Evento Microsoft – Apresentação do Windows Mobile 7
Hoje, 15 de Fevereiro de 2010 pelas 14h, terá início a apresentação do Windows Mobile 7. Após as apresentações da Apple sobre as suas novas aplicações e dispositivos, é esperada com grande expectativa a apresentação deste novo Windows Mobile. Antes das apresentações seja de que empresa for, existem sempre rumores, e sobre o Windows Mobile 7 não foi excepção. Podem consultar aqui os últimos rumores sobre o novo Windows Mobile.
Início do Evento
14:00h - Está para breve o início da apresentação do Windows Mobile 7
14.10h - Entrou Steve Ballmer
14:12h - Steve Ballmer apresenta Joe Belfiore.
Joe Belfiore diz que os dispositivos telefónicos podem ser parecidos com os computadores, mas não são computadores. Mas ambos começam no mesmo ponto. Devido a isso fizeram umas perguntas a eles mesmos, "como podemos construir um telefone que vá ao encontro das necessidades do utilizador final?"
14:15h - Vão começar a apresentação numa tela enorme do lado esquerdo do palco.
Esta nova versão do Windows Mobile 7 é completamente distinta das anteriores.
14:17h - Joe diz que vão mostrar vídeos e códigos. Mas que sobretudo quiseram fazer um telefone que se adaptasse aos utilizadores mais complexos.
14:20h - Joe diz que vai mostrar um telefone que trabalha mesmo a tempo real.
14:20h - Imagens dos amigos das redes sociais
14:22h - Ele está a utilizar os icones do telefone, e de facto estão a fluir muito bem.
14:23h - Novo interface do calendário.
14:23h - Novo interface do calendário (diário)
Os compromissos de cor vermelha são os compromissos pessoais, e os de cor azul, os de intercâmbio.
Com um pequeno toque no fundo, aparecem mais opções. Pode "arrastar" o compromisso, e poder também obter mais informações sobre o mesmo.
14:23h - Ele detecta os números de telefone no browser, nos emails e mensagens. Assim não é preciso fazer "copiar", "colar" para os obter.
14:25h - Apresentação dos mapas
14:25h - Zoom e efeitos muito suaves, sem "soluços" e com Multitouch.
14:27h - Joe diz que vai voltar para a agenda e vai procurar um restaurante de sushi. Clica no botão "Procura" que automaticamente abre o Bing.
14:29h - Se escolher uma das "sugestões" o Bing vai tentar mostrar as informações sobre o local. Onde poderá marcar imediatamente o número ou ler opiniões de outras pessoas.
14:31h - Joe está a apresentar o novo navegador. Muito mais avançado do que qualquer outro. É baseado na versão desktop do Internet Explorer, e por isso motivo é compatível com a maior parte das páginas web.
14:32h - O Navegador é extremamente rápido. Joe demonstra como funciona o zoom, e diz que "este é um passo à frente do ClearType, é chamado de Pixel positioning.
14:33h - Joe vai mostrar o novo Outlook.
14:38h - Joe apresenta o modo como o software funciona do telefone. Uma das características principais são os "Serviços Integrados".
14:38h - Joe diz que "Chamamos Hubs a estas experiencias integradas", e que vai demonstrar 5 desses "centros" ou "Hubs". "O primeiro são as pessoas". "Podemos gerir as listas de pessoas através do Outlook, Facebook, Gmail, entre outros".
Utilizando um computador, é simples alternar entre esses centros, mas num telefone, não é assim tão simples. A ideia é mostrar sobretudo as informações das pessoas com que mais nos relacionamos.
14:40h - É possível consultar um painel com os contactos recentes, com a sua informação e também as últimas actualizações nas suas redes sociais.
14:41h - Agora são as imagens/fotos.
14:41h - Modo de funcionamento das imagens. Layout básico, mas com uma lista de galerias, que neste caso também mostra as últimas actualizações nas redes sociais. Tudo parece "rondar" as redes sociais.
14:41h - Upload de imagens directo para o Facebook. Interessante para quem gosta desta rede social.
14:43h - Apresentação do Microsoft Office Mobile
O novo Microsoft Office Mobile apresenta algumas diferenças no seu design e aplicações. Agora também faz parte o "OneNote" e o serviço "SharePoint".
No layout aparece os items do OneNote à esquerda, os documentos recentes no centro, e o serviço SharePoint do lado direito.
OneNote
SharePoint
14:43h - Vamos entrar agora na parte da multimédia (vídeos e música)
14:48h - Jogos
Joe diz que a maneira dele pensar sobre jogos é "Jogo jogos no telefone, conecta o pocket ao computador e joga no Xbox Live". Através do novo Windows Mobile, ele quer trazer essa experiência para todos os utilizadores, já que o novo sistema de jogos do Windows Mobile 7 tem características do Xbox Live.
14:50h - Joe colocou um vídeo.
14:52h - Uma enorme salva de palmas no fim do vídeo.
14:53h - Steve Ballmer está de volta.
14:54h - Ballmer diz que espera que tenham conseguido passar a excitação que eles sentem com este novo Windows Mobile. Ele diz que "o mercado está muito competitivo, muito dinâmico, e super excitante. Ballmer está em brasa.
14:54h - Ballmer vai apresentar os parceiros, e chama Andy Less para falar sobre as parcerias.
Andy diz que todos os anos são vendidos biliões de telefones, e que cada vez mais as pessoas querem os telefones com características diferentes.
15:03h - Os parceiros de hardware são: Qualcomm, Dell, LG, Samsung, Garmin-Asus, HTC, HP, Sony Ericsson, and Toshiba. A Qualcomm, Dell, LG, Samsung, Garmin-Asus, HTC, HP, Sony Ericsson e Toshiba. Hardware porque a Microsoft apresenta ao mesmo tempo do Windows Mobile, o seu Zune.
15:03h - Agora é a vez de apresentar os distribuidores. AT&T e a Orange.
15:03h - A AT&T espera vender 66 milhões de smartphones em 2010.
15:10h - A Orange através de Olaf Swantee, diz que apenas 25% dos seus clientes começaram a utilizar internet nos telefones. Eles esperam que até 2011 tenham conseguido cativar os restantes 75%.
15:13h - Steve Ballmer está de volta novamente e diz: "Espero que estejamos a dar-lhe a possibilidade de verem o que estamos a fazer. Penso que teremos essa oportunidade com este dispositivo. É um enorme passo, mas pensamos que teremos a oportunidade de causar impacto no mercado."
15:15h - Steve Ballmer espera que o 7 seja o número da sorte, primeiro o Windows 7, e agora o Windows Mobile 7.
15:15h - O Windows Mobile 7 estará disponível no verão de 2010.
15:16h - E assim termina a apresentação do novo Windows Mobile 7.
Status: Terminado
Penso que de facto a Microsoft deu um enorme passo através deste novo Windows Mobile. Rompeu com o design do passado, e mostrou algo verdadeiramente moderno. O design é apelativo e aparentemente tudo flui muito bem. No Zune funcionou esplendidamente , e noutros smartphones? Ficou por esclarecer quais os requisitos “mínimos” para que este novo Windows Mobile funcione em pleno. A aproximação das aplicações com as redes sociais também é evidente nesta apresentação, apesar de que não se pode “fugir” daquilo que para mim é realmente importante num smartphone, a facilidade de utilização na agenda, nos contactos, no Office, porque para um utilizador mais profissional, o facto de poder fazer upload das imagens directamente para uma das redes sociais não é relevante, mas sim se é complicado ou não escrever um apontamento, se a consulta dos emails e da agenda é simples e de fácil percepção, etc. De qualquer forma, a minha expectativa é alta em relação a este novo Windows Mobile.
Vídeo sobre o Windows Mobile 7
Sugerido por: Diogo Ramalho Fotos by: Engadget
Homepage: Windows Mobile 7
Este artigo tem mais de um ano
15h em que sítio? Ou já estás a dizer o início do programa?
Ops, li agora que começa às 14h, por isso estás a por os tópicos a seguir uma hora adiantado.
Calma, 14 horas daqui e 15 horas de Barcelona.
Corrigido
Estás em Barcelona??
Se sim pk não fazes um vídeo com o Windows Phone 7 Series com a Neowin e a WMExperts fez?
Anda lá, diz que vais da minha parte, sou amigo do Steve Ballmer!
🙂
“Microsoft Silverlight Required
Microsoft Silverlight is required in order to watch the following video presentation, but it appears that your computer does not currently have the Silverlight plugin. Please click Start Watching to install it.”
Caramba, para quê o Silverlight??? Será mesmo necessário… Qualquer será pior que o flash…
Tenho que concordar, quase ninguem usa e tem instalado o silverlight. Se bem que à pouco quando testei, no aviso que dá a dizer que é preciso silverlight, ele deu-me hipótese de ler aquilo no Windows media player Logo assumo que se lês no Windows Media player, o silverlight não é usado.
MAs tem lá a possibilidade de utilizar o Windows Media Player. Sabes que a Microsoft usa a sua própria tecnologia,
Silverlight não é melhor que o flash, mas é mais leve e tem sérias vantagens frente ao flash… especialmente a nivel de Streaming video.
Silverlight porque… não suporta flash
Sugestão/correcção: “que vá ao encontro das necessidades” em vez de “que vá de encontro com as necessidades”.
Justificação: “ir de encontro a” não é sinónimo (antes pelo contrário!) “de ir ao encontro de”.
Nem me lembrava que começava hoje a coisa dos teleles 😛
Vamos ver o que a MS nos reserva, estou a gostar deste tipo de iniciativas do pplware, que tambem fez com a Apple na sua apresentação do iPad.
Keep going
A MS com AT&T e a Orange como parceiras pode ser uma mais valia para a MS. Eles têm muita importancia no mundo das telecomunicações, o que pode impulsionar o negocio da MS neste ramo.
gostei…
Um pouco fora do assunto, o Steve Ballmer parece irmão gemeo de um professor meu. A diferença e que o meu prof tem um pouco mais de volume no cabelo de lado. lol
O menino: http://www.blogcdn.com/www.engadget.com/media/2010/02/02-15-10winphone2.jpg
Não é o zune?
“Joe está a apresentar o novo navegador. Muito mais avançado do que qualquer outro. É baseado na versão desktop do Internet Explorer, e por isso motivo é compatível com a maior parte das páginas web.”
1. Internet Explorer = Navegador mais avançado?!..?!…
isso é marketing, essas interrogações nem parecem de quem já está habituado a marketing semelhante da Apple 😉
@racoq
Não queria muito falar neste tópico da Apple, porque quero-me focar apenas neste telefone.
Mas, respondendo a essa questão, a Apple é sim forte no markting e cativa muito por causa disso, mas não mente…
Quando afirmam.. “mais rápido 2x…etc..” todas as coisas são comprovadas com testes…
Voltando ao tópico, este IE já tem suporte FLASH e HTML5?
pronto, então tudo que a microsoft diz é mentira…
sinceramente pá, deixa-te m.erdas… és patético…
Não me convences, e acho que és ingénuo se pensas que tudo o que a Apple diz é verdade.
@racoq
Eu não tenho que convencer ninguém… as marcas é que me têm que convencer a mim.
Concordo contigo, alias, os testes são efectuados em laboratorios, usando tecnicas rigorosas como os dos iogurtes actimel. Agora a serio, posso dizer que sinceramente, surpreendeste-me na positiva por não te teres referido ao Safari (porque sejamos realistas, o Safari, tal como o IE não é grande peça para navegar na net).
lol pois é a vida
Não quis fazer comparações, quis apenas “entender” o que eles queriam dizer com aquela afirmação.
O Safari não é o melhor browser, mas deixa o IE a anos luz… (velocidade, motor, html5, acid3 a 100.. )
Mas o seu irmão mais novo, o Chrome (que tem o mesmo webkit que o Safari), está a dar cartas porque faz o mesmo que o Safari com a vantagem de ser mais leve e ter extensões.
E dentro das listas dos melhores browsers, por acaso o Safari está nela. Já o IE está completamente fora. Mas lá está, são comparações que não gosto fazer porque ainda acham “tendêncioso”.. 😉
Não misturem as coisas e sejam imparciais ou pelo menos tentem.
1. o IE é bastante avançado (faz praticamente tudo o que os outros fazem) se bem que lento… basta ver o que ele faz agora e o que se fazia à anos atrás.
2. A verdade é para ser dita e tanto o Safari como o IE não constam na lista dos melhores browsers. Os melhores em qualquer avaliação são o Chrome, Firefox e Opera.
O IE e Safari competem pelo 4º lugar!
Marcelo M
O Safari faz Acid3 a 100, coisa que o IE não faz nem lá perto.
Safari tem HTML5, IE não tem…
Renderização Java o Safari é o mais rápido de todos os browsers.
A única desvantagem perante os outros é que na sua versão Windows, não permite Extensões, e é mais pesado em computadores mais antigos porque ele recorre à gráfica para fazer o “CoverFlow” das páginas…
4 lugar competido entre Safari e IE? nem de longe… IE nesta corrida está fora por enquanto, em todos os campos. O Chrome usa o mesmo Webkit que o Safari, ele é basicamente um Safari, apenas mais leve e com a excelente vantagem de permitir Extensões. Mas entre eles as semelhanças em termos que programação são muitas, por isso afirmar que o Chrome está na corrida e o Safari não, não faz sentido 😉
Não mente?
Deves ser daqueles que acredita em tudo o Socrates fala.
Olha no Safari era uma mentira atrás da outra. No iBook foi a mesma coisa.
Vai dizer que o semi monopolio do iTunes também é mentira.
Mais avançado da Microsoft.
🙂
Ahh.. assim já faz sentido! 😀
Hehehe. faltou esse toque de classe 😉
Tendo em conta o contexto, é o mais avançado, dentro da gama mobile. Verdade seja dita, não são grande coisa actualmente.
Da gama Mobile?
Então onde ficam o Safari e o Opera nessa gama?…não foram tidos em conta desse suposto comparativo?…
São os browsers mais bem conseguidos da gama mobile de sempre.
Em termos de performance, acid, renderização, etc… são os que estão na linha da frente…
O Internet Explorer nem na gama PC, nem na gama Mobile chega ao calcanhar dos seus rivais…a não ser que este tenha uns pósinhos MUITO MÁGICOS…
Já uma vez num comparativo feito pela propria Microsoft, diziam que o IE era o mais rápido de todos e o melhor, e esse comparativo contrariava TODOS os comparativos feitos pelos seus rivais, e independentes.
Para quem desconhece ou não se lembra deste belo “markting” da Microsoft..
https://www.youtube.com/watch?v=19SF5efEgK8
Que fez rir muitos programadores e testers.
Já há videos da interface, uma coisa é ver imagens outra coisa é ver como reage, pelo que vi está bastante engraçado e finalmente temos algo completamente novo e felizmente com uma interface baseada no zune.
Preciso de saber mais sobre ele, mas gostei!
O vídeo vai ser colocado no fim do post. Obrigado.
não sei bem o motivo, mas tinha deixado aqui um link para o youtube para vocês verem o vídeo, mas o post foi editado não percebo bem a razão. Fica então apenas a informação que no youtube ja existem vídeos da interface. Basta uma pequena pesquisa.
Razão mencionada acima. Terás os devidos créditos. Obrigado
Uma questão que me parece pertinente.. Isto também faz chamadas??
LOL.
A minha única questão é: Será que o meu samsung omnia lite vai ter uma opção de upgrade??????
Parece muito muito muito bom!!!!
Não sei se já colocaram, mas o link oficial do Windows Phone é http://www.windowsphone7series.com tem lá algumas especificações e demonstrações do equipamento
Vamos lá ver como é que fica a versão Business, já que isto parece mais um brinquedo do que um smartphone. Se como andam a especular, que o WinMO nao vai permitir pacotes de OEM, isto é o fim, quer dizer, vao perder alguns utilizadores e vão ganhar outros, que em principio o balanço será positivo pois é isto que está na moda…
Maemo é o next-gen Power user, a MS nao quer servir este mercado, boa já tenho alternativa 😛
bom material , godtei
Bom daquilo que tive a ver e assim à primeira vista não o achei mau… pelo contrario, mas sinceramente não é daqueles produtos que me empolgue de experimentar e ter um, como fez recentemente a Google com o Nexus.
Já sei que Flash não há por ainda (e fazem eles bem) só fiquei sem saber se tem suporte HTML5 e se se confirma o facto Multitasking, que os rumores apontavam para a sua “saida”.
Quanto ao Push, outro sistema muito bem adoptado.
Vantagens neste Windows Phone 7?…
1. Concorrência
2. Cheira-me que vai ser mais barato que o iPhone e Google Nexus.
De louvar, é que a Microsoft desta vez esmerou-se e fez uma Interface simples, diferente do habitual, e foram originais.
Tas a ver, como tinha dito no outro post, não acreditava que a MS iria desistir do seu trunfo, o multitasking.
A interface tem seguido as novas interfaces dos productos da MS simples, o que me agrada por acaso.
Quanto ao HTML5 e ao Flash, iremos esperar pela nova geração de browsers da MS que o irá permitir o HTML5, quanto ao Flash não é necessario uma autorização da MS para a adobe fazer um plugin para o seu aparelho, pelo que iremos ter suporte assim como temos no WM6.1 e 6.5 por esforço apenas da adobe, tens que ver que a adobe agora é concorrente directa ao silverlight…
Nexus? O tal que vendeu uns… 80 mil em um mês? 🙂 lol.
E pá, pode parecer um pouco burrice da minha parte, mas além do software, o Windows Mobile 7 também é um smartphone? Quer dizer fisicamente? É que fiquei na duvida… Além disso não vejo especificações em lado nenhum…
O Windows Mobile 7 é um sistema operativo para smartphone (pocket pc). Logo não tem componente física. Nesta apresentação a Microsoft utilizou o Zune, um smartphone.
Obrigado. Sabia que era um SO, mas como falaram em hardware… A minha confusão está esclarecida. Eu pensava que o Zune Phone não existia, por isso…
:)Acredite que não o único a pensar isso. A Microsoft também aproveitou este evento para mostrar um pouco do novo Zune, mas centrou-se sobretudo no WM7.
Cumps
Acho que o Windows Mobile (WinMo) 7 é um sistema operativo para smartphones.
Nunca procurei uma definição exacta do que é um smartphone, mas penso que as características principais serão permitir:
– telefonar (óbvio)
– instalar aplicações à semelhança dos computadores
– navegar na internet com um browser e fazer downloads/uploads.
hum… isso do telefonar nao tenho bem la a certesa…. 😀
pois…como foi dito e muito bem um telemovel não é um computador…excelente interface, penso que a MS tal como com o Windows 7 com este Mobile 7 voltou a “esmagar” toda e qualquer opinião que a tentavam destronar como a melhor fabricante de software a nivel mundial, sem duvida o que mais vai ao encontro da necessidade real da maioria dos consumidores finais…com parceiros de hardware como a HTC, Sony Ericson, Samsung etc dificilmente não se tornará novamente o SO para telemoveis do momento…com a Orange e a AT&T como destribuidoras nas suas redes penso que inegavelmente é uma aposta também comercialmente ganha á partida…resta esperar pelo fim do Verão e também de ver os novos aparelhos com o Windows Mobile 7 e como se porta ele em alguns já existentes…
pois… esqueces-te que eles estao a anunciar algo que só irão lançar daqui a 6 meses. Eles deram esta conferência porque se sentiam pressionados pela concorrência (iphones, androids, etc…)
Daí até tentares sugerir entre linhas, que eles vão ser sem dúvida o melhor fabricante de software na área móvel… ainda vai uma grande diferença. Isto porque nada do que vi destrona o iPhone a nível de “must have”. Claro que a integração com o Xbox live e a própria interface até estão bem conseguidas, mas apesar de eles irem subir na preferência dos consumidores não acredito (e penso que ninguém acreditA), que irão dominar o mercado móvel
pois…não me esqueci lê o meu ultimo paragrafo…depois comparares um SO que vai ser comercializado e destribuido pelos principais lideres mundiais no sector com o iPhone não faz logica nenhuma pois o iPhone não é apenas um SO é um telemovel cujo SO é exclusivo, para essa comparação teremos de esperar pelo novo telemovel da MS, apesar do SO não ser exclusivo…nota não sou macfan nem winfan o que comentei acerca da MS é apenas uma realidade antiga que se renova ciclicamente …
Nunca digas nunca, tenho visto nos ultimos tempos as pessoas mais curiosas por um WM ou Android que um iPhone.
Bem verdade, os HTCs de topo ajudaram a isso. É que a HTC faz um trabalho espectacular com a optimização dos sistemas.
Não percebo nada disto, mas o SO do HTC HD2 não é a versão anterior a esta?
E não é trinta vezes mais interessante?
Bem, a avaliar unicamente pelo que vê-se no vídeo, a minha opinião é que desta vez a Microsoft superou a Apple no que diz respeito à interface! É que o interface não é uma cópia melhorada do iPhone, é algo completamente distinto, com uma arrumação inovadora (ao contrário do iPhone e o seu aspecto “desktop atulhado de atalhos”) e “viva”, muito agradável.
Só falta saber se a experiência táctil é fluida e tb agradável. Se assim for, só restará a Apple os fanboys, porque deixará de ter o SO mais apetecível para smartphones!
Olha incrivelmente vou discordar… quando dizes que deixa de ter o SO mais apeticivel… eu não gostei desse SO… além de ser bem basico… o SO é bastante confuso.. e se tu fores ver em videos pessoas mexerem nele.. reparas que se estão sempre a enganar…
Gostei das animações… contudo prefiro muito mais o estilo da interface Sense da HTC que deixara de ser utilizada ai…
e outra prefiro o iphone OS muito mais facil de encontrar as coisas…
chego mais facilmente aos contactos e telefono do que tu o fazes com o windows mobile 7 ai apresentado…
Repito parece-me bastante confuso… essa disposição
Contudo eu só posso ter uma opinião final claro que quando experiementar… mas por enquanto não me cativou, mas tá melhor que o Windows mobile 6 sem tar costumizado.. que nao era lá mto user-friendly
Bem nunca comento porque é simplesmente um absurdo a guerra gerada e o fanatismo que existe neste site entre apple e Microsoft… (por vezes os utilizadores conseguem estragar um espaço de informação até bom) mas hoje comento.
Como utilizador de produtos apple fiquei agradavelmente surpreendido pelo que a MS fez neste novo produto, a interface parece-me mesmo muito interessante.
Aos poucos abrem os olhos e começam a apresentar produtos bem mais polidos esteticamente e funcionalmente.
A ver vamos como se porta com os dedos 🙂
Bom, tava curioso em termos de multitasking e pelos vistos confirma-se… não há, ou melhor, há… mas…
http://gizmodo.com/5472240/is-there-app-multitasking-in-windows-phone-7-hint-its-just-like-the-iphone
Joe Belfiore, the director of Windows Phone:
“The core operating system is a modern multitasking operating system. If you play music for example, the music will play back as you navigate around the experience…if you’re using email, we have great support for push email and that happens in the background.
For third party applications—we’ll get into a lot more detail on this in MIX—but we have a few ways we’re going to make sure that third parties can bring their value to the user even when the app is not running. Live tiles are an example. Data feeds in the hubs are another example for some apps.”
Ou seja, tanta explicação para se resumir em poucas palavras:
É o mesmo sistema adoptado pela Apple no iPhone, em 2007.
Sim, parece que a microsoft seguiu os passos da Apple no que toca ao multitask, agora precisamos de saber é como deu a volta à situação. No caso do iPhone OS isso está bastante optimizado, saí-se de uma app e quando voltamos a abrir ela encontra-se no mesmo sitio (nem em todos os casos acontece) mas estou curioso para saber como resolveram eles isso.
Gosto do facto da MS ter sido completamente diferente, não fazendo aquilo que se calhar algumas pessoas estavam à espera que era fazer um OS similar ao iPhone mas ao estilo MS. Não, romperam completamente com o sistema antigo ( tanto, que as apps para win mobile deixaram de ter compatibilidade) e criaram algo novo, e completamente diferente. Li num site que esta interface fazia com que a interface do iPhone parecesse ultrapassada! A UI do iPhone já tem 3 anos, é normal que as pessoas já estejam cansadas dela, mas na minha opinião continua igualmente bonita, porque é simples e elegante.
Exactamente. Parece que pensamos o mesmo. Fiz o meu comentário sem ver o teu, mas dissemos o mesmo. 🙂
Honestemente acho a interface simple e prática, no entando não é nada de outro mundo.
Um video que tive a ver, por exemplo, não gostei nada a forma que escolheram para se seleccionar as aplicações. Não é lá muito prático e rápido em forma de “lista”.
Como demonstra aqui no primeiro video:
http://gizmodo.com/5472222/
A interface está muito bem conseguida, é um facto, mas não acho que seja “Tão” apelativa ao ponto de uma ovação.
Não é um iPhone Killer, isso é um facto, mas foi uma excelente forma de a Microsoft se manter na corrida e dizer “ainda aqui estamos”.
Desculpe discordar, mas este é o primeiro verdadeiro iPhone Killer, pois não é uma tentativa de fazer o mesmo um bocadinho melhor, mas sim algo completamente diferente, inovador e, não um bocadinho, mas muito melhor!
Mas… claro, há que esperar que os primeiros modelos apareçam para saber se, na prática, as coisas serão fluídas e agradáveis de usar.
Já agora, sobre o comentário anterior de multitasking, ou o meu inglês está muito enferrujado, ou não vejo em lado nenhum que o sistema não seja multitasking ou que seja sequer semelhante ao iPhone em qualquer aspecto no que toca a gestão de aplicações.
A descrição que o Director dá, sobre o processo de multitasking existente no Windows Phone 7 é precisamente igual à descrição da forma como funciona o iPhone, em termos de multitasking.
iPhone Killer? De longe que não é… essa corrida está no Android e não neste. Este foi apenas um sistema de manter a Microsoft na corrida, e fazer-lhes dar um passo à frente e não atrás como tem feito com o Windows Mobile, mas está longe de ser iPhone Killer.
Esta Interface está muito bem conseguida, parece ser bastante fluida, mas não é tão prática como a do iPhone, que o contacto é directo com as aplicações, que são as coisas mais importantes num Smartphone.
Em termos de potencial, ainda é cedo para avaliar porque não há muitos pormenores quanto a isso…(aplicações, suporte, etc..)mas a seu tempo veremos. Este sistema ao que aparenta, será uma versão “light e prática” do Windows Mobile…
E esta interface a meu ver é bonita agora, mas será mais cansativa a curto/médio prazo. Acho, por exemplo, a Interface do HTC SENSE de longe superior, em termos de design, onde o grau de simplicidade não roça no básico, como esta, que é basicamente “quadrados” e “letras estilo Century Gothic” simples, bem alinhadas, muito bonitas mesmo mas que acaba depois do habito cair no básico.
A mim parece-me bem esgalhado. Tem bom aspecto e parece-me muito funcional (á primeira vista).
Faltam saber muitos detalhes, como o facto de saber se suporta o multitask.
No entanto estou agradavelmente surpreendido por fugirem da linha do que é o iphone. Desenvolveram um novo conceito de navegação diferente do normal e não apenas mais um iphone clone. Isso para mim já é de louvar.
Agora só falta saber como se comporta hands-on.
pois…não fugiram da linha do que é o iPhone, nunca entraram nela, a Apple está no mercado dos telemoveis á muito pouco tempo para ter evolução visivel ao contrario da microsoft cujo WinMo 7 é a evolução logica do seus antecessores…a MS está no mercado para a maioria das marcas de smartphones ao contrario do da Apple que só está disponivel para o iPhone…agora vamos ver para quando será e como será a resposta da Apple ao WinMo 7…
Aqui está qualquer coisa que a Microsoft precisava para levantar um pouco o marasmo em que caíram os windows mobilgfle. É verdade que a culpa foi da concorrência. Não quero entrar na guerra dos OS pois até agora tenho preferido nenhum dos americanos. Como não vou em moda posso dizer que já tive todos os OS moveis excepto Google. Vamos ver qual será o meu próximo telefone.
Quanto ao WinMo7 vai denpender em muito dos fabricantes. Uma coisa é apresentar o sosftware com um prototipo bastante fluído e com um processador adequado ao evento outra coisa é ter diferentes marcas a terem o SO instalado nas suas máquinas. A mim pareceu-me um SO interessante e não fica em nada atrás a nenhum dos SO que ja experimentei. Como disse atras parece-me um SO bastante fluído. O que acho é que as empresas de telecomunicações poderiam pensar em baixar os pacotes de dados. Se a tendência é usar mais ainda Smartphones o melhor seria apresentarem planos mais atractivos do que existe no mercado. Andar de hotspot em hotspot gratis não é para mim opção. O que gostaria sim é de andar em todo o lado e ter acesso aos meus mails… facebooks, twiters etc e tal isso é para o pessoal que gosta de redes sociais. PAra mim essas são as aplicações que dispenso em qualquer telefone.
Penso que com uma assinatura com 500 MB para o tráfego de dados em modo 3G consegues isso. A habilidade está em fazer o tráfego pesado através de wireless.
Uso o iPhone 15 da Optimus a €15/mês. Por mês dá 500 MB de dados + 100 minutos de telefone ou 100 SMS (para Optimus há SMS e MMS grátis).
Por acaso, como na banda larga móvel 500 MB não é nada, estava com algum receio. No smartphone, com algum cuidado, chega.
Bom antes de mais a nível gráfico esperava mais mas espero ver customizaçoes melhoradas pelos parceiros (HTC, LG, etc)
Quero é ver aplicaçoes e jogos com altos gráficos e a usar o poderio todo como faz o iPhone.
Pois, isso das customizações dos parceiros a microsoft proibiu, agora o software vai ter todo a mesma “cara” esteja a ser usado num HTC ou num Motorola.
Há a vantagem de não existir uma experiência completamente nova, assim não há tempo de habituação.
Por outro lado, vai haver menos possibilidade de personalização. Mas vai sempre haver quem trate disso 😉
A nivel gráfico vi um comparativo entre o Google Nexus e iPhone 3GS, e eu a pensar sériamente que o Nexus One levava a vantagem (pelo hardware), mas pelos vistos enganei-me..
Este video saiu algures no Gizmodo ou Engadget.
https://www.youtube.com/watch?v=GYqZK25KU3U
deves ter reparado que o codigo estava optimizado para o iPhone e não para o nexus. Outro motivo pode ser a resolução do nexus ser superior.
Mas sim, a diferença inicial ainda é grande. (+- 61 contra +- 33)
Segundo disseram o jogo tinha a mesma optimização para ambos.
E alias, o iPhone 3GS só faz 60fps porque o Refresh rate do LCD é 60hz.. e bloqueia ali.. uma especie de “Vsync” …
Enfim, ainda existe muito para o Android crescer em termos que sistema, não tem maturidade.. mas ha-de la chegar 😉
se reparares eles no video dizem que o Nexus não está a usar “Neon floating-point optimisation” porque ainda não suporta.
Fico a espera do teste ao Maemo. Neste momento apenas o: Android, Maemo e IphoneOS é que suportam o OpenGL 2, certo?
Dos OS’s que tenho conhecimento que suportam o OpenGL ES 2.0 são esses e Hardware:
Nexus One, Nokia N900, iPhone 3GS, iPod Touch 3G
por acaso hoje encontrei um video que faz a demonstração de algumas apps para o Naemo, em que algumas delas são 3D, se quiseres dá uma olhadela. É bastante interessante.
https://www.youtube.com/watch?v=K7lHPX_iHKs
As opiniões que li sobre o WinMo 7 são positivas. Dois aspectos a destacar:
– A ruptura com a linha WinMo até à 6.5, em que o dispositivo é um prolongamento do computador. Ou seja com o WinMo 7 o smartphone é menos “empresarial” e passa a ser mais pessoal e a valer por si próprio. O vídeo de promoção fala de de multimédia e redes sociais e nada de aplicações de produtividade. O WinMo 7 vai coexistir com o 6.5, provavelmente mais virado para o “empresarial” e para uma integração com o computador.
– O WinMo vai ser efectivamente lançado pelo Natal de 2010. Entretanto a concorrência não para. O WinMo 7 chega atrasado.
– Obviamente as barras de deslocamento/navegação já eram. Com o WinMo passa-se para o touch e o multi-touch (no browser). Os sistemas operativos mobile vão ficar bastante parecidos. Agora, como é que a Microsoft se deixou antecipar pelo iPhone Os e pelo Android é que não se percebe.
O ultimo ponto até percebo, o mercado nao andava muito para a frente (em termos de hardware) até a chegada do Iphone, portanto nunca houve necessidade de mudar o modulo que eles tinham. Chegou o Iphone e fez com que o mercado se movesse todo num sentido, devido ao touch tão bem conseguido que mostrou ser uma mais valia, até ai apenas no mercado de empresas é que usava touch (resistivo). Agora até um LG rasco tem touch LOL
Mas não foi a unica a cometer o erro, a Nokia foi outro grande exemplo, já perdeu 5% de mercado em 1 ano.
A HTC por outro lado soube muito bem aproveitar isso.
Eu não acho que o 7 seja um killer, a vantagem do windows mobile sempre foi ser uma extensão do nosso pc. Quem quisesse um telemóvel para fazer chamadas, mandar uns sms e ouvir umas musiquitas tinha imensos modelos com software distinto que fazia exactamente isso. O Mobile 7 não permite personalizações, não funciona com a mesma abertura que as anteriores versões tinham. A apresentação do conteúdo não é o fulcral num OS. Um addon faz isso. Talvez me esteja a escapar algo, mas sinceramente prefiro o meu Mobile 6.5 a esse, pelo menos até ter mais informações que me convençam do contrário.
E vamos 2x
Embora concorde, este Windows Phone 7 foi mesmo essencial para manter a Microsoft na corrida. Nós (os mais aventureiros) somos uma minoria do mercado.
A grande maioria quer coisas simples e faceis de usar. O problema do Windows Mobile sempre foi a falta de simplicidade.
Era estilo, funções simples, eram complexas, funções complexas, um puzzle.
iPhone revolucionou esse campo porque: coisas simples, são simples, e coisas complexas, são simplificadas. Os mais aventureiros, Jailbreak, e conseguem coisas impressionantes.
Windows Phone 7 é mesmo uma lufada de ar fresco para a Microsoft e manter-lhe na rota certa, não é Killer, mas foi o passo essencial para lhes manter no curso certo, como principal objectivo, as massas. 😉
pois…tudo muito bonito só não entendo porque é que os aficionados do iphone dizem que não é um “killer” assassino…a intenção não é “killer” nada nem ninguém é apenas manter e recuperar cotas de mercado com um novo SO e não sei se alguém no fundo acredita que serão coomercializados mais iphones do que todos os modelos que irão usar o winmo7…enfim…um pequeno aparte neste país onde se gasta mais do que o que se ganha, quantas pessoas conhecem com um iphone e quantas pessoas conhecem com smartphones com outros SO’s ?…pois é essa a real cota de mercado do iphone sem ilusões nem lirismos…
Recomendo este artigo: “Por que é que eu devo comprar um Nexus One se posso comprar um HTC Desire? E por que é que devo comprar um HTC Desire quando vai ser ultrapassado por outro dispositivo Android pouco depois ? E por aí fora …”. (O Desire é simplesmente uma versão melhor do Nexus One – o Googlephone – lançado há menos de um mês).
Já não é um problema de encontrar um “iPhone killer” – é um problema de canibalização dos smartphones Android, o problema de os consumidores terem que lidar com o receio que qualquer coisa que comprem será ultrapassado por outra melhor em poucas semanas. Quem diz Android dirá WinMo 7, se tiver sucesso.
De facto os compradores de um iPhone estão bem mais tranquilos nesse aspecto – durante pelo menos um ano não aparece um iPhone melhor, nem durante bastante tempo um da concorrência.
http://bit.ly/b8SMAu