Google quer que seja possível chamar a emergência no Android sem falar
Os smartphones, como ferramentas que temos a uso no dia a dia, podem ser usados para alguns momentos especiais. Estes são normalmente situações de emergência e de apoio aos utilizadores e assim estão cobertos com esta ajuda. Ligar para o 112 deverá ser algo automático e sem a intervenção dos utilizadores.
A Google quer levar este passo mais longe e tornar o processo de pedido de ajuda algo completamente automático. O utilizador nem precisará de falar com o operador para ter apoio. Esta é uma novidade que em breve estará no Android.
Os smartphones e outros dispositivos do dia a dia já têm autonomia em algumas situações. Detetam a necessidade de ajuda e sozinhos conseguem chamar a ajuda necessária para apoio dos utilizadores. Por norma são chamadas automáticas e que não envolvem qualquer movimento.
Ajuda única que a Google traz aos utilizadores
A Google quer dar uma ainda maior autonomia aos utilizadores do Android. Quer que estes nem precisem de falar com o 112 para ter apoio. Toda a chamada será automatizada e a conversa será feita de forma automática.
A interface de pedido de ajuda será simplificada e o utilizador só necessita de escolher o tipo de ajuda que necessita. As propostas dadas são simples e diretas, como se espera. Só precisa de escolher entre Médico, Bombeiro ou Polícia.
O Android comunicará sozinho com o 112
De seguida a chamada decorre de forma automática, com o Android a ler ao operador do serviço de socorro um texto pré-definido, que contém informações sobre a situação e sobre a localização do utilizador.
A única limitação da Google para esta novidade está dentro do próprio Android. Terá de ser usada a app de chamadas da gigante da pesquisas, pois apenas assim este sistema está disponível.
Por agora apenas nos EUA, mas em breve para todos
Este sistema está prestes a ser disponibilizado nos EUA, indo a Google limitar para já a sua utilização aos Pixel e a outros smartphones escolhidos. Mais tarde será eventualmente alargado a muitos mais equipamentos, devendo torna-se padrão neste sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Neste artigo: 112, Android, emergência, Google, utilizadores
Ja’ esperava isto ha’ muito, a tecnologia deve estar ao dispor de quem precisa e quem nao precisa nao usa.
“O utilizador nem precisará de falar com o operador (do 112 ) .
para ter apoio. ”
O operador ouve apenas uma mensagem: “Está a ser contactado por um serviço de voz automático iniciado por mim que fiz a chamada. Posso estar incapaz de falar ou ouvir. A minha localização é (…). Solicito assistência médica imediata”.
E o operador, sem falar com quem iniciou a chamada, envia o INEM? Não vejo nada de especial na parte tecnológica, pode-se fazer sem dificuldade. Já a parte do INEM (ou o serviço de emergência de qualquer país) ser ativado a partir de uma chama automática parece-me difícil. Recebem montes de chamadas falsas.
Deve ser deve, o operador do outro lado faz mil perguntas antes de enviar alguma ajuda.
Falta uma função que devia estar activa.
Sempre que o telemóvel detecta uma deslocação acima de x desactiva a chamadas e sms só funcionava o gps.
impedia que quem conduz passe a vida a olhar e mexer no smarphone.
Não é necessário activar nada… as pessoas no geral que deixem de ser burras e irresponsáveis e usem o bom senso…