Gasóleo ultrapassa preço da gasolina! Diferença nunca foi tão grande
Quando se pensava que o preço dos combustíveis fossem descer, eis que surge um aumento significativo do valor do gasóleo. O litro do gasóleo está a ser vendido atualmente a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros.
O gasóleo ultrapassou o preço da gasolina, mas a diferença atingiu um recorde.
Gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros,
Que o gasóleo está mais caro que a gasolina já não é novidade e não é propriamente um cenário inédito. No entanto, a diferença de valores é histórica.
Segundo dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo aumentou esta semana, em média, 9,4 cêntimos, depois de já ter subido na semana anterior. Relativamente à gasolina 95 o preço é quase o mesmo da semana passada, isto depois de 11 semanas consecutivas a baixar.
O litro do gasóleo está atualmente a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros. A diferença é de 8,4 cêntimos, o que quer dizer que encher um depósito de 50 litros com gasóleo custa mais 4,2 euros esta semana, revela o ECO.
Nas razões pelas quais o diesel tem subido mais que a gasolina destaque para a dependência da Rússia neste combustível fóssil. Além disso, há também o Vacuum gas oil (VGO). O VGO é uma das componentes utilizadas no fabrico de gasóleo, para o tornar mais leve já que este hidrocarboneto tem mais hidrogénio e menos carbono. A Rússia é responsável por metade da produção mundial deste produto e, perante a suspensão dos fornecimentos russos, há uma escassez no mercado, revela o jornal.
Este artigo tem mais de um ano
O gasoleo já passou a historia há muito tempo
Quando estava na moda há 2 décadas ainda não eras nascido.
Uma grande parte das empresas tem frotas a gasóleo, por isso não, não passou à história nem passará tão depressa.
Refinar gasóleo e bem mais barato do que refinar gasolina, estando mais caro que gasolina só mostra o roubo que anda no mercado.
Não… mostra é o objetivo Europeu de erradicar ligeiros de passageiros a gasóleo!
E substituír pela gasolina verde, já que não há eléctricos no mercado!!!!!
Ah, e ainda bem que os eléctricos são amigos do ambiente e da água!!!!!!
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/esta-imagem-mostra-um-campo-de-extracao-de-litio-no-chile-sim-e-os-flamingos-podem-estar-em-risco
:S
Rui, por essa ordem de ideias vamos culpar os veículos a combustão por todos os derrames de petróleo. Queres repensar em quem é mesmo mais amigo do ambiente?
https://pt.euronews.com/tag/derrame-de-petroleo
Ele acha que o gasoleo e a gasolina nascem debaixo dos postos de abastecimento.
TugAzeiteiro,
pode ser, mas é uma medida barbara.
O Gasóleo polui muito menos quando é tratado nas refinarias..
A gasolina quando chega a nós já vem com uma taxa de poluição brutal em cima…isto que estamos a assistir é uma guerra declarada ao gasóleo, e é ridículo, e não tem fundamento, porque o Gasóleo é de longe mais limpo que a Gasolina!
Falsíssimo. Refinar gasóleo custa umas milésimas mais do que refinar gasolina, por ser mais denso, logo, requerer uma temperatura superior para passar do estado líquido ao gasoso. Mas nem é isso que faz a diferença de preços antes de impostos. É a procura de cada refinado num dado momento. Por isso o gasóleo saiu sempre mais caro da refinaria que a gasolina – por ter uma procura muito maior – e só custava menos na bomba devido à diferença brutal de impostos. Pois agora nem essa diferença brutal impede que o gasóleo custe mais na própria bomba.
É aproveitar vilanagem, que em Portugal não há coletes amarelos.
Há sim, eu tenho um dentro do carro, para ser usado em caso de acidente ou avaria…
E porque é que há de haver coletes amarelos a favor do preço do gasóleo e já não para o da gasolina?
Primeiro o gasóleo em Portugal, nunca deveria de ser uma primeira opção para o consumidor comum. Os veículos a gasóleo tiveram uma grande evolução tecnológica, consumos baixos, menos poluentes, excelentes prestações a nível de motor e menos rúidosos. Agora que se tem que “fechar a torneira”, andam a aumentar exaustivamente o preço. As empresas que na sua maioria tem as suas frotas a gasóleo, estão preparadas ou tem condições para a mudança? Penso que se deveria de apoiar mais e sobretudo as empresas para a mudança seja para o eléctrico, hibrido ou outra tecnologia limpa.
O preço do petróleo continua a baixar, mas o preço em Portugal aumenta, não se percebe…
Nunca houve lei nenhuma a impedir o consumidor comum de usar gasóleo nem as empresas de usar gasolina, que o podem fazer se quiserem. Aliás, as empresas não são pessoas – são coutada, feudo e bolsos dos donos delas. Ou seja, pertencem a uma casta privilegiada de pessoas. E sempre foi essa a base do regime fiscal privilegiado do gasóleo – beneficiar uma casta privilegiada de pessoas. Para os outros, os que não têm dinheiro para ter carro a gasóleo, havia a gasolina, mediante uma carga brutal de impostos. Pois actualmente, nem essa diferença brutal de impostos chega para privilegiar o gasóleo, por causa da cotação dele.
@Grunho
Tanta falta de informacao….
As empresas nao usam carros a gasolina porque os beneficios fiscais sao mais reduzidos.
Os donos das empresas nao pertencem a casta priveligiada alguma, sao apenas pessoas que decidiram trabalhar por elas e em muitos casos até dar emprego a outros.
Nunca houve lei nenhuma a impedir o consumidor comum de usar gasóleo nem as empresas de usar gasolina, que o podem fazer se quiserem. Aliás, as empresas não são pessoas – são coutada, feudo e bolsos dos donos delas. Ou seja, pertencem a uma casta privilegiada de pessoas. E sempre foi essa a base do regime fiscal privilegiado do gasóleo – beneficiar uma casta privilegiada de pessoas. Para os outros, os que não têm dinheiro para ter carro a gasóleo, havia a gasolina, mediante uma carga brutal de impostos. Pois actualmente, nem essa diferença brutal de impostos chega para privilegiar o gasóleo, por causa da cotação dele.
Ó Lanterna Vermelha, permita-me que lhe ponha a seguinte questão:
Por acaso já viu que os carros elétricos e se os fabricantes quisessem não necessitavam de se abastecer de energia, eles próprios alimentavam-se por si próprios ? Claro que isto não interessa a muita gentalha! Olhe, uma bateria para por o motor em funcionamento e depois um bom carregador ou alternador a fabricar a energia e a carregar a bateria e o assunto resolvido, pode crer.
@Barbas,
Nao me diga que acreditou naquela história do dinamo agarrado a uma roda que carrega o carro equanto ele anda lol
Então o alternador anda a quê? Sabe qual é a eficiência de um motor térmico? As perdas são enormes, é impossível gerar mais energia do que aquela que se está a gastar e a perder que no caso dos motores térmicos é enorme. O que diz é como aquele carro que andava a água, uma total ilusão, se houvesse tecnologia melhor os construtores usavam-na, não imagina o dinheiro que já investiram só para ter os carros elétricos que temos agora e vão investir muito mais, uma coisa é certa, mesmo assim ainda não há nada que seja realmente revolucionário, daqui a 10 anos os carros não vão ser muito diferentes dos que são vendidos agora
so se tiver bandeirinhas amarelas no perfil e que se pode comentar sem ser censurado,… hehehe demais!!!