Como sabe, Elon Musk trabalha sempre em busca do sucesso que, mais tarde ou mais cedo, alcança. Aliás, em agosto deste ano pagou cerca de 100 milhões de dólares por um terreno, onde vai ser construída uma outra gigafactory, no Texas.
Com uma gigafactory em cidades e estados como Berlim, Nevada, Shanghai, Califórnia, Nova Iorque e Tilburgo, a Tesla projeta a primeira conclusão da fábrica do Texas, para maio de 2021.
Tesla com calendário de trabalhos
Os trabalhos, em Austin, local da construção de uma nova gigafactory da Tesla, estão em curso há quase dois meses. No entanto, têm estado focados na movimentação da terra e de resíduos, estando esta fase está a demorar mais que o previsto.
Devido a este atraso inesperado, a Tesla clarificou a linha temporal da construção da fábrica do Texas. Assim, estabeleceu o mês de maio de 2021 como o prazo para uma primeira conclusão. Ou seja, nessa altura, correndo como esperado, a Tesla já conseguiria utilizar a gigafactory para produzir, mas não a 100%. Dessa forma, a fábrica estaria pronta para elaborar determinadas peças, por exemplo, mas não conseguiria suportar a produção completa de um veículo.
A Tesla partilhou um documento com várias informações que pode consultar aqui.
Sendo o maior terreno alguma vez adquirido pela empresa, com cerca de 2 mil hectares, precisa de ser classificado antes de a Tesla poder instalar a fundação da gigafactory. Aliás, espera-se que até dezembro de 2020 esteja finalizado o primeiro dry-in. Ou seja, o edifício estará suficientemente seguro, para proteger os elementos e os trabalhos realizados no interior. Recorde-se que a Tesla optou por um método de construção pré-fabricado, a fim de acelerar a construção da gigafactory de Berlim.
Gigafactory do Texas já tem produções em vista
Conforme foi confirmado anteriormente pela Tesla, já existe uma lista bastante extensa de produção de veículos destinada à fábrica do Texas, sendo o principal a Tesla Cybertruck. Aliás, o CEO da empresa chegou a referir-se à fábrica como a Cybertruck Gigafactory.
Além deste promissor pick-up elétrico, a gigafactory do Texas vai acolher a produção dos carros elétricos Modelo Y e Modelo 3, bem como o seu semirreboque elétrico, Tesla Semi.