PplWare Mobile

Farto de selfies e afins? As máquinas fotográficas de rolo estão na moda… outra vez 

                                    
                                

Imagem: Freepik

Autor: Vítor M.


  1. rss says:

    Bons tempos e tenho muitas fotos e maquinas, mas tudo tem o seu tempo, agora com as câmeras digitais posso ver como ficou e imprimir logo, não preciso de mandar para revelar e nem sei se ficou alguma coisa de jeito como aconteceu tantas vezes noutros tempos…

    Acredito que quem é fotografo amador ou mesmo profissional goste de brincar ainda um pouco com isto, mas para pessoas comuns isto é só para recordar os bons velhos tempos…

  2. freakonaleash says:

    As polaróides, sim valem a pena. Tenho uma de dimensões generosas e gosto daquilo para convívios. As de rolo acho que já não me volto a meter nisso.

    • rss says:

      As polaroid’s adquiri uma noutros tempo quando precisava de tirar fotografias instantâneas para trabalho, mas era caro e nos dias de hoje mesmo para a brincadeira continua a ser caro…

  3. Figueiredo says:

    «…Quem ainda se lembra de tirar 36 fotografias apenas e esperar uns dias para saber quais tinham saído bem?…»

    As biliões ou mais de pessoas que nasceram no Século XX.

    «…Eram os tempos das máquinas fotográficas de rolo, que agora estão de novo na moda…»

    As máquinas fotográficas analógicas nunca estiveram nem estão fora de moda, sem as mesmas não há fotografias.

    «…É o vintage a conquistar espaço no meio da tecnologia…»

    As máquinas fotográficas analógicas – a que o artigo se refere como «vintage» – são tecnologia.

    • Vítor M. says:

      Estás a generalizar demais. Daqui a nada estás a reduzir tudo ao mínimo denominador comum, o Big Bang.

      Há atualmente um gesto que, há dias, vi os mais novos a fazer para solicitar uma imagem. Eles agora usam o polegar a simular o clicar no botão do ecrã do telefone, como indicação de fotografar. Nós, a malta já de outra geração usa o indicador, como sinal para clicar no botão obturador, para solicitar uma fotografia. Isso é revelador que a fotografia analógica, as máquinas de rolo e mesmo as digitais… estão a cair em desuso, quando o smartphone toma conta do conceito de fotografia.

      O rolo, com a fita PET, onde a emulsão cobre a base, é feita de uma mistura de gelatina e sais de haletos de prata (geralmente brometo de prata, cloreto de prata ou iodeto de prata). Sim, é tecnologia, mas preponderante de outros tempos. Hoje muito menos, apesar de, como diz no texto, estar de novo na moda. Atenta, falamos em moda e não em utilização corrente. 😉

  4. Halnaweb says:

    Tenho sérias dúvidas sobre isto. No mundo do trabalho onde necessitas de imagens para o momento ou das férias com fotos unicas que afinal estavam queimadas do sol,desfocadas, pouca luz, etc…
    Para nós comum dos mortais que nao é pro da fotografia, com os equipamentos actuais tiramos fotos espectaculares.

    • rss says:

      Isto é apenas mais uma daquelas situações de nicho de mercado Retro como tantas outras, não será como estás a pensar pois ninguém nos padrões atuais se vai arriscar a usar algo que não consegue dar como garantido num evento, será algo com um proposito mais definido para brincar, mas será para aqueles que veem a fotográfica como um hobby seja como passatempo ou a nível profissional.

  5. Simão says:

    Ainda tenho a Yashika do meu pai.
    A máquina tem mais de 50 anos e tenho centenas de fotografias dela 🙂

  6. Damnupa Kot says:

    esse tipo de revivalismo não é pra mim; quando muito ouvir alguns discos de vinil para recordar velhos tempos de vez em quando! querem agora ganhar mais algum.. nã, obrigadinho!

  7. Jorge says:

    O analógico voltou
    A Pentax apostou este ano na produção de uma camera analógica half frame, que está a ter muito sucesso de vendas. Outras se vão seguir
    Só quem não experimenta todo o processo pode dizer que não, que não tem cabimento
    Muita gente está farta de fotografias descartáveis feitas de zeros e uns, obtidas através dos telemoveis
    Experimentem colocar um rolo na camera, puxar o frame à frente através de um manipulo, ouçam o disparo do obturador. No final rebobinem através de uma manivela e revelem o rolo a preto & branco em casa.
    Para um processo mais rápido, fotografem o negativo revelado e no photoshop convertam-no em positivo. Ajustem os Levels e surpreendam-se com o resultado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.