Facebook deixará de reproduzir vídeos do YouTube e Vimeo
A maior rede social da Internet tem estado a desenvolver nos últimos tempos, de forma muito activa, as suas aplicações móveis e a introduzir novas funcionalidades em todas as plataformas.
Uma das que mais celeuma tem causado é a reprodução de vídeos de forma automática, independentemente da ligação à Internet que o utilizador possua.
Agora o Facebook vai mais longe e altera drasticamente a forma como os vídeos de terceiros são mostrados.
A nova decisão do Facebook está lentamente a ser alargada aos seus utilizadores e fará com que os vídeos do YouTube e do Vimeo, e possivelmente de outros serviços similares, passem a ser abertos no site original.
Esta alteração visa melhorar a experiência de utilização, segundo intenção dos responsáveis do Facebook. Assim, quando for colocado um vídeo do YouTube, por exemplo, este será reproduzido não no Facebook mas dentro do serviço onde foi criado.
Mas esta alteração não inviabiliza de forma total a reprodução de vídeos no Facebook. Os vídeos que forem carregados directamente para a plataforma do Facebook podem ainda ser visualizados directamente nesta.
De notar que a nova funcionalidade estará inclusa em todas as plataformas onde o Facebook está presente, sendo, no entanto, diferente nos dispositivos móveis, em que os vídeos serão abertos directamente nas respectivas aplicações.
Depois de várias experiências menos bem conseguidas, na opinião de muitos utilizadores, o Facebook volta agora a fazer alterações profundas nesta vertente.
A reprodução automática de vídeos, que tantas queixas originou, pode agora ser bem menor, caso esteja activada. Apenas os vídeos do Facebook pode ser reproduzidos, uma vez que os restantes passarão a ser meros links para os players originais.
A medida está já a ser aplicada em muitos utilizadores, sendo gradualmente alargada aos restantes, de forma faseada e progressiva.
Esta medida do Facebook não é totalmente compreendida, sendo possível que seja apenas uma forma de forçar os utilizadores a abandonarem os serviços tradicionais de alojamento de vídeos e a adoptarem o próprio Facebook como local de armazenamento e disponibilização dos vídeos.
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro veio o navegador web interno do Facebook e agora isto; estou a começar a não entender as ideias do Zuck 😐
É simples, o facebook quer ganhar dinheiro com os vídeos, querem obrigar a fazeres upload do video para o fb. No futuro, além de levares com publicidade na timeline, no separador direito e mais não sei aonde, levas com publicidade no video.
O problema é que o facebook como está, a longo prazo é insustentável, o pessoal vai ter que levar com o dobro, triplo… da publicidade 🙂
Eles querem que os videos sejam so do fb e nao de terceiros! Tal como querem que todos so utilizem os produtos deles, “video”, messenger, whatsapp and so on…
A partir do momento, em que o facebook entrou no sistema capitalista, tem de apresentar crescimento todos os anos, para alimentar a fome por mais e mais e mais, dos accionistas. 🙂
Tudo, infelizmente, gira à volta do dinheiro e não, como seria de esperar, de fazer coisas boas para todos.
There’s no such thing as a free lunch 🙂
Aquela que era uma das vantagens do Facebook em relação a outras redes sociais, deixará de o ser. O Facebook, se não tivesse o seu excelente widget de fãs (like box) para colocação em sites e blogs, deixaria de ser um site de interesse.
Em tempos perdera o Messenger para Windows ficando apenas com o Messenger para Smartphones. Os computadores são, para o Facebook, uma plataforma cada vez menos atrativa.
“Esta mudança visa a melhorar a experiência de utilização dos utilizadores, ao terem acesso directo nas plataformas para os quais foram criados.
A justificação do Facebook para a alteração que está a ser aplicada é simples e válida. O Facebook pretende com ela que os utilizadores tenham a melhor experiência possível de visualização, encaminhando por isso os utilizadores para os sites originais onde os vídeos estão alojados.”
Para mim isti é uma excelente noticia, quando partilho vídeos no Facebook só posso ter uma vaga esperança que as pessoas os vejam directamente no Youtube em toda a sua glória na vez de verem naquela janela minúscula, e chateia-me saber que poucas pessoas o vão fazer, agora com esta mudança sei que todos vão ver os vídeos que partilhar com a devida qualidade 🙂
É a maneira de usar menos o face. Indo parar ao YouTube ou a vimeo, talvez fique antes por lá. É uma medida, no mínimo, imbecil.
Não me importa nada abrir um separador do youtube!
Quando publico vídeos no meu canal do youtube e os partilho no facebook, espero sempre que estes sejam vistos com a máxima definição com que foi publicado no youtube. Para mim esta medida é bem vinda.
Então é por isso que os meus videos já não reproduzem na página.
E como disseram acima, qualquer um que faça upload no youtube só tem a dizer bem desta medida. É o dia e a noite a comparação entre aquela janela pequena e a página normal no youtube.
O zuck anda com umas ideias no minimo, estranhas… depois não é de admirar o pessoal bazar para o Twitter ou Instagram…
Tiago, sem dúvida que concordo contigo. O Twitter perde apenas no facto do ecossistema do Facebook ser melhor.
Se o Twitter implementasse aquilo a que podemos chamar “perfis comunitários”, removendo estes perfis da contagem para o limite na lista “seguindo”, então teríamos um problema sério para o Facebook.
Mais ainda, quando isso acontecesse, o Twitter poderia criar um widget de seguidores e aí, acreditem ou não, seria, muito provavelmente, o principio do fim do Facebook.
As páginas de fãs, sem os vídeos de outros sites, acabarão por ficar apenas com links de feeds e com as fotos mas isso tudo o Twitter também tem e, acreditem ou não, o Twitter nisso é melhor.
A favor do Facebook estaria, ainda, a forma de atribuição do username (este permite o uso de {.} e eu penso que é, esteticamente, melhor que os {-} ou {_}). Ficariam ainda os grupos que, no meu entender, não são tão poderosos assim mas que, no panorama atual, é bem melhor que as outras ofertas existentes.
Mais um tiro no pe!
Pena as pessoas nao migrarem para o Google + visto estar muito mais avançado que o facebook
O Google+ não está mais avançado que o Facebook. Em muita coisa o Google+ ainda, infelizmente, está atrasado. Eu sei do que digo e sou um Google Fã. Estou desde cedo no Google+. Estive na fase em que só por convite se entrava lá.
O Google+ tem algumas coisas que deixam a desejar. Os círculos e a forma de circular é lenta. Prefiro o processo de seguir no Facebook em que primeiro se seguem as pessoas e depois, se se quiser, adiciona-se a listas essas pessoas. Já me batalhei por essa mudança no Google+. A organização dos círculos também deixa a desejar mas isso são outros quinhentos. A terminar, o processo de atribuição de um username é tão débil comparadamente com o processo das outras redes sociais que há por aí. Até o YouTube tem melhor atribuição de username que o Google+.
Além disso, como disse acima, o facto de termos que circular no Google+, o widget de fãs perde qualidade.
As páginas do Google+ poderiam ter tido um papel preponderante se tivessem adquirido a capacidade de comunidade. Ao dividir as páginas das comunidades, o Google+ acabou por limitar um pouco o uso das duas funcionalidades pois as páginas não têm o poder das do Facebook em que podem ser atualizadas através de feeds e, para além disso, tem também o problema das páginas, na hora de seguir, surgirem no mesmo conjunto de círculos que os perfis e limitando quem gosta de subscrever muitas páginas, a subscrever pessoas, também. Neste sentido, recupero a ideia da organização errada dos círculos que, no meu entender, deveria ver as pessoas separadas das páginas, automaticamente e nem isso acontece.
Por o Google+ ser uma plataforma nova deveria sair na frente e não ter os problemas que descrevi. Infelizmente tem e, por isso, a sua popularidade não descola.
o facebook para divulgar um site é uma merda ja o google+ e excelente e ainda faz com que melhore na pesquisa na google 😉
A mim não me faz diferença, pois sempre quiz ver os videos directamente no youtube
Cada vez gosto menos do facebook… isto é no minimo estupido!!
Obrigam as pessoas a usar o messenger
Quase obrigam as pessoas a auto começar o video (felizmente ja da para desativar)
Agora isto… enfim, o facebook a meu ver so quer e dinheiro mas esquece-se que ao obrigar as pessoas ao que nao querem, perdem “clientes”! E ser bombardeado com publicidades? felizmente tenho o adblock!
Eu so uso o facebook mesmo para dar likes em algumas paginas e para os grupos! mais nada!
Pelo menos podiam era melhorar a qualidade do player deles. Em HD parece que está a 240p
Eu cada vez mais gosto mais do tsu.co
caso queiram experimentar cliquem no meu nick tem link com convite lá 🙂
Mais um flop como o mail do facebook!
Parece que já voltaram atrás, afinal era um problema técnico segundo eles.
Alguém sabe como posso adicionar um vídeo do youtube no facebook e colocar reprodução automática?