Facebook e Microsoft vão instalar cabo submarino de 160Tbps
A Internet e as comunicações entre continentes assentam em cabos submarinos que garantem as pontes para a passagem dos dados.
Para garantir canais de comunicação dedicados e preparados para o futuro, a Microsoft e o Facebook anunciaram que vão iniciar a colocação de um novo cabo submarino para ligar os Estados Unidos à Europa. Este será o cabo submarino com maior capacidade de transmissão até agora instalado.
O anúncio deste novo cabo foi feito em conjunto pelos dois gigantes da Internet. Suportado pela Microsoft e pelo Facebook, será dedicado em primeiro plano à transmissão de dados entre os centros de dados destas duas empresas, ligando os dois lados do Atlântico.
Ao todo vão ser 6.600 km de cabo que vai ligar a cidade de Virginia Beach, na Virginia, até à cidade Espanhola de Bilbao. No MAREA vão estar oito pares de fibra que inicialmente terão uma capacidade de 160Tbps.
Este cabo toma um caminho que não é normal, sendo colocado bem mais a sul do que o normal caminho de cabos submarinos. A decisão de seguir esta rota serve para garantir uma redundância maior, separando-o de todos os outros cabos já passados para interligar a Europa e os Estados Unidos.
A colocação deste cabo, vem garantir a comunicação cada vez maior de dados entre os serviços destas duas empresas, garantindo uma independência de infraestruturas e preparando-as para o natural crescimento destes serviços.
O MAREA foi desenhado para ser inter-operável com uma grande variedade de equipamento de rede. Este novo design aberto traz vários benefícios óbvios para os consumidores: custos mais reduzidos e uma maior facilidade de actualização de equipamentos, o que levará a crescimentos de largura de banda mais rápidos, uma vez que estes sistemas podem crescer ao ritmo das tecnologias ópticas.
A gestão do MAREA ficará a cargo da Telxius, a empresa de estruturas de telecomunicações da Telefónica, que para além da sua manutenção ficará também com a responsabilidade de comercializar a sua utilização a todos os potenciais interessados. A instalação do MAREA deverá iniciar-se já este Verão, esperando-se que fique terminado em Outubro de 2017.
Este artigo tem mais de um ano
Caramba,a melhor notícia que li hoje.Juntem esforços,é assim mesmo.Um bem-haja ao Facebook e à Microsoft.Que espectacular conjugação de sinergias.Assim sim. 🙂
Bem depois de ler isto https://pplware.sapo.pt/internet/nao-facebook-nao-importa-vai-estar-olho-si/ parece-me que vamos ter que inventar nova maneira de comunicar… Hááá espera agora a ‘desculpa’ para falta de privacidade é a intermet mais rápida? Cadê o medo do terrorismo?
Não deixa de ser a uma grande evolução para o mundo, mas aonde irá ficar a privacidade dos europeus? O que está por trás desta grande obra?
Penso que será muito fácil os americanos nos fecharem a torneira das comunicações!
E a privacidade dos americanos? E se os espanhóis cortarem as comunicações aos “Américas”.
Pois o melhor é ficar sentado e não fazer nada.
Ou ficarmos sentados a pensar nas razões para não fazer coisas.
Grande resposta, estiveste bem.
Sim, porque o Centro do universo são os Estados Unidos….
fonix, sempre pensei que ja existia comunicação entre os 2 continentes…. /ironia off
Pois este cabo visa sermos espiados directamente pelos USA..
A diferença, os Espanhóis não querem ser Espiados pelo norte da Europa!Dai este cabo em Espanha…
Nós tugas, é que vamos passar a ser Espiados directamente pelos Espanhóis também..
Não sei o que te diga..vá o diabo e escolha..
Bilbao fica mais longe que Portugal, porque razão não instalar em Portugal ou em Vigo?
Porque a gestão da linha e comercialização de serviços, fica a cargo da Telefónica, empresa de comunicações espanhola. Fácil. A nossa PT (depois das vigarices do Granadeiro e da irresponsabilidade do melhor gestor da europa em 2011 Zeinal Bava), não passa de uma chafarica com a corda ao pescoço, que apenas sobrevive graças à Altice.
Pergunto o mesmo… Até podia ser para estar mais no centro da Europa mas para isso ia a França que é só mais uns poucos quilómetros…
+1
Mas fica mais perto das grandes cidades europeias.
Nós já temos muitos cabos submarinos importantes atracados em Sesimbra
Portugal não tem puder na Europa para deixar se ser Espiado pelos Nórdicos..mas a Espanha tem!
Isto vem no seguimento das questões de soberania sobre Gibraltar, em que a Espanha depois de Ameaçada em Aguas Espanholas, por navios Americanos(que foram chamados pelos ingleses na altura), começou a ter contactos com os Russos, e a deixar os mesmos entrar em Ceuta, que fica exactamente do outro lado 😀
Ora isto levou a Comissão Europeia a ficar demasiado ciumenta, e a pedir explicações a Espanha…ora a EU é uma união Económica APENAS, e foi neste conceito que os Espanhóis aderiram á União(Portugal também), no Entanto a EU já manda em muitos Países(Portugal incluído)…
no entanto dar bitaites a 4ª maior Potência da Europa, não é tarefa fácil, nem prudente…ainda por cima os Espanhóis que fervem num copo de Agua…
Sendo que os Espanhóis se reservam ao direito de ter a sua soberania…esta é apenas mais uma resposta do Sul da Europa, para relembrar o norte, que a EU é APENAS uma união económica para eles, e que cada um manda no seu País…Adeus cabos do norte a espiar a Espanha! 😀
http://elpais.com/elpais/2016/03/28/inenglish/1459157481_130448.html
“Eleven members of the European Parliament have complained to the EU’s foreign policy chief, Federica Mogherini, about the Russian navy’s frequent stopovers in the Spanish north African exclave of Ceuta.”
A Espanha percebeu devido a este incidente Grave, que a NATO também não a vai ajudar, sendo que do Outro lado está a Inglaterra, uma maior potencia na NATO, e por trás os EUA…qual a resposta??
Simples…para a gripe usas Antigripine! 😀
Os Espanhois puderam os Navios HardCore Russos, e submarinos a atracar em Ceuta 😀
Agora diz lá aos Americanos para eles dispararem sobre navios Russos, como fizeram sobre os Espanhois 😀
Com uma cajadada mataram 3 Coelhos:
1º OS EUA perceberam que não é boa ideia se meterem com os Espanhois, porque eles chamam os Russos, e os EUA começam a perder influencia na EUA desta forma, e os Russos a ganha-la.
2º A Inglaterra percebeu que não é boa ideia chatear os Espanhóis, pois ao chamarem os seus cães de fila (USA), provocam a IRA de uma serie de Países, pois os Espanhois chamam os Russos!
3º A EU percebeu que a União Europeia para a Espanha, É uma união Economica APENAS!!
A soberania Esapnhola, a Espanha reserva-se ao direito de a manter para os Espanhóis!!
Xeque mate! 😉
Pena não passar pelos Açores. Seria importante em termos de redundância.
Por mim chegava ao tugal , virava a esquerda direito aos pirineus…..direito à alemanha…. Fazia a retunda….e virava para Bilbao!
Que tal?
Diretamente o que Portugal ganha com isto, pergunto porque os cabos vão passar por território português, haverá acesso à utilização do mesmo como contra-partida?
Ir a Portugal fazer o quê? Pagar imposto para o Costa ou dar de comer às nossas operadoras vigaristas?
Quando o próprio governo luta por impedir o investimento em Portugal e fomenta estágios profissionais não remunerados, para que vamos desejar ter mais uma tecnologia para que só se torne mais cara e pior?