GitHub deixa cair suporte para IE do XP já no início de 2015
Foi no passado dia 08 de Abril deste ano que a Microsoft tentou fechar o capítulo no que toca ao Windows XP, terminado o suporte a este sistema operativo.
Esperava-se que seria rápida a migração para outros sistemas e o abandono deste sistema operativo, mas como todos puderam ver esta não foi uma realidade.
Lentamente várias marcas e serviços foram abandonando o Windows XP e o Internet Explorer que o acompanha, e agora chegou a vez do GitHub, mas não por culpa sua.
A razão do fim do suporte para o Internet Explorar que acompanha o Windows XP por parte do GitHub não está relacionado directamente com uma tentativa deste serviço de romper com o passado e avançar para novas tecnologias.
Está sim relacionada com o abandono do RC4, uma suite de autenticação e cifra usada até à alguns anos. Esta suite sabe-se que tem vários problemas de segurança e falhas de concepção e por isso vai ser abandonada pelo GitHub.
Esta alteração será realizada no próximo dia 05 de Janeiro, deixando de imediato ser possível aceder ao GitHub usando a versão do Internet Explorer que acompanha o Windows XP.
O GitHub não vai no entanto terminar para já o suporte para este sistema operativo, aconselhando os utilizadores que necessitam de aceder com esse sistema operativo que o façam com recurso ao Firefox ou ao Chrome.
Mas mesmo mantendo o suporte para o Windows XP, o próprio GitHub não deixa de recomendar aos utilizadores que actualizem os seus sistemas para um sistema operativo mais recente, deixando assim de estar exposto a problemas de segurança e a falhas que o próprio sistema operativo apresenta.
O suporte para o RC4 e outros protocolos assentes no SSL está a ser gradualmente terminado por outros grandes sites da Internet. As suas fragilidades são já mais que conhecidas e o manter de versões antigas destes protocolos apenas expõe os sites e os utilizadores a problemas.
Este terminar do suporte para o IE do Windows XP é apenas um passo do GitHub rumo a uma solução mais segura. Apesar destes esforços o manter da compatibilidade do seu cliente Git com o Windows XP ainda garante que este sistema operativo pode ser usado para aceder a esta plataforma.
Assim, e após o dia 05 de Janeiro, todos os utilizadores do Windows XP que queiram aceder ao GitHub devem fazê-lo com outro browser mais seguro que não o Internet Explorer. As alternativas recomendadas para já são o Firefox ou o Chrome.
Este artigo tem mais de um ano
Não percebi uma coisa, o fim do suporte é ao Internet Explorer 6 que vem com o Windows XP ou a todas as versões do Internet Explorer que correm no XP (6, 7 e 8)?
Fiquei com a mesma duvida.
Pessoalmente, utilizo o Firefox desde há muito, entre outros browsers. Mas o facto e apesar de afirmarem que o Chrome é o mais utilizado, posso informar que possuo vários blogues, onde num deles, que tem visitas de 134 países, o IE foi utilizado por 20.812 utilizadores (26,64%), seguindo-se o Chrome com 19.497 (24,95%), o Firefox com 14.742 (18,87%), o Opera com 1.726 (2,21%) e o Safari com 1.473 (1,89%), seguindo-se outras plataformas fixas e móveis. Estes dados são disponibilizados pelo widget Counterize (utilizo a plataforma WordPress.org) que regista todos as entradas no blogue e as disponibiliza num gráfico.