Google comprou a Boston Dynamics, especializada em robôs
A Google é das empresas que mais tem investido em tecnologia nos últimos anos. Para além de a produzir, vai frequentemente ao mercado para se rodear do que de mais moderno se faz. Desta feita, a Google tem estado a investir na robótica e comprou mais uma empresa, a Boston Dynamics.
O negócio está fechado e esta empresa está já no universo Google.
As compras da Google têm incidido nos últimos temos em empresas ligadas à robótica, tendo adquirido já várias, nos Estados Unidos e Japão.
A compra da Boston Dynamics, anunciada pelo jornal The New York Times, vem reforçar a Google e esta sua nova área, trazendo a si uma vertente que até agora lhe faltava.
A Boston Dynamics é especializada em robots com a capacidade de se deslocarem em terrenos de difícil acesso e também por ter desenvolvido robots que correm mais rápido que os humanos.
Esta empresa tem actualmente alguns contratos de fornecimento dos seus robots para as forças armadas dos Estados Unidos, mas não é este o caminho que a Google pretende tomar. Irá honrar esses contratos, mas não se dedicará a criar e a desenvolver armas.
A criação desta nova área na Google vem mostrar que esta empresa está a preparar-se para criar alternativas no ramo da robótica, mas aplicada a processos de distribuição e recolha de bens em armazéns, para além de ir investir também em cuidados aos mais idosos, segundo adiantou o jornal The New York Times.
A investida da Google nesta área está a ser comandada por Andy Rubin, um dos criadores do Android e actualmente um executivo da Google.
Segundo Andy Rubin a Google está a trabalhar num projecto de robótica de nome Moonshot, mas não existe muita informação concreta sobre o mesmo. A única certeza avançada é que a Google está ainda numa fase muito inicial e não pretende apresentar nada nesta área nos próximos anos.
As áreas em que a Boston Dynamics tem investido permitiram mostrar já vários protótipos de robots com capacidades muito além daquilo que actualmente é conhecido e usado.
São vários os seus modelos que são conhecidos por realizar tarefas que até agora essas máquinas não eram capazes desempenhar, maioritariamente na área da mobilidade.
Conhecida por investir em áreas que podem parecer inicialmente estranhas, a Google tem dado passos firmes e mostrado que o caminho que escolhe é normalmente o certo e aquele que realmente interessa.
Não é por isso estranho que esteja agora a lançar as bases para uma maior integração da robótica e dos robots no nosso dia-a-dia.
Para quando podemos esperar os primeiros Robots da Google?
Homepage: Google
Homepage: Boston Dynamics
Este artigo tem mais de um ano
Olha o robot. É pró menino e prá menina, hello. Olha o robot.
+1
Skynet rises.
[OFF]
exato! que a era das máquinas comece… Agora google street view será feita por tanques militares da google, autônomos, obviamente.
Em seguida teremos um país conquistado pela própria google. Mais pra frente o mundo. Só vamos descobrir que não foi obra do CEO quando foi tarde demais hahaha
ps: esse vídeo acima me lembra um filme de terror japonês qualquer, não sei porquê. Mas é uma maquina bizarra (e totalmente impressionante)
———————————–
[ON]
Em relação ao tema em si eu acho interessante essas diversificações da google. Mas, sinceramente, vejo com uma certa ressalva o investimento. Não consigo entender a relação google x governo (ou melhor, não vejo com bons olhos).
Ademais, a não ser que ela dê uma guinada de quase 180º em seus objetivos (e não me refiro em “abandonar” nada; falo em “criar”) ela vai precisar refazer seu lugar no mercado para dar utilidade a possíveis máquinas desenvolvidas, não? Não sei bem o que ela pretende com a aquisição, mas com a amazon e entregas por drones podemos ter uma idéia do que ela pretende fazer, ainda que superficial
Existem várias finalidades para esta aquisição.
Desenvolvimento de robots para o desenvolvimento da medicina.
Desenvolvimento de robots para explorar sítios onde o ser humano não pode lá chegar. Por exemplo, em vez de usarem humanos, pode usar um robot para criar o street view de Chernobyl.
A Google pode estar a pensar em começar a criar lojas físicas ou armazéns e usar robots inteligentes para gerir o stock e processar encomendas automaticamente.
Entre muitas outras finalidades.
Só uma correção: o robot da imagem não é o Big Dog, mas sim o Wildcat: https://www.youtube.com/watch?v=wE3fmFTtP9g