Google Earth permite visita 3D ao Titanic
Faz hoje 100 anos que o RMS Titanic, um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou.
Na noite de 14 de Abril de 1912, durante a sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra e Nova York, nos Estados Unidos, dá-se o impacto contra uma enorme masse de gelo e, duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril desaparece nas geladas águas e arrasta 2240 pessoas, das quais 1523 destas perdem a vida. Tragédia que o colocou no topo das piores catástrofes marítimas de todos os tempos.
A história do Titanic tem permanecido viva através dos tempos e inspirou livros e filmes e é lembrada em todo o mundo em museus e monumentos. Agora, apesar de sua profundidade no fundo do mar, o utilizador pode explorar este navio malfadado a partir do conforto da sua casa recorrendo ao Google Earth.
Usando imagens da National Geographic, a Google criou uma actualização do modelo 3D do Titanic. Dá uma imagem diferente das várias partes do navio, como da popa e da proa, mostrando com mais pormenor e com novo enquadramento o estado do Titanic no fundo do mar.
Pode também participar de uma expedição guiada ao mergulhar no renovado Guia Titanic KML. Este passeio mostra imagens e vídeos do Titanic fornecidos pelo NOAA e pela National Geographic. Assista ao vídeo para mergulhar até o Titanic no Google Earth, escrito em colaboração com Jim Delgado, director da Maritime Heritage com a participação dos santuários marinhos da NOAA.
Modelo 3D do RMS Titanic, conforme visto no Google Earth
Pode levar a sua curiosidade a explorar mais sobre este assunto, recorrendo a fotos impressionantes do naufrágio com suporte técnico NOAA em Panoramio. De vestígios de passageiros à famosa ponte, o legado do Titanic continua a crescer um século depois do seu encontro fatídico.
Homepage: Remembering the Titanic
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico
Cumprimentos
Serva
Que tristeza.
fazem uma festa e uma tragédia, comemorações?
dasss que vergonha, filmes a 3d de uma tragédia, voltar a fazer a viagem?
uauu que coisa fantástica.
Festa? Mau… onde diz que se fez uma festa?
Estamos a falar de tecnologia meu caro 😉 não confundas.
Não vejas as coisas por esse lado tão pessimista. Acho que seria pior se as vítimas da tragédia fossem, pura e simplesmente, esquecidas. Assim, é uma forma de as recordar/homenagear. Com algum folclore pelo meio, é certo. Mas não deixes de experimentar o Google Earth, as imagens são espectaculares 🙂
Arnaldo, ja instalei o google Earrth e fazem tres dias que tento navegar ao fundo do mar e nao consigo. Voce poderia me ajudar dando-me alguma orientaçao.
Obrigaga
Genil
o navio continua no fundo do mar?
não o desmontaram ?
eu sei, perguntas estupidas… (talvez)
Cumps
No final do artigo devia estar o link para o KML (está apenas no meio do artigo)!
Titanic KML tour – http%3A%2F%2Fmw1.google.com%2Fmw-ocean%2Fshipwrecks%2Ftitanic%2Ftitanic-nl.kmz
E sim… ainda lá continua no fundo do mar!
41°43’51.61″N
49°57’8.45″W
2016m
Experimentem arrastar o boneco do google street para o casco!!
Cometeram uma pequena imprecisão no artigo:
“Tragédia que o colocou no topo das piores catástrofes marítimas de todos os tempos.”
Houve alguns naufrágios com mais vítimas, destacando-se o Wilhelm Gustloff – cerca de 9000 pessoas terão morrido…
Sim, provavelmente haverá alguma mais mortífera, mas segundo os relatos de especialistas, este foi, tendo em conta todo o acontecimento, o mais trágico (será ou não).
Seja como for, fica apenas este apontamento do João, é sempre bem vinda a informação adicional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_Gustloff_(navio)
Obrigado.
O Wilhelm Gustloff foi numa situação de guerra.
Que houve tragédias maiores em termos humanos é verdade mas nenhum com o impacto mediático do Titanic
e quais são as coordenadas ??