Falha de segurança HTTPS afecta milhões de utilizadores iOS
A segurança é um exercício contínuo no mundo da informática, não há uma segurança absoluta e por vezes a investigação pormenorizada descobre falhas gravíssimas.
Agora, foi descoberta uma falha encontrada em aplicações para iPhone e iPad que deixa vulneráveis milhões de utilizadores. Esta falha está presente no código de terceiros que as apps usam para estabelecer ligações seguras HTTPS aos serviços Web.
A falha foi localizada numa biblioteca open-source que se chama AFNetworking. Esta biblioteca é usadas por centenas de milhares de aplicações para iOS e OS X para estabelecerem comunicações com serviços Web.
Qual é a acção do bug?
O bud desliga a validação do certificado digital presente nos servidores quando é estabelecida uma conexão segura HTTPS (HTTP sobre SSL/TLS). Isto quer dizer que os atacantes terã,o aqui neste ponto, uma forma de interceptar tráfego cifrado nas aplicações afectadas pela falha que poderão desencriptar e modificar a informação recorrendo a um certificado falso.
Este ataque, bem conhecido pelo nome ataque man-in-the-middle ou em tradução livre, ataque homem no meio, pode ser lançado a partir de uma rede wireless insegura, como a de um café, de um aeroporto ou mesmo de um hotel, alterando o router e introduzindo o método necessário para fazer estas alterações. Algo que se tem vindo a mostrar simples.
Qual é o impacto no ecossistema iOS?
Embora existam milhões de users que possam usar estas apps que estão vulneráveis, na verdade o impacto é difícil de avaliar, isto porque a falha está presente somente em aplicações que usam uma versão da biblioteca em particular, a AFNetworking—2.5.1, que foi lançada a 9 de fevereiro deste ano. Mesmo nessa versão somente estão em causa as apps que se baseavam em funcionalidades SSL/TLS da biblioteca.
Haverá ainda aplicações vulneráveis?
Haver há, contudo as apps que já actualizaram a biblioteca para a versão sem falha, a AFNetworking 2.5.2, lançada no passado dia 26 de Março, estão livres. A falha esteve somente seis semanas à "disposição", mas foram muitas as apps que a utilizaram.
Para saber ao certo quantas apps estão ainda por actualizar a biblioteca e que estão vulneráveis ao estabelecer comunicação segura HTTPS, uma empresa chamada SourceDNA que vigia o uso de componentes de terceiros nas apps para iOS e Android, diz ter um número para a pergunta!
Existem mais de 100.000 aplicações iOS, para além das 1,4 milhão que estão na App Store, que usam a biblioteca AFNetworking, conforme podemos ler num post que a empresa publicou nesta segunda-feira. Destas, cerca de 20.000 foram actualizadas ou lançadas durante o tempo em que existia a vulnerabilidade.
A SourceDNA criou uma assinatura para o código AFNetworking vulnerável e inspeccionou essas 20.000 apps para ver quantas estavam vulneráveis. O exame mostrou que 55% estavam a usar a versão mais antiga e segura da biblioteca, a versão 2.5.0, por outro lado 40% das restantes não utilizavam de todo a API vulnerável SSL/TLS e que somente 5%, cerca de mil aplicações estavam vulneráveis.
Claro que se mil em 100 mil estiverem vulneráveis nem soa muito mal, mas isso tem um lado bastante mais "perverso". Na verdade, nestas apps estão incluídos fornecedores de alto perfil, como a Yahoo, Microsoft (com a sua app OneDrive), Uber Technologies, Citrix entre outros. Alguns fornecedores, incluindo Yahoo, já corrigiram as suas aplicações, mas outros continuam vulneráveis, por isso a SourceDNA criou um site que permite aos utilizadores verificar se as suas aplicações que estão instaladas estão ou não vulneráveis.
E o que se deve fazer se estiverem?
Basicamente é detectar qual a funcionalidade que executam com essa app e, enquanto esta não for actualizada, evitar fazer utilização da mesma. A título de exemplo, se uma destas apps estiver vulnerável e a usar para consultar a sua conta bancária... simplesmente não o faça.
Este artigo tem mais de um ano
Mas então quem faz as apps para as marcas, ditas grandes, não faz testes descreveram-na?
A falha foi “temporária” (6 semanas), nenhum programador vai rever todas as “bibliotecas” sempre que estas sofrerem alguma alteração, estamos a falar de alterações que às vezes são apenas duas linhas de código (casos graves) e a biblioteca é composta por dezenas de milhar de linhas….
Exactamente. Mas o curioso é que foi rapidamente identificado o problema, contudo, como se tornou público (não sabendo mesmo quem detectou tal falha) pode ter havido quem se aproveitasse desse bug… o que não é muito previsível.
Essa biblioteca é uma das bibliotecas de terceiros mais usada no iOS!
Já testei com as principais apps que uso, e estão todas Okay…
Boa Tarde !
Fizeste algum teste específico ? Se sim, qual ?
Se não, o q fizeste concretamente ?
No penúltimo parágrafo há um link “SourceDNA criou um site”, põe o nome da empresa/ developer/ app e pesquisa.
Não me pareceu que a dita library fosse das mais usadas, muito longe disso. A Apple e a Google não usam. A Microsoft e a Yahoo usam numa app cada (OneDrive e Yahoo Finance), que têm a library da AFNeworking actualizada (v. 2.5.2).
Sim, usei esse…
Não é novidade nenhuma as fraquezas da Apple. Mais uma para adicionar a muitas outras. Interessante notar que a Blackberry continua a apostar em segurança adquirindo mais uma empresa de segurança para adicionar mais e mais segurança nos seus serviços e dispositivos. Sempre fui cliente Blackberry e sempre serei por estes e muitos mais motivos que fazem dos seus equipamentos e serviços os mais fiáveis, seguros e de melhor qualidade comparados com todo o outro “lixo” a venda no mercado.
BB FOREVER.
a “pressa” é tanta para dizer mal da Apple que nem sequer percebeste que a falha não tem nada a ver com o sistema ou software da Apple!
O pior é que ele é tão cego pela BlackBerry que ainda a uns 3 meses o próprio McAfee ‘ dono do antivírus McAfee’ hakeou em directo o BlackBerry do apresentador da Fox. É tão seguro que ele fez aquilo em poucos minutos. Eu tenho 2 BlackBerry como iPhone e Android e não ando a dizer que são seguros porque a partir do momento que os dispositivos estejam ligados na Internet nada é seguro. Nem mesmo a BlackBerry. E aliás nos dias de hoje nem precisas estar ligado na Internet para teu telemóvel ou computador ser hakeado.
É verdade 😀 até porque casos destes nos outros sistemas é “mato”, seja como for, esta, muito usadas nas apps para ios, e sendo uma api muito importante, ter uma falha destas é grave. Mas, também é verdade, em 6 semanas foi resolvida e não em 6 meses ou em 6 anos 😉
a “pressa” é tanta para dizer mal da Apple que nem sequer percebeste que a falha não tem nada a ver com o sistema ou software da Apple!
Oi? Falha de segurança e iOS na mesma frase? NOOOO
Mais um a cair que nem um pato… Não enganam nada…
🙂 é verdade, é raro sim, mas acontece 😉
Contudo… seis semanas para detectar, reparar e lançar update. Não é mau!
Pois… A Blackberry é que é boa…
Então mas não foram à falência e comprados por outra empresa por não terem conseguido impor-se no mercado dos smartphones ?!??
Onde está a segurança numa empresa que nem se aguenta ?
vi logo que este topico tinha poucos comentários 😀
os fans incondicionais da apple representam uma grande parte dos users do pplware
Não deves ter lido o artigo todo. O problema não está no ios mas nas aplicações e pelo que diz no artigo o problema também está no Android. Não sou fã da Apple mas tenho vários produtos da Mesma assim como tenho Samsung e BlackBerry e entre outras incluindo produtos com sistema Android. Digo isto para não vir com mimimi que sou fã e não sei o quê. Leiam PS artigos até ao fim e não só o título
E os fans android não leram a parte onde diz que a maioria das apps já solucionou o problema…quantos e quantos problemas demoram eternidades a serem resolvidos no Android, ou alguns nem chegam mesmo ser resolvidos.
Temos então as apps que usam a library da AFNetworking:
– v. 2.5.0 são seguras
– v. 2.5.1 são vulneráveis
– v. 2.5.2 são seguras
Ver as apps uma a uma não dá com nada. Lá fui ver os “pesos pesados”. Na Microsoft usa a dita Library a OnNote para iOS. Houve:
– versões anteriores do One Note que usavam a v. 2..5.0
– a versão 5.1 do OneNote usou a v. 2.5.1, vulnerável
– a actual versão é a 5.3.3 que usa a v. 2.5.2.
Com o Yahoo há também uma app (Yahoo Finance) a usar a Library, mas actualmente a v. 2.5.2.
Apple e Google não usam a library. Enfim, muita parra e pouca uva.
a minha nao afecta, tenho android 5.0
Já te informaste sobre o FREAK? A Apple já resolveu.
http://www.cnet.com/news/more-than-1200-android-apps-still-vulnerable-to-freak/
6 semanas foi muito pouco e ainda bem. As notícias de falhas de segurança estão a ser muito comuns, apercebe-se rapidamente que nada é seguro.
uma novo update da apple vai reforçar a segurança vejam aqui
http://bypass.myicloud.info/ios-9-with-6-digit-passcodes-two-factor-authentication/