Golpe Militar na Turquia – Redes sociais já foram bloqueadas
O mundo está a viver dias conturbados e, depois do terror de ontem em Nice, hoje assistimos a uma tentativa de golpe de estado na Turquia, levada a cabo pelos militares.
As redes sociais são uma poderosa arma de propagação da mensagem mas, o país já bloqueou estas vias de comunicação. Por sua vez, os militares dizem que tomaram o poder.
Após a tragédia que assombrou Nice, em França, há instantes foi noticiada, em todo o mundo, a tentativa de golpe de estado levada a cabo pelos militares, na Turquia.
Inicialmente ouviram-se tiros em Ancara, capital turca e, momentos depois, vários aviões e helicópteros militares começaram a sobrevoar a cidade e veículos com militares de Istambul bloquearam as pontes sobre o rio Bósforo.
Os meios de comunicação estão igualmente condicionados, sendo que as redes sociais estão mesmo bloqueadas no país.
Binali Yıldırım, primeiro-ministro turco, já disse em comunicado que esta é uma acção ilegal, afirmando ainda:
"Os responsáveis pelo golpe irão pagar um preço muito elevado. O governo eleito pelo povo permanece no cargo. Só sairá quando o povo o decidir".
No entanto, os militares já afirmaram que conseguiram tomar o poder e, as forças de segurança referem que este golpe tem o objectivo de:
"Manter a ordem democrática e assegurar os direitos humanos dos cidadãos".
Komutanin soyledikleri...darbe kesin.#darbe #kopru pic.twitter.com/ZBeh6hZmut
— Brahmaçarya (@parya12342) 15 de julho de 2016
Foi ainda implementado o recolher obrigatório.
Podem manter-se actualizados através desta emissão da TV Al Jazeera English:
Redes Sociais bloqueadas
Em situações deste género, as redes sociais são as vias de comunicação mais utilizadas, uma vez que permitem a partilha rápida e disseminação da informação por todo o mundo.
No entanto, na Turquia, as redes sociais Twitter, Facebook e Youtube encontram-se bloqueadas, impedindo essa partilha. A situação tem sido reportada por diversas pessoas:
Confirmed: Twitter, Facebook & YouTube blocked in #Turkey at 10:50PM after apparent military uprising in #Turkeypic.twitter.com/QFpzETVJU3
— DontGoTurkey (@dontgoturkey) 15 de julho de 2016
Por sua vez, a estação de TV TRT também foi ocupada pelos militares.
O golpe militar falhou?
Vídeo gravado do solo no momento em que um helicóptero disparava contra o chão de uma avenida na turquia #Turkey pic.twitter.com/b5HFk1h5YJ
— vincent (@rcdvinc) 16 de julho de 2016
Depois de várias horas de tensão, de tiroteios e confrontos entre militares, polícia e civis, tudo indica que o golpe de estado falhou.
O Presidente turco Edorgan, que se encontrava em viagem, já aterrou no país e está a ser recebido com o apoio de grande parte da população. Os próximos dias serão certamente de tensão e ajuste de contas entre as forças políticas e militares.
Este artigo tem mais de um ano
Aqui o pessoal prefere ver a casa dos segredos,jogar pokemon go e ver a “Bola”,não se passa nada.Um golpe de estado em Portugal não era a solução,mas era um começo!O Pessoal que está no “poleiro”,é areia do mesmo saco,e o povo está adormecido. É um ciclo vicioso.
Um golpe de estado para quê?
Para a ditadura?
Um golpe de estado em Portugal não iria mudar nada! Democracia não é uma poção mágica, é simplesmente o governo que governa conforme o seu povo merece.
Engraçado como queres dar uma de que percebes a situação, mas só te espalhas.
Aqui neste canto, vemos alguém que critica a LIBERDADE das pessoas, em honra do apoio a um movimento contra a DEMOCRACIA, num pais que claramente só pode avançar à base da DITADURA!
:\ Não sei se sabes realmente por qual foi a razão que em Portugal houve um golpe de estado, qual o resultado, e que isto foi o que povo quis. Liberdade de expressão, liberdade de escolha, liberdade de escolher alguém para guiar a nação. Queres o golpe de estado para…? Impor uma nova ditadura? Tomares o poder porque pensas que consegues fazer melhor? Deves ter uma razão solida, gostava que partilhasses.
Caso não: Talvez o problema não seja realmente o poleiro, se bem que podemos criticar as decisões deles (Não votei em quem lá está pessoalmente), mas a solução então passa por procurar “casa” em outro sitio, onde talvez te sintas mais enquadrado?
A solução para qualquer país não é um regime democrático nem um regime ditatorial. Ambos apresentam as suas fraquezas e devo delinear que as suas fraquezas são sempre ligadas a corrupção e interesses próprios.
Enquanto o ser humano desejar algo que não pode ter, ou ser demasiado ambicioso estará sempre apto a ser corrompido.
Para mim, um regime que possa diminuir tais acções corruptas e funcionar com um Governo que realmente trabalha para o Povo, será um Governo constituido pelo Povo.
Ou seja, eu como cidadão, exijo que sejam médicos e enfermeiros que tenham a pasta da Saúde no meu país e que seja essa classe a votar nesse ministério e que essas pessoas que irão governar esse ministério têm de ter provas dadas perante o Povo que estão aptos a Governar. Nas outras áreas também deve ser assim.
Existiria sim um primeiro ministro que seja um gestor exímio que saiba mediar as coisas entre os ministérios mas que não teria poder algum. O único Governante eleito pelo Povo e apenas tem controlo sobre a Defesa do País, ( mais uma vez teria de ser ordenado pelo Povo ) é o Presidente da Republica.
Acabam-se os partidos e todos os ideais que impedem um País de ir para a frente.
Quando fizerem asneira, sabemos quem foi que fez asneira e essas pessoas deixam de estar nesse sítio de poder.
Por outro lado, nem todo o Povo poderia votar ( e é aqui que vão surgir as vozes do escárnio e insultuosas ). Isto não é uma acção discriminatória, mas respondam-me a isto:
Algum jovem entre 18 e 20 anos sabe o que é melhor para o país? Eles estão mais preocupados em beber e ir para discotecas e bares até altas horas. Como é que as pessoas mais idosas que fazem parte de uma geração mais antiga e que não acompanham os tempos e as necessidades actuais têm capacidade para votar? Eu acredito que deva existir uma faixa etária para se votar, bem como eleger pessoas aptas para as posições que devem ocupar, a partir das posições que já ocupam.
Agora se acham que fazer promessas falsas de aumentar as pensões para que a maior massa eleitoral de um país consiga por pessoas que temos agora no Governo, é de bem, deixem-se estar como estão.
sem defender qualquer golpe de estado porque acho uma parvoíce sequer aventar essa hipótese.
tens noção de que com o sistema eleitoral que temos em portugal não escolhes “alguém para guiar a nação”? tens noção de que, com o sistema eleitoral que temos, qualquer cidadão pelo voto se limita a legitimar constitucionalmente as escolhas feitas pelos partidos? e que estes seguem critérios que têm a ver com tudo exceto com capacidade e competência? tens noção disto? se não tens é bom começares a ler um pouco sobre o tema e a pensar sobre ele.
o golpe de estado que ocorreu em portugal, necessário e urgente, implementou algo a que alguns insistem em chamar democracia. talvez o seja mas é uma democracia coxa, uma ditadura das estruturas partidárias (para nem sequer falar aqui das suas ligações “perigosas”).
talvez num sistema eleitoral diferente, sem método de hondt (um método terrível que só nos discurso político debitado a pessoas sem conhecimentos privilegia os pequenos partidos porque, na prática, prejudica-os gravemente) , com círculos uni nominais e sem exclusividade dos partidos (entre muitas outras características importantes), talvez aí tivesses democracia e escolhesses de facto “alguém para guiar a nação”, até lá…não te iludas. talvez um dia quando a população portuguesa tiver uma pequena noção do que aqui falo, talvez um dia…
O nosso governo foi escolhido democraticamente. Para que quer um golpe de estado??
Golpe de estado foi dado nas eleições pelos eleitores desinformados que preferem ter a TAP do nosso lado e continuar a cultivar a dívida nacional.
Querem um melhor Portugal?? Votem em quem devem, não nas falsas promessas de aumentos de salário e diminuição de horas de trabalho disfarçadas com impostos em coisas que vos tiram realmente o pão da boca como os combustíveis… Acordem para a vida caros portugueses!! Já mostramos que temos tudo para ser os melhores mas é preciso fazer escolhas acertadas! Talvez nas próximas eleições…
La vai aumentar os preços do petróleo. ..
Agora fora de brincadeiras vamos esperar pela manhã pelo desenrolar da situação.
Desde quando a Turquia é produtora de Petróleo
não é preciso ser produtor para afectar o preço do petróleo. A Turquia é um país importante do ponto de vista económico e geográfico. Passam alguns oleodutos pelo país e o Bósforo é vital para algumas rotas de petroleiros da Rússia. A instabilidade que poderia gerar em toda a região, afectando inclusive a Europa seria motivo para deixar muita gente nervosa.
Amigos meus na Turquia, disseram-me por telefone que acreditam que todo o golpe seja FAKE! Ou seja, que existe toda uma encenação de golpe de estado, mas no fundo é só mais uma manobra elabora do presidente Erdogan para conseguir alterar a constituição para reforçar o seu poder enquanto chefe de estado (algo que já disse publicamente que quer fazer…). A confirmar, já não seria a primeira vez que Erdogan recorre a jogos psicológicos através da instauração de um estado de medo para atingir os seus objetivos. Acho que devemos estar mais preocupados com o presidente em si, do que com o possíveis golpistas. Começando pelo facto que ele mesmo comparou o sistema politico que gostaria de aplicar na Turquia, com o sistema politico que Hitler tinha na Alemanha…
pois…o problema é que isto pode bem ser a verdade
Presidente usou o FaceTime que muitas vezes (internet e redes sociais) são desligados por ele. Oxalá ele caia… hoje ou amanhã.
No Brasil também está um golpe o presidente interino é um golpista associado ao STF, juiz e afins
Ganhe juizo… O Temer é um criminoso de 3ª… a Dilma é uma criminosa de 1ª. Continuem com a limpeza. Devaim começar por limpar o PT. Toda a forma de comunismo no Brasil e em todo lado devia ser proíbida por Lei, tal como o Nazismo é proíbido.
O temer. é apoiaido pela CIA.
Não vai ser facil tirar esse vigarista de lá não..ele não quer sair porque sabe que vai presso a seguir.Mas se sair a cupula cai de vez, porque ele é o cabecilha!
Os golpistas podem ter cortado a internet, mas o FaceTime é à prova de golpes de estado e funciona na mesma!
http://gizmodo.com/turkish-president-is-giving-an-interview-via-facetime-o-1783757028
Já agora, os bons são os golpistas, o Erdrogan é um ditador, ele apoia o Estado Islâmico, ele é islamista, ele utiliza o culto da personalidade e assim convence o povo ignorante (que obviamente é a maioria nesse país), ele tem tentado mudar a constituição para ficar com o poder, ele tem substituído os líderes militares por outros leais a ele.
Mas tem o apoio do Obama, Putin e Merkel.
do Putin nao tem,….. Tem sim dos ditos democraticos que hoje em dia na realidade sao sim e um grupo de terroristas liderados pelo Obama ( MErkel, Holland, Erdogan, Arabia Saudita, Kuwait ) a ISIS surgiu e continua a existir devido a estes individuos.
Antes de mais nada, a religião cristã também está manchada com sangue originário de atentados terroristas e guerras, assim com todas as outras. Aprende.
E também somos um povo ignorante devido às novelas, às anedotas, às tradições e ao facto de que, quando há eleições, só se verificar rotatividade entre o PSD, o CDS-PP e o PS.
Ah, e quanto aos apoios internacionais, Portugal também tem e é bastante corrupto.
Ó, pois, pois.
E é um português que te está a falar.
Desde os primórdios dos tempos, antes mesmo da existência das religiões de Abrãao, que os líderes (inclusivé espirituais) se aproveitam da ignorância das populações em proveito próprio. Será este mais um exemplo?
Portugal? Com todas as nossas incursões missionárias (para o bem mas também para o mal), tráfico de escravos, esbanjamentos de ouro do Brasil, submissão a interesses dos seus parceiros (mapa cor de rosa) europeus e isolamento peninsular… somos tão pequeninos… e o povo não acorda.
Bora lá para o 15 de agosto que o começa o campeonato enquanto bebemos umas minis e ouvimos uma musiquinha popular. O resto é conversa.
“Antes de mais nada, a religião cristã também está manchada com sangue originário de atentados terroristas e guerras, assim com todas as outras. Aprende.”
E o que queres dizer com isso?
Portugal, Estados Unidos, Alemanha e Rússia são todos países seculares.
Não sabes do que falas, é melhor estares calado, em vez de te armares em ser mais fino que os outros.
Ele não disse propriamente nada de errado.
Religião é do pior que pode haver.
Tens toda a razão.A religião cristã fez muita borrada ao longo da historia…mas…parece que evoluiu e hoje é vista como uma religião de paz, pacifismo e união. Chama-se a isso evolução.Em tempos praticou a inquisição, queimou curandeiros chamando-os de bruxos e cientistas como copernico ou galileu eram vistos como pecadores e encarcerados. hoje em dia tens um papa que defende os direitos de todos e promove a ligação inter religiosa. epah é bom que tenham evoluido..agora na turquia, quem ja teve em Istanbul reconhece que é uma cidade bem cosmopolita e cheia de vida e modernidade, em muito, mais moderna que lisboa.Infelizmente este presidente tenta usar o Islão como forma de chegar aos mais ignorantes, usar o analfabetismo de grande parte do pais e a pobreza das zonas mais remotas de forma a dar alguma esperança em detrimento de todo o mundo ocidental criando odios.
Portugal é para meninos. PSD,CDS e PS e outros 1 dia num pais de “Homens” caiam logo no primeiro dia eram mortos. Ontem vimos civis a insurgirem-se sem armas contra militares e a conquistar tanques de guerra. Infelizmente em Portugal, falta-nos isso…e sim…tambem me incluo.
E depois ainda ha gente que é contra o tor e afins…
Mentes pequenas
Ou contra as câmaras de vigilância nas vias públicas…
Câmeras de vigilância nas vias públicas é o EXTREMO OPOSTO de ferramentas de liberdade individual como o Tor.
Tudo muito confuso!… Mas, não duvido nada que esse “golpe” – com meia dúzia de soldados – seja uma “armação”. O fracasso facilmente previsível desse “golpe” irá fortalecer o presidente da Turquia, que se posiciona ao lado dos USA, para invadir e saquear a Síria.
Isto foi tudo uma armação do atual presidente para apanhar quem era contra o ele. Há ja algum tempo tinham saído noticias sobre as altas patentes militares não estarem a favor dele por causa da guerra com o estado hislamico. E aqui na Europa são a favor dele e contra ele. O gajo é pro islamico
Consegui acompanhar tudo e em directo pelo Periscope.