Estará a Internet no Brasil preparada para a Copa do Mundo?
Faltam poucos dias para o arranque da maior competição de futebol do mundo, que este ano se realiza no Brasil. O país vai acolher durante o próximo mês milhares de turistas que certamente andarão agarrados ao smartphone a partilhar todos os melhores momentos desta Copa do Mundo. Mas será que o Brasil tem capacidade para responder às necessidades destes turistas em termos de acesso à Internet?
O Brasil, de entre os 32 países que competem no Mundial de Futebol, é um dos que apresenta menores velocidades de Internet, sendo mesmo o nono pior país neste ranking, com uma velocidade média de 2.7 Mbps. Este valor é o resultado da falta de infraestruturas e da pouca oferta num país que é o quinto maior detentor de IPs do mundo.
No meio do entusiasmo do pré-arranque da Copa do Mundo, o site brasileiro G1 apresentou uma lista das velocidades médias de Internet dos 32 países que competem neste grande evento, cujos dados foram fornecidos pela empresa de infraestruturas de redes Akamai.
Se as velocidades de download entrassem em competição, o Brasil não passaria da primeira fase de classificações, com o 24º lugar correspondente a 2.7 Mbps. Já Portugal ainda chegaria aos oitavos de final com a conquista do 12º lugar correspondente a uma velocidade média de acesso de 6 Mbps. O grande vencedor seria a Coreia do Sul, com média de 21.9 Mbps.
O Director Geral da Akamai no Brasil, Jonas Silva, refere que esta posição se deve ao número crescente de clientes que não é acompanhado pela evolução das infra-estruturas.
Actualmente, o Brasil tem cerca de 37 milhões de IPs únicos que fazem do país o quinto maior detentor de IPs no mundo, muito próximo da Alemanha com 37.1 milhões de IPs. Há que referir que, durante o último ano, o país teve um crescimento do número de IPs em 47%.
Os países do topo da tabela, Coreia do Sul, Japão, Holanda e Suiça, além de serem países desenvolvidos económica e tecnologicamente, são países pequenos onde a implementação de infraestruturas é mais simples.
No caso dos Estados Unidos, que ocupam o quinto lugar do ranking, a questão crucial para este lugar prende-se com a forte concorrência que existe no país, que estimula a oferta de opções de Internet mais rápida e mais barata.
Ranking Completo
-
1º Coreia do Sul: 21,9 Mbps
2º Japão: 12,8 Mbps
3º Holanda: 12,4 Mbps
4º Suíça: 12 Mbps
5º Estados Unidos: 10 Mbps
6º Bélgica: 9,8 Mbps
7º Reino Unido: 9,4 Mbps
8º Alemanha: 7,7 Mbps
9º França: 7,7 Mbps
10º Rússia: 7,4 Mbps
11º Espanha: 6,6 Mbps
12º Portugal: 6 Mbps
13º Austrália: 5,8 Mbps
14º Itália: 5,2 Mbps
15º Grécia: 4,9 Mbps
16º Croácia: 4 Mbps
17º México: 4 Mbps
18º Bósnia-Herzegovina: 3,6 Mbps
19º Chile: 3,4 Mbps
20º Equador: 3,4 Mbps
21º Argentina: 3,1 Mbps
22º Uruguai: 3,1 Mbps
23º Colômbia: 2,9 Mbps
24º Brasil: 2,7 Mbps
25º Gana: 2,4 Mbps
26º Costa Rica: 2,1 Mbps
27º Honduras: 2,1 Mbps
28º Costa do Marfim: 2 Mbps
29º Nigéria: 1,8 Mbps
30º Irã: 1,2 Mbps
31º Argélia: 1,1 Mbps
32º Camarões: 0,9 Mbps
Estes resultados vêm dar voz a mais um problema de desenvolvimento de um país que está a investir milhões na organização da Copa do Mundo e a descurar os problemas reais do país. Certamente que não haverá Internet com capacidade para responder à enorme quantidade de aficionados e turistas que estarão no Brasil durante o próximo mês.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente o Brasil é uma farsa, ainda temos muito a aprender.
lol
Ao ver o ranking percebi que os coreanos tem mais velocidade num smartphone do que eu por adsl ligado por cabo direto ao router xD…
Mas de qualquer forma o Brasil não tem infraestrutura suficiente e de qualidade para garantir net para todos estes estrangeiros, estou mesmo a ver os jogos em Manaus e la para o Norte do país, vai ser lindo.
Bom saber que o Brasil mostrará a todos, suas reais necessidades.
A deficiência não esta apenas no sinal ofertado pelas operadoras,
o transporte é um dos principais, nas grandes cidades como São Paulo
e Rio o Bicho vai Pegar. Sem contar a onda de protesto, acho não ser contra o evento mas uma forma de protestar contra a má administração publica. Para piorar este ano temos eleições para o primeiro escalão
” presidente, deputados e senadores..”, apenas em 2015 o ano começa
para valer isso depois do Carnaval. Mas nem tudo aqui é alegria,
tem muita gente a trabalhar para manter o gigante em pé.
Thats tottaly accurate, I’ve 6mbps here 😀
Estes tipos de estudos podem ser enganadores, p. ex., Portugal tem apenas 6M, mas de média. Pegando no exemplo do Euro 2004, e analisassemos só as cidades em que os jogos foram disputados com certeza que a média subia e muito.
Quero com isto dizer que olhando para a média do país seriamos levados a pensar que se calhar iria haver dificuldades nos acessos, olhando só para as cidades onde haveria jogos, veríamos que afinal não teríamos dificuldades em garantir a qualidade.
Moro no Brasil e a realidade é dura e crua, internet 3G não funciona em grandes centros urbanos como São Paulo, Rio… e afins, imagina no interior, o plano de dados é limitado depois de um certo período a internet fica lenta servindo apenas para facebook. Meu conselho é, vocês que sabem da da precariedade que o Brasil é e pretendem vir assistir a copa do mundo, repensem… A internet é o pior dos problemas, aqui falta hospitais (não na minha cidade, se você paga R$ 300,00 por mês por convenio) mas no sistema SUS é triste de ver o atendimento, as escolas estão caindo aos pedaços a estados do norte do Brasil que não tem nem saneamento básico. Enfim o governo está mais interessado em aparentar para os outros países algo que não apenas para fins políticos enquanto na situação interna não é, lamentável… A sim e vai ter manifestações durante a copa e se você quiser saber um pouco mais da situação interna do Brasil é simples pesquise no youtube por vídeos.
Claro que a media nacional é horrível, mas o país gira em torno de São Paulo… Mesmo em ‘Sampa’ as operadoras ainda abusam -já que pela lei tem de entregar no mínimo 30% do contratado (e boa parte do tempo só recebemos isso). Não tenho o que reclamar, afinal tenho 100mb em Fibra, que já é uma realidade ‘acessível’ para a Grande São Paulo. Quanto ao 4g, varia muito de acordo com a região, mas boa parte do tempo é cai para 3g Max.
[off]
Aposto que estão cansados de ouvir “ah não venham para cá”,”esse país é uma bosta” ou “nada funciona”. Temos uma politica de jogar a culpa em tudo, e quem faz isso geralmente, é o culpado.
Apenas para entenderem o porque, (pelo menos na minha cidade, São bernardo do campo) não queremos a copa:
-Superfaturamento -nem preciso explicar
-Desemprego: a copa vai literalmente parar o país, será decretado feriado em dia de jogos (do Brasil), e as empresas estão limitadas a não encherem as vias.
-Ensino: ferias adiantadas, somando as greves, alunos não estão com as mentes ocupadas …
-Eleição: Esse ano teremos eleição para Presidente da Republica, somos um país democrático (mas somos obrigados a votar, isso é democracia?), e o país também se atrapalha com as eleições, logo 2 eventos (que não tem nada ver um com o outro) que não vão mudar em nada o país.
Sim temos muitos problemas, sim a culpa é nossa, sim fui contraditório, sim estou sendo cliche, mas na boa? Venham. Não vai ser por causa da copa que serão mal recebidos (pelo menos não por mim).
O problema do Brasil é o Brasileiro. Uma hora agente se acerta.
PS: Se vierem pra cá tentem aproveitar o país ou vão vir pra ficar no Twitter?. E se ficar sem Internet, podem fazer up em outro lugar… garanto que não dói.
Abraços.
Abraços.
Muito obrigado por suas palavras Leandro, mostra, apesar de uma visao critica do seu pais, uma critica responsável, que é dificil encontrar por aqui
Quando li a parte relativa aos culpados, pensei em Portugal. Embora enfrentemos problemas diferentes, as causas e os culpados sao os mesmos… um povo que, apesar de ter muitas potencialidades, reclama muito mas não luta por um pais melhor, e no final acaba por cometer ou aceitar os mesmos erros,que nao se foca nos reais problemas e necessidades do seu pais e de suas vidas… acredito que deixamos essa herança ao Brasil tambem. O campeonato do mundo sera uma boa oportunidade para mostrar todas essas faces de um pais que tem tudo para ser vencedor, mas que ainda esta meio perdido em seu rumo e prioridades… aproveitem esta ocasiao para demonstrar vosso calor e tambem vosso desagrado ao mundo e aos vossos governantes… quem sabe isso nao nos inspire por cá a fazer o mesmo, adaptando a nossa realidade?
Me assusto quando vejo tamanhos gritos de “não venham”, o problema é nosso, não de vocês.
Fazer uma critica na Internet é fácil, quero ver fazer um trabalho voluntario, ou ajudar com problemas na sua cidade, ou bairro (coisas que já fiz, e só parei por causa da universidade).
O Brasil costuma mandar gente pra fora, e pouco se traz. Temos programas como o Ciências sem Fronteiras que abre portas para intercâmbios culturais… sinto falta de programas que fazem o inverso, tragam o pessoal do exterior para de certa maneira nos reeducarmos. Confesso ter receio dessa copa, mas no geral costumamos receber bem e preparar a “casa para visita”.
A Copa pode desinteressar (ou não) mostrando o que não somos. Assusta-me mais que as olimpíadas.
Vivo em Belo Horizonte e a principal avenida que liga o centro, o aeroporto doméstico, o estádio da “copa” e dá acesso ao aeroporto internacional (que não ficou pronto) parece mais que se está a preparar para uma guerra, provavelmente da experiência do ano passado!!!! As ruas estão cheios de polícia militar! Quem pode vai viajar para fugir da confusão!!!
Até devem andar a criar vírus para o Mundial no Brasil… kkkkk
Custa-me acreditar que a média em Portugal seja apenas 6Mbps.
Onde moras? É que o acesso à fibra não é para todos. Na minha casa só tenho ADSL e pago 24MB para ter entre 10 e 8 na Meo. E vivo no centro de uma cidade. Nas aldeias a 10 Km as que têm net só com o Sapo, pagam 24MB e quando calha lá chega ao 1MB… A igualdade da Constituição só existe quando a Assembleia e a partidocracia tem interesses.
A olhar para estes exemplos vai ser bonito!
http://www.tudointeressante.com.br/2014/06/16-das-traducoes-mais-infames-e-hilarias-de-placas-e-cardapios-para-a-copa.html
Não deixam de ser cómicos alguns dos exemplos…
Internet no Brasil? Basta um pouco de Google e poderão ver se existe algo funcionando bem na terra de Cabral!
Espero que essa Copa seja a gota d’água que transborde tudo que está represado nos brasileiros e afogue essa corja de políticos. Uma Copa em que a FIFA levará 15bi e teve isenção total de impostos ( https://www.youtube.com/watch?v=R6tSvhpGlXU ), num país onde ainda nascem bebes em banco de espera de precários hospitais. Acredito que teremos jogos com presença de Exército, Polícia de Choque… E muitas manifestações. Isso é esporte?
Que pelo menos a nossa Internet funcione o suficiente para que todo o Mundo assista o que acontece e acontecerá na 2014 FIFA World Cup.
Morando no Brasil, só tenho a dizer:
Não.
Sem falar que, vai ser inverno e se chover nem 0kb de net existe, telemoveis e telefones fixos “chapéu”… Mas pq, perguntam vcs. simplesmente pq eles nao usam cabos pra ligar umas centrais as outras e sim por antenas em torres ( como essas lá em cima na imagem ). Fibra otica? sim existe, mas nao usam pq a manutencao das antenas é mais barata do que q a mensalidade (ou investimento) da fibra. As empresas nao se preocupam com a satisfacao do cliente e sim com o dinheiro a entrar. E como nao há uma empresa q nao use este sistema, mudar pra outra operadora e o problema continua, é perda de tempo. Ate tem aonde se queixar tipo DECO (Procon) ou Anacom (Anatel) mas nao serve de nada.
Moro atualmente em Salvador, infelizmente a internet móvel aqui vai de mal á pior. Lastimável e vergonhoso. Falta investimento, porém para isso é necessário a redução de imposto.