Estas são as cidades mais caras do mundo para se viver em 2025
O custo de vida nas grandes cidades mundiais é uma preocupação crescente, combinando preços elevados de bens, serviços e, sobretudo, habitação. Um novo gráfico, baseado numa extensa base de dados, ilustra quais são as metrópoles mais caras para se viver atualmente.
O Índice Numbeo como barómetro global
Para decifrar o custo de vida em todo o mundo, muitos analistas recorrem ao Índice Numbeo.
Índice Numbeo
Trata-se de uma base de dados colaborativa que agrega preços de inúmeros itens, desde o arrendamento e bens essenciais a refeições em restaurantes e serviços. Com base nestas informações, a Numbeo cria rankings que permitem analisar quais as cidades onde viver exige um maior esforço financeiro.
A metodologia utiliza Nova Iorque como ponto de referência, atribuindo-lhe o valor base de 100 em todos os indicadores. Assim, se uma cidade apresentar um índice de 115 num determinado parâmetro, significa que é 15% mais cara do que Nova Iorque nesse aspeto.
Por outro lado, um índice de 85 indica que é 15% mais económica. Com base nestes dados, o portal Visual Capitalist desenvolveu um gráfico que demonstra de forma clara onde é mais caro viver.
As cidades mais caras para viver
No topo do ranking global, considerando o custo de vida geral e o arrendamento, encontramos Nova Iorque. A "Big Apple" estabelece-se como a cidade mais cara, com o preço de arrendamento de um apartamento de um quarto a variar entre os 1100 e os 4108 dólares, podendo um T3 alcançar os 8174 dólares.
Logo a seguir, surgem as cidades suíças de Zurique e Genebra, com um índice combinado (custo de vida + arrendamento) de 93,2 e 90,6, respetivamente. Isto significa que viver nestas cidades é aproximadamente 7% e 10% mais barato do que em Nova Iorque.
A quarta posição é ocupada por São Francisco (85,3), que se interpõe entre outras duas cidades suíças, Basileia (83,9) e Lausana (83,4), demonstrando a predominância da Suíça neste ranking.
O preço da habitação é, sem dúvida, um dos fatores mais determinantes no custo de vida de uma cidade. Quando se remove este fator da análise, a classificação sofre alterações drásticas. Neste cenário, Nova Iorque deixa de liderar a lista, descendo para a sétima posição.
A consistência é mantida pelas cidades suíças, que passam a dominar por completo o topo da tabela como as mais caras do mundo para viver. Zurique (112,54) assume a liderança, seguida de perto por Genebra (111,41), Basileia (110,71), Lausana (110,55) e Lugano (108,38).
Esta mudança evidencia que, embora a habitação seja cara na Suíça, são os bens e serviços do dia a dia que mais pesam na carteira dos seus habitantes.
E em Portugal? Onde se posicionam Lisboa e Porto?
Analisando a realidade portuguesa:
- Lisboa surge na 157.ª posição do ranking mundial que inclui o arrendamento, com um índice de 46,3;
- Já o Porto encontra-se na 207.ª posição, com um índice de 38,8.
Estes valores indicam que viver em Lisboa é 53,7% mais barato do que em Nova Iorque, enquanto o Porto é 61,2% mais acessível. Contudo, quando se exclui o arrendamento, a posição das cidades portuguesas no ranking global desce (205 e 225), o que demonstra o impacto significativo que o mercado imobiliário tem no custo de vida nacional.
Lisboa (índice de 51,5) e Porto (46,4) mostram ter um custo mais elevado em bens, transportes e serviços quando comparado com outras cidades com preços de arrendamento semelhantes.
Poder de compra local: o verdadeiro esforço para viver
Talvez o dado mais revelador da base de dados da Numbeo seja o Índice de Poder de Compra Local. Este indicador compara o salário médio de uma cidade com o seu custo de vida, usando novamente Nova Iorque como referência. O resultado mostra em que cidades os habitantes têm de fazer um menor esforço financeiro para adquirir bens e serviços.
Neste campo, os habitantes de Mannheim, na Alemanha, são os que desfrutam de uma maior folga financeira, com um índice de 198,64, o que significa que podem comprar quase o dobro dos bens e serviços que um nova-iorquino com o seu salário. As cidades suíças de Basileia (194,85), Berna (186,76) e Lausana (180,45) voltam a dominar o topo da tabela.
Leia também:
























As cidades nao estão caras. O dinheiro FIAT é que perdeu valor. Abram os olhos.
O valor da moeda não tem absolutamente nada a ver com as comparações feitas no artigo. Acorda.
Pois não sei não,
Como são calculados esses valores.
O Custo de comunicações é extremamente mais caro do que em França, a comida em Portugal é mais cara que na Alemanha e claro Espanha.
O Custo do combustivel, é mais caro aqui que lá fora.
Os artigos electronicos na Alemanha são terrivelmente mais baratos que cá.
E o mesmo se pode falar de muitas outras coisas, e ainda nem chegamos ao salario.
Aquilo que podemos afirmar é que para Turismo, Portugal é mais barato que esses locais todos, sim claro.
Mas mesmo assim extremamente proibitivo para o Português.
Eles próprios não querem turismo, porque eles sabem que o Turismo destroi o tecido Social dos Países.
Basta ir a locais de grande Turismo, e observar.
Aquilo que li é que as 2 cidades com mais Milionarios, e Nova Iorque e Moscovo.
São Petesburgo também é preços que é quase impossivel visitar 4-6K á semana por pessoa, a ser cuidadoso.
Agora as nossas realidades são completamente diferentes, nós não temos a história, nem infraestrustura necessária para isso.
O que li recentemente e que me chocou foi os Países com mais recursos Naturais.
1) Russia – 75T
2) EUA – 45T
3) Arábia Saudita – 35T
4) Canada – 33T
5) Irão – 27T
6) China – 23T
7) Brasil – 22T
Isto deixou-me perplexo.
A China só tem metade dos recursos que os EUA tem, e destroi todos no que toca a produção de productos etc.
Em 6 lugar colada ao Brasil, e Domina tudo, não só a Russia, mas também os EUA que teem o dobro ou mais dos recursos,
Impressionante!
Também fiquei impessionado pela Arabia Saudita, e pelo Canadá.
É dificil perceber porque é que o Canadá não está em posições mais altas per capita.
A China, não cumpre nenhum tipo regulações, valores humanos ou regras, além de como ditadura bem “definida” e uma estratégia clara e focada, efectivamente ter uma eficácia impressionante.
Define recursos naturais sff. EUA nao tem assim tanto, eles tem e poder de compra e contractos antigos da guerra que os da poder de comprar recursos aos precos que quer.
So a RDC tem mais recursos naturais que os EUA por exemplo.
Eu reconheço esses valores acima como recursos existentes no País e comprovados.
Os EUA teem 45T, agora pode ser que os EUA “considerem”, como recursos no País, tudo aquilo que os outros teem,resultando das guerras,etc.
É muito provável.
Realmente dá que Pensar, pois os EUA por cada F35, que controi precisa de 550Kg de terras raras da China.
Já no caso Chinês, eles detêm o maior numero, mas isso é se juntarmos aos que o País tem internamente, os externos que eles controlam.
Ai sim a China tem a maioria.
Nesses países os serviços é que são muito caros, ires almoçar ao jantar fora é um preço proibitivo para nos Tugas quando visitamos esses países, é que lá todos ganham bem, desde o gajo que carrega o camião como o gajo que te tira o café.
Mas mesmo assim nós Tugas com ordenados mais baixos, somos dos que fazem mais refeições fora de casa ainda é barato ir almoçar / jantar fora por cá.
Tenho vários amigos e familiares espalhados por este mundo fora e todos dizem o mesmo, refeições fora de casa só em ocasiões muito especiais.
Nao e bem assim. Aqui em Londres comer fora pelo menos 2 vezes por semana e o minimo. Obviamente que falo no geral. E o custo de vida aqui e exagerado para o que o salario medio e – e maior parte do povo, aqui em londres, trabalha na hotelaria, e ganham no maximo dos maximos 30 mil ao ano e maior parte ganha 26 mil ao ano. Depois pagas uns 700 por mes por um quarto so. Ou pagas 400 por um quarto no fim do mundo mas depois sao 200-300 por mes de transporte.
De todas as cidades ai nessa lista, diria que Londres e dos piores paises para se viver hoje em dia. Nove Iorque tambem pode ser mau, mas a oportunidades la sao 1000x maiores do que em Londres.
Nova Iorque está infestada com baratas. Muitas pessoas tapam os ralos quando se ausentam alguns dias.
Devias de ver o filme Of Unknown Origin (1983), uma história em New York!
Uma lista sem Singapura vale o que vale… NADA!!!
“Local Purchasing Power in New York, NY is 81.2% higher than in Lisbon”
https://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_cities.jsp?country1=Portugal&country2=United+States&city1=Lisbon&city2=New+York%2C+NY