Google e Audi vão ter entretenimento auto baseado em Android
...será apresentado já na CES de 2014!
A linha que define a fronteira da tecnologia tem-se alagado para áreas que até há pouco tempo eram apenas ideias e vontades. Cada vez mais temos presente novidades tecnológicas em áreas que mereciam e que estavam esquecidas.
A integração entre os dispositivos móveis e a industria automóvel começa cada vez mais a ser uma realidade e agora aproximam-se mais dois players de peso, a Google a Audi.
As primeiras abordagens a esta nova forma de interacção entre os utilizadores, os seus dispositivos e os seus automóveis surgiram há já algum tempo com algumas parcerias bem sucedidas, mas ainda a um nível muito básico.
A chegada eminente do iOS in the Car, fruto de uma parceria da Apple com alguns gigantes da industria automóvel, poderá ter feito disparar a vontade de outros concorrentes estarem também presentes nesta nova área de tecnologia.
Por essa razão, e segundo o jornal Wall Street, a Google e a Audi podem estar a preparar-se para apresentar uma parceria para criar e disponibilizar nos automóveis da marca germânica sistemas de entretenimento e informação baseados em Android.
Ainda segundo a mesma fonte, esta parceria será apresentada já dentro de dias na Consumer Electronics Show de 2014, que decorrerá em Las Vegas no início do próximo mês de Janeiro.
Mas a Google não deverá limitar esta parceria à Audi e fala-se também em contactos com a NVidia para a criação de sistemas de entretenimento gerais para implementação em automóveis, dando aos utilizadores acesso a elementos multimédia, mapas e outras aplicações existentes no ecossistema Android.
Claro que a integração destes sistemas terá como requisito a implementação de sistemas de acesso à Internet nos automóveis, mas as marcas estão já a trabalhar nesse sentido, sendo cada vez mais comum a presença de módulos 3 e 4G para que esse acesso seja possível.
Este passo da Google visa estar presente numa área que agora começa a despontar e a ganhar mercado. Primeiro vão ser os automóveis e as marcas de topo, sendo depois generalizados a todos os veículos.
Terá esta nova área futuro ou será apenas um extra na indústria automóvel?
Este artigo tem mais de um ano
Serei o único a pensar que toda esta tecnologia à disposição do condutor é um factor de distracção e que pode potenciar a sinistralidade rodoviária?
A mim, às vezes basta-me estar à conversa com alguém do banco de trás para já não ter a concentração máxima na condução, quanto mais com “sistemas de entretenimento” mesmo à minha frente… mas pode ser só eu
Espero que tenha um bom monitor com acesso à internet para distrair os condutores. Depois é vê-los a bater…
causa do acidente: facebook
vamos estar a navegar no google maps e receber pop ups e banners com anuncios, como no android? ehehe
venha competição que é saudável, mas começo a achar que o google promete muita coisa, e pouco cumpre (updates que nunca aparecem, tv’s que nunca chegarem a convencer ninguem, bugs que teimam em manter, android@home e a promessa da domótica com android à 2 anos, etc, etc…).
cumps,
Ja ca faltava…
Eles apostam em tanta coisa que é normal que nem tudo resulte, mas tens mais e bons exemplo do que resultou do que falhou.
Eu já tenho android no meu Leon. Tenho um rádio parrot, com gps, acesso à 3G/4G, alta voz com conexão ao telemóvel, etc etc…
Fixe.. Que modelo do rádio é? Vem já com o carro?
É o Parrot Asteroid Smart.
Não vinha com o carro, comprei por que cria um rádio de 2 dim e este com android pareceu me a melhor opção.
Fica assim no meu carro: http://imageshack.us/a/img855/427/raql.jpg
Azeite.
Invejoso?
Tens acesso a informações do carro no rádio, ou controlas o radio atraves do tablie do carro? É só um rádio com Android, nada de mais. E já agora para que mencionaste o facto do Leon se não é de origem?
Não estou a desfazer o teu auto-rádio, apenas a querer dizer que não é a mesma coisa
Agora quase parecias a Judite Sousa
Sim, tenho acesso com os comandos do volante, se tiver a fixe OBD posso me conectar a informações do carro por bluetooth.
Provavelmente com mais aplicações a serem desenvolvidas, se calhar até se consegue ainda mais informações, visto que os carros hoje em dia têm tudo a ser controlado pela parte electrónica.
Do “tablie” como lhe chamas e não tablier, não se controla nada, está tudo na consola central ou no volante.
Já existem autorrádios Android compatíveis com vários carros, com o design a condizer com origem para não destoar etc..
Não posso esperar para ter de instalar um anti-virus para o meu carro!
Mas… o que é que falta ao MMI da Audi? Ainda se tivesse siri para uma pessoa dizer a música e ela pôr a tocar, ou dizer para escrever uma mensagem e ela escrever…
felizmente ainda ninguem respondeu.
###### DO NOT FEED THE TROLL #######
1º Nunca tive “virus” no meu telemovel, só tem “virus” quem quer.
2º O Google Now faz o mesmo que a Siri e muito mais, incluindo o que tu disseste.
1. Sabes lá tu!
2. Não, não faz, a única coisa que o Google now faz é procurar no Google, coisa que o iOS também tem, o que o Google now não faz é por exemplo dizeres “send a message to my girlfriend” e ele mandar… Não tem nada a ver com um assistente pessoal, mas claro, isso não te interessa ver, porque se s Google não faz, não existe… Se fosse para defender a Samsung, vinhas logo dizer que s-voice era a mesma coisa… Mas como não há o samsung galaxy audi…
Podes sim ditar mensagem e ele envia deves saber zero do que o google now faz, lê antes de dizeres disparates.
Quanto ao virus em 3 anos zero. Já agora conheces alguém que tenha apanhado vírus?
Estás completamente enganado. Basta ires ao youtube e vez do que o Google Now é capaz.
Quando ao S-Voice e Samsung, possuo um S3, mas meti logo uma custom rom, porque ai sim, o software que a samsung mete não vale nada. Experimentei o S-Voice num S4 um bocado e nada se compara ao Google Now.
Calma meninos, que ele faz isso… Mas não faz em Portugal, e para a maioria das coisas, precisa de input do utilizador, que estraga tudo…
Quantio aos vírus, na disse e volto a dizer, que, não sabe do que fala, é melhor estar calado, e 99% dos vírus não mostram nenhuma informação visual, lá por não verem, não quer dizer que não tenham.
É como o teu iPhone, lá por não veres não quer dizer que não tenha lá o malware da NSA e uns backdoors a bombar 😉
Sou procurado pelos serviços secretos americanos? Até dá pinta!
Adorava o meu carro, que chato, vou ter de trocar de marca, Audi e Android, que se passa com a Audi, querem vender carros para putos. A falta de gosto domina o mundo.
Concordo com o Alves, isto só resultará em mais distração para os condutores, a não ser que se baseie em informações realmente importantes a serem mostradas ao condutor através de um sistema hud. Tudo o que pode desviar os olhos do condutor da estrada é um perigo na minha opinião. E esta notícia parece mais uma jogada de marketing que outra coisa. Android? Num automóvel? As marcas automóveis são por norma muito restritas em relação ao que metem nos carros, e tendem a fazer e desenvolver tudo à sua medida por questões de segurança..
Aqui está um comentário muito adulto…
Sinceramente não vejo vantagem nisto, a não ser mais uma forma de roubar um carro.
Com estas tecnologias e com os hackers por ai… será fácil ficar sem carro.
adoro tecnologia, trabalho na área informática, mas tudo tem os seus limites…
Claro que é a minha opinião… também não gosto de caixa automática num carro e há quem goste 😛
Se não é QNX não confio.. Android muito menos…!!!