PplWare Mobile

Falha no bloqueio do iOS 5.01 permite acesso ao iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Tiago Dias says:

    Mais uma falha que terão que corrigir no próximo update..

    Nos últimos tempos têm-se vindo a descobrir bastante mais falhas no iOS (como foi o caso do unlock de um iPad 2 com a smart cover, entre outras).. Algumas delas um tanto preocupantes. Estarão a ficar mais “desleixados”? Terá sido uma infeliz coincidência terem descoberto estas falhas com pouco tempo entre elas? Ou será apenas o resultado do crescimento constante do número de utilizadores do iOS? Seja qual for, espero que corrijam o quanto antes.

    Continua-se ainda à espera é de algo relacionado com a autonomia do iPhone.. Tardam em resolver os problemas que vieram com o iOS5.. isso preocupa-me mais, pois é algo que afecta o dia a dia do utilizador..

    • PMNI says:

      Basicamente é a tua segunda razão. Os SO da Apple são tão bons (ou maus) como os outros.
      Neste momento esles estão a sofrer do crescimento, coisa que até agora só a Microsoft sofria.

      Para isso basta ver a quantidade de vírus para Ubuntu (a maior distribuição de Linux) ou o crescimento de falhas nos SO da Apple… Tudo porque estão a ganhar cota de mercado e passaram a ser atrativos para quem explora isso!

  2. Bruno Oliveira says:

    E vida e paciência para fazer isso? É mesmo de quem não tem mais nada que fazer na vida senão andar a arranjar uma parvoíce para ser um “exploit”..

    Só de ver a terceira tentativa puxei o video para o fim porque já nem havia pachorra 🙂 agora vou aceder aos iphones dos meus amigos todos, só vão ter de me deixar sozinho com o telemóvel deles por vá lá, uma hora 🙂

    • Ecchin says:

      Tal como ele disse no vídeo, é mais fácil se arranjares um sítio onde não tenhas rede. Ele estava a tentar reproduzir isso removendo o cartão SIM.
      E se quiseres MESMO aceder à lista de uma pessoa, por que razão for (esqueçamos agora a moralidade de tais razões :P), se calhar já vale a pena.

  3. Tiago Dias says:

    Não seria suposto inserir o pin após remover e inserir novamente o SIM?

  4. Vítor M. says:

    Por acaso estive, com paciência, a ver o vídeo… esta falha é caricata, o homem tentou mais de 10 vezes até conseguir, aquilo não é um ritual, aquilo é mesmo uma tentativa/falha até conseguir e não sei se noutro iPhone o comportamento será aquele!!!

    Num iPhone 4S também tenho dúvidas que funcione. Aquilo pareceu-me uma “cena esquisita”… mas ainda bem que as falhas neste tipo de equipamento são raras e quando detectadas são assim “pró manhoso”… venha a correcção sff!

  5. Paulo Herias says:

    O homem por muito perfeccionista que queira ser tem imperfeições. O resultado do seu trabalho poder ser muito bom mas por vezes tem destas e doutras coisas

  6. Jose says:

    “Todos os sistemas operativos são sujeitos a falhas. São desenvolvidos de forma a sejam imunes a problemas e que sejam o mais seguros possíveis, mas com o tempo acabam por surgir falhas que deixam os dados dos utilizadores expostos ou permitem o acesso não autorizado aos equipamentos.”

    Se fosse Windows acho que não punham esta frase, mas nem vou começar guerras.

    • Rui "ALL" Sousa says:

      true xD

    • João Reis says:

      O problema é que do Windows toda a gente levou na tabuleta a dada altura com alguma das falhas primárias que ele tinha, comparar uma falha deste género com as famosas do Windows não me parece sequer comparável.

      No dia em que a Apple começar a ter falhas de novato, que claramente este artigo não se insere, coisas que tu sem querer faças, não andar a por e a tirar o SIM não sei quantas vezes. Algo que te impeça a normal utilização.

      A grande força da Apple é essa, tenho um ipad e aquilo nunca me crashou, nem sou eu que uso porque não me dou com aquilo mas a minha mãe, note-se mãe, ainda mais problemas aquilo poderia dar e nunca.
      Se fosse software Microsoft (claro que também não é comparável) onde já iam o “fiz isto sem querer e…”

      A permissibilidade do Windows sempre foi a grande falha, quanto mais facilmente adaptável (linu é adaptavel mas não fácil do o adatar, ninguém sem querer muda algo) é um SO mais fácil existirem falhas noobs.

      Cumpts

      • Wolf says:

        De facto é verdade, não dá para comparar as falhas da microsoft com as da Apple… tenho um iPhone 4S, não testei a falha de que se trata este post, mas também é irrelevante uma falha deste tipo porque duvido muito que realmente alguém venha a ter tal paciência e tempo para andar a usar métodos deste para alguém… E também tem outro pormenor, tal como foi dito no vídeo, isto só funciona se a pessoa não tiver o pin activado no telemóvel, e esta é uma situação rara… São raras as falhas de segurança da Apple uma vez que os seus sistemas operativos também são muito fechados a alterações não autorizadas por aplicações e no sistema de ficheiros de sistema. No entanto a Apple não é 100% livre de falhas quanto ao sistema operativo, claro que não falhas de risco ou que te impeçam de usar o sistema, mas falhas que realmente prejudicam a nossa utilização no dia a dia. Por exemplo, no iPhone 4S existe um pormenor nas configurações que foi esquecido, que é o botão de mudar entre 3G e 2G. Ser forçado a estar sempre em 3G causa uma perda rápida da bateria para aqueles utilizadores que estão ligados à internet com frequência e têm plano de dados, que é o meu caso, o que faz com que tenha que carregar o meu iPhone 2 vezes por dia… Já encontrei algumas outras pequenas falhas no meu iPhone mas é esta que mais me chateia… felizmente nada que, tal como dito, me impeça de usar o telefone sem interrupções. Só espero que estas pequenas falhas venham a ser corrigidas nas próximas actualizações do iOS 5 pois o iPhone não é um aparelho barato qualquer que se chegue a uma loja e se compre como um chocolate… de facto, se não me engano é o telemóvel (vendido ao público geral) mais caro do mercado (sem contracto)… Agora é esperar que a Apple resolva o problema aqui e todas as outras pequenas falhas do iOS 5, pois muitas falhas pequenas podem tornar-se numa grande falha se não forem resolvidas rapidamente.

  7. serva says:

    Bom dia ,

    Grande paciência que este homem demonstrou , a minha pergunta é :

    Porque que isto só se passou ao fim de não sei quantas tentativas e sempre com o mesmo procedimento ?.. estranho no mínimo , será que a falha tem mais a ver com a quantidade de acessos ?

    Não posso opinar porque não tenho Iphone

    Cumprimentos

    Serva

    • Hugo Cura says:

      Pareceu-me que tem a ver com um timming “super-preciso” no decorrer daquele procedimento (try call, check SIM, network registry) e haverá uma pequena transição no código e no chamar das funções que tem aquele “buraco”.
      Assim de repente, parece de importância praticamente desprezível.

    • WaterLand says:

      @Serva

      Podias usar essa tua frase “Não posso opinar porque não tenho Iphone ” nas outras centenas de posts em que falas mal dos Iphones…

      Quer dizer… toda a gente percebeu que apenas falas mal por falar, mas agora ainda pior.

      Saudações

  8. Matheus says:

    tudo bem. mas para explorar essa falha, o invasor tem de estar munido do pino que retira o chip, tempo e o próprio iphone.

    Nunca vi alguem dando bobeira com um aparelho que custa quase 2 mil reais.

  9. serva says:

    Hugo ,

    Provavelmente tens razão , não tinha pensado nisso , @Matheus , como é óbvio nunca será o dono do aparelho que fará este procedimento seria sempre numa situação de furto ou outra qualquer em que num determinado período de tempo o Iphone estivesse longe da vista do proprietário .

    Trata-se claramente de um Fediver sem importância .

    Cumprimentos

    Serva

  10. DeeSeven says:

    Sem importância porque estamos a falar de um iPhone? Ou acham mesmo que o facto de alguém aceder ao telemóvel, registo de chamadas e a própria possibilidade de efectuar chamadas é irrelevante?

    Curioso.. aposto que se fosse outro sistema era gravíssimo.. desculpem o veneno, mas não resisti 😛

    Ps: relembro que ele disse que é mais fácil reproduzir o erro numa zona onde não haja rede disponível.

    • João Reis says:

      Se viste o video então entendes porque não se trata de algo gravíssimo, se tu fizeres um vide a replicar o problema, isso sim seria veneno, agora mandar postas de pescada sem teres visto que não é algo sequer fácil de se replicar.

      • DeeSeven says:

        Aqui não à peixeiros nenhuns, lamento informar, mas sim tive o cuidado de ver o vídeo, pelos vistos até com mais atenção do que tu! Parece que lá pelo meio apareceu a mensagem a dizer que num local sem rede é mais fácil de reproduzir..
        Como disse inicialmente, claro que não é gravíssimo! Estamos a falar da Apple.. gravíssimo seria se nos estivéssemos a referir a qualquer outro sistema 😉
        Mas só um aparte, não tenho qualquer produto da Apple, mas também te digo que são produtos bastante apelativos, e interessantes. Nem sequer questiono a boa qualidade que os produtos geralmente apresentam.
        Só há uma coisa que me incomoda, são os AppleFans que não vêm mais nada à frente e só vêm o que lhes dá jeito 🙂

  11. Leandro Pereira says:

    Sei que não tem directamente com este caso mas pode ser extrapolada a qualquer sistema, vejam esta resposta de uns tipos que supostamente até percebem um pouco de segurança, http://www.openbsd.org/faq/faq8.html#LostPW , e tenham particular atenção ao penúltimo parágrafo da pergunta 8.1.

  12. serva says:

    caro @WaterLand ,

    Essa foi muito baixa , eu não digo mal dos Iphones eu só digo o que considero ser a verdade dos factos , que muitos dos utilizadores Apple têm dificuldade em admitir em publico , mas em privado fazem-no , depois sou do contra é um facto , quando tentam e dizer que o IOS é superior como se de uma nova onda Hitlariana se tratasse , já reparaste na arrogância dos comentários para quem ousa apontar algum defeito a Apple ou para que ousa ter outras opções , o que vejo é extremismo e fanatismo e uma mania de superioridade que a mim pessoalmente me incomoda , se a ti não te incomoda fantástico , mas eu não partilho dessa opinião , já escrevi neste post que também sou critico em posta que envolvam ou o Android ou o Linux , mas nunca obtive reacções tão hostis que roçam quase o ódio como nos tópicos da Apple , se o teu comentário era para me fazer calar estas completamente enganado e conheces-me muito mal .

    Neste caso é evidente que só se ode testar uma coisa destas se o dispositivo for nosso e estivermos com toda a paciência do mundo a aguardar que exista o tal timing correcto , não sejas malicioso nas tuas observações , nem insultes a minha inteligência .

    Serva

    • RaCcOn says:

      É isso mesmo meu caro,
      A ti ninguém te cala 🙂

      Não importa se falarem bem ou mal, o que importa é que falem. 😉

      Bem, agora um pouco mais a sério…
      Vocês críticos da Apple, usualmente criticam por criticar, sem conhecer e apenas pelo que ouviram um dia alguém dizer…acontece agora com a Apple como já aconteceu com outras marcas em tempos e vai acontecer com a próxima marca “ídolo”…
      Todos a seguem como um conceito, no entanto todos a criticam, e porquê?
      Apenas por criticar.

    • Tiago Dias says:

      Serva, desculpa mas falas mal da Apple e tudo o que está relacionado 90 % das vezes sem saber muito bem o que dizes..

      Já o disse em vários artigos (podes ver num artigo de há 2 ou 3 dias): apontas defeitos que não existem, ideias trocadas e confusas, vê-se claramente que não conheces os produtos, o que resulta em textos teus que no fim não fazem sentido nenhum e estão completamente errados.

      É que há tanto por onde criticar o iPhone e companhia, e até agora nunca conseguiste fazê-lo com os argumentos correctos :S

      Eu não entro em fanatismos, nem este é melhor que aquele. Gosto de tudo o que é tecnologia, para uso pessoal os equipamentos Apple são os meus preferidos, o iOS é, no seu conjunto, o sistema móvel que prefiro, e só entro nestas “guerras” quando vejo alguém criticar por criticar, falar mal por falar, sem o mínimo de conhecimento sobre o assunto em questão. E é isso que tenho visto 😉

    • WaterLand says:

      @Serva

      Não era meu intuito insultar, ser malicioso ou hostil.

      Raros são os meus comentarios e não me meto nas parolices de “o meu é melhor do que o teu”.

      Mas não pude deixar de comentar essa tua frase porque muitas das vezes vejo-te em grandes guerras e deduzi que soubesses do que falas… (mais uma vez, ao dizer-te isto não tenho qualquer intuito de insultar ou ser malicioso estou sim a constatar um facto)

      Cpts.

  13. serva says:

    Como podes ver a resposta está no post do @Leandro Pereira .

    Serva

  14. com uma caixa faraday resolve-se o problema da rede.

  15. RaCcOn says:

    Sinceramente não vejo muita relevância no problema, pelas razões que acima já foram apresentadas.

  16. Nuno says:

    Sera que tambem ja a patentearam?

  17. serva says:

    Boa tarde ,

    Tiago , Olha fica consciente de uma coisa eu tenho produtos Apple já a algum tempo , provavelmente nem tu ainda os pensavas ter, se é que tens ? .. não sei por isso a minha interrogação , mas diz-me lá uma coisa que eu fiquei mesmo muito curioso , tu quando criticas ou opinas sobre algo , tens de ter materialmente esse dispositivo ??? …. depois se verificares as minhas criticas a Apple (É isso que não vos entra na cabeça ) são de variados aspectos que muitas vezes no têm a ver com o funcionamento do dispositivo em si ou da sua qualidade mas de opções que são tomadas ao nível da estratégia empresarial das diferentes empresas envolvidas , este é o primeiro ponto .

    Segundo diz-me lá para quê que eu preciso de ter um Apple 3GS , para dizer que o dispositivo para além de estar completamente inflacionado no preço tem imensas limitações como uma mera câmara frontal e estaria aqui toda a tarde a dar-te exemplos , se encontrares um post meu que não vá neste sentido agradeço ue me informes .

    Tiago eu sei que o fanatismo não existe só de um lado , mas desculpa lá as imagens de adolescentes a porta das Apples Stores por vezes dias e dias , principalmente no Japão e USA , não têm defesa possível e só revelam o que aqui algumas pessoas abominam .

    Fica descansado que ao contrario do que pensas , a Apple é um player que se estiver ao seu melhor nível é sem dúvida uma mais valia para o sector tecnológico , e eu como gosto de tecnologia seria estar a contradizer-me a mim mesmo .

    Outra questão muito relevante ,eu não sou nenhum YESMAN , nunca fui e dificilmente serei algum dia , apesar de nunca se puder dizer que dessa agua nunca beberei , a experiência da vida que tenho já me ensinou isso e muito mais , ser humilde é outro dos factores que penso serem muito importantes e ao longo dos meus anos de carreira profissional aprendi a ser humilde e a respeitar o próximo , coisa que muitas vezes não acontece neste tópicos sobre a Apple .

    Sempre gostei abertamente de manifestar os meus pontos de vista com liberdade e sem constrangimentos , choca-me que digas que escrevo coisas que não sei o que estou a dizer e por aí fora , o que vejo normalmente nestes debates é que nem sempre os comentários são publicados com sequência o que muitas vezes gera confusão , mas deixa que te diga na maioria dos casos as respostas que vejo é só um empurrar com a barriga nada de concreto é contestado , mas no final como não podem ficar mal , vêm com estes disparates como o teu último post , gostaria de uma maior fundamentação de actos porque dizer mal é simples , nunca me viste escrever artigos telegráficos ”fanboys” certamente , bom já vai longo o post e não quero tomar mais tempo .

    Serva

    • Tiago Dias says:

      Serva,

      Eu respeito bastante a tua opinião, e no geral até me parece que escreves com algum conhecimento, provavelmente bem maior que o meu, no entanto no que toca a equipamentos Apple tens dito muita coisa que não é verdade, e é apenas aí que eu “reclamo”..

      Não é preciso ter um equipamento para o criticar ou opinar sobre ele, mas é preciso conhecê-lo minimamente para criticar como tu tens criticado os equipamentos Apple.. e tens lançado críticas que não correspondem à verdade..

      Se reparares, eu nunca argumentei contra a tua opinião acerca da empresa.. eu apenas me manifesto quando vejo alguém a dizer algo que sei que é errado.. e aí já não é uma opinião.. aí ou é assim ou é assado.. 😉 No que toca a opiniões, tens direito à tua, eu tenho a minha, aliás, já por diversas vezes li a tua opinião e concordei, era a mesma que a minha 😉

      Quanto ao iPhone 3GS, sim, está inflaccionado (eu não disse que não), mas isso todos os iPhones estão.. aliás, todos os “telemóveis” acima de 300 €, mas isso é um facto a que nos temos que habituar.. Mas criticaste o 3GS em pontos que estavas redondamente enganado, e foi nesses pontos que eu peguei 😉

      Quanto a fanatismos, claro que há de todos os lados.. a Apple é de facto uma empresa que desperta mais emoção que as outras, mas isso são outras conversas.

      Quanto a mim, gosto de praticamente todas as plataformas. Pessoalmente o iOS continua a ser o que mais me agrada pelo conjunto, mas continuo a adorar Android (que saudades tenho do Galaxy S II), e a achar que o Android tem coisas melhores que iOS, tal como acontece ao contrário.

      Serva, continua por cá a dar-nos a tua opinião, a mostrar os teus pontos de vista, mas tens que admitir que alguns pontos (alguns, não todos) em que criticas produtos Apple, estás enganado, e por vezes ao tentares defender o que disseste mostras que não conheces muito bem o sistema.. Foi apenas aí que eu “ataquei” 😉

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.