PplWare Mobile

Firefox 3.1 descontinuado, viva a versão 3.5!!!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Miguel Jeri says:

    Uma questão de números, apenas para reflectir a quantidade de modificações feitas. Pelos vistos a Mozilla tem-lhe dado bem

  2. Paulo Pereira says:

    Miguel: eu diria menos: revela um problema na organização dos programadores. A versão prometida não consegui ser publicada. Os problemas aumentaram até que foi necessário dar um salto em frente e tomar nova orientação.
    Em todo o caso isto revela alguns problemas que o Firefox tem enfrentado com as últimas soluções da concorrência: perdeu o factor UAU! e os programadores iniciais não estão a ficar mais novos. O efeito comunidade também não dura sempre. Agora é altura de se reorganizarem ou então é um projecto que vai perder força. E isto não tem nada a haver com a qualidade do produto final, é apenas relativo ao projecto.

  3. t@ndre says:

    hummm acho o nome bastante piroso 🙁

  4. Morbus says:

    @ Paulo Pereira

    Desorganização? Será que foi desorganização o Firefox 1.5 também se chamar 1.1 nas primeiras fases de desenvolvimento? E será que foi desorganização eles terem dito desde o princípio que era possível chamar-se 3.5 em vez de 3.1?

    @ t@ndre

    É o nome de um parque natural, como todos os outros nomes

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  5. Vítor M. says:

    É pena, mas continuo a achar que este projecto encalhou…

    Lá chegará o dia que me vão dar razão 😉

  6. BESTCINE says:

    Venha lá ele e que traga coisas novas!!!

  7. BESTCINE says:

    De facto tenho de concordar em parte com o Vitor M. É verdade que sempre que sai uma nova versão do Firefox ele traz algumas coisas novas, mas deixa sempre a sensação de que ficou a faltar qualquer coisa que fizesse a diferença…

    Pelo menos é o meu sentimento…

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  8. viperbruno says:

    Desde de ontem esta disponivel no ftp da mozilla o firefox 3.1 beta 3 em portugues.

  9. Não sei quem é que escreveu isto nem qual foi a fonte da notícia, mas dizer que “estas alterações incluem várias inovações: navegação por separadores” é um bocadinho grande errado e despropositado. Os separadores estão cá desde sempre!

  10. António says:

    @Luis,

    yeap, isso e a compatibilidade com os standards.

    Mas algo tinha de ser feito, o FF 3.1 antes de saír já estava a ficar para trás dos concorrentes mais directos (com a excepção do ie8)

    inté

  11. Vítor M. says:

    Luís Alves Pinto lê bem. “este incremento inesperado na versão, deve-se ao facto de reflectir com mais exactidão, as variadas modificações desde a versão 3.0.”

    O que está em causa é destacar a versão após as grandes novidades (as que citaste).

  12. Então a frase está muito mal formulada pois passas uma ideia errada.

  13. aospapéis says:

    Eu acordei hoje com uma sensação esquisita. Agora, já sei do que era…
    3.1, 3.5, 3.trocaopasso… É tudo o mesmo 🙂

    http://aospapeis.blogspot.com

  14. Jose Silva says:

    Efectivamente andam a fazer muitas alterações ao navegador, sinal que nem tudo corre bem e temos visto nas versões anteriores existirem muitas falhas. Oxalá na próxima corrijam todos esses bugs e que o mesmo fique mais rápido e menos pesado
    Já agora fica o link para a versão 3.1b3

    http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/3.1b3-candidates/build2/win32/pt-PT/Firefox%20Setup%203.1%20Beta%203.exe

  15. Helguera says:

    Deixem-se de coisas pessoal…. ainda bem que a concorrência aperta!
    Além disso, só usa quem quer!

    Podem-me jurar, fazer testes e mostrar-me que o firefox fica atrás do novo IE ou do Chrome….. mas eu não mudo!
    Gosto do Mozilla, tou habituado a ele e ele a mim, por mim podia ficar como está… que eu continuava a usar e a impingi-lo aos meus clientes que usam o IE xD

    Mas se vem com boas alterações, melhor!
    Viva a Mozilla!

    Um abraço 😉

  16. Ryan says:

    Pessoal também acho que o Firefox chegou a um ponto em que se tornou crescido e estagnou. Precisa realmente de levar um bom abanão para levarem esta coisa a sério. De uma versão a outra vejo pouco desenvolvimentos. Há coisas que mudam e ainda bem e espero que assim seja. Espero que o estagnar do projecto seja só um desses calafrios. É preciso concorrencia porque senão temos de nos mudar para onde não queremos só porque não há alternativa.

  17. Nastase says:

    Realmente….. Esta aparente falta de organização no projecto começa a preocupar. Mas temos que ter em mente que o software é como tudo: tem ciclos e em determinada altura pode estar na mó de cima como passado algum tempo poderá não estar tão bem… Esperemos é que estas notícias não sejam o prenúncio de uma fase descendente.

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  18. Miguel Guerra says:

    Não acho que este projecto tenha encalhado. Muito pelo contrário. A concorrênci agora é que é bem maior do que quando o firefox apareceu.

    Acho que o Paulo Pereira disse tudo: apenas “perdeu o factor UAU!”

  19. Epá… já se lê de tudo. Dizerem que o projecto está mal organizado só porque mudou de número de versão. Palavra de honra, há com cada uma que até dói.

    Leiam o comentário do Morbus, pá!

  20. Tiago says:

    @Vítor, já digo isso do encalhado à muito tempo, contudo não deixo de ter esperança 🙂 e mesmo que não passe disto continuarei a usar o firefox a maior parte do tempo pela mesma razão que uso o xp a maior parte do tempo, é o hábito, a gente acaba habituando e ganha gosto, e mesmo que o outro seja melhor, este será sempre “o melhor”. Não deixando claro de sorrir ao Opera que também gosto muito.

    O tempo o dirá, mas espero sinceramente que a raposa apanhe um bom choque eléctrico e se ponha ali firme mas esbelta como antes =P

    cumpzz

  21. Morbus says:

    @ Vítor M.
    Não se pode dar razão a isso, porque isso é só um bitaite. Não dás qualquer justificação. A equipa da Mozilla está a aumentar, o número de “projectos” aumenta também, o número de pessoas a trabalhar neles aumenta também. Gostava mesmo de saber quais são as razões que te levam a dizer isso, porque, em minha opinião, sem ofensa, e passe a expressão, dizer que o Firefox encalhou é “falar do cu para fora”.

    @ Bestcine
    Falta qualquer coisa? Mas estás a comparar com que browser? Com o Opera que é a mesma coisa há que tempos? Com o IE? Ou com o Safari? É que nenhum deles faz mais que o Firefox em termos de “diferenças entre versões”. Nenhum.

    @ António
    Em termos de velocidade? Lol, velocidade não é tudo, e o Firefox 3.1 agora 3.5 só é mais lento que o Safari 4, que está agora em beta também. E é pouco mais lento.

    @ Jose Silva
    Vou dizer algo equivalente ao que disse: Este 3.5 é a prova provada de que o Firefox é o melhor browser de sempre. Nenhuma outra empresa faz algo como a Mozilla, tanta inovação que até justifica um salto maior nos números.

    Como vê, não tem sentido nenhum.

    @ Helguerra
    E como tu muitas outras pessoas. A popularidade do Firefox aumenta de dia para dia, e não é por vir colado com um sistema operativo nem por funcionar muito mal e lento.

    @ Ryan
    Mas vês algum browser a mudar drasticamente entre versões? O Gecko 2.0, de qualquer forma, é um motor drasticamente diferente, não em termos de funções, mas em termos de construção. Não sei bem o que vai ser, mas que vai ser um “abanão” vai ser de certeza.

    @ Luís Alves Pinto
    :salute:

    Penso que é tudo uma mentalidade de massas. Um diz, os outros vão atrás. Neste caso foi o Vítor M., do qual, volto a dizer, gostava de ouvir mais sobre o assunto. O resto pensa o que os outros pensarem, que é mesmo assim.

    Btw, lembram-se do Prism e do Weave? Pois é, querem abanões? São pioneiros!

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  22. CáVai says:

    Eu, pessoalmente, já me cansei destas guerrinhas sem sentido nenhum…

    Ele é uns a dizer que o Firefox está cada vez pior (apesar de a mim a experiência demonstrar o contrário), ele é outros a dizer que o projecto estagnou…

    Para aqueles que dizem que a Mozilla já não inova talvez seja bom darem uma vista de olhos aqui e aí sim poderão dar o vosso parecer.

    A questão é que enquanto os outros perdem tempo a mudar o interface do browser, na esperança que os utilizadores não se apercebam que pouco ou nada mudou, a Mozilla aposta naquilo que realmente é importante: o núcleo do browser.

    Para aqueles que discordam lanço um desafio: mostrem-me uma tarefa que consigam realizar com um browser que não seja possível no Firefox; fico à espera…

  23. ZiLOG says:

    Para mim o Firefox é o melhor browser, digam o que disserem. E tem os melhores plugins que existem. Não passo sem ele.

  24. Para mim se funciona está bom 🙂
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  25. Morbus says:

    @ CáVai
    Há obviamente coisas que o Firefox não tem e que podia ter. Como (talvez? tem as suas desvantagens) separação das tabs em vários processos como o chrome, ou as novas específicas do CSS. Mas no geral as funções nunca foram um problema do Firefox. Com tantas extensões, é só escolher.

    Como dizes, e bem, o que interessa é o núcleo, e nisso o Firefox tem concorrência que chegue. Mas longe de estar estagnado a desenvolver o núcleo.

    Um links aqui para os interessados:

    http://labs.mozilla.com/2009/03/new-tab-page-proposed-design-principles-and-prototype/
    http://labs.mozilla.com/projects/bespin/
    http://labs.mozilla.com/projects/prism/
    http://labs.mozilla.com/projects/ubiquity/
    http://labs.mozilla.com/projects/weave/
    http://labs.mozilla.com/projects/snowl/
    http://labs.mozilla.com/2009/02/fennec-tab-sync-ui-update/

    Digam-me que não há “abanões”… Falar “do cu para fora”, é o que é.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  26. Marco Fernandes says:

    Cá por mim continuarei pacientemente à espera do Opera 10. Duvido que o Firefox 3.5 seja mais leve que o anterior! O meu computador queixa-se bastante…

  27. Pessoalmente, estou a gostar do Opera, só é pena não ter corrector ortográfico.
    Este é mais leve e rápido.

    http://organismoterra.blogspot.com/

  28. Vítor M. says:

    Morbus é certo e sabido que há planos, promessas e projectos mas isso não são concretizações práticas, meu caro! O que queremos (todos) é um browser mais rápido, menos guloso e fortemente dependente dos recursos do sistema. Queremos mais seguranças sem que sejam necessárias ferramentas adicionais.

    Queremos mais fiabilidade e inovação, só se tem visto remendos e trocadilhos tecnológicos, inovação e novas práticas não existem.

    O Fireefox vive muito à sombra dos plugins (sim eu sou um dependente do FF e dos seus plugins), mas foi assim que o browser da Microsoft se tornou um elefante branco, vivei à sombra de, percebes?

    Mas há inovações dentro dos browsers, são é projectos de pequenas empresas e ou organizações, essas que são fortemente (milionariamente) apoiadas pouco têm inovado.

    Serei mais exigente que o comum cibernautas? Provavelmente ou talvez um inconformado, mas para quem anda a ser levado ao colo, tem apresentado pouquíssimos UAU’s… como alguém disse e muito bem no inicio.

    Repara no Opera, vê a quantidade de produtos incluídos que há muito oferece e não tem uma Fundação milionário por trás!!!!

    Quero um Firefox rápido, leve e inovador, proporcionando novas formas de navegar que me beneficie. É por isso que o utilizo, para meu proveito.

    Claro que com isso, faço aumentar a comunidade de utilizadores, aumentando a importância do mesmo na Internet o que potencia mais receita… então estou a ajudar.

    Volto a repetir, o Firefox estagnou, chamam-lhe um bitaite, um palpite, uma boca.. o que quiserem, se forem correctos na avaliação temporal deste molde que o Firefox apresenta, irão concordar comigo.

    Outra coisa, como vi acima escrito: o Firefox é o melhor browser… sim e depois? Pelos outros serem fracos, ser o melhor dos fracos é motivo de contentamento? Eu, e falo por mim, acho que ser o melhor dos fracos é negativo mas…..

    Morbus, quantidade não é qualidade… e ainda bem que é do… para fora meu caro o inverso, suspeito que fosse bem pior 😉

  29. Tijó says:

    Estagnou !?!??…só porque mudaram um numerozinho?
    São só palpites,que nesta altura são infundados,até haver indicios claros,o que ,neste caso não é.
    O FF não pode estagnar ou mesmo desaparecer,é inconcebivel,é voltar atrás ao tempo do haver só o IE(uhrrr-que arrepio).
    Por outras palavras:o FF é imprinscidível,mesmo em termos de concorrência.
    Sou utilizador do Opera mas defendo também o Firefox nesta questão, em sincronia com alguns comentários acima.

    Cumps,
    Tijó

  30. Redin says:

    A identificação das várias versões de um software não é feito de acordo com o momento em que os programadores acham que devem fazer nem tão pouco se lembram ao levantar da cama ou de uma ida ao WC.

    Existem regras para tal e provavelmente eles não as estavam a seguir. Alguém mais atento à situação das várias modificações que o sofware tem sofrido entendeu que deveria mudar-se essa designação indo de encontro a essa regras definidas.

  31. CáVai says:

    @Morbus:

    Muito se tem falado da arquitectura multiprocessual do Chrome e nos seus beneficios, dando-me a impressão que ninguém quer discutir os seus defeitos…

    Toda a gente critica o Firefox (penso que é moda) pelo elevado consumo de recursos e depois toda a gente aplaude a Google porque esta se lembra de transformar cada tab num processo individual, levando a que o consumo de Ram suba exponensialmente.

    Sim, eu sei que tem os seus beneficios, mas será que estes compensam os defeitos?

    Se há coisa que me chateia é ler constantemente comentários em que me tentam convencer que o Chrome é um browser leve quando eu sei que não o é.

    Outra coisa que me chateia é ver funcionalidades anunciadas inovadoras em outros browsers quando as mesmas já estão disponiveis para utilizadores de Firefox faz tempo. Mas pronto, como são obtidas como extensões as pessoas não lhes dão o devido valor.

    O Firefox vive à sombra das extensões porque foi pensado para isso mesmo e, sinceramente, não vejo mal nenhum nisso. Aliás, acho que o sucesso do firefox se deve a isso mesmo e estou bastante com a usabilidade e poder das suas extensões.

    O que acontece é que certas pessoas devem pensar que a Mozilla lhes está devedora e em vez de usarem um produto alternativo, visto não estarem satisfeitos, continuam a utilizar o Firefox e a impingir as suas frustações aos outros utilizadores que se sentem satisfeitos com este browser.

    Se não estão satisfeitos porque não usam uma alternativa melhor? Se o Firefox é assim tão mau porque o continuam a utilizar apesar dos seus defeitos?

    No que me diz respeito, estou bastante satisfeito com este browser e com a atenção e empenho da Mozilla e o que me preocupa é que eles acabem por ceder a estas pressões externas e transformem o Firefox em algo diferente, logo do meu desagrado.

    Sim, o Firefox vive às custas das extensões e sabem que mais? É o unico browser que pode gabar-se de o fazer, pois apesar dos outros tentarem imitar esta sua mais valia, não estão sequer longe de o conseguir.

  32. Trambulhao says:

    Acho que isso aqui diz muito em relação ao FF: http://www.spreadfirefox.com/pt-BR/worldrecord//?from=sfx&uid=0&t=295

    Não é a toa!

  33. António says:

    E pronto chegámos àquela parte em que temos de dizer que o meu browser é maior que o teu e blablabla, dass

    Eu gosto do ff e só quero que ele evolua, o firebug poupa-me um trabalhão, e como o uso desde o tempo em que se chamava Phoenix e depois Firebird, por isso o ff está aqui (toc toc batidelas no peito) no meu coração.

    Mas últimamente tenho usado o chrome, porque gosto.

  34. Claudio says:

    Eu diria que isso é sim um compromisso com o melhor, não importa o número que aparece, o que importa é o quanto tem ficado melhor a cada dia o Firefox. Parabéns a Fundação Mozilla

  35. ZeX says:

    Vítor M. diz:
    “O Fireefox vive muito à sombra dos plugins (sim eu sou um dependente do FF e dos seus plugins), mas foi assim que o browser da Microsoft se tornou um elefante branco, vivei à sombra de, percebes?”

    Foi? E eu a pensar que o IE6 adormeceu à sombra do ME2 aka Vista (que tb foi Longhorn quando era pequenino e ninguém disse que tinha morrido por causa disso) para o qual ia sair o IE7 em exclusivo … 🙂

    E quando para descarregar o IE7 era preciso passar por já não sei quantos checks de autenticidade ao SO para os piratas mauzões não poderem navegar com o ultimo grito? 😉

    E, quando a amiga M$ se continuava a “esquecer” de lançar uma reles patch para um famoso trojan de verão que já tinha infectado meio-mundo e só se resolveu a mexer aquele pesado traseiro quando os conselhos/avisos para optar pelo Firefox já tinham transbordado e eram quase diários na imprensa/TVs generalistas?

    “The reports of my death are greatly exaggerated.”
    Samuel Langhorne Clemens aka “Mark Twain” 1835-1910 🙂

  36. BigLord says:

    Lol, coitado do 3.1, nunca passou da beta 😛

  37. Morbus says:

    @ Vítor M.
    Sobre a rapidez: o Firefox é o segundo browser mais rápido actualmente, atrás do Chrome. A versão beta é também a segunda mais rápida, atrás do Safari.

    Sobre a “gula” do Firefox: o Firefox é o browser que menos RAM consome em sessões com mais de um quarto de hora. Certo que ao início é mais pesado, até que IE, mas passado 15 minutos de browsing, quando os outros já iam todos a puchar, o Firefox é o consome menos.

    Sobre a segurança: nessas questões sou um bocado esquisito. Acho que desde que a pessoa actualize sempre o seu browser e as actualizações sejam lançadas frequentemente, qualquer browser que uses é sempre seguro. Sobre “ferramentas adicionais”, estás bem enganadinho se pensas que a Mozilla alguma vez vai meter funções suplementares de origem quando elas existem em extensões. As extensões são parte integrante do Firefox e devemos todos usá-las se as suas funções nos agradam. Se não usam porque “ah, é uma extensão, não vem de origem”, então são burros, pura e simplesmente. O processo de desenvolvimento do browser é feito tendo em conta as extensões que existem e que podem existir.

    Quanto à inovação: pode-se considerar todas as extensões inovadoras que existem para o Firefox como inovação no Firefox. PicLens, Glue, Brief, tudo extensões extremamente inovadoras disponíveis para o Firefox. É ERRADO descartar esses addons apenas porque não vêm com o Firefox de origem, especialmente porque muitas delas são feitas e “patrocinadas” pela Mozilla. Fazes ideia de quantas extensões são feitas por lead developers do Firefox? Eu não sei ao certo, mas sei de pelo menos uma meia dúzia. E sei de muitas outras, muitas muitas outras feitas por programadores do Firefox. Isso não conta? Claro que conta.

    Quanto ao viver à sombra dos plugins: o ponto forte do Firefox é e sempre foi os plugins. Não é viver à sombra, é viver deles. São feitos por eles, por nós, bem como o Firefox é feito por eles e por nós. São parte do Firefox. Para de ser tão retrógrado. Pensas que o software do futuro vai ser como era no passado? Um pacote fechado e estanque distribuído as-is? Leitores de música? Têm plugins. Suites de desenvolvimento (até o MS Office começa agora!)? Têm plugins. Programas de visualização e trabalho de imagem? Têm plugins. Programas para programação e afins? Têm plugins. Tinham há anos atrás? Poucos. Hoje a indústria é diferente, e o Firefox é os plugins também.

    Sobre o Opera: o Opera só tem a perder com não ser open source e por vir com funções que metade dos utilizadores não usam. Mas claro, é essa a grande diferença que o Firefox tem do resto dos browsers: em vez de ser o browser a dizer como o utilizador deve (ou pode) navegar na net, é o utilizador a dizer ao browser como quer e pode navegar. Pode ser mais difícil em certos casos, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia.

    Sobre a estagnação (uma vez mais): as novas extensões que têm surgido desde há ano e meio para cá, muito graças às campanhas da Mozilla, são a prova de que estás enganado.

    Morbus, quantidade não é qualidade…

    É por isso que eu escolho apenas as extensões que me interessam MESMO, e tenho apenas 89 instaladas actualmente 😉

    @ CáVai
    Eu disse que tinha desvantagens, e estou bem ciente delas. E não, enquanto o chrome não tiver funções são básicas como um leitor RSS ou um corrector ortográfico, nem por nada é melhor que a concorrência.

    E lembro a todos que o Firefox 1.5 originalmente se chamava Firefox 1.1, tal como o 3.1.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  38. Vítor M. says:

    Morbus , lá está… o que mais vejo é ” ai e tal o Firefox é mais rápido do que o XPTO e mais leve de todos…” mas eu quero lá saber dos outros!!!! Eu não acho o Firefox leve nem muito menos económico (em termos de consumo de recursos). Se utilizo o Firefox é porque os outros não me servem nos muitos pontos de trabalho que preciso, mas não é por isso que vou dizer que é leve e rápido.

    NÃO! É pesado e guloso e olha que nem metade das extensões que tens eu uso. E para teres uma ideia, nesta máquina com o Windows XP o Firefox consome já 185mb aproximadamente, sem eu ter aqui as extensões que tenho no VAIO em casa…

    Sou utilizador desde há muitos anos do Firefox mas não estou satisfeito, pois poderia já ser um browser muito melhor estruturado e com muito mais qualidade.

    O conformismo levou a Microsoft a ser fortemente criticada (e com legitimidade) por causa do seu browser. Não desejaria que acontecesse o mesmo a este navegador… tenho a ideia que o futuro para o Firefox será negro, pois não vejo qualquer alteração em termos de inovação com um grau de utilidade transversal, vejo sim alguns faits divers que não dão em nada.

    Serei eu um pouco exigente, ok é provável.

  39. ALL says:

    O FF sp me foi muito util e nunca me deixou ficar mal de da sua versão 1.5, e com ou sem plugins sp conseguia o q pretendia dele. Contudo e apesar de não mudar o FF por nenhum outro brownser que existe no mercado admito que ficaria contente se o seu uso de RAM fosse menor. Não q os outros n sejam piores, simplesmente é este q uso a varios anos e é este que eu quero q melhore, estou-me mais é a (coisa e tal) p os outros bronwser’s.

    É normal exigirmos mais daqueles q mais gostamos, aqui acaba por acontecer a mm coisa. Claro q o “exigir” é uma expressão, pois o FF é freeware e como tal, quem somos nos para exigir seja o que for, contudo n podemos deixar de ter sentido critico.

  40. Emannxx says:

    O Firefox é definitivamente um Browser pesado.
    Não digo que o “Projecto Firefox” esteja encalhado, mas se a Mozilla não fizer algo, então vai perder a cota de utilizadores que ganhou ao longo destes anos.

    Inté.

  41. Emannxx says:

    Já agora, não é o 3.5 que está no FTP da Mozilla, mas sim a 3.2 Alpha Pre!

    Vejam: http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-trunk/

    ??!!??!!??!!

  42. Emannxx says:

    Ups, erro: não é 3.5, mas sim 3.1

  43. Blizard says:

    De 3.1 para 3.5 vai uma grande diferença… acho que deve haver algum marketing à mistura nisto 😉

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  44. uhy says:

    Bem 3.1, 3.5, 3.90.0 o que interessa é que continuam a desenvolver e a actualizar a versão actual… o resto é paleio de quem pouco ou nada faz no mundo dos browsers (pode fazer muita coisa em outros domínios… claro… não discuto isso).

    Opera… não conheço uma única versão desse browser… nem uma! Desde que o experimento aos anos! Que apresente as páginas (pelo menos a generalidade delas) bem… sejam em que computador for (AMD, INTEL, core, dual-core, etc.). Podem falar na sua rapidez… caramba com um programa como o Auslogics BoostSpeed 4 (http://auslogics.com/en/software/boost-speed) posso meter as páginas do Firefox a aparecer instantaneamente (conforme descarrega sem esperar para carregar tudo ou quase)… e sim aparecem-me quase sempre bem (para não estar a dizer sempre), ao contrário do Opera que (quase) nunca aparece tudo bem. E sim é a minha experiência de webmaster e de simples utilizador.

  45. hydrogenated says:

    O open source é uma doença

  46. hydrogenated says:

    E já agora uma falácia

  47. arrozcombatatas says:

    amigos usem o safari ou chrome e depois ficaram caladinhos.

    Continuo a usar ff, porque é o melhor para mim. Mas para o utilizador comum, é preferível o browser da google, safari windows, opera ou até ie8.

    Acho que a mozzila tem que se esforçar.

    Já agora gostaria de ter separadores mas como se fosse outro browser.

    p.ex.

    ter duas contas aberta na mesma janela ou browser é dificel. Uso o ff e opera.

    Mas gostaria de ter tudo ou numa nova janela ou num separador.

    ajudam ?

    entendem a minha pergunta?

    cumps

    arrozcombatatas está offline.

  48. Helder says:

    @Morbus

    BURRO és tu que não és capaz de perceber que um utilizador normal não sabe o que são extensões.

  49. Morbus says:

    @ Emannxx
    É complicado perder a cota de mercado quando está a ganhar, sempre, a cada mês que passa.

    @ hydrogenated
    E já agora todo o outro tipo de software não é software realmente. 🙄

    @ Helder
    É curioso dizeres isso, porque 65% deles usa extensões, e há um enorme site acessível através do Firefox só para elas. Não é que o utilizador normal não saiba o que são extensões. É simplesmente que ele não quer saber, mas a maioria usa, de qualquer forma.

  50. Paulo Pereira says:

    Este tópico tem ficado quase um ataque pessoal com cada um a tentar gritar mais alto mascarando convicções pessoais como se fossem leis.
    Como fui um dos visados desde o início, venho esclarecer de forma muito simples e para que entendam que nem sempre é bom gritar alto:

    1- O FF é um bom browser. É o browser que uso preferencialmente, Em segundo o Chrome

    2- O firefox distingue-se pelas suas extensões. sem elas era um browser banal e ninguém o usava

    3- As extensões são efectuadas sem grande controlo de qualidade do código. Não existe um padrão único. Cada uma tenta funcionar com uma versão específica e quando o browser é actualizado têm de fazer adaptações mínimas do código. Não é problema? É! No final o código total (das extensões em conjunto e o browser) fica com inconsistências e perda de qualidade geral. A velocidade do browser é afectada. É um preço, mas seria de esperar pagar menos com cada nova versão!

    4- O firefox foi em tempos uma grnade inovação. Já não é nele que se encontram as melhores inovações. Azar dos utilizadores… e garanto que se fossemos fazer um browser á medida teríamos muitas coisas dos outros browsers!

    5- Mudar de browser? Não é uma fé, mudo quando tiver de ser.

    6- Questões com versões são ou não importantes? Só quem não esteja ligado a produção de programas em grupo é que não entendeu o que eu disse.
    Era 3.1 passa a 3.5. Aparentemente não é nada. Notem que os programas não mudam de versões sem mais. Cada versão representa um plano de trabalho e onde as equipas trabalham em paralelo na fase inicial de desenvolvimento. Depois na fase de conclusão reduz-se o trabalho nas versões mais longínquas e concentra-se esforços na próxima. Mas quando acontecem saltos no ROADMAP há problemas sérios.
    Se conhecerem alguns dos programadores sabem que foi alguma coisa. O 3.1 foi um beco sem saída criado por uma equipa: não o conseguiam por a funcionar com qualidade e quando saísse estaria ultrapassado pela concorrência. A Mozilla não podia ter um fracasso! Outra equipa (onde se incluíram alguns programadores em justaposição) levou para outra orientação de programação e acabou por ganhar a aposta… se conseguir lançar a sua versão.
    Agora vamos a ver se os problemas se resolvem e a equipa trabalha de novo em conjunto para as próximas versões do plano. Mas que sirva de alerta!

    7- É assim a história do software criado por equipas em colaboração, nem sempre se vai ter a algum lado. E para evitar um fracasso cortam-se nas perdas. Este costuma ser um momento para que os programadores rejeitados saiam do projecto e partam para outra.

    8- Reconheçam… o consumo de memória do Firefox não está a descer pois não? Ora este era um dos seus pontos de honra (corre em máquinas mais fracas, corre melhor, cumpre mais os padrões da web). Está perdido actualmente. E ou repensam este factor ou acabam por desaparecer do mapa: é que as crianças de hoje querem saber de velhas guerras entre a Microsoft e o Firefox. Vão escolher o browser mais interessante para eles e não a história.

    9- Acham que em ambiente empresarial com contas limitadas se podem instalar extensões no Firefox? Ora comparem o Firefox sem extensões e o IE? Hoje até o IE7 satisfaz bem a maioria dos utilizadores, a distância para o firefox já não é assim tão grande.

    10- Tenham calma com as guerras de “o meu software é melhor que o teu”. Amanhã mudamos par outro, basta que seja melhor!

    Conselho: removam (não desactivem apenas) todas as extensões que não necessitem realmente e aquelas que não utilizaram nos últimos 15 dias. O browser agradece!

  51. hydrogenated says:

    Morbus:

    “@ hydrogenated
    E já agora todo o outro tipo de software não é software realmente. ”

    Hã? Não captei

  52. Morbus says:

    Exactamente. Eu também não “captei” o que quiseste dizer com ser uma doença. E especialmente por ser uma falácia, isso é que não tem lógica nenhuma.

    O open source é o futuro, e só não vê isso quem é cego.

  53. debora says:

    acho que o nome não tem nada a ver mas o que tem na imagem acho que é satanico por que quando Jesus voltar caira fogo dos ceus.
    e ali na foto mostra direitinho.
    apocalips:16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.