Fim do passaporte? Aeroporto de Singapura vai estrear um método de identificação diferente
O Cartão de Cidadão facilita a nossa circulação dentro do Espaço Schengen. Contudo, dependendo da viagem, o passaporte é o método de identificação utilizado. Ora, isto pode estar prestes a mudar...
Embora estejamos habituados a circular livremente com o Cartão de Cidadão, sabemos que, assim que tentarmos sair do Espaço Schengen, ser-nos-á pedido um passaporte que permita identificar-nos.
Ora, aeroportos grandes, com grande afluência de passageiros, sabem que perdem um tempo considerável no controlo de passaportes.
Por isso, as autoridades de Singapura decidiram levar a cabo uma mudança que poderá ser o início do fim de uma era: até 2024, no aeroporto de Changi, será dispensado o passaporte. Para já, a mudança não abrangerá os passageiros de todo o mundo.
O aeroporto de Singapura vai optar pela implementação de um sistema biométrico para a identificação de passageiros.
De acordo com Josephine Teo, ministra dos transportes de Singapura, numa sessão parlamentar relatada pela EFE, este método biométrico será realizado automaticamente, no aeroporto, permitindo que os passageiros deixem a cidade sem passaporte.
Para o efeito, será utilizada tecnologia biométrica e software de reconhecimento facial. Aliás, o aeroporto de Changi, em Singapura, já tem usado este facilitismo, de certa forma, nas filas de controlo de imigração automatizadas.
O objetivo é simples: evitar o aborrecimento de mostrar o passaporte várias vezes, considerando que o processo atrasa o tráfego no aeroporto e complica a experiência.
Além disso, Singapura procura criar um símbolo de autenticação único que automatize os pontos de check-in, desde o controlo da imigração ao embarque, sem necessidade de mostrar documentos de identificação ou cartões de embarque.
Para já, sabe-se que estas alterações só serão implementadas em Changi, não sendo claro quem serão os privilegiados que as terão à disposição. No entanto, tudo indica que as mudanças beneficiarão apenas os cidadãos de Singapura.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom, esperemos que seja implementado em todo o mundo que ainda agora fiz o passaporte de 60€ que só dá para 5 anos
Reconhecimento Facial?! Pois claro. Não ponho lá os pés.
Não sei se já está a funcionar a 100%, mas um sistema semelhante já está a ser implementado no aeroporto de Lisboa desde 2021, para check-in, embarque, etc.
ahahaha não me faças rir…..quem te disse tal coisa, se soubesses da missa a metade
Elucida-nos com a tua missa 😀
Nem sabes o que perdes, é sem sombra de duvida o Aeroporto mais bonito do mundo, este lá no ano passado é é qualquer coisa de fantástico.
Seja que país for hoje em dia o passaporte é confirmado com as tuas impressões digitais e com o reconhecimento facial, pelo menos nos países Asiáticos é assim à entrada e saída
Fico na dúvida se a tua intervenção demonstra ingenuidade ou burrice pura !! Mas pronto , para tua informação para qualquer aeroporto que vás são recolhidas todas as tuas informações, e sabem tudo o que quiserem saber sobre ti! P.s. – os sistemas de cctv que lá estão montados funcionam de verdade lol
Fico na dúvida se a tua intervenção demonstra ingenuidade ou burrice pura !! Mas pronto , para tua informação para qualquer aeroporto que vás são recolhidas todas as tuas informações, e sabem tudo o que quiserem saber sobre ti! P.s. – os sistemas de cctv que lá estão montados funcionam de verdade lol
@Vitalino deixa os outros falarem, também pertenço ao teu clube “Não ponho lá os pés.”
Como dizia Bertrand Russell, “o problema do mundo de hoje, é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas.”
Pois és de uma $£%#+£ extrema, estás aqui na internet e tem redes sociais com todos os seus dados, isso se chama avanço tecnológico e se não queres participar vá para uma floresta deserta viver com os animais e sem internet, garanto lhe que não duras 1 mês, não tenho medo que peguem os meus dados pois eles já o possuem e nada de mal me ocorreu até o momento, não há motivo algum para pânico, apenas pessoas sem conhecimento acreditando em teorias conspiratórias.
Já deu para ver que és daqueles cheios de certezas.
Redes sociais, o que é isso? Será aquelas coisas que as pessoas cheias de certeza usam?
Na China já há algo assim, será que aqui (Europa) também vai haver?
https://youtu.be/n9vEsyRhI9o
Continuo na dúvida, se toda a tecnologia seja boa e útil.
Na China tens pontos de carisma caso não aceites és preso
Então vais ter de deixar de usar aviões aqui porque todos os aeroportos têm reconhecimento facial: RAPID4ALL
Eu já deixei de usar aviação comércial desde 2019… e espero nunca mais usar… Eu é que escolho o que quero fazer e o que me deixam fazer… retirar informações pessoais sei lá para quê, está fora de questão… Qd for uma prática obrigatória para viajar de avião barco etc, deixo de viajar.
+1
“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.”
Benjamin Franklin
Estas com medo de que? Tens SMARTPHONE, social media e estás com medo de um simples biometria , ok
Mais uma notícia internacional publicada na semana passada que apenas serve para show off, e que pouco ou nada vai ajudar os passageiros.
Já agora, em Portugal também se pode passar o SEF, em ambos os sentidos, sem Passaporte e apenas com CC, mas claro que no destino, e mesmo no Check-in e Porta de Embarque, o passaporte é necessário.
Não sei se já passas te pela fila de verificação de passaporte mas é uma dor de cabeça, então naqueles países que são demasiado rigorosos nunca mais sais de lá
Vou mas com a cara toda pintada se azul….. só para testar…. Mais uns a querer ganhar dinheiro a seguir á cuptura ADN dos “PCR”…
Claro que é bonito mas vai ser preciso o passaporte no destino.
Ha que continuar com os passaportes porque ha sempre a possibildiade de falsificar um juntando a dados biométricos falsos, é sempre MUITO IMPORTANTE ser possivel fazer isso, por pior que seja