GALP vai aumentar preços do gás em outubro! Saiba quanto…
Como se costuma dizer... não há carteira que aguente! A seguir a tendência de subida de produtos e serviços nos últimos meses, a GALP veio agora revelar que vai aumentar os preços do gás em outubro.
Segundo a energética, “o novo preço reflete o aumento do respetivo custo de aquisição em linha com a evolução do preço deste produto no mercado internacional”.
GALP vai aumentar o preço do gás em 8 euros mensais
A Galp anunciou hoje que o aumento do preço do gás natural, em outubro, rondará os oito euros, para o escalão mais representativo de clientes, refletindo o “custo de aquisição em linha” com os preços no mercado internacional, revela a Lusa. A empresa disse reconhecer “o impacto que o atual contexto do mercado está a provocar na fatura dos seus clientes”.
Este anúncio aconteceu depois de a EDP Comercial ter revelado que também vai aumentar o preço do gás às famílias em média em 30 euros mensais, mais taxas e impostos, a partir de outubro, devido à escalada de preços nos mercados internacionais e após um ano sem atualizações.
Os preços do gás natural para os consumidores em mercado regulado também irão aumentar em outubro, em 3,9% em relação ao mês anterior, segundo anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), em junho.
Assim, em 01 de outubro irá registar-se um aumento de 8,2% para o ano 2022-2023, face ao ano anterior (2021-2022) adiantou a ERSE, ressalvando que "tendo presente as atualizações da tarifa de energia ao longo de 2022, os consumidores em mercado regulado irão observar em outubro de 2022 um aumento médio de 3,9% face ao mês anterior".
Estas atualizações dizem respeito às tarifas de venda ao segmento doméstico (consumos inferiores ou iguais a 10.000 m3/ano) que ainda estão no mercado regulado.
"O Governo decidiu que vai propor o levantamento das restrições legais existentes, para permitir o acesso às famílias e pequenos negócios ao mercado regulado [do gás natural], anunciou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa.
Segundo o governante, a medida abrange 1,5 milhões de clientes.
Este artigo tem mais de um ano
A Galp é daqueles operadores que mesmo que me dissesse que me fazia um desconto do preço de 99%, eu mesmo assim não queria! Apesar de escolher personagens com vozes angélicas nas publicidades que fazem, a minha confiança na Galp é zero! São dos maiores exploradores que existe!
Tenho gás luz e gás à anos sem qualquer problema… ZERO mesmo.
O gás vem da Rússia aí está justificado o aumento. Vive a esquerda!
Não, não vem.
O gás que aqui se gasta vem da Argélia, que está a ser muito pretendido e a alinhar pelo preço cobrado pelos EUA. Mas se a direita nos consegue arranjar gás sem aumento, isso é uma óptima notícia.
A culpa é do costa que fixa os preços no mercado internacional.
Liberalismo a funcionar no seu esplendor.
E o povo vai todo para a asa do estado (regulado) mas anda o resto do tempo a cismar que quer menos estado
Por acaso é mesmo o contrario, eles definiram preços maximos la no acordo com espanha da energia iberica, nos outros paises europeus sao quase todos preços liberais, e imagina só, bem mais baratos que os nossos preços. este acordo de portugal e espanha, so prejudicou os portugueses, que vao ficar com os preços mais caros que toda a europa… e Sim a culpa é do Costa, e nao dos preços liberais.
Na Alemanha haverá aumentos de 480€/ano – 40€/mês.
https://www.reuters.com/business/energy/german-energy-bills-rise-by-another-480-euros-year-under-gas-levy-2022-08-15/
Ou seja, é quase o mesmo que os clientes EDP/Endesa.
Olhe que não Nuno, olhe que não.
Por algum motivo na alemanha os preços têm estado a subir, e em França garanto-lhe que já pagam muito mais que nós no preço do kwh do gás. Posso-lhe dizer que no UK o kwh para novos contratos de energia já chega a 0.65 pence.
Se fosse uma pessoa diferente do Costa a fazer o mecanismo já estava tudo bem.
O gás vem da argelia
e da Nigéria, maioritariamente
menos de 5% do gás vem da Argélia.
O estalinista do Costa têm os dias contados. Só ele ainda não percebeu.
Com estes aumentos já ninguém o esta para aturar.
Eu tenho painéis solares e fogão a lenha para o inverno trabalhai e poupai
Sra. Silvia, leia um bocadinho de economia e valide que o Costa em particular nada tem a ver com isto! Se conseguir que ele fixe o preço do gás nos mercados internacionais, força!
Mas se fosse o PSD a fazer o aumento estou a ver que seria daquelas pessoas a dizer “então pois coitados, não têm outra alternativa senão aumentar, os outros só fizeram coisas mal”.
Será que o António Costa está a fixar os preços em França, Alemanha, Inglaterra? É que eles estão muiiito piores que nós.
Não se preocupe com ele, que ele já se organizou para o resto da vida dele, dos filhos e respetivos amigos.
Daqui para a frente só vai ganhar dores de cabeça por isso quanto mais depressa se for embora melhor para ele.