Google cede ao Governo Chinês
Quando pensávamos que a Google tinha arranjado uma solução permanente para a sua alegada saída da China, não poderíamos estar todos mais enganados. A Google irá deixar de redireccionar o tráfego do seu domínio google.cn para google.com.hk de modo a apaziguar os atritos com as autoridades chinesas.
A explicação do recuo por parte da Google surge agora no seu blog oficial, por intermédio de David Drummond, vice-presidente sénior da Google.
“Parece-nos claro que através das conversações que tivemos com autoridades do governo chinês, que eles consideram o redireccionamento inaceitável e que se continuássemos a realizá-lo a nossa licença de provedor de conteúdos (LPC) para internet não seria renovada”.
O responsável da Google explica o que essa licença significa num país como a China. “Sem a LPC, não poderíamos funcionar comercialmente um site como o Google.cn, por isso iríamos efectivamente ficar sem qualquer representação na China.”
A Google irá parar os redireccionamentos de tráfego para o domínio com.tk e em vez disso irá mostrar uma imagem da caixa de pesquisa e um link que irá referir que mudaram para o novo endereço (Google.com.hk) apelando para a visita do novo site.
O redireccionamento irá entrar em vigor, nos próximos dias, esperando o gigante norte-americano que com esta atitude apazigúe as autoridades chinesas.
Segundo as afirmações do responsável da Google: “Esta nova abordagem será consistente com o nosso compromisso de não censurarmos conteúdo no Google e acreditamos ao mesmo tempo na lei local chinesa. Esperamos assim que a nossa licença seja renovada para que possamos continuar a oferecer os nossos serviços aos utilizadores Chineses, via Google.cn”.
Este desfecho parecia altamente improvável. A Google recua assim numa atitude que parecia irredutível. Já no artigo onde anunciámos a decisão da Google deixámos esta pergunta para o ar para os nossos leitores.
Conseguirá a Google um consenso (com o governo chinês) com esta forma ardilosa de se manter no território?
A resposta é, claramente que não. Pior do que isso, a Google nunca quis deixar de sair da China e ter alguma representação, o que ouvimos acerca da Google não compactuar com censura do Governo chinês (e reafirmada agora) eram afirmações de pura cosmética e marketing de modo a favorecer a imagem da marca em todo este processo.
A realidade vai de encontro ao que sempre nós pensámos, o mercado Chinês é um mercado muito extenso com enormes lucros para a Google, de modo a ela deixá-lo definitivamente. Imagine os montantes que a Google iria deixar de ganhar só em publicidade, em deixar de ter representatividade no país mais populoso do mundo. Por isso, no final para a Google ou para qualquer outra empresa, tudo se resume a negócios e a lucros. Fonte
Este artigo tem mais de um ano
Mais uma vez o capitalismo comanda o Mundo. Tudo de compra tudo se vende…
Também estava a achar estranho a Google deixar um mercado tão importante.
A ironia é que o comunismo chinês mete de joelhos o mundo ocidental com algo que sempre desprezou… O capitalismo.
Capitalismo em parte, talvez centenas de funcionários que iriam perder os seus empregos e quem sabe sofrer represálias…
Google 0 – 1 Economia ( $$$$ )
De uma empresa com fins lucrativos nunca se pode esperar grande coisa (seja ela qual for).
P.S.: O comunismo da china é assim mais ou menos como os elefantes a voarem (já viram algum?).lol
O Dumbo conta 😉
lol!
Nem me lembrava desse.loool
Mas até esse se encaixa bem na minha analogia, ambas são puras obras de ficção. 😉
E mais uma vez, a praga dos Chineses leva a melhor… eu não sou racista nem nada dessas cenas, mas se há coisa que me irrita profundamente é esta atitude por parte do governo Chinês.
Este mundo está perdido…
Racismo, é mais correcto Xenofobia(se bem que tecnicamente também está errado). Morre tanta gente boa, e se durante um dia só morressem pessoas que só estão a provocar danos aos resto da humanidade? Huhhahhahha(risada malévola sentado numa poltrona à frente da lareira, com um gato ao colo e uma mesinha a lado com um globo )
Ou isso… muahahahahahah LMAO
Onde estão os fanboys que ficavam mimimi quando eu dizia que o google não estava nem ai pros direitos humanos???
Digo o mesmo ‘-‘
Nunca se faz um Xeque-Mate mal a guerra inicia…
A China usa as suas melhores jogadas, a Google também. Acima de tudo, a Google não cedeu à pressão maior imposta inicialmente que era de censurar tudo, e isso é de louvar.
Uma conquista faz-se por etapas… não por radicalismos. E por vezes é preciso engulir sapos até se atingir os objectivos, portanto não acho bem atirar-se já pedras à Google.
É preciso esperar para ver o resultado final e se correr mal é com que tenham uma rede para os apanhar.
Parece “um pouco” noticia “À GIZMODO”. Já considerada a TVI do mundo informatico.
Que sentido faz instalar-se redes, se o mais simples passava por pôr grades nas janelas? …
Essas redes parecem aquelas redes que se poe quando existem obras, de forma a agarrar objectos que possam cair nas vias publicas… Por ex, quando fazem obras na Ponte 25 de Abril e poem essas redes, é também para evitar os suicidios quase diários que lá existem e não são falados e quase a maioria dos portugueses desconhece?
A mim faz me lembrar a rede dos circos que é usada em caso de um trapezista/etc cair.
Quem,no seu juízo perfeito,seria capaz de abandonar a maior mina de ouro no mundo?
Direitos Humanos?…Censura?…Escravatura encapotada?…isso não interessa,querem é uma fatia do bolo e quanto maior,melhor;fazendo apenas o que as outras multinacionais estão a fazer.
Assim a Google na foto irá ficar com bastante grão …desculpem …”grana”
Empresas como a google nunca vêm o que podem ganhar agora, mas sim no futuro.
É por isso que a maioria das pessoas não percebe certas jogadas da google.
E muitos estados deviam olhar para empresas como a Google para aprender uns truques..
É preciso estar “dentro” para prosseguir negociando e dando esperança aquele povo. As políticas de isolamento precisam ser revistas (não como faz Lula capciosamente) pois é gente trabalhadora como a gente que sofre a humilhação da falta de liberdade.
Numa palavra – Hipócritas. O plim plim da china tb serve para a google mesmo que eles representem o oposto do que a google defende.
“A Google irá parar os redireccionamentos de tráfego para o domínio com.tk e em vez disso irá mostrar uma imagem da caixa de pesquisa e um link que irá referir que mudaram para o novo endereço (Google.com.hk) apelando para a visita do novo site.”
Lêem metade da noticia e dizem que a google está a recuar? Nada na noticia diz que a google volta a censurar na china, cedendo ao governo chinoca, a gorda da Internet o que fez foi:
* Deixar de redireccionar os resultado da pesquisa
* Terminou com a pesquisa definitivamente a partir do google.cn
* Deixou de ser possível usar o serviço de pesquisa da google em terras chinocas, quem o quiser fazer tem de ir directamente a google.com.hk, pelo menos enquanto o governo chinoca não bloquear esse mesmo endereço.
* Deixa de haver a caixa de inserção de texto de pesquisa, no seu lugar uma imagem estática que aponta para google.com.hk
Recuou? Não! Apenas tenta uma resposta para a chantagem do governo chinês.
Aqui se vê a atitude de alguns leitores do pplware e dos portugueses em geral.
Antes de comentar o que quer que seja, é preciso perceber bem a notícia e quando há dúvidas, nada como conferirem por vocês mesmos.
No domínio http://www.google.cn apenas têm uma imagem estática.
No entanto, quer cliquem na imagem estática ou em alguma outra parte da página, são logo redirecionados para http://www.google.com.hk.
Acho que não é preciso dizer-vos mais nada, pois a esta altura já devem ter percebido o erro na interpretação que fizeram.
É verdade… “Esta nova abordagem será consistente com o nosso compromisso de não censurarmos conteúdo no Google e acreditamos ao mesmo tempo na lei local chinesa. Esperamos assim que a nossa licença seja renovada para que possamos continuar a oferecer os nossos serviços aos utilizadores Chineses, via Google.cn”
No entanto, não me parece que o governo chinês se deixe levar por um mero clique (a diferença entre a semana passada e esta semana).
A ver se caso o governo chinês não aprove esta medida qual será a política da Google. Não me parece que esta iria deixar o mercado (utilizadores e pilim) que tem na China para os seus concorrentes.
A Google pode ser uma grande empresa com algum poder, mas a China…
Isto não é um recuo e seria interessante ler toda a notícia antes de a republicar.
O que não se esperava é que este site tivesse esta atitude.
Isto não é um recuo porque o Governo Chinês não quer. Pode ser o pior Governo deste mundo, mas é legitimo e as leis são para cumprir. Assim, se um dia destes o Governo Chinês disser é assim que vai ser e se não querem, podem ir à vossa vidinha, não tenho dúvidas que a Google vai ceder….
Resumidamente: levantaram poeira a ver no que dava, como o governo chinês se mostrou indiferente, o google calou-se. Seriam tolos em largar o maior mercado e mais rentável de todos.
adorei o blog!!!!!