PplWare Mobile

Espanha está a ferver: superfície do solo ultrapassou os 60ºC

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. LR says:

    Substituam o alcatrão por terra e relva, fácil.
    Para grandes males, grandes remédios 😀

  2. Alter says:

    É devido as alterações do campo magnéticos.

  3. Grunho says:

    Não é oportuno divulgar isso. Os capitalistas precisam de manter e se possível expandir os negócios deles que poluem à farta e provocam aquecimento global: vender carros e combustíveis, aviação e navio de cruzeiro, transporte rodoviário de mercadorias, produção de betão.

    • Técnico Meo says:

      É o sustento do mundo humano e a economia. A greta também anda muito de avião.

      • Grunho says:

        Greta nunca foi vista a pôr os pés num avião.

        • Técnico Meo says:

          As minhas desculpas á dona Greta. E uma vénia.

        • Fusion says:

          Vai de barco para os outros continentes? Ah espera, claro o barcos tambem não poluem hehehe

          De certo que ela foi numa caravela quando anda em tour lá com as mer*** dela.

          Só vou respeitar um ambientalista no dia que ele for viver para o mato e viver exclusivamente do que a terra dá.

          Agora ser ecologista e ambientalista e fazer o luxo dos outros chama-se hipocrisia.

    • Tiago says:

      Deixas a tua casa, vais viver para o meio do mato, assim já não há problemas.

      • Grunho says:

        Tão ignorante que nem sabes que aqui já não existe mato onde se viva, deitaram fogo a tudo. Haverá umas bouças para queimar, que vão arder em breve com a cumplicidade dos capitalistas que exploram o negócio do fogo.

  4. AlexS says:

    Já está a ficar ridiculo.

    • Duarte says:

      Já está ridícula á bastante tempo.
      Isto só já serve para fazer paródias.

      • paulo says:

        todos os anos bate recordes mas jka nao me lembro de bater 47 , 48 graus!!!
        isto tudo para promover manobras dos governos e ESG!!!

        • AlexS says:

          “Farmers’ fields became so dry that giant cracks deep enough to swallow people’s legs appeared in the soil. That dried-up earth reflected even more heat into the atmosphere, feeding an unbearable heatwave that the Protestant reformer Martin Luther interpreted as a sign of the end times. Officials ordered clergy in Germany, Italy and England to beg God for forgiveness and pray for the deliverance of rain.”

          The 1540 drought was only the latest in a series of worsening summer seasons that had ravaged Europe over the previous decade. “The 1530s might be one of the driest—if not the driest—decades in the past 500 years,” Ljungqvist explains.”

          Excerto online do Smithsonian Mag

  5. Duarte says:

    É devido á época das paellas.

    Em Mértola chegaram a cozinhar com os tachos no chão e nunca foi notícia.

    • Joca says:

      Lume do chão, com brasas?

      • NegacionistaPorqueDáJeito says:

        Desde os anos 80 que ouço falar disso, e desde os anos 80 que ouço dizer que é uma peta, e desde os anos 80 que não se faz nada para mudar isso…. por isso só pode ser uma peta. Prefiro acreditar em vocês dois cientistas.

        • Duarte says:

          Consegues provar o contrário? Dados dos teus cientistas não vale.

          Mas olha, desde os anos 60 que faz perto de 50 graus na Amareleja? Onde está o Record?

          37 anos atrás caiu um nevão gigante em Portalegre, o maior de que há memória. Onde está o record?

          No acreditar é que está o ganho, o que interessa é entrar no clube das “pessoas lindas” e resolver os ditos problemas com a língua e uma notícias. Vá agora calem-se e passem para cá os fundos para o combate….

    • Danyyel says:

      as furnas nos açores

  6. R says:

    Acho que o governo deveria de proibir o verão.. Inadmissível

    • Duarte says:

      E a carrada de malta que trabalha no aquecimento global ia viver do quê?

      Peço desculpa, agora é alterações climáticas, assim dá para o frio, calor, chuva e seca….

      • R says:

        Uma coisa de cada vez. No inverno mudamos um pouquito a teoria atingindo alterações climáticas.. Juntamos um bocado de covid e as vacinas que não resultam por causa do el Nino, e proíbe se o frio.. Estado vai decretar que o mundo tem que andar entre os 12 e os 16 graus, senão o planeta de namek explode.

        E atenção, não nego as alterações climáticas, são reais.. Só não é o que apregoam..

  7. Xico says:

    Estamos no Verão querem que esteja o quê?! A nevar?!! Tentam enfiar esta conversa das alterações climáticas pela goela abaixo das pessoas. Ha um dia um bocadito mais quente, pronto, não se calam mais! É ridiculo! Quem é mais velho sabe que sempre esteve calor nestes meses, é Verão porra!

    • B@rão Vermelho says:

      Que os dias estão mais quentes, ou melhor temos dias mais quentes muito antes do verão é uma verdade, eu em Abril fiz uma viagem de 2500km de mota pelo norte de Espanha e andei de manga curta depois das 10:00, a pessoas diziam que estavam mais 20ª que o normal, isso não podemos desmentir, mas se olharmos a história já ouve povos que foram extintos e julga-se que foi devido a alterações climáticas, não será isto sicílico?
      Mas pelo sim pelo não temos de continuar a reduzir mais um pouco a nossa pegada ecológica

  8. Miguel says:

    Bolas…. isto sempre foi assim! A diferença é que há cada vez menos coberto vegetal, especialmente o arbóreo, e claro que desta forma a concentração de calor, por mais tempo, aumenta.
    Mas porquê que não falam daquilo que aprendemos no ramo académico de geociências?

    • Técnico Meo says:

      Exactamente! Aumento da refração da taxa do albedo e menor retenção de água nos solos devido a menos cobertura vegetal. Combater o aumento eventual ou aparente do aquecimento é fácil, simples, mas ninguém o quer fazer. Reflorestamento pode ser feito com incentivo á actividade agrícola e incentivo à repovoamento do interior , mas as pessoas estão cada vez mais concentradas na grande Lisboa e margem sul, emigração a mesma coisa. Muito presos de penas leves e intermédias e muito beneficiário de determinadas prestações a troco de mais algum em forma de emprego e redução de pena podiam reflorestar zonas do estado com as espécies corretas, e incentivo á rotação de pousio com tremocilha em abundância. Mas fixe é esvaziar pneus na grande cidade e ir pro Reddit Portugal a gabar do feito.

      • B@rão Vermelho says:

        @Técnico Meo, o pessoal está mais interessado em esvaziar pneus de SUV, dá menos trabalho e dá mais likes nas redes sociais, tu talvez saibas o peso de uma enxada e como te deixa as mãos ao fim de uma hora de trabalho, mas os novos ativistas nem sabem o que é uma enxada apenas conhecem os teclados.

      • Kush says:

        Podiam plantar cânhamo, e resistente a altas temperaturas, pode ser cultivado num solo pobre, não requer pesticidas, não requer muita água e dá para fazer mil e uma coisas, desde alimentação, vestuário, PLASTICO, construcao….. Haaaaa mas espera, e parente da canabis e ainda existe preconceitos de mentes conservadoras. Temos tudo para minimizar, mas não sabemos usar as ferramentas que temos ao nosso dispor!

    • awake says:

      Porque a agenda global é para continuar e convém manter o rebanho domesticado…

  9. Vasco says:

    T > 32ºC => crescimento lento das espécies mais usadas na agricultura.
    60ºC => morte das bactérias nos solos. Eu não me preocuparia demasiado com o alcatrão…

    • Técnico Meo says:

      depende- concordo no crescimento, ou até mesmo paragem do processo com o fecho dos estomas para proteção da temperatura, mas a temperatura que mediram deve ter sido á superfície do solo, e nem sei se não terá sido em cimento. Hora, assumindo que o horizonte que interessa á produção é o A e B, e assumindo que o horizonte A terá por volta de 30 cm, e assumindo que nada é plantado á superfície, e sim alguns cm pra proteção da própria cariopse, a temperatura dos 60 graus será medida em todo o horizonte?….. Não creio, mas sim, o inicio da morte das bactérias do solo (essenciais á vida vegetal e não só) começa por volta dos 60 C contínuos, sim

  10. awake says:

    Tal e qual como Julho do ano anterior…a diferença é que agora fazem noticia disto como se fosse o fim do mundo.

    Aquecimento global irá existir mediante a comparação dos anos que seja realizada, se compararmos nos ultimos 20 anos provavelmente estamos com aquecimento global, se compararmos com ultimos 30 ou 40 provavelmente as temperaturas baixaram…mas já não se espera mais da comunicação social, pena que pplware se encontre a seguir a mesma propaganda.

    Isto não é de agora, artigo antigo:
    https://www.dailymail.co.uk/news/article-2425775/Climate-scientists-told-cover-fact-Earths-temperature-risen-15-years.html

  11. PN says:

    Dá para poupar no gás ou eletricidade para fazer o almoço, é deixar uma chapa ao sol de manhã e por a comida a cozinhar ao meio-dia.

    Agora mais a sério, já está mais que na hora de investir em transportes de qualidade, para as pessoas terem incentivo para deixarem o carro em casa, ou até deixarem de ter carro, e deixar de comprar brinquedos novos todos os dias só porque é novidade, e usar os que temos até não darem mais.

    • Grunho says:

      Transportes de qualidade é coisa que faz ranger os dentes de raiva à direita conservadora reacionária. O que eles dizem, o lema deles é “se queres ser transportado com conforto e dignidade enriqueces e compras carro. Transporte público é para gentinha de classe baixa, para esses qualquer espelunca serve. E mais: nada de subsídios, que os de Freixo de Espada À Cinta não têm nada que pagar para os de Lisboa e Porto, tem de ser 100% utilizador pagador”.

      • Fusion says:

        1) Não sou propriamente pobre no entanto nada me deixaria mais feliz do que poder andar de transportes (é preciso é que alguém se lembre que o interior tambem existe)
        2) Não tenho que andar a pagar para que os meninos de Lisboa e Porto tenham transportes gratuitos enquanto que os outros não têm nada

        • Grunho says:

          A diferença está em que enquanto em Lisboa e Porto eles metem às centenas dentro de um autocarro, tipo Índia e pior que sardinha em lata, no interior não há população que dê para mais de 2 ou 3 pessoas por autocarro. Além disso, as distâncias são muito maiores. Portanto, economicamente não é viável fazer carreiras de autocarros. Por outro lado, sem as filas de para-arranca, o carro particular até é eficiente no interior, desde que circule com todos os lugares aproveitados. Com 5 passageiros a bordo pode sair a 2 ou 3 cêntimos por passageiro/km. É uma questão de aderirem em massa à co-voiturage e as juntas, câmaras, casas do povo fazerem a intermediação para formar grupos. O grande obstáculo é a arrogância tacanha dos parolos do interior: “eu a andar com gente estranha dentro do meu carro?? Era só o que faltava!” Coitados, pensam que desse modo se tornam pessoas importantes.

  12. TT says:

    Mais treta ambientalista! Meçam a temperatura no fundo do rio no Gerês e vão ver que a temperatura não passa dos 15ºC mesmo que esteja 40ºC cá fora! Ainda estou à espera que estes cientistas justifiquem as grandes secas da antiguidade, é que na altura não havia poluição!

    • Mr. Y says:

      Sempre o mesmo argumento da treta.
      Quem é que nega a existência de secas e inundações no passado? Ninguém!
      O que está a aumentar é a probabilidade de ser mais frequente e com mais intensidade.

      • Há cada gajo says:

        Falar agora da temperatura do solo quando a opinião publica só ouve falar da temperatura do ar é apenas manipulação a favor de uma agenda.

  13. SANDOKAN 1513 says:

    Segundo o mapa na primeira imagem no Alentejo e no Algarve deve estar um autêntico inferno.

  14. Yamahia says:

    60º? Dá para fazer um cozidinho? Se não der são uns meninos e continuo a preferir as Furnas!

  15. Joaquim Mota says:

    Estes anormais agora já falam da temperatura do SOLO. DO SOLO.
    Haja paciencia para os recordistas de temperaturas DESDE 1940, 1956, 1983. Que cambada.

  16. Há cada gajo says:

    E é assim que se manipula a opinião publica: como estamos no verão, agora a noticia é sobre a temperatura do solo, pois impressiona mais dizer que estão 60 graus do que dizer que estão 35 ou 40, como habitualmente está nesta época do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.