Firefox para a ModernUI do Windows 8 chegou às Nightly Builds
A Mozilla tem, nos últimos tempos, trabalhado de forma intensiva para dar ao seu browser a maior projecção possível. Para além de o tornar uma ferramenta de navegação cada vez mais capaz e longe dos problemas de consumos de recursos que o afectavam.
As novidades que foram surgindo no campo das novas tecnologias assentes na Internet e nos novos protocolos estão presentes, faltando apenas à Mozilla atacar um novo campo que entretanto surgiu, o Windows 8.
Existe compatibilidade com o Windows 8 na interface tradicional, mas os trabalhos para a interface ModernUI era ainda insipiente. Isto mudou na mais recente versão Nightly.
Desde o lançamento da mais recente versão Nightly o Firefox passou a ter suporte para a ModernUI, o que o torna capaz de ser usado de forma nativa nesta nova interface que a Microsoft lançou com o Windows 8.
Os trabalhos começaram ainda antes do lançamento oficial do Windows 8 mas mostravam já o que seria esperado desta integração do Firefox com a ModernUI.
Posteriormente foi disponibilizada uma versão específica para a ModernUI, também numa Nightly Build, onde foi mostrado o trabalho que até à altura estava a ser realizado.
A nova versão agora disponível está incorporada nos desenvolvimentos que a Mozilla está a fazer e espera-se que para breve surja nas versões estáveis do Windows.
O número da versão agora apresentada é a 21 e por isso os desenvolvimentos vão continuar até esta se tornar a versão estável.
Terá ainda de passar pelos normais canais de desenvolvimento destes ciclos de disponibilização de versões.
A Mozilla anunciou esta nova versão num dos seus muitos blogs, neste caso o de Asa Dotzler, Director da Comunidade de Desenvolvimento da Mozilla.
Foi anunciado que o trabalho de desenvolvimento da versão ModernUI (também conhecida por Metro) tinha sido disponibilizado para os repositórios que alimentam o canal das versões noturnas.
On Tuesday, our preliminary Metro Firefox development work arrived at mozilla-central, the source code repository that feeds the Firefox Nightly channel. This means that if you are on the Firefox Nightly channel and you have a Windows 8 device, your Wednesday Firefox update should deliver a Metro Firefox tile to the far right end of your Windows Start screen.
There's plenty of work still to do, but it's stable enough that we're ready for more and more regular testing. If you're a Firefox or Windows developer and you'd like to get involved, please let me know.
Ainda existe muito trabalho de desenvolvimento a ser feito, mas a versão agora apresentada está estável suficiente para ser usada para testes.
Esta versão tem algumas particularidades para ser usada. Em primeiro lugar está ainda muito propensa a problemas e pode em alguns casos não funcionar de forma correcta. Esta é uma das consequências de usar as versões Nightly.
Em segundo lugar este browser tem de ser definido como o default para poder ser usado na ModernUI. Esta é uma limitação da própria Microsoft no Windows 8. Apenas o browser pré-definido pode ser usado dentro da ModernUI.
Se estão curiosos como o que será a utilização do Firefox no Windows 8 então descarreguem a versão Nightly deste browser e coloquem-no como o a ser usado por omissão.
Depois disso só necessitam de aceder à ModernUI e vão encontrar lá um novo ícone que vos dá acesso à versão Metro do Firefox.
Os trabalhos da Mozilla mostram que este será ainda um browser com uma palavra a dizer no competitivo mercado dos browsers.
O Firefox pretende recuperar a breve prazo a posição cimeira que tanto teve e que o tornavam um dos browsers mais usados e apreciados na Internet.
Homepage: Firefox Nightly
Este artigo tem mais de um ano
nao sei se ja falaram aqui mas o chrome também já tem essa funcionalidade
Pergunto se existe Opera para Win8…
Ainda não migrei nem em breve o farei, só depois de ter a certeza que tudo o que tenho no 7 trabalhe no 8 como deve de ser… o resto é cantigas…
( ͡° ͜ ʖ ͡°)
chamar função a isso é exagero.
Sou fã do firefox e fiquei com bastantes expectativas em relação a esta notícia! GO GO GO FIREFOX!