Google Fotos: Não vai ser possível carregar imagens HEIC gratuitamente
Recentemente, foi dado a conhecer que os utilizadores do iPhone, aparentemente, tinham disponível no Google Fotos uma capacidade especial. Segundo um utilizador do Reddit, as fotografias captadas pelo iPhone são armazenadas no serviço da Google no seu tamanho original! Esta era uma vantagem que nem o novo Google Pixel 4 tem.
Afinal, esta benesse é apenas um problema no Fotos. Nesse sentido, a Google já veio referir que o "bug" será corrigido em breve.
Google Fotos com espaço ilimitado para HEIC?
Conforme foi publicado na semana passada, era possível armazenar no serviço cloud Google Fotos, fotografias no formato HEIC gratuitamente. Esta opção enviava as fotos do iOS para o serviço Fotos no tamanho original sem afetar o limite de armazenamento do Google Drive.
Apesar de atualmente qualquer utilizador ter espaço ilimitado no Google Fotos, usando a opção "Alta Qualidade", o tal bug permitia que as imagens HEIC fossem enviadas sem serem convertidas.
Mas qual é a diferença no procedimento?
Se formos ver a Google poderia mesmo sair com vantagem. Isto porque a empresa oferece aos utilizadores espaço ilimitado com as imagens a serem convertidas para JPG otimizado pela Google. Contudo, o formato HEIC das imagens geradas pela Apple no iOS já são menores que o formato JPEG comprimido da Google. Nesse sentido, a app Fotos não as converte durante o upload, o que significa que as imagens são essencialmente armazenadas nos servidores da Google no formato original.
No entanto, a vantagem não intencional para os proprietários de dispositivos da Apple parece estar por dias. No fim de semana, um porta-voz do Google disse ao Android Police:
Estamos cientes desse bug e estamos a trabalhar para o corrigir.
No entanto, este texto não permite perceber como é que a Google vai proceder. O Google Photos pode começar a converter fotos HEIC para o formato JPEG de alta qualidade menos eficiente durante o upload, o que resultaria numa redução adicional na qualidade. Como alternativa, a Google poderia permitir que as imagens fossem carregadas como estão, mas começar a contá-las para o uso do Google Drive.
No fundo, a resolução da Google não terá nada de vantagem. Isto porque o formato da Apple é otimizado, de qualidade e com tamanho menor do que o usado pela Google.
Este artigo tem mais de um ano
Nao estou a perceber… o titulo do artigo diz “Google Fotos: Não vai ser possível carregar imagens HEIC gratuitamente”
No entanto no artigo o que é referido é ” “Estamos cientes desse bug e estamos a trabalhar para o corrigir.”
No entanto, este texto não permite perceber como é que a Google vai proceder.”
Em que ficamos?
Lê tudo porque está bem explicado. Diz assim depois do título:
“Conforme foi publicado na semana passada, era possível armazenar no serviço cloud Google Fotos, fotografias no formato HEIC gratuitamente. Esta opção enviava as fotos do iOS para o serviço Fotos no tamanho original sem afetar o limite de armazenamento do Google Drive.
Apesar de atualmente qualquer utilizador ter espaço ilimitado no Google Fotos, usando a opção “Alta Qualidade”, o tal bug permitia que as imagens HEIC fossem enviadas sem serem convertidas.”
Conforme a Google refere, está para acabar o envio das fotos em Heic gratuitamente, era um bug. Se as quiseres mandar, paga espaço e envia original que afeta a disponibilidade de armazenamento.
Diz lá tudo, simples e bem explicado.
É um titulo mais polémico….
Porque? Estavas a enviar, segundo a Google, um ficheiro em Heic gratuitamente sem afetar o espaço disponível. Isso vai acabar, era um bug. Queres continuar a enviar? Paga porque vai consumir espaço.
A explicação mais simples costuma ser a verdadeira – princípio da lâmina (de barbear) de Ockham.
1) Os iPhones (e, noutro post, disseram que também os Samsung, com Android 9) – têm compressão HEIC/HEIF, mais eficiente que o JPEG e por isso tem-se direito a alojamento ilimitado gratuito – no formato original
2) O Pixel 4 não tem compressão HEIC/HEIF – para se ter alojamento gratuito e ilimitado é preciso aceitar a recompressão do JPEG
3) Logo, o referido bug – é o Pixel 4 não ter compressão HEIC/HEIF, que se resolve passando a ter. Aliás, do que li o Android 10 tem esta compressão
Simples 🙂
A explicação mais simples é que a Google quer dinheiro!
“Estamos cientes desse bug e estamos a trabalhar para o corrigir” – Google.
A explicação que dás não é simples – é uma segunda derivada – a Google quer dinheiro e chama-lhe bug 🙂
A explicação que dou é motivação, algo que torna explícito para onde a Google quer ir considerando o modelo de negócios montado pela Google – passar a ter os clientes do iPhone a pagar tal como os restantes para terem o privilégio de ter todas as fotos originais guardadas.
É muito mais simples do que considerares que o bug é no Pixel 4 quando a Google indica que o “bug” é no software para o iPhone.
E por que é que os Samsung com Android 9 (com HEIC) têm o mesmo tratamento do iPhone, diferente do Pixel 4 (sem HEIC/HEIF)?
Por que é que o Pixel 4 não tem esse formato se existe no Android 10 (e, pelo menos, no Android 10 da Samsung)?
E por que é que a Google refere que o bug é guardar os ficheiros HEIC originais sem contar para o plafond? É esse o assunto, o assunto comentado pela Google não é que o Pixel 4 não tem plafond ilimitado para fotos em formato original!
Se Samsungs com HEIC também acontece o mesmo, então a questão é a política ou descuido da Google com formato HEIC.
Estás a falar da empresa que considera que ” ter vários resultados no motor de busca é um bug “.
Portanto simples é coisa que não se aplica a eles.
Pronto, assumes, provavelmente, a verdade mas a Google não o quer assumir. Oficialmente não dizem isso, mas poderás ter explicado tal e qual.
O fim de um benefício por ter sido amplamente divulgado…
Também pode ter sido pelas queixas dos utilizadores Android sim.
Prefiro ter tudo no OneDrive sem compressão e de “bónus” o Office 365 .
Se pagas, podes usar a da Microsoft, como a da Apple ou da Google, o que não faltam são bons serviços cloud a pagar.
Simplesmente acho exagerado o preço da Google (1.99/mês por 100 GB), comparativamente aos 69€que pago pela OneDrive. E de “bonus” ainda tenho o Office que uso imenso na minha vida pessoal e profissional.
Expliquem-me lá como é que vocês concluem que “Não vai ser possível carregar imagens HEIC gratuitamente”, como têm no título.
Tal como vocês disseram no texto do vosso artigo, e bem, “este texto não permite perceber como é que a Google vai proceder”. Como é que daqui vocês conseguem colocar no título de que não vai ser possível carregar gratuitamente?!
Está tudo bem explicado. Mas eu volto a explicar. A Google tem um modo em que no Google Fotos os utilizadores podem carregar todas as suas imagens gratuitamente sem qualquer limite ou impacto no seu armazenamento (seja ele gratuito ou pago). Há dias, descobriu-se que os utilizadores do iOS 13 conseguiam enviar para este modo, gratuitamente e sem limites nem impacto nas quotas das contas, os ficheiros no formato utilizado pela Apple, o HEIC. Agora, segundo a Google, esta “benesse” não passa de um bug, isto é, estes ficheiros não podem ir no formato original, têm de passar no crivo e serem transformados no formato otimizado JPG. Assim, quando este tal bug for corrigido, se quiseres enviar ficheiros no formato HEIC estes ou serão convertidos ou irão custar espaço e como espaço é dinheiro, deixa de ser gratuito enviar sem qualquer limite o ficheiros HEIC para a cloud da Google. Tal como o título indica.
Agora, tu misturas outro assunto. Dizes “e como é que a Google vai fazer?” Isso é outro assunto que nada tem a ver com o que o título diz. A forma como a Google o vai fazer pode ser simples, pode ser um filtro à entrada, pode ser algo que já tenha sido usado no passado, porque este formato já existe há alguns anos. Isso são outros trinta. Não confundas a beira da estarda com a estrada da Beira.
Cumps.
O HEIC não é um formato proprietário, é um standard tal como o JPEG.
A Google considerar que há um bug não significa que serão transformados no formato otimizado JPG. Podem muito bem continuar a ser HEIC, mas a menores resoluções ou com um nível de compressão superior.
Corrijo e complemento (obrigado Diesel). A Apple utiliza este ficheiro proprietário (não é proprietária dele), que faz parte do grupo de desenvolvimento: MPEG. O HEIC ou High Efficiency Image Coding é um formato de ficheiro para imagens individuais e sequências de imagens. E não é como o JPG, segundo os seus criadores. É melhor.
Sobre o assunto, o cenário atual é que essa funcionalidade, que não existia, passou a existir e a Google diz que é um bug. Por isso, o cenário será o mesmo que qualquer outro até hoje conhecido. Que cenários conheces hoje existentes?
” é um standard tal como o JPEG.” == HEIC é um standard e JPEG é um standard.
“funcionalidade, que não existia, passou a existir”
confuso!!! o bug passou a existir agora, ou já existia?
O cenário é que a Google não vai querer estar a guardar nos seus servidores ficheiros maiores do que aqueles que são os ficheiros originais em HEIC – isso tem um custo acrescido óbvio. Logo o mais lógico seria guardar em formato HEIC mas com maior nível de compressão!
Sim, são ambos um standard, mas diferentes na tecnologia e nos proprietários. Não existia este cenário antes da Apple começar a usar o HEIC. Tudo era convertido para JPG. Agora que se descobriu (ou que se efetivou o tal bug) a Google vem dizer que de facto é um bug e que o vai corrigir. Ora para corrigir uma situação dessas, só acabando com o que está atualmente, que é o formato HEIC estar gratuitamente a ser armazenado no seu formato original e não consumir quota. O que vai contra o que a Google refere na sua aplicação. Nesse sentido, a opção é remover o formato, mesmo com notórios prejuízos, dado que o formato tem melhor qualidade e tem maior compressão. Se assim não fosse, não haveria bug nenhum, era uma opção válida e não iria falar em bug.
Concordo que a opção mais inteligente seria continuar a deixar o assunto como está. Então, não haveria qualquer necessidade de corrigir o que apelidaranmde bug.
Estás a querer dizer que tu sabes que a Google não tem qualquer hipótese de guardar no formato HEIC com maior compressão!?
Tens razão André, não é possível deduzir uma conclusão como eles a estão a fazer.