Facebook: Multa de 110 milhões euros por informação enganosa
Foi em fevereiro de 2014 que a gigante Facebook adquiriu o serviço de comunicações Whatsapp. A Comissão Europeia considerou agora que o Facebook forneceu “informação enganosa” na altura da aquisição do serviço de mensagens WhatsApp e, por isso, foi-lhe aplicada uma multa de 110 milhões de euros (122,4 milhões de dólares).
Saiba o que está em causa!
O caso remonta a 2014, altura em que o Facebook comprou o serviço Whatsapp. Desde essa altura que o negócio tem vindo a ser investigado, mais concretamente o processo de fusão ao nível da identidade dos utilizadores dos dois serviços.
Esta quinta-feira a entidade responsável pela regulação do mercado da concorrência na União Europeia (UE) considerou que a empresa responsável pela rede social prestou “informação enganosa” na altura em que adquiriu o serviço de mensagens WhatsApp.
A Comissão descobriu que, contrariamente às afirmações do Facebook, no processo de revisão de fusões de 2014, a possibilidade técnica de corresponder automaticamente às identidades dos utilizadores do Facebook e do WhatsApp já existia e que os funcionários da empresa estavam cientes dessa possibilidade
Na rede social Twitter, comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, referiu que são necessários factos corretos para fazer o melhor trabalho. O Facebook foi multado em 110 milhões de euros por fornecer informação errada/enganosa quando adquiriu o WhatsApp.
We need accurate #facts to do our job. @facebook now fined 110 mio € for giving wrong/misleading information when it took over WhatsApp.
— Margrethe Vestager (@vestager) 18 de maio de 2017
Falta agora saber se o Facebook vai aceitar esta decisão e pagar a multa ou simplesmente recorrer da mesma nas entidades competentes.
Este artigo tem mais de um ano
1º A multa é ridícula quando comparada com o valor de mercado da empresa e com o dinheiro que isto lhes permitiu ganhar em publicidade.
2º O Facebook não vai pagar nem um dólar e vai recorrer da decisão. Ao fim de uns 8 anos vão entrar em acordo e pagam apenas as despesas processuais.
3º Já começo a ter medo de criar uma conta em uma rede social e passados 3 meses ser comprada pelo facebook e ser transformado em um Snapchat. Já não suporto as redes sociais do facebook por causa disso… Antes até usava o facebook, whatsApp e o Instagram… Mas agora aquilo é demasiado infantil e cheio de pessoas com línguas de cão.
4º Informação enganosa? Não… Mercado! Até parece que a maioria das empresas não o fazem… A microsoft até aprece que não meteu o windows 10 por goela abaixo… Lembro-me que na portaria da minha escola nunca funcionava porque o widows decidia tapar o programa e mostrar spam do windows 10. E depois para onde vai o dinheiro? Para uma instituição regulamentadora… Por exemplo se uma empresa polui um rio a multa não deveria ir para “despoluir o rio”? Ou senão para uma instituição de caridade. Já para não falar que permite poupar muito dinheiro quando não se cumpre a lei. Por exemplo, temos a ANATEL que se preocupa mais em ganhar dinheiro do que fiscalizar… e chega a ter metas…
*ANACOM e não Anatel
O teu nick diz tudo. Estas mesmo contra o mundo. Tnata raiva.
Tens razao nalguns pontos, mas com tanta revolta acho que deverias tirar umas ferias, conhecer outros locais, outras civilizacoes, outros costumes, outras realidades. Nao digo isto como critica destrutiva ou “boca”, estou a falar a serio, foi o que eu fiz ha uns anos atras, acabei por ver que o meu local ideal para viver nao era no meu Pais (infelizmente), e ja ha quase uma decada que vivo fora dele, estou mais feliz, e ja vejo a nossa realidade de uma outra meneira, e ate a compreendo melhor.
Nao serve de nada andarmos de costas voltadas a tudo e a todos, so estamos a prejudicarmo-nos a nos proprios.
” E depois para onde vai o dinheiro? Para uma instituição regulamentadora… Por exemplo se uma empresa polui um rio a multa não deveria ir para “despoluir o rio”? ”
Eis algo que faz anos eu critico, em varias áreas, as entidades,sejam quais for, detectam precocemente as “Falcatruas e atropelos a lei”, seja por denuncia, seja por constatação. Acontece que nada é feito durante uns “tempos”, dando azo a que a ilegalidade prolifere “engorde”, quem a pratica, prejudicando muitas vezes o cidadão comum, justificando o risco de a cometer. Quando FINALMENTE se decidem a agir seja por pressão da opinião publica, seja por queixa formal, os resultados INVARIAVELMENTE, revertem para as autoridades reguladoras ou outras que tais, no limite o ESTADO.
Mas e os PREJUDICADOS ??
Quem faz ressarcir os que desde a 1ªa hora foram lesados com a inactividade \ ignorância das queixas desde a fase inicial ???
Pois é e depois queixam-se que os cidadãos nao participam activamente na vida publica…
Com um pouco de sorte, se alguém reunir meios e coragem para abrir um processo formal contra um qualquer prevaricador, na maioria dos casos vai acabar por ser processado por difamação e ver ser-lhe exigidas indemnizações PORNOGRÁFICAS, por atentado a imagem ou outra treta qualquer..
‘ Lembro-me que na portaria da minha escola nunca funcionava porque o widows decidia tapar o programa e mostrar spam do windows 10 ´
Culpe o técnico da sua escola e não a Microsoft, se não sabe, não fale.
Após boa cobrança, vao ser ????
O facebook, google, Apple…sao demasiado grandes para falir(analogia com os bancos), neste caso sao eles quem dita as regras, nao quem as obedece. Vao pagar…pouquinho, se pagarem algo.
Por mim, todos os 3 sao dispensáveis, como gosto de analogias, vou dizer que fazer comer com qualidade e apelativo para 30 pessoas, nao é o mesmo que fazer comer para um casamento ou um quartel da tropa…
n to a perceber qual o problema :'(
Lol a comissão europeia a tentar extorquir o dinheiro do café do meio dia ao Facebook