Empresas do Estado podem substituir frota por carros elétricos a partir de sexta-feira
Portugal e a Europa têm metas a cumprir no que diz respeito à neutralidade carbónica.
De acordo com o que foi hoje publicado em Diário da República, as empresas do Estado podem avançar para a substituição de pelo menos metade da frota por veículos sem emissões a partir de sexta-feira.
Como parte de um conjunto de decisões integradas no roteiro para a neutralidade carbónica, o Conselho de Ministros aprovou no passado dia 06 de junho um medida que visa substituir a frota atual por veículos elétricos.
De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 106/2019
O Estado deverá contribuir para o cumprimento destas metas, promovendo-se a aquisição de veículos de zero emissões para o Parque de Veículos do Estado (PVE), tendo como objetivo atingir em 2030 uma frota descarbonizada
Esta iniciativa pretende contribuir para a descarbonização das frotas das empresas públicas e vai ao encontro do compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, que "tem estabelecidas metas de redução das emissões nacionais de gases com efeito de estufa entre 45% e 55% até 2030, devendo o setor dos transportes contribuir com uma redução de 40%", segundo o diploma.
João Pedro Matos, ministro do Ambiente e Transição Energética referiu à Lusa Portugal se torna assim "o primeiro país no mundo com um roteiro estruturado que atravessa todos os setores da economia", para que daqui a 30 anos só emita o dióxido de carbono que a sua vegetação consiga reter.
Este artigo tem mais de um ano
Não faz mal. O povo paga como de costume.
Deixa de ser chorão, o povo paga que comentário mais banal, a que dar o exemplo, nao te esqueças do dia de amanha que suponho que tenhas uma família, pode ser que quando chegar a altura tenham de andar a respirar por mascaras de oxigénio artificial!
Que o problema da qualidade o ar são os carros a combustão.. Adoro gente informada..
E eu estava me a referir a isso mesmo, ele está a criticar o facto de investirem em carros eléctricos, e eu a criticar o facto de usarem os à gasóleo sendo eu a favor dos eléctricos!
Além de seres a favor dos electricos também não percebes ironia.. Deves ser da geração Z.. 😀
O Márcio Graveto não tem mesmo noção (porque desconhece) que os veículos motorizados com motores de combustão interna representam uma ínfima (ínfima é irrisória, quase nicles, zero, niente……) da poluição produzia…….lol
Assim vai a desinformação global, a narrativa desinformadora….com vista, claro está, a promover um sector empresarial (produtoras eléctricas, produtoras de carros eléctricos, de baterias, de componentes eléctricas) que quer ver os seus lucros disparar…. E o Márcio Graveto cai na cantiga…
Contribuição dos motores de combustão interna para a poluição ou para o aquecimento global (outra treta que impingem nas pessoas): irrisória.
Muito bem feito, o estado tem de dar o exemplo.
nunca mais vai baixar a carga fiscal !!!! assim é impossível … o Estado e este des(Governo) são um autênticos sorvedores de dinheiro ….. como diria Margareth Thatcher: “Não existe dinheiro publico, existe apenas dinheiro do pagador de impostos”.
…se pensares que vais deixar de pagar menos combustível e menos multas à U.E. pela poluição…vai ficar ela, por ela.
Educação na falência. SNS doente. E eles a comprar carros novos? Cheira-me que alguém vai sair daqui muito mais rico.
Para não variar…
….esse é o problema de Portugal, sempre que negoceia com privados fica sempre a perder, não querendo ser partidário, vejam o caso da ponte 25 de abril e o novo SIRESP.
A EDP agradece.
Espero bem que optem por esta medida a ver se se dá um empurrão essencial para ver se as metas previstas pelo Governo se cumprem.
Gastar dinheiro dos outros é fácil. Especialmente em tecnologia que se torna absoleta em 2-3 anos
Agora é que vai haver Teslas.
olha que já existem muitos, não existe ainda é carros elétricos para a classe média….que em portugal significa médiabaixabaixa.
Não sei o que consideras classe média, mas toda a gente que anda de bmw, audi e mercedes dá cerca de 40-50k por eles e são classe média, vejo muitos electricos por esses valores nas mãos dessas pessoas.
Pois acho bem, a parte de dar o exemplo. Só não acho bem que em vez do investimento ser feito nos transportes publicos, que são muitos e muito poluentes (incluindo poluição sonora), a serem substituidos/convertidos sejam os membros do governos a passearem-se em veículos de luxo.
esses nunca serão substituidos por eletricos.
isot não passa de uma imagem a transmitir, a realidade é e será muito diferente.
… membros do governo, camaradas, amigos e familia, entenda-se.
Podem mudar alguns carros para gpl, mais barato… enquanto existir aluguer de baterias nao compensa o carro electrico, no meu caso
O GPL é uma excelente opção.
“para que daqui a 30 anos só emita o dióxido de carbono que a sua vegetação consiga reter.”
Plantem milhares de árvores e promovam mas é no sentido das pessoas também o fazerem…problem solved!!!
Ah, mas esperem….isso não mete dinheiro nos bolsos do lobby “verdete”……certo….esqueçam o plantio de árvores em grande escala!