Está confirmado! Preço da eletricidade baixa 3,5% já em janeiro de 2019
Após a análise do parecer do Conselho Tarifário e das entidades regulamentarmente previstas, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deu hoje a saber que o preço da eletricidade vai baixa 3,5% já em janeiro.
Para ter uma ideia da poupança, numa fatura de 45 euros, os clientes irão poupar 1,575 euros.
A ERSE aprovou os valores das tarifas e dos preços regulados de energia elétrica que vigorarão a partir do dia 1 de janeiro de 2019 em todo o território português. A atualização representa uma "descida de 1,58 euros numa fatura média mensal de 45,1 euros", segundo a ERSE.
Para os consumidores com tarifas sociais de venda a clientes finais, prevê-se uma redução na fatura média mensal de eletricidade de 13,67 euros, para uma fatura média mensal de 26,8 euros, valor que já integra a aplicação de um desconto social mensal de 13,67 euros.
A revisão das tarifas surgiu depois de o Governo ter aprovado a transferência de 190 milhões de euros para abater o défice tarifário, como previa o Orçamento do Estado 2019.
A medida vai abranger 1,15 milhões de clientes domésticos do mercado regulado. Mais de cinco milhões já se encontram no mercado liberalizado.
Numa primeira reação à decisão anunciada pela ERSE, a DECO sublinha que a redução do preço da luz em 3,5% "é um sinal positivo, mas que não irá retirar Portugal do topo da tabela Europeia da eletricidade mais cara".
Numa nota enviada à TSF, a associação de defesa do consumidor reitera que "a luz e o gás, legalmente, são serviços públicos essenciais, pelo que deveriam ter a mesma taxa aplicada aos bens de primeira necessidade, como os produtos alimentares básicos".
"Com a redução do IVA de 23% para 6%, o custo da eletricidade e do gás (natural e engarrafado) sofreria um decréscimo de cerca de 13%, e os portugueses poupariam 70 euros, por ano, na eletricidade, e 40 euros, no gás", frisa a DECO
Via ERSE
Este artigo tem mais de um ano
Pagar 23% de IVA na electricidade é imoral e gozar com as pessoas.
Em vez de se manifestarem as pessoas preferem ir ver o futebol…
Falar é fácil, agir é que tá quieto…
Não é uma pessoa nem um pequeno grupo que podem fazer alguma coisa. Tem que ser as instituições próprias como sindicatos, partidos, associações etc. Etc.
Tás a ver como lá chegaste? As pessoas não se juntam e actuam. Isso é só em França…
Se achas mesmo que ninguém está por tras dos coletes amarelos não percebes nada de nada.
Os sindicatos só servem para fazer com que as coisas fiquem piores para quem vai atrás da conversa deles. É vergonhoso ver como em 2018 ainda não se entendeu isso.
Os seres humanos naturalmente criam grupos.
Uma questão de sobrevivência.
Individualmente podemos desejar ser responsáveis pelo que decidimos praticar.
Escolher o alimento que comemos, onde o adquirimos. Exercendo o poder de consumidor.
Que informação procuramos e não só a que nos oferecem.
Crer que estar saudável é um estado natural.
A quem pode ser rentável uma sociedade doente física ou mentalmente?
Sem medos, criados ou impostos.
Essa não percebi, pagar 23% de Iva ao estado é pouco? Porque está a inovar muito a eletricidade em Portugal.
O estado pouco ou nada inovou.
A eletricidade é um bem básico e essencial, não é nenhum luxo nem pode ser prescindível. 6% seria um imposto justo
Para serem líderes têm de ser mais amigos dos vossos clientes. Mais fácil que isto é impossível…
Aconselho a verem projectos daa Suécia, Dinamarca, Nova Zelândia e Austrália e verem como verdadeiramente estão a ser postas em práticas a inovação na área da energia…um conselho, vejam realmente o que é inovação no projecto Stockholm Royal Seaport e o projecto de pesquisa Smart Energy City…a cidade de Estocolmo apostou forte e feio em projectos que a vão levar a emissões zero de carbono, com edifícios com paineis solares (e são prédios) têm das maiores centrais do mundo de biomassa para criação de energia numa cidade, capaz de alimentar 190 mil casas e 150 mil carros eléctricos…e edificios com materias capazes de serem dos melhores a nível energético…onde estão aqui os prédios de habitação com painéis solares e com obrigatoriedade a terem materiais que permitam diminuir o consumo energético que venha a beneficiar realmente as populações? upsss cala-te que isso assim é menos para a tão grande EDP faturar e sai mais caro aos empreiteiros…não brinquem com as pessoas, nem as tentem chamar de burras…aqui podem fazer o que querem porque têm um canal bem aberto que está a custar muito a este povo, mas lá fora em países que são virados realmente para a sociedade e para o evoluir da qualidade de vida das pessoas jamais se passaria o que se passa aqui…isto é vergonhoso e tenho vergonha…nem em 100 anos chegaremos aos calcanhares dos povos mais desenvolvidos e porquê? porque já está demasiado enraizado esta mentalidade que nos enterra todos os dias um pouco mais, cheio dos grandes lobbys e interesses privados…ainda não percebi quais são os benefícios que tem trazido a EDP principalmente em benefícios visíveis para uma energia sustentável e aplicável realmente ao serviço das populações, tal como os projectos que mencionei…ainda não percebi porque uma pessoa se quiser produzir a própria energia é obrigado a fornece-la à rede nacional em vez de ser independente energéticamente e caso haja excedente, apenas vende-la e nada mais que isso…
Coletes Amarelos já…
A energia nuclear era para proporcionar a todos uma vida confortável. Não a energia nuclear inicial, mas uma que iriam descobrir com a investigação mais aprofundada, que permitiria a criação da energia em total segurança e sem criar resíduos perigosos para as pessoas e para o ambiente.
As pessoas descobriram a energia nuclear e o que foram fazer? Matar pessoas claro… depois muitos progressistas ainda se admiram porque as pessoas têm tanto receio de algumas coisas.
Também não concordo, pois acho a eletricidade algo de primeira necessidade, no entanto percebo que assim seja, porque iva é um imposto facil de cobrar e difícil de fugir, ao contrário de outros como o IRS/IRC
Então que as empresas que paguem o IVA. Quem foge são empresas, naão pessoas. Ora essa!
LOL…
Curiosamente quem paga são as pessoas mesmo…
Claro entre baixar os impostos com impacto ou dar um café por mês ao pessoal ficamos com a esmola!!
Falar é fácil, agir é que tá quieto…
Tu deves ser daqueles que só gosta de andar a picar mas tás-te a marimbar para que direção anda o país.
É como tu.
Baixa 3,5% para o mercado regulado , que representa apenas 6% do mercado total de electricidade.ou seja, o (a maior parte está no mercado liberalizado).
E quanto baixa para os que estão no mercado liberalizado? Ao certo não há informação – baixa qualquer coisa porque baixa a tarifa de acesso.
https://www.publico.pt/2018/12/17/economia/noticia/precos-regulados-luz-descem-35-2019-1855053#
Quando os impostos baixarem de 23% para 6% os liberalizados baixam.
A concorrência no mercado liberalizado é imensa, se não são mais em conta é porque provavelmente a margem é muito curta.
Os governantes têm feito péssimas decisões para o povo ao longo das décadas, e agora pagam todos na factura.
Boas,
Quote “Para ter uma ideia da poupança, numa fatura de 45 euros, os clientes irão poupar 1,575 euros.”
Essa poupança é em quantos anos!!!???
0,08333(3).
Rende mais que nos bancos 😀
23% de imposto na electricidade é um roubo, quando na tourada se paga 6%, estes gatunos sabem o que fazem.
+1
Deviam baixar o IVA, uma vez que a electricidade é um recurso essencial para a sociedade actualmente.
IVA da elétricidade para 13 e do vinho para 23 e JÁ! Maior piada de sempre o vinho ser considerado bem essencial.
+1
6%, e devia ser mesmo sem IVA para a electricidade. E também para a água, alimentação e informação, que são bens essenciais.
Essas dos vinhos, das touradas e futebóis podem ser o que quiserem, que se entendam, não me interessa.
Incentivos para painéis solares domésticos?
Incentivos para painéis solares domésticos?
quem estiver no mercado liberalizado deve estar atento. Enquanto que no mercado regulado baixa 3,5%, por exemplo a eEndesa sobe quase 10%!
Todos os anos em Janeiro siulo, e com este aumento é provável que vá ter de mudar!
Em casa todas as minhas lâmpadas são led e os eletrodométicos classe A ou superior. Nunca vi a fatura da luz baixar, antes pelo contrário.
Exactamente,é como eu.A m**** da factura aumenta é sempre. 🙁
… não estejas tanto tempo ao computador a ver as gajas LOLOLOLOL!!!
ATENÇÃO !! Leiam bem !! Esta descida do preço da electricidade é somente para quem se encontra no mercado regulado.As pessoas que estiverem no mercado liberalizado não têm direito a esta descida dos preços na factura.Leiam bem, caramba !!
Mais areia para os olhos dos portugueses.
CONFIRMADO!!! dão com uma mão e tiram com as duas, OK fixe!!! merry christmas!!!
Agora era voltar tudo pro mercado regulado…
LOLOLOLOLO mesmo!!!
o ano passado tambem baixou e aumentaram a potência para compensar
Isso foi no mercado liberalizado a EDP Comercial.
Na EDP SU, o valor de potencia manteve-se e a energia baixou.
O mercado regulado tem melhores valores para potencia+energia , para potencias minimas e contador simples.
Ainda bem que nunca mudei estou na EDP SU .
“liberalização de electricidade” ! Viva que espectáculo ! – Faz me lembrar a “liberalização dos combustíveis” também prometiam que iriam baixar os preços .. ( É MENTIRA)
A minha conta da electricidade tem baixado quase todos os anos , excepto quando aumentaram o IVA para 23% …
O povo português é manso. Não se revolta e esse é o problema. Os políticos só prometem mas estão sempre a scar com impostos.
TODA A GENTE FALA DO IVA ,MAS NINGUÉM FALA DOS NOVOS CONTADORES QUE AUMENTARAM OS CONSUMOS NALGUNS CASOS PARA O DOBRO ,QUANDO BAIXAREM O IVA JÁ FOI MAIS DO QUE COMPENSADO COM O AUMENTO POR VIA DOS CONTADORES . ASSINA A PETIÇÃO QUE CORRE NO PORTAL DAS PETIÇÕES