos, Google e Facebook. Sao “ácaros” dos bons estes !!!
Isto tirando a parte social \ financeira, é mesmo da parte profissional que refiro.
Os comedores de hambúrguer compulsivos, de tao habituados a passar a perna aos outros, andam a esquecer-se da porta dos fundos, e vai dai os Russos e Chinos, aproveitam para fazer umas “investigações”, industriais e roubar umas patentes. Nada que os EUA nao façam aos outros há muitos anos.
Existem uns sites que dao os ataques informáticos em tempo real no mundo, isto através de um mapa, é ver de onde provém e qual o destino….até nisso Portugal, nao conta para nada.
Supostamente tudo começou com phishing e derivou posteriormente para scam. É uma salada mista.