Gboard: o teclado da Google vai receber estas funções para Android
Já era um ótimo teclado para dispositivos Android e agora vai ficar ainda melhor com a chegada de todo um leque de funcionalidades. O teclado da Google, o Gboard, está ainda mais versátil. Venha daí, analisamos as novidades e elaboramos um prático guia para se poder antecipar aos demais utilizadores.
A aplicação recebeu um forte reforço de produtividade e temos a certeza que vai gostar destes novos trunfos.
Este eficaz teclado, para Android e iOS, está prestes a receber o clipboard ou a Área de Transferência em bom português. Aliás, já pode experimentar e utilizar as novidades através da versão de testes (Beta) da respetiva app para dispositivos Android. Com efeito, a nova atualização vem reforçar a sua produtividade.
Gboard - o teclado da Google
Em virtude da nossa utilização diária, podemos precisar de copiar e colar a mais diversa informação para a enviarmos em seguida. Contudo, não é propriamente cómodo repetir este processo vezes sem conta, quando a necessidade assim o exige e a Google sabe disso. Agora com a nova Área de Transferência temos a solução.
Imagine um cenário em que tem que enviar a alguém vários trechos de informação. Habitualmente teria que copiar e, em seguida colar no teclado, cada um deles. E se lhe disséssemos que agora poderá agilizar toda esta tarefa? Sim, poderá copiar toda a informação que quiser para a Área de Transferência e a seguir colar tudo.
Os primeiros relatos desta função surgiram ainda em outubro de 2018, então pela mão do portal XDA Developers. Agora, meses depois, chega finalmente à versão beta da aplicação para Android. Como tal, se as quiser utilizar antes dos demais, terá que se inscrever no programa de testes, através desta ligação.
Feito o registo, receberá uma atualização no seu dispositivo Android que o incluirá no programa de testes do Gboard. Findo o processo, começará a receber as novidades, sempre que estas chegarem à versão beta deste teclado, porém, se quiser sair, terá apenas que desinstalar a aplicação e voltar a instalar a versão normal.
A Área de Transferência chegou ao teclado da Google
A nova área vem servir como repositório de informação que pode ser utilizada, armazenada e posteriormente descartada a seu bel-prazer. Tudo isto para não ter que alternar com tanta frequência entre várias janelas ou aplicações dentro do seu dispositivo Android. Assim, bastará copiar tudo de uma vez, em seguida, desfrute.
Assim que tiver a versão beta no seu dispositivo Android, abra uma aplicação que se sirva do teclado. Por exemplo, as mensagens ou SMSs. Aí, ao escrever uma mensagem, o teclado da Google vai apresentar-lhe um único símbolo ou botão colorido com o "G" da Google. Clique mesmo botão, tal como indica a seta, acima.
As novidades na versão beta para Android
A partir daí poderá ativar a área de transferência dentro do Gboard, um local onde poderá armazenar vários trechos de informação, tal como se fosse um placard ou bloco de notas que poderá colar e enviar, sem perder mais tempo. Na prática, temos um repositório de informação acessível a qualquer momento e em qualquer app que use o teclado da Google, podendo este clipboard ser organizado como bem entender.
O teclado da Google vai sugerir-lhe algumas opções de organização para a área de transferência, mas se ainda não tiver encontrado a função, não se preocupe. Após ter clivado no "G" colorido, terá a seta de retroceder, o ícone das imagens, GIF, modo de uma mão, as definições e, por fim, os três pontos ou reticências. Clique aí.
A Área de transferência no teclado Gboard
A partir das reticências (mais opções), encontrará várias opções. A saber: a opção para mudar o Tema do teclado da Google, a Área de transferência, a Edição de texto, o Tradutor e o Flutuante. Neste caso a função que queremos é a Área de transferência pelo que a deverá selecionar.
Uma vez dentro desta Área, encontrará as vários exemplos de informação que lá poderá colocar. A partir daí, pode selecionar trechos de texto em qualquer ponto ou aplicação do seu dispositivo Android. Enviando-as para este novo local, poderá em seguida utilizar estas informações de forma rápida e cómoda.
Agora, desfrute deste novo "kit" de ferramentas que aumentará a produtividade do teclado. Numa última nota, esta distribuição inclui também melhorias de estabilidade e várias correções de erros. Trata-se da versão distribuída a 2 de abril - 8.1.4.24149472.
Gboard
Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: XDA Developers
Quando o Gboard tiver um modo T9 eu mudo até lá sou fiel ao TouchPal
Acabei de instalar o touchpal por casuas do t9 que mencionaste (sempre gostei de um bom teclado t9). Encontrei um modo flutuante, split board, modo 1 mão, várias linguas, acrescentar linha de numeros, mas não encontrei o modo t9. E está cheio de tralha inutil como criar avatars a partir de uma foto (why, é um teclado, não uma rede social) e temas bastante horriveis (imagens estilo 3D neon pink? é uma questão de gosto mas wtf). Espero que a permissão dos contactos que eles pedem seja mesmo só para eles poderem prever o nome dos meus contactos e para nada mais obscuro. Mas isso até era tudo superável até me mostrarem um full screen ad super intrusivo que não dá para avançar – dealbreaker. Já está desinstalado.
pois eu sei o que sentes mas há várias versões e a versão que está na play store está cheio de lixo, em tenho uma versão limpa que funciona muito bem…
Não tem t9 mas tem corretor. E também o modo que inserida e sugere o que vc tá escrevendo. E to por sinal é algo bem antigo. Coisa de teclado alfa númerico. O gboard é atualmente o melhor teclado. Não tem sombra de dúvidas.
Pois é antigo mas quando so temos uma mão para escrever de modo rapido com o tamanho da tecla adequado e muito útil…
T9 era no tempo dos teclados numéricos! Não sabes escrever?
eu sei, agora escreve tu sem olhar para o teclado uma frase inteira a ver se és capaz com o teclado normal… Eu não estou a dizer que é para ter sempre o T9 mas ter esse modo disponivel como Faz o TouchPal e outros. quando queres usas um quando queres usas outro…
Que sofrimento não ter um teclado T9 decente, como eram os da Sony Ericsson, por exemplo.
GO keyboard tem uma funcionalidade muito interessante, deslizar da esquerda para a direita altera o layout entre T9 e teclado total (desenvolvido para 10 dedos ), para os raros momentos em que o teclado total é mais funcional. Apesar disso, prefiro o touchpad, mas longe de ser perfeito…
Não há hipótese !! É o melhor teclado virtual que existe.Nem o SwiftKey da Microsoft,nem o TouchPal,nem o Fleksy,nem o FancyKey ou outros,tem melhor performance,usabilidade e funcionalidade que o Gboard da Google.É espectacular.Que continuem sempre a inová-lo,só peço isso à malta da Google. 🙂
Já agora uma ajuda, como faço para quando estou a escrever ele me dar previsão de emoji, só uso o swiftkey por esse motivo. Nas opções já activei a previsão de emoji, mas nunca aparece.
Cumprimentos
Bom dia. (@Rui Bacelar e também @quem de direito na Google)
Utilizo frequentemente o emulador de terminal do Android.
Se não erro muito, nesse contexto este teclado da Google é algo desajeitado, pois impossibilita o uso da funcionalidade de navegação na linha de comandos tal como se se tratasse de um campo onde se pudesse inserir texto. Isto é, navegar para trás e para a frente para modificar/corrigir algo nessa linha de comandos. Há teclados, que, atualmente, possibilitam isso. Falo do hackers keyboard ou do SwiftKey. Contudo, desagrada-me muito a ideia de ter de alternar entre diversos teclados sendo que o Gboard já possibilita essa funcionalidade em campos de texto normais (onde a linha de comandos não está incluída…)
Portanto, e para puxar a brasa “ao meu teclado…” e poder (com maior correção) falar em funcionalidadeS no plural (pois afinal só é oferecida mais UMA função, com as suas naturais especificidades, que é a de área de transferência, ao contrário do que o “espalhafatoso” e “pomposo” título do artigo refere. Algo que o teclado SwiftKey já fornece há bastante mais tempo diga-se em nome da boa e plural informação…
Ou seja, @Rui Bacelar, a quem quer que possa contactar na Google para dar sugestões de melhoria, peço-lhe que lhe transmita esse meu anseio (de ter o teclado “perfeito” para todas as situações, leia-se, introdução por deslizamento do dedo (atualmente 4,8*), introdução por meio de voz (4,5*) e, finalmente, a possibilidade de usar o teclado na linha de comandos (0*). Também deve ser útil a área de transferência. Quando a utilizar formarei a minha avaliação.
Obrigado
Já agora uma ajuda, como faço para quando estou a escrever ele me dar previsão de emoji, só uso o swiftkey por esse motivo. Nas opções já activei a previsão de emoji, mas nunca aparece.
Cumprimentos
O Gboard está disponível para qualquer telemóvel que tenha Android? É que o meu Samsung não traz esse teclado.