Google Chrome consome muita memória? A Microsoft pode dar uma ajudinha
O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor e o browser mais popular da atualidade, sem dar nenhuma hipótese aos seus concorrentes mais diretos. No entanto, como é sabido, o browser da Google consome muita memória RAM e a empresa das pesquisas, por mais tentativas que tenha realizado, ainda não conseguiu resolver tal problema.
Como sabemos a gigante Microsoft entrou agora em força neste segmento e poderá dar uma ajuda à Google. Saiba porquê!
Não é novidade nenhuma que o Google Chrome, apesar de ser muito completo, é um autêntico "consumidor" de memória RAM. A Google tem vindo a implementar um conjunto de melhorias que têm, de certa forma, otimizado a ferramenta, mas digamos que ainda não chegou a onde queria.
Microsoft pode ajudar a resolver o consumo de memória do Google Chrome
Com a aposta no Chromium, como base para o Edge, a Microsoft tem vindo a mostrar que está empenhada em criar o melhor browser do mundo. A empresa de Redmond é já uma das que mais contribuiu para o projeto Chromium e recentemente propôs uma forma simples de resolver o problema do consumo excessivo de memória RAM.
Isso significa que o Google Chrome não seria o único navegador a se beneficiar dessa atualização, mas todos os navegadores baseados no Chromium, incluindo o próprio Microsoft Edge da Microsoft.
Melhor consumo de RAM apenas para o Windows 10 (por agora)
O commit que foi disponibilizado, apresenta um método capaz de reduzir o consumo de memória no Windows 10. De acordo com um engenheiro da Microsoft, a solução pode estar na forma como o código é carregado, ou seja, o código deverá ser carregado em Image pages e não em MapFile page, otimizando assim a utilização do CPU e da memória RAM.
Change the in-proc prefetcher to load the code into Image pages and not MapFile pages to save CPU and improve memory usage, and do nothing on OS builds that enable OS PreFetch of larger files. Note this require the PreFetchVirtualMemory API, so we’ll still read the file as data/MapFile on Win7
De relembrar que o novo Edge, baseado no Chromium, estará disponível para Windows, Linux e macOS.
Este artigo tem mais de um ano
“O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor e o browser mais popular da atualidade”, também costumavam dizer isso do MS Internet Explorer.
E foi durante uma década, mas nada é eterno.
O IE foi, sem dúvidas, o mais popular sim. Mas, não o melhor. Nunca.
Olha que quando começou a ser “popular”… pouco ou nada havia 😉
Vítor, estou a ver que não te lembras do Netscape Navigator, era simplesmente maravilhoso. E o Opera era tão avançado que era vendido, ou então aparecia publicidade nele, e nós tínhas de o cracar para retirar esses anúncios.
Claro que sim, mas lembras-te do que lhe aconteceu? Depois disso, até uns 10 anos depois, quem fez frente ao IE? 😉
Até o Netscape Navigator ja foi 😉
“O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”, vai dar problemas. Vou já fazer umas pipocas:)
Contra factos 😀
não sou contra, mas também o PPLW tem dúzias de artigos a dizer “esta na hora de desinstalar o chrome” ou alguma variante.
Já agora fiquei curioso para ver os factos…
+1
Oh Pedro,
e que tal um artigozinho com esses factos todos???
Gostava realmente de ler quais os pontos que o levam a realizar essa afirmação… 🙂
“O Google Chrome é indiscutivelmente o melhor”.
Como assim é o melhor?
Enquanto Web Developer encontro muito mais dificuldades a usar o Chrome do que o Firefox, claro que tenho que recorrer a ambos nos testes, mas o desenvolvimento principal é sempre feito em Firefox.
Eu sinto o contrário. Utilizei durante muito tempo o firebug mas fui me apercebendo que a ferramenta de dev do chrome ficou entretanto muito mais apelativo
Talvez a expressão “o melhor” devia ser substituído pelo “o mais utilizado”. Isso de ser o melhor é subjetivo, conforme podemos comprovar nos demais comentários.
Google Chrome é o mais popular, agora ser o melhor?!
Eu uso-o mas tenho nocão que provavelmente existem melhores opcões.
Apenas uso porque gosto, mesmo com todos os problemas.
O Firefox também chegou a usar 2gb de RAM para conseguir correr com 3 extensões. Foi por isso que o abandonei (para além dos, mais de, 94 milhões de actualizações que disponibilizaram em 2018). O Chrome fica pendurado a consumir memória mesmo só com uma tab a ser usada. O Opera era o que se portava melhor, até que começou a imitar o Chrome e a utilização de RAM disparou. Andei com o vivaldi mas, não permite as extensões que uso (e que alterei, para melhor segurança). Voltei ao Opera.
A nível de flash, ainda uso o IE 11, porque os novos browsers lixaram a utilização e necessitam de emulação secundária, que consome muito mais RAM e CPU, nalguns casos bem para lá do aceitável.
Claro que o chrome é o melhor, mas existe quem tenha dúvidas ainda?
LOL
Não há duvidas que o Chrome é o browser mais popular e tambem não há qualquer duvida que a maior parte dos utilizadores acha que é o mais rápido.
No entanto a realidade é bem diferente e aconcelho qualquer um a utilizar o “Gestor de tarefas” para fazer umas simples comparações.
“o browser da Google consome muita memória RAM e a empresa das pesquisas, por mais tentativas que tenha realizado, ainda não conseguiu resolver tal problema”
A grande questão é saber se a google está realmente preocupada com esta situação…
Ele é o melhor a consumir memoria RAM…
Ram e processador…
Eu só uso o Chrome em tudo. Mas no notebook da Xuxa que eu tenho, o Chromium da Microsoft é muito mais leve. O Chrome não consegue ser leve assim nem sem extensão. Mas eu sei que a Microsoft vai querer colocar ainda mais coisas no navegador e vai começar a ficar como o Chrome pra PC. Vamos ver…
O que é certo é que com o chrome consigo visualizar videos 1080p em máquinas antigas, coisas com que outro browser não consigo.
Tambem considero o melhor e mais rápido.
Sim pessoal, o google chrome é o melhor. Em actividade normal na Internet o google chrome é o mais fluido (em hardware normal, tenho um core m 5gen e 4gb de ram, sim eu sei já começa a ser pouco mas ainda dá para o gasto) o chrome é o que me dá melhor performance. O firefox tem transições mais fluídas mas demora mais tempo a carregar as paginas e gasta bem mais bateria e o edge apesar de depois da pagina estar carregada é super fluido mas nota-se que os developers não lhe dão muita atenção o que faz com que muitas vezes encrave a carregar as paginas ou demore muito tempo. Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.
Finalmente alguém ponderado!
“Por isso no que me toca a mim o chrome é o melhor browser para as minhas necessidades.”
Cada utilizador deve fazer uma analise sua, própria e tomar decisões a partir dai em vez de ir atrás da cabeça dos outros. Se todos fizessem isso se calhar não estávamos assim.
O chrome pode “parecer”mais rápido, mas na verdade são apenas pequenos truques a nivel tecnico (e por vezes pouco ortodoxos) para dar essa impressão…
mas quem é que quer saber se é enganado ou não?! Desde que tudo “pareça” bonito tá tudo ok.
Naturalmente que o Chrome tem pontos unicos muito bons e melhor do que os restantes browsers, mas o oposto também acontece. Cada user deve fazer uma analise das suas necessidades e da filosofia (porque também tem a ver com isso!) em que melhor se enquadra.
E, claro, deixar de impingir coisas aos outros!
uma coisa é afirmar algo e apresentar factos que o suportem, outra é afirmar “só porque sim”!
O facto de vivermos no ano 2019 e as pessoa ainda se preocupam que o Chrome “consome” muita RAM é ridículo.
Qualquer portátil fraco com 4GB de RAM consegue ter chrome com 20 tabs na boa…
Só de pensar os milhares de pessoas a queixarem-se do Chrome gastar muita RAM, mas nunca niguém se queixou do Chrome ser lento… Preferem algo lento mas RAM livre ou a RAM a fazer o trabalho para que foi pago p*rra?! 😛
RAM livre é RAM desperdiçada! O Chrome e qualquer outra aplicação só consome RAM que lhe é fornecida…
Há muitos PC com 2 e 4 GB RAM que estão a usar a memória virtual pelo simples facto de que o Chrome gosta de usar muita memória. Se houver uma explicação e utilidade muito bem, no entanto já ao tempo que uso o EDGE (E o Firefox como backup) que é mais fluído e usa menos memória. Se abro as mesmas páginas, faço o mesmo e consome menos RAM (E bateria), porque razão o Chrome havia de ter desculpa?
Então e se de repente me apetecer programar um bocado de assembly no meio do html? O Chrome permite? Não permite, logo nunca poderá ser o melhor browser da actualidade. Palavra de cromo, ou melhor de Chrome.
Ora aqui está uma boa notícia, e o facto da MS estar a contribuir para o Chromium, significa que muitos outros browsers podem beneficiar desses desenvolvimentos. É preferível juntar esforços do que dividir.
O Googlle Chrome é o melhor? Tudo o que pertence a uma grande potência é sempre o melhor, o que dizer do Mozilla Firefox que mete o Chrome a um canto, se a Mozilla pertencesse à Google era o melhor assim é o Chrome. Para mim o Firefox não tem igual, até na simplicidade quando se trabalha na internet.
Microsoft em alguns meses fez o que a Google não fez em 10 anos? Acho que algumas cabeças deveriam rolar.
Fiz um teste com os browsers, Edge, FF, Brave, Yandex, Vivaldi, opera chinês e Chrome, com vídeos do Netflix. Por incrível que pareça, o Chrome teve menos consumo no vou, com 245,7 MB, enquanto os outros foram além de 300 e o Edge até 847,7 MB. No gerenciador.
estas a ter em conta que apenas o Edge permite netflix a 1080p sem artimanhas?
Muita gente desconhece que o firefox e chrome apenas correm a 720p máximo.
Para os intelectuais da informática, o que é mais usado nunca será o melhor. Ser intelectual significa não ser do povo, logo para estes, o melhor será algo tipo o Lynx.
ou o…links
O melhor é aquele que satisfaz as necessidades de cada um. Uns gostam do Chrome, outros do Firefox, outros do Edge… e por aí fora…
Pessoal da PPlware. Adoro o vosso site e sigo-vos no twitter mas gostava que abrissem um canal no Telegram. Assim podia estar a par mais rápido dos vossos posts. Só uma sugestão. Obrigada
Olá Sandra, tens aqui: https://t.me/PplwareOficial
Muito Agradecida 🙂
Só para chatear o melhor é o velhinho IE. Sendo que atualmente utilizo em primeiro lugar o DEV Edge, Maxthon, Vivaldi e o Chrome. 🙂
Navegador Palemoon .. não há melhor
LG, engana-se, tenho máquinas com 16GB de RAM e o Chrome suga o máximo que pode, principalmente porque os sistemas hoje estão todos em nuvem, então tem 10 abas abertas. O fato é que em pleno 2019 a gigante Google não é capaz de entregar um navegador que preste.