Google criou mecanismo que consegue decifrar códigos Captcha
A constante procura que a Google faz para melhorar os seus produtos e serviços tem, por vezes, efeitos adversos e não esperados. Não é algo que aconteça com frequência, mas por vezes acabam por criar um problema ao resolver outro.
Foi precisamente isso que agora conseguiram fazer, ao melhorarem o algoritmo de identificação de números de portas do Street View, do Google Maps, acabaram por conseguir criar um sistema que consegue identificar e resolver o mecanismo de verificação Captcha.
O Captcha é um mecanismo que a Google tem implementado (o ReCaptcha) e que permite verificar se quem está a preencher um formulário ou a aceder a um site web é um ser humano ou uma máquina.
Através da apresentação de uma imagem que apenas um ser humano consegue identificar, o Captcha consegue excluir o acesso de bots ou outros mecanismos automáticos.
Mas esta semana foi apresentado um paper que mostra que a Google já conseguiu contornar o seu próprio sistema, recorrendo a um algoritmo desenvolvido para optimizar a identificação de números de portas nas imagens que o Street View disponibiliza.
Este algoritmo foi desenvolvido e apresentado em conjunto pelas equipas da Google que tratam da identificação de números de portas no Street View e pela equipa que trata de garantir a segurança do ReCaptcha
Para testarem esse novo algoritmo e para validarem da sua real funcionalidade, a Google usou o Captcha. Nos testes apresentados o algoritmo foi capaz de resolver de forma perfeita cerca de 99% dos "puzzles" Captcha que lhe foram apresentados. Curiosamente apenas 90% das imagens do Street View viram os números correctamente identificados.
Estas equipas, do Street View e do Captcha, têm trabalhado de forma muito próxima para se ajudarem mutuamente e conseguirem melhorar os seus produtos, ao mesmo tempo que lhes garantem as melhores funcionalidades.
Por um lado pretendem optimizar o Street View e os mecanismos de identificação de objectos nas imagens capturadas e por outro para proteger o próprio Captcha de algoritmos similares e que permitiriam a inutilização deste serviço e da protecção que oferece.
Estas equipas, do Street View e do Captcha, têm trabalhado de forma muito próxima para se ajudarem mutuamente e conseguirem melhorar os seus produtos, ao mesmo tempo que lhes garantem as melhores funcionalidades.
Por um lado pretendem optimizar o Street View e os mecanismos de identificação de objectos nas imagens capturadas e por outro para proteger o próprio Captcha de algoritmos similares e que permitiriam a inutilização deste serviço e da protecção que oferece.
Apesar de ser uma quebra de um mecanismo de segurança, não devem ficar preocupados e deixar de confiar nos sistemas Captcha.
Esta "conquista" acabou por permitir à equipa do Captcha identificar e implementar mecanismos adicionais de segurança que garantem elevados níveis de segurança ao ReCaptcha.
Do lado do Street View este avanço vai permitir identificar de forma mais célere e mais fiável os números das portas nas imagens que a Google recolhe para o Maps.
Este artigo tem mais de um ano
Captcha é ridiculo na minha opinião, muitas são as vezes em que fico preso em sites por causa do Captcha.
Simplesmente são muitas as vezes que mostra imagens, que não há ser humano vivo que consiga identificar o que está escrito.
Tecnologia mais frustrante que alguma vez inventaram.
De facto concordo, é um sistema que, na minha opinião, serve para perder tempo. Claro que traz as suas vantagens para “descobrir” se é uma máquina ou um humano, que está a tentar interagir com um formulário (seja para o que for), mas perdemos minutos preciosos a preencher aquela treta.
Está na altura de inventarem algo melhor.
Têm razão, mas eu em todas as forms que meti no meu site recebi spam aos pontapés, meti captcha, no more spam.
Há muitos bots, crawlers, por ai a mandarem spam pelas contact forms e a criarem contas em tudo o que é sitio, e o captcha ajuda imenso a prevenir isto.
Não digo que não é perda de tempo, até porque eu nao uso esse mais conhecido.
acho que é um mal menor. que nao existir, ai seria uma avalanche de spam
Em Portugal não existe algo como privacidade? Como alguém vai filmar/fotografar a minha porta e depois ainda fazem software para detalhar com precisão o numero de porta e ninguém se importa?
Qualquer pessoa que passe na rua te vê o número da porta, não vejo qual a aflição de esconder uma coisa que está a vista de todos.
Esta notícia tem contornos interessantes, de facto numa imagem grande conseguir descortinar num número é algo aparentemente extraordinário, mas vários programas de digitalização fazem isso há anos, estar a dizer que a Google inventou é um bocado estranho. Inda assim a noticia tem a sua piada de como a tecnologia vai dando voltas.
tu não percebes te a noticia, definitivamente.
Tens a comparar OCR de texto normal a este algoritmo de capatchas? -.-‘
*Estás
E o que impede de qualquer pessoa fazer o mesmo? Ir à tua porta e tirar uma foto do número? Os dados obtidos pela Google estão ao dispor de qualquer um, as fotos usadas pelo StreetView são tiradas na rua, não vejo que privacidade esteja a ser invádida.
Números de porta não são pessoas e estão na via pública em local público one podem ser vistos fotografados ou filmados sem que possa ser considerado invasão de privacidade. As pessoas na via pública podem ser fotografadas ou filmadas só não se pode divulgar as imagens.
Vais remover o número da tua porta?
O melhor é arrancares o número para ninguém o ver.
Embora a informação do número da porta e nome da rua seja público, a verdade é que as fotografias mostram muito mais que isso, sendo possível nalguns casos ver que carro está estacionado, se tem piscina, …
Por isso, e muito mais razões, o Miguel não é o único preocupado com a privacidade:
http://techland.time.com/2011/04/11/alas-there-will-be-no-more-google-street-view-in-germany/
Por exemplo, na Alemanha pode-se pedir para desfocar as imagens das casas particulares.
Alguém me arranja esse algoritmo, é que eu não consigo perceber um dos captchas da imagem.
não estára disponivel para nós – se analisares a core do recaptcha para PHP vês que o meio de verificar o teu input e comparar com o captcha do formulário é realizado ligando-se a um servidor e retorna apenas se está válido ou não.
eutão temos de por o servidor a retornar os scripts/php 😀
Um sistema alternativo ao captcha é o de identificar objectos. Por exemplo: Identifique, entre os seguintes desenhos, qual é o planeta.
E em baixo disso aparecem várias desenhos e entre eles está o planeta, o qual temos de seleccionar.
Este sistema é um pouco básico mas é simples para o utilizador. Em alguns sites que uso, o login tem de ser feito assim.
Quem não deve não teme:!!só se preocupa quem algo para esconder:))se tem algo a esconder é anti social ou criminoso que é punível e penso que deve ser tornado publico para nossa própria protecção:) quer privacidade!! não saia de casa, se invadiram a privacidade na sua casa, sempre lhe pode partir uma perna!!se trazer para a rua é publico|| macaquiçes de almofadilha de trazer por casa, por uma aplicação que é a street view que é o melhor que se tem feito pelo conhecimento geral, vão dar banho ao cão, melhor seria a quem reclama a sociedade devia fazer um levantamento ás Actividades desse mesmo, pois deve ter crime nas suas Actividades e punir.
Boa tarde,
Isto significa que vamos ter mais spam no futuro! 😛
Nuno
nmsi.pt
Mas atão… Não é que já existiam plugins para o JDownloader (e possivelmente outros, como o USD) que já descodificam à uns valentes anos esses códigos…
A importancia desta “criação” serve para que afinal? Os números das portas?
O Captcha sim, o ReCaptcha (que é da Google, que usa até o input para melhorar o algoritmo de reconhecimento que também faz parte do google books) não.
São coisas diferentes.
não, não são!
A criação do captcha surgiu com a finalidade da digitalização de livros antigos, em vez de serem um número determinado de pessoas a fazer a identificação de palavras que os computadores não conseguiam identificar, puseram os cibernautas a fazer esse trabalho, no captcha aparecem duas palavras, uma que o sistema conhece e a outra não, assim que X pessoas identificavam da mesma maneira uma palavra esta é validada nos servidores.
É o mesmo conceito do duolingo em que ao aprendermos outra língua estamos a ajudar a traduzir um número infinito de sites
“a Google já conseguiu contornar o seu próprio sistema”…
Isto é superar-se a si própria… Respect!