Fumo por dinheiro!!!
Por Luís Fontão para o Pplware O tabagismo é a primeira causa de morte evitável nos Estados Unidos e muito provavelmente em todo o mundo industrializado. Talvez por esta razão, todas as estratégias para incentivar o abandono deste vício são legítimas e louváveis. O que fizeram investigadores americanos foi estudar o efeito de incentivos monetários na cessação tabágica.
Para isso seleccionaram 878 trabalhadores de uma multinacional, dos quais cerca de metade receberam informação sobre programas de cessação tabágica e a outra metade, a mesma informação mais a incentivos económicos.
Estes incentivos consistiam em 100$ se completasse o programa de cessação tabágica; 250$ se mantivesse a abstinência ao fim de 6 meses - comprovado por testes bioquímicos - e 400$ se mantivesse por mais 6 meses.
Os resultados foram curiosos: o grupo que recebeu incentivos teve taxas de abandono mais elevadas do que o grupo que apenas recebeu informação. No entanto, mesmo no grupo que recebeu os incentivos, apenas cerca de 15% manteve abstinência tabágica ao fim de 1 ano.
Se nem com dinheiro se vai lá…
Ver mais em: New England Journal of Medicine
Este artigo tem mais de um ano
Eles que façam a experiência com quantias que valham a pena. Agora uns miseráveis 100$ para quem completasse… 😀
Nova actualização:
http://www.myquicksys.com/Quicksys-RegCleaner
´cha cá ver se eu percebi.
Durante uns tempos uma pessoa que deixa de fumar sente-se bastante infeliz (miserável, o que se queira chamar, mas sente-se na m*rda).
De facto precisa de uma motivação qualquer: Ter quer criar os filhos e não poder morrer novo. Não querer saber dos filhos, mas querer morrer velho. Não querer contribuir para os cofres do Estado através do imposto sobre o tabaco (comigo funcionou).
Tem que ser assim uma nobre causa, do tipo “porra, já chega não fumo mais”. Agora por lhe darem uns trocados acho que não é motivação – ainda afunda mais o sujeito. Não me surpreende que os “pagos para deixar de fumar” tenham desistido mais.
Não entendo é pq se fuma 🙂
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Blizard, para mim há 2 razões. Ou fumo porque me apetece (e é bom!) ou então por causa do tempo (se está frio, calor ou porque tenho tempo e nada para fazer).
😀
Ter que pagar para eles deixarem de fumar, uma coisa que já é tão positiva para a sua saúde!!! Será que a saúde já não é incentivo suficiente? Enfim…
Abraço,
———-
http://www.best-cine.com/
-Porque se fuma!?
-Olha que pergunta!!!
Tal como se mata, como se polui o ar com as máquinas que conduzimos, tal como comemos carne e estava aqui o dia inteiro a falar de coisas prejudiciais á saúde!
-Eu fumo porque me sabe bem. Ocupa-me os tempos livres (aqueles tempos que não queremos ouvir babuseiras das outras pessoas) e se no final apanhar um cancro, efisemas pulmunares ou coisa parecidas, vou pedir ao estado que me dê um subsidio, tal como uma pessoa que não fuma 😉
Abraço e gozem a vida tal como vos pareça.
“Não querer contribuir para os cofres do Estado através do imposto sobre o tabaco (comigo funcionou).”
Esta também funcionou comigo :o)
Bem agora a sério…para deixar de fumar tem que se ter realmente vontade de deixar, podem dar dinheiro, podem fazer apostas com outros fumadores(nunca resulta, depois andam a fumar as escondidas uns dos outros), também podem usar pastilhas ou adesivos autocolantes (a publicidade promete maravilhas), mas se não tiverem realmente vontade de deixar de fumar não vão conseguir…deixei de fumar à um ano e alguns meses, mas andei o ano anterior a deixar de fumar a mentalizar-me que queria deixar de fumar, quando deixei foi de um dia para o outro e nunca mais fumei(não é fácil, por isso é mesmo preciso força de vontade), ainda guardo no cacifo do emprego o ultimo maço de tabaco que ainda tem alguns cigarros dentro (já não tem todos os que lá deixei porque mesmo depois de deixar de fumar ainda me cravam tabaco)…
O mais fácil é ouvirem os outros quando dizem coisas sabias do género:
“Não comeces a fumar porque depois de começares não consegues largar”
Eu ouvi, e não foram poucos…
e viva o fumo!!!
so tenho pena dos que morrem por outras causas e nao fumaram para viver mais uns dias…
@ BESTCINE
Podes crer que nao! Ao ponto que chegámos…
Champix e alguma força de vontade também é a solução para não ser um
dependente.
Muitas vezes vejo indivíduos que não conseguem raciocinar a não ser depois
de uma fumaça.
Acreditem que é tão bom uma pessoa poder existir sem estes problemas.
Doenças podem sempre aparecer mas as hipóteses são muito maiores para
aqueles que levam este assunto a brincar.
Champix não é comparticipado mas vale bem o que se poupa tanto monetàriamente como em saúde.
Os primeiros dias (três ou quatro) são realmente difíceis mas depois tudo
começa a funcionar normalmente.
Eu e os meus filhos conseguimos e já lá vão 5 meses. Mesmo estando junto
com amigos a fumar já não nos faz diferença.
Coragem e saudações para todos ! – Ah esqueci-me de mencionar que não
vendo nem estou ligado a qualquer laboratório.
Eu provávelmente aceitaria =)
Era um optimo incentivo 🙂
Ou tou a ser trollado ou há por aqui pessoal que diz que é dinheiro a menos e está a falar a sério.
Sim pois, isto se descontarem o dinheiro que ainda poupam com não comprarem maços de tabaco, lol… Eh pá, tenham juízo…
Não-fumadores for the win!
Nao querem que eu faça o tal teste? Eu faço fumo um cigarrito, e tornome fumador e depois nao fumo mais se for perciso XD 500€ da sempre jeito lol
Incentivo monetario para deixar de fumar? LOL
Não sei se comente a falta de força de vontade ou a ganancia.
Na minha opinião não passa de uma brincadeira. Isso não é resolução nenhuma para o problema: não é nem ética nem economicamente viável. As pessoas são as principais responsáveis pela promoção da sua saúde; o papel SNS é auxiliá-las, não substituí-las.
O único incentivo para se deixar de fumar, é um tipo adorar viver, adorar os seus entes queridos e ter o azar de vir a ter de os deixar por causa de uma doença provocada pelo tabaco que lhe vai provocar a morte imediata.
Se o tipo se safar, acho que uma boa dose de segunda oportunidade acaba por convence-lo.
A mim não foi preciso muito. Bastou-me duas semanas de cama daquelas fortes e por não ter fumado nada durante aqueles dias, quando queria recomeçar o tabaco sabia-me a m****a. Foi nesse preciso momento que me decidi.
E já la vão 26 anos.
É incrível as opiniões de certas pessoas… mas lá está, um dia hão-de-se arrepender. Esse dia chega sempre 😉
Acho que este estudo provou que a formação é mais eficaz que o dinheiro, ao contrario do que se podia pensar. Se formos a pensar numa óptica mais global, isto quer dizer que para diminuir o numero de fumadores, será mais eficaz apostar em campanhas de informação do que apostar em aumentar o imposto sobre o tabaco com esse objectivo, quando toda gente sabe que esse dinheiro dá muito jeito para tapar outros buracos. Pelo menos foi isso que percebi.
Já agora sou fumador. Tenho a perfeita noção do mal que faz, mas neste momento não tenho ninguém para cuidar, e não faço questão de ter os pulmões mais saudáveis do cemitério. Acredito que no futuro irei mudar de opinião, se vier a ter filhos, ou outro tipo de responsabilidades, mas neste momento é um prazer que tenho. Perguntar a um fumador porque é que fuma, é a mesma coisa que perguntar a alguém porque é que se mete numa estrada portuguesa sem necessidade, ou porque é que abusa no almoço…
Em relação à alguns comentários que referem que não é economicamente viável, permitam-me discordar. Na doença Cardiovascular (ou na várias consequencias dela), o factor que tem mais eficácia (se compararmos medicamentos, mudanças de hábitos alimentares, estilos de vida, etc) é a abstinência tabágica. Deixar de fumar, diminui o risco de ocorrências cardiovasculares mais do que qualquer medicamento. Ora se pensarmos assim, podemos estimar que poderia ficar mais barato beneficiar economicamente as pessoas que deixam de fumar e se mantêm sem fumar (e prejudica-las economicamente se recaissem ou se fizessem algum tipo de burla) do que andar a trata-las, anos mais tarde, aos seus enfartes, AVC’s etc etc ; cujos tratamentos têm um custo brutal (pensem só nas cirurgias de bypass, nas fisioterapias dos AVC e na perda de capacidade de trabalho da sociedade). A juntar às doenças Cardiovasculares, têm grande parte dos cancros (dos quais se destaca o que mais mata homens em Portugal – Pulmão) cujo risco de ocorrer se multiplica nos individuos fumadores.
Concordo que não é totalmente ético pagar a uma pessoa para deixar de fumar, essa pessoa nunca deveria ter começado a fumar (ainda por cima com a informação generalizada nos dias de hoje). Mas também não posso discordar totalmente dos comentários dos fumadores, pois se não é ético pagar (ou beneficiar economicamente) os fumadores, porque é que se beneficia (nem que seja com comparticipação em medicamentos) os obesos, diabéticos, hipertensos, quando boa parte dos seus problemas de saúde são consequências dos seus hábitos alimentares e estilos de vida ? Ninguém os obriga a comer muito e mal…
Na minha opinião o tabagismo deve ser encarado como uma dependência que têm os seus factores físicos, químicos e psicológicos e deve ser tratado como tal. No entanto os meios não justificam o fim e deve-se considerar a forma que seja justa para com os outros doentes com outros problemas de saúde.
Quer-me parecer que se tratavam de dólares, e não escudos 😛
A mim conseguiam aliciar sem problemas: fez em Outubro 1 ano que deixei de fumar, ainda que ocasionalmente fume um cigarrito, numa jantarada ou numa noite de copos de vez em quando.
Basta força de vontade.
Tipo, porque sabe bem?! Porque não tenho nada para fazer?! Tipo e ir ao WC brincar ca pilinha? Engatar gajas? Contar piadas ou contar o número de peidos seguidos que se consegue dar? Ou arrotos? Quantas vezes se consegue cuspir na mesma sanita a 1,2 e 3 metros de distância?
Agora nada para fazer?? Poupem-me…
Fibonacci, eu até te respondia mas prefiro ir fumar um cigarrinho.
São estudos interessantes
não são uns míseros 100$, ao fim de um ano ganhas 750$ o que para muita gente é um mês de trabalho (100$+250$+400$)
O problema é que é muito tempo e a vida stressante que muitas pessoas levam não lhes permite deixar facilmente o vicio
Neste caso não é incentivo, é recompensa
E que tal aumentarem apenas o preço do maço para cerca de 50€ por exemplo?!
Ai sim haveria ou muitas deixas de fumar ou muitos roubos de tabaco…mas era uma ideia…
Diga-se de passagem que até é uma exelente ideia Maia.
Ainda não se fez iesse tipo de exemplo porque os problemas vêm a seguir… porque um simples cigarro engloba muita matéria e neste mundo de igualdades será impossivel tal concretização. (não estamos preparados para tal!)
Querem saber uma coisa fumar e uma m**da
mas depois de:
Tomar um café, dar uma keka,acabar de comer…aaaaiii
Já dizia não sei quem que as 3 melhores coisas da vida era antes um whiskey e depois um cigarro.
Deixar de fumar não e coisa fácil eu que o diga que já fumo a 20 anos.
P.S Para todos os que não são fumadores não fumem nem um cigarro porque tabaco e uma droga, o álcool e o tabaco são as piores drogas que conheço e que matam mais pessoas e são legais.
A questão do tabaco, ou fumar ou não fumar eis a questão, não é um tema de fácil abordagem ou de tomada de posição sem análise profunda.
Fumar faz mal, todos sabemos! É uma verdade inquestionável, mas também todos sabemos que diariamente somos solicitados a consumir um infinito número de bens que a sociedade dispõe e que coloca no nosso caminho com a facilidade de um tropeçar. óbvio que todos temos capacidades de opção, escolher o que nos é benéfico ou não, mas a questão é que há um certo culto ao consumo de produtos que nos tornam dependente e facilmente manipuláveis para manter o lucro de certos lobbies.
Apesar de conscientes, o fumadores não se conseguem libertar do tabaco, simplesmente porque estes são fabricados com o objectivo de viciar e dar prazer.
Não é esse, o prazer a essência do ser humano? a sua maior procura de realização? Então porque o condenar?
Aumentar o preço do tabaco não me parece solução para diminuir o consumo, o elavado imposto sobre o tabaco acrescido com o IVA aumenta sim é comercio paralelo,assim como os cofres dos governos e das indústrias tabaqueiras, que se escondem atrás da legalidade e pouco ou nada fazem em termos de prevenção.
Nao sejamos hipócritas!
100% de acordo Maria!!!
Se o que faz mal à saúde deve ter preço elevado, aumentem também o preço do açucar para os diabéticos 😛